![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_8pv_jfcAz7JmIJ9nHN7vGyRbfMoXUKybfRQL2cMNXpbGH9mTo8ZmneJ7fQ3xI8CeFVX1PL8g7n3UecEoPa84TcO1yFv0X4PifS2qjiKRu0VttMdAudFN4hjl3KVp2jBZva8R-luXI-4L/s320/meu+deus+nunca.jpg)
Palavra Ministrada em 18 de outubro de 2009.
Ageu 2:3 - Quem há entre vós que, tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada em vossos olhos, comparada com aquela?
Introdução: Ciro rei da Pérsia, havia permitido que 50.000 judeus voltassem a Jerusalém sob a liderança do governador Zorobabel e o sumo sacerdote Josué. Durante o segundo ano de seu retorno, foram lançadas os alicerces do templo. A oposição dos samaritanos, porém, fez cessar a obra. Esta tarefa ficou paralisada por dezesseis anos. E, os judeus se tornaram espiritualmente fracos. Foi quando Deus enviou os profetas Ageu e Zacarias para encorajá-los.
1. A casa do Senhor estava deserta
Ag 1.4 - É para vós tempo de habitardes nas vossas casas estucadas, e esta casa há de ficar deserta? TEMOS QUE SER CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS
Os judeus que voltaram do cativeiro estavam tão ocupados, com os próprios interesses, que passaram negligenciar a construção da casa de Deus.
As suas casas estavam revestidas de madeira de cedro, enquanto o templo permanecia em ruínas.
Ageu mostra-lhes que a obra de Deus tem que ter prioridade.
O Reino de Deus e as causas do Mestre precisam ter PRIORIDADE EM NOSSA VIDA (Mt 6.33
“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”).
Jesus era zeloso pela casa e obra de Deus (Jo 2.17 “E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará”, 4.34 “Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra”, 6.38 “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”, 9.4 “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.”).
O que estabelecemos como prioridade, indica o amor que devotamos ao nosso Senhor.
2. Semeastes muito e recolhestes pouco (Ag 1.6-11).
O povo de Deus perdera a sua bênção, pois estava vivendo apenas em função das próprias vantagens.
Revelavam um mínimo interesse pelos alvos e propósitos divinos.
Podemos esperar um declínio das bênçãos e da ajuda de Deus em nossa vida, se não estivermos envolvidos pela sua obra, tanto no lar quanto entre as nações.
3. Ouviu a voz do Senhor (Ageu 1.12” Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e todo o restante do povo obedeceram à voz do SENHOR seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, assim como o SENHOR seu Deus o enviara; e temeu o povo diante do SENHOR”).
Os líderes e o povo reagiram positivamente à mensagem de Ageu.
Obedeceram e temeram ao Senhor.
Levaram a sério a Palavra de Deus.
Recomeçaram de imediato a construção da casa do Senhor.
IGREJA, COMECE A PARTIR DESTA NOITE IMEDIATAMENTE A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO.
4. Eu sou convosco (Ageu 1.13 “Então Ageu, o mensageiro do SENHOR, falou ao povo conforme a mensagem do SENHOR, dizendo: Eu sou convosco, diz o SENHOR”).
Deus responde a obediência do seu povo, prometendo-lhe que estaria de seu lado. SEMPRE
Fortaleceu-lhes a decisão, ajudou-os a levar adiante a obra (Zc 4.6 “E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos”).
Estar "Contigo" é a mais grandiosa promessa que o Senhor pode nos fazer (Gn 26.24 “E apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo.”; 28.15 “E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.”; Ex 3.12 “E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.”; Mt 28.20 “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”).
5. A glória da segunda casa (Ageu 2.3 “Quem há entre vós que tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela?”).
Após a conclusão da obra do templo pós-exílico, algumas pessoas ficaram desanimadas por considerarem o novo templo como nada em relação ao anterior, construído por Salomão. Deus encoraja o povo com três promessas:
o O próprio Deus estará com eles para garantir o cumprimento de todas as promessas (v.4 “Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o SENHOR, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz o SENHOR, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos,”).
o O espírito de Deus permanecerá entre o povo (v.5 “Segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito permanece no meio de vós; não temais”).
o A glória do último templo seria maior do que a do primeiro por causa da demonstração do poder de Deus que nele haverá (v.9 “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos”).
o HOJE VOCÊ VAI ACEITAR JESUS E COM SEJUS SEMPRE TEMOS O MELHOR.
O ministério de Jesus e dos apóstolos aconteceu no segundo templo.
Não é a beleza da estrutura que dá frutos no Reino de Deus.
O que mais importa é a presença dos dons, ministérios e presença do poder do Espírito Santo em nosso meio.
O Espírito Santo tem se manifestado em nosso meio, com poder?
6. Perguntai, agora, aos sacerdotes (Ageu 2.10-14).
A influência corruptiva do pecado é contagiosa
Morar na terra santa não torna ninguém santo.
O pecado profana tudo o que povo faz, inclusive a adoração.
7. Aplicai o vosso coração a isso, desde este dia em diante (Ageu 2.15-19).
Deus ordena ao povo que considere por que não fora ainda abençoado.
A causa era a desobediência (Ageu 1.9-11).
Agora as bênçãos vinham a partir da decisão de edificar o templo (a obra).
Deus faz com que tudo que empreendam tenha êxito.
O favor de Deus, amor, e comunhão, vêm a medida que continuamos a buscá-lo e observar os seus mandamentos (Jo 14.21-23).
Conclusão: O Templo foi reiniciado no ano de 520 a.C e terminado no ano 516 a.C. Concluímos que quando amamos a obra do Senhor e investimos os nossos recursos e trabalho, seremos ricamente abençoados. As promessas de nosso Deus não falham. DEUS É FIEL!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!