domingo, 18 de novembro de 2012

11 de novembro de 2012






FOMOS CHAMADOS PARA FRUTIFICAR

João 15: 1 ao 27

Igreja

Em João 15:16 na Palavra o nosso Rei, o nosso Deus fala que:
"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; afim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda." João 15: 16.

Início
Nós Igreja exercemos um papel PROFÉTICO. Embora enfrentemos crises e obstáculos, temos a grandiosa PROMESSA DE JESUS: “EIS QUE ESTOU CONVOSCO”. Jesus fala com a Igreja “Eis que estou convosco”.
Nosso grande desafio é permanecer firmados em Jesus, a fim de darmos FRUTO, Jo 15:5.
Para que os planos e estratégias da Igreja sejam bem-sucedidos, CADA CRENTE ou seja, nós, precisa entender que não fomos chamados para viver dentro das quatro paredes do templo.
Nós precisamos ser O SAL DA TERRA E A LUZ do mundo, PREGARMOS, falarmos CONTRA O PECADO e termos uma VIDA FRUTÍFERA, Mt 5:13 e 14. Este será nosso tema de hoje e desta semana.
Quem quer alegrar o coração de Deus e chamar a atenção de Deus nesta noite?



TEMA: CHAMADOS PARA FRUTIFICAR

Na Palavra lida pelo Pastora quarta-feira, em João 15: 1 ao 27, Jesus se apresenta como sendo a “VIDEIRA VERDADEIRA”. Seus discípulos SÃO OS RAMOS E SÓ FRUTIFICAM se estiverem LIGADOS A ELE, fonte verdadeira de vida.
Igreja
Nesse processo divino, TODO RAMO QUE NÃO DÁ FRUTO É CORTADO E LANÇADO FORA; e todo aquele que DÁ FRUTO REQUER UM CUIDADO ESPECIAL, para que FRUTIFIQUE AINDA MAIS, João 15:2 (Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto).
Igreja
A VIDA DE FRUTIFICAÇÃO pregada POR JESUS precisa ser vista como base de crescimento e maturidade da Igreja. Gente DEUS não está interessado em salvar o pecador simplesmente para usufruir de suas BÊNÇÃOS. ELE (Deus) requer de CADA CRISTÃO UMA VIDA FRUTÍFERA.

Igreja, preste atenção: quantas pessoas você ganhou para Jesus? Quantas pessoas você trouxe este ano para a Igreja?
Primeiro:
a) O CHAMADO É PARA TODOS. Não são apenas ALGUNS que precisam SANTIFICAR SUAS VIDAS, ORAR, PREGAR A PALAVRA, ETC. TODOS OS SALVOS têm os mesmos compromissos diante de Deus.
Amados
Quando o Senhor voltar para buscar SUA IGREJA, PEDIRÁ CONTAS A TODOS, 2 Co 5:10 (Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal).

Segundo: Igreja, preste atenção!
b) O COMPROMISSO É PESSOAL, Jo.15:4 (Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim).
JESUS atribui a CADA CRISTÃO A MISSÃO de trabalhar pelo crescimento da igreja. Essa individualidade implica compromisso pessoal e envolvimento diário por parte de cada UM DE NÓS, como um corpo bem ajustado,
1Co 12:12 (Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também)
TRABALHANDO OS TALENTOS
Igreja
DEUS jamais exigiria de um cristão uma vida de FRUTIFICAÇÃO sem antes PROVER OS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA O TRABALHO.
Olhe para você. Sua vida está sendo trabalhado por Deus para que você vá e dê frutos. Você é um testemunho vivo.
SE NÃO FOSSE ASSIM, poderíamos nos escusar quando o SENHOR viesse para ajustar as contas com sua igreja. A parábola dos talentos, NARRADA em Mt 25:14 ao 30 (folha), ilustra esta VERDADE. A história diz que certo homem ausentou-se de sua terra e entregou seus bens a SEUS SERVOS, para serem trabalhados com DISPOSIÇÃO, SERIEDADE E CORAGEM.
Igreja, o que nos ensina esta PASSAGEM?

Primeiro:
a) TALENTO GERA TALENTO. O homem que recebera CINCO talentos ganhou com eles OUTROS CINCO; o que tinha dois granjeou outros dois, Mateus 25: 20 e 22 (Mt 25: 20 Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.; Mt 25:22  E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos.). A diligência levou à MULTIPLICAÇÃO.
Então, se TALENTO GERA TALENTO, pode-se dizer QUE OVELHA GERA OVELHA. Para tanto, CADA CRENTE precisa colocar SUAS APTIDÕES CRISTÃS A SERVIÇO DO REINO DE DEUS.
Igreja
É maravilhoso saber que quando usamos nossos TALENTOS E DONS NA OBRA DE DEUS, A IGREJA É FAVORECIDA E ABENÇOADA e Deus Se alegra com isso e nos abençoa mais e mais. Aleluia!

Segundo:
b) FRUTIFICAR REQUER ESFORÇO E TRABALHO. OS SERVOS se esforçaram para que OS TALENTOS SE MULTIPLICASSEM. TRABALHARAM COM SERIEDADE, PORQUE SABIAM QUE SEU SENHOR HAVERIA DE VOLTAR A QUALQUER MOMENTO E PEDIRIA CONTAS DOS BENS. AQUELE que recebeu UM TALENTO nada fez para que o VALOR RECEBIDO FOSSE MULTIPLICADO; sequer o entregou aos banqueiros, Mt 25:27 (Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros).
E você querido e minha querida, o que você tem feito com o seu talento?
Igreja
Na vida espiritual TAMBÉM É ASSIM. NADA ACONTECE SEM que haja ESFORÇO, EMPENHO, DISPOSIÇÃO E AMOR. O Senhor disse a JOSUÉ: "Esforça-te, e tem bom ânimo…" Js 1:9 (Foi cortada a oferta de alimentos e a libação da casa do SENHOR; os sacerdotes, ministros do SENHOR, estão entristecidos.).

Igreja, vamos falar um pouco sobre:
O PERIGO DE UMA VIDA INFRUTÍFERA
Para você entender
PARA ILUSTRAR este ponto, vamos À PARÁBOLA DA FIGUEIRA ESTÉRIL, Lc 13: 6 ao 9 (“6 E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando; 7 E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? 8 E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; 9 E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.”)

Aprendemos as seguintes lições:
Primeiro:
a) FIDELIDADE E PRIVILÉGIOS. O Judaísmo foi comparado por JESUS A UMA FIGUEIRA INFRUTÍFERA. Esperava-se que entre o povo escolhido houvesse FÉ, DEVOÇÃO, CONTRIÇÃO e SANTIDADE. No entanto, havia apenas formalismo religioso e pecados ocultos. DEUS NÃO QUERIA FOLHAS, MAS FRUTOS. DEUS EXIGE FIDELIDADE proporcional às aptidões espirituais que Ele nos concede. Ou seja, quanto mais dons e talentos o Senhor nos entrega, mais fiéis devemos ser.

Segundo: o Perigo de uma vida infrutífera:
b) UMA IGREJA INFRUTÍFERA. Qual não foi a decepção do SENHOR DA VINHA QUE, DURANTE TRÊS ANOS, NÃO PÔDE ENCONTRAR UM FRUTO SEQUER EM SUA PLANTAÇÃO. O POVO ESCOLHIDO NÃO ESTAVA CORRESPONDENDO AO CHAMADO DE DEUS. Por isso, estava SENDO INFRUTÍFERO EM SUAS REALIZAÇÕES, COMO UMA PLANTA QUE OCUPA A TERRA INUTILMENTE, Lc 13:7 (E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?).
Muitas igrejas hoje assemelham-se ao ISRAEL DAQUELA ÉPOCA. A cada ano DEUS TEM PROCURADO FRUTOS, MAS NADA TEM ENCONTRADO.

Conclusão:
Igreja
ASSIM COMO A FIGUEIRA, O CRISTÃO INFRUTÍFERO NA VIDA ESPIRITUAL CORRE O RISCO DE SER CORTADO.
O que contribuiu para que a FIGUEIRA INFRUTÍFERA NÃO FOSSE CORTADA FOI A PRONTA E AMOROSA ATITUDE DO VINHATEIRO,       Lc 13: 8 e 9 (“8 E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; 9 E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar”).
No entanto, nada se sabe sobre o SEU O SEU FIM. Mas, uma COISA É CERTA, ELA teve a oportunidade de continuar PLANTADA, para apresentar os FRUTOS AO SEU SENHOR.
Igreja
DEUS tem dado a CADA CRENTE, ou seja, para nós muitas oportunidades de se envolver com O CRESCIMENTO DA IGREJA. Vamos aproveitá-las e, com muita DEDICAÇÃO, fazer a obra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!