domingo, 18 de novembro de 2012


13 de junho de 2012

VENCENDO BATALHAS

Passagem Bíblica: I Samuel 17.45-51

Memorizar: Romanos 8.37 “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.”

Início
“Batalha” é luta, peleja ou qualquer combate. O cristão está em guerra constante com o reino das trevas e enfrenta batalhas constantes contra o inimigo da alma humana. Para vencer as batalhas no campo espiritual, ALGUNS PROCEDIMENTOS SÃO NECESSÁRIOS, bem como a DETERMINAÇÃO DOS OBJETIVOS.
         

PROCEDIMENTOS NO CAMPO DE BATALHA

Não temer o poder da comunicação  - Ninguém ignora o poder das palavras. Elas nos ANIMAM ou nos deixam arrasados. Elas nos levam AO ARREPENDIMENTO OU AO PECADO. Elas nos fazem aceitar o que é certo ou nos levam a ADMITIR o que é errado. TIAGO 3.6 diz que a língua “é um fogo”. As nossas palavras podem INCENDIAR a nossa vida, DESTRUIR TUDO O QUE CONSTRUÍMOS AO LONGO DE NOSSA EXISTÊNCIA.  

Não temer o poder da aparência – GOLIAS era uma figura impressionante. MEDIA QUASE TRÊS METROS DE ALTURA E ERA DOTADO DE FORÇA EXTRAORDINÁRIA. A couraça que vestia pesava cerca de 70 quilos. Sua lança era quase uma tora, cuja ponta, que era de ferro, pesava cerca de sete quilos. “OLHEM PARA ELE”, DIZIAM OS ISRAELITAS, TOMADOS DE PAVOR ao ver aquele guerreiro imponente (I Samuel 17.25 “E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel.”). Os soldados de SAUL deixaram-se levar PELA APARÊNCIA DE SEU ADVERSÁRIO. ENFRENTE-O em nome do Senhor dos Exércitos.


Não se impressionar com o desafio – GOLIAS lançou um desafio ao exército de Saul:
“Dai-me um homem para que ambos pelejemos” I Samuel 17.10. E os soldados israelitas temeram muito (I Sm 17v.11 “Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito.”). O desafio daquele homem, assustadoramente, grande e forte causou-lhe profundo impacto.

Igreja, vamos aprender:
O perigo do desafio prolongado – Há um fator PSICOLÓGICO NO DESAFIO: quanto mais o tempo PASSA, MAIS O INIMIGO CRESCE, SOBRETUDO SE ELE PERCEBER QUE VOCÊ ESTÁ SE SENTINDO DIMINUÍDO. A CONVIVÊNCIA PROLONGADA COM O DESAFIANTE CAUSARÁ DESGASTE À SUA FÉ, E SERÁ CADA VEZ MAIS DIFÍCIL REAGIR. Não demore em dar uma RESPOSTA AO INIMIGO. Amém Igreja.


Níveis de desafio HÁ DOIS NÍVEIS DE DESAFIO: O GERAL E PARTICULAR. Vemos esses DOIS PADRÕES no episódio de DAVI e GOLIAS. O primeiro desafio do GIGANTE estendia-se ao exército de Israel. MAS GOLIAS também fez UM DESAFIO ESPECÍFICO A DAVI. Isso simboliza os ATAQUES DO REINO DAS TREVAS A UM SERVO DE DEUS EM PARTICULAR. EM QUALQUER UM DOS CASOS, NÃO SE DEIXE IMPRESSIONAR NEM ABATER PELAS DIFICULDADES QUE IRÁ ENFRENTAR. TEMOS UM ALIADO PODEROSO QUE JÁ VENCEU TODOS OS DESAFIOS: JESUS CRISTO. Ele venceu a natureza (Hebreus 4.15 “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.”), o mundo (João 16.33 “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”) e o diabo (Mateus 4.1-11).

Igreja

Ter visão espiritual Temos a tendência de RACIONALIZAR TUDO. Mas, a verdade que o mundo espiritual exerce poder sobre o mundo BIOLÓGICO, FÍSICO e PSICOLÓGICO CRISTÃO.
Igreja
O cristão deve enxergar além das circunstâncias, ALÉM DO MUNDO VISÍVEL. DAVI presenciou a mesma coisa que os soldados ISRAELITAS: viu o poderosos gigante colocar-se diante do exército e ouviu as suas provocações.

Enquanto OS DEMAIS enxergavam a situação do ponto de vista puramente RACIONAL (UM GIGANTE A QUEM NINGUÉM TINHA CONDIÇÕES DE VENCER EM DUELO – OLHOS HUMANOS),  Davi analisou a situação PELO PRISMA ESPIRITUAL “Quem é, pois este incircunciso filisteu para afrontar os exércitos do Deus vivo? (1 Sm 17 v. 26 “Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?”).
A circuncisão era um pacto de Deus com o povo de Israel, a partir de Abraão. DAVI TINHA CONVICÇÃO: “EU TENHO A PROTEÇÃO DE DEUS, GOLIAS NÃO.” O JOVEM PASTOR ENXERGOU ALÉM DO MUNDO NATURAL. Aleluia!
Nesta noite, eu te convido a enxergar ALÉM do mundo material.


Usar os talentos naturais Saul, ao perceber A DETERMINAÇÃO DE DAVI, EMPRESTOU-LHE A própria armadura. MAS O JOVEM FILHO DE JESSÉ, acostumado a roupas leves e aos instrumentos de pastor, ficou imobilizado com o peso daquela parafernália de guerra. ELE ENFRENTOU O GIGANTE COM O QUE SABIA USAR MELHOR.
Igreja
Todos nós somos dotados de algum talento natural.
Cada um de nós tem inclinação para alguma área da existência humana. Até no ambiente da Igreja há diversidade de dons e de ministério (I Coríntios 12 vers. 4-5 “4Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.; 5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo”).


Liberar uma palavra de poder Diante de qualquer desafio, LIBERE UMA PALAVRA REVELADA, SEJA UMA PALAVRA PROFÉTICA. Ao ver diante de si UM JOVEM que nem mesmo era soldado, GOLIAS demonstrou profundo desprezo (1 Sm 17 vers. 43 e 44  “43Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.; 44 Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.”).
DAVI, então, liberou uma PALAVRA DE PODER (1 Sm vers .45,46   “45Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado; 46 Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;”). Preste a iniciar a batalha, DAVI LIBEROU UMA PALAVRA PROFÉTICA. Olha aí o poder da palavra Igreja. Você deve fazer a mesma coisa.



Igreja, vamos aprender a nos antecipar ao ataque do inimigo:
Antecipar-se ao inimigoVendo o inimigo diante de si, “apressou-se Davi e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.” (1 Sm 17 vers 48 E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu”).

Se você vir a tempestade se formar, se presenciar o inimigo se alinhando para a batalha, não espere o ataque. ANTECIPE-SE!
Amados há cristãos que vêem a crise conjugal se formando e não tomam uma atitude. OUTROS deixam que o pecado tome conta de sua vida e, quando tentam reagir, é tarde demais. SÃO DERROTADOS PORQUE NÃO SE ANTECIPARAM. AS BASES DO ATAQUE SÃO ESTABELECIDAS POR QUEM ATACAR. O OUTRO FICA COM A RESPONSABILIDADE DE RESPONDER AO ATAQUE, DE PROVIDENCIAR ESTRATÉGIAS COM BASE NA AÇÃO DO OPONENTE.

Igreja
Nas batalhas da vida espiritual, coloque essa responsabilidade sobre o DIABO. NÃO DEIXE QUE ELE TOME A INICIATIVA DO ATAQUE e, assim, acabe ditando as regras da batalha.

Amados não podemos interromper o processo:
Não interromper o processo DAVI FOI O VENCEDOR PORQUE COMPLETOU A AÇÃO., O GIGANTE CAIU atingido na testa pela pedra, mas DAVI não estava satisfeito. A BATALHA DEVE SER LUTADA ATÉ O FIM; PORQUE  ENQUANTO ESTIVER VIVO, O INIMIGO IRÁ REAGIR. Antes que o GIGANTE tivesse a chance de despertar , DAVI CORTOU-LHE A CABEÇA, liquidando-o de vez. Se você perceber que o inimigo recebeu o golpe, não pare por aí. NÃO CANTE VITÓRIA ANTES DO TEMPO. LUTE A BATALHA ATÉ O FIM, ATÉ VER O ADVERSÁRIO DERROTADO DEFINITIVAMENTE.



OBJETIVOS DA BATALHA
Amados
Já aprendemos como nos comportar no campo de batalha, mas uma pergunta deve ser respondida: “POR QUE ESTOU LUTANDO?” Toda batalha espiritual tem um propósito. NADA É CASUAL NOS CAMINHOS DE DEUS. NADA acontece sem motivo no campo espiritual. Se você está enfrentando uma batalha, existe um objetivo para esse combate. VEJAMOS ALGUNS OBJETIVOS EXTRAÍDOS DA HISTÓRIA DE DAVI E GOLIAS.


·        Tira a afronta ao Reino de Deus – DAVI SE dispôs a enfrentar o gigante ao vê-lo “afrontar os exércitos do Deus Vivo” 1 Sm 17 vers 26 (“Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?”). O cristão deve zelar pelo nome de Deus. O cristianismo, desde o início de sua história, está sob ataque constante do reino do mal. A mídia agride, ridiculariza os cristãos, e, às vezes nos vemos desafiados a defender a nossa fé. Muitas das batalhas que travamos são em defesa do nome de Cristo. PORTANTO, ESTEJA PREPARADO PARA DEFENDER SUA FÉ (I Pedro 3.15 “Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,”).

·        Dar testemunho do poder de Deus – QUANDO VENCEMOS UMA BATALHA ESPIRITUAL, O NOME DE DEUS É GLORIFICADO. A BATALHA VENCIDA POR DAVI TINHA TAMBÉM ESSE OBJETIVO, pois ele diz: “toda a terra saberá que há Deus em Israel.” 1 Sm vers 46 (“Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel”). precisamos lutar, convictos de que Deus nos dará vitória, para manifestar a Sua Glória e o Seu poder.

·         Edificar os irmãos – A SUA VITÓRIA PARTICULAR SERVIRÁ PARA EDIFICAÇÃO DOS IRMÃOS. DEPOIS QUE DAVI VENCEU O GIGANTE, “os homens de Israel e Judá se levantaram e jubilaram e seguiram os filisteus, até chegar ao vale e até às portas de Ecrom.” 1 Sm  17 vers 52 (“Então os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e seguiram os filisteus, até chegar ao vale, e até às portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho de Saaraim até Gate e até Ecrom.”). Até ali estavam tremendo de medo, mas o triunfo de DAVI deu-lhes novo ânimo e trouxe-lhes de volta a alegria.  Precisamos edificar os nossos irmãos, testemunhando os grandes feitos do Senhor em batalhas que enfrentamos.

AMADOS O SEGREDO DA VITÓRIA É

Além dos procedimentos DESCRITOS ACIMA, há um grande segredo para quem quer vencer batalhas no campo espiritual: A DEPENDÊNCIA DE DEUS. SUPERAR O PODER DAS PALAVRAS, NÃO SE IMPRESSIONAR COM A APARÊNCIA, NÃO TER MEDO DOS DESAFIOS, TER VISÃO ESPIRITUAL, USAR OS TALENTOS, LIBERAR PALAVRAS DE PODER E TER OBJETIVOS HONESTOS E REAIS PARA VENCER AINDA NÃO É O BASTANTE: TEMOS QUE TRANSFERIR NOSSAS BATALHAS PARA DEUS. DAVI FEZ ISSO QUANDO DECLAROU: “Eu vou em nome do Senhor dos Exércitos de Israel a quem tem afrontado.” (1 Sm 17 v.45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.). DEPENDER DE DEUS É ACREDITAR QUE ELE PODE FAZER, E QUE, COM CERTEZA O FARÁ (Salmo 27 vers 1 ao 3; Salmo 20 vers 7 e 8).

CONCLUINDO
PARA VENCER AS BATALHAS ESPIRITUAIS, O CRISTÃO DEVE SUPERAR a tendência que tem O SER HUMANO de se impressionar COM AS PALAVRAS, COM A APARÊNCIA E COM A GRAVIDADE DOS DESAFIOS. Mas o fator fundamental PARA A NOSSA VITÓRIA É NOS COLOCARMOS NA INTEIRA DEPENDÊNCIA DE DEUS. O NOSSO DEUS PELEJARÁ POR NÓS (Neemias 4.20 “No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus pelejará por nós.”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!