domingo, 25 de outubro de 2009

José do Egito



Palavra Ministrada em 25 de outubro de 2009.






Nesta noite, Jesus está fazendo de mim e de você vencedores, como Ele fez de José.

Para vencermos precisamos seguir o plano de Deus para cada um de nós.
José do Egito é um exemplo bíblico de vitória, pois foi um homem que seguiu os planos de Deus e triunfou.



José era filho de Jacó, que após lutar com o anjo de Deus prevaleceu, não deixando fugir-lhe as bênçãos das mãos e por isso tornou-se Israel (aquele que lutou com o próprio Deus e venceu). Creio que o pai foi um bom exemplo a ser seguido por seu filho.
Havia rivalidade e ódio de todos os outros irmãos para com José, pois viam que o pai tinha preferência por ele. (Gênesis 37:4 e 5 4Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente; 5Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. )



Em sonhos Deus colocou em seu coração que ele seria grande e que reinaria sobre os seus irmãos e também sobre toda a sua família. Não tardou a contar tudo a eles, o que logicamente aumentou ainda mais a raiva e a inveja que já nutriam por José e tramavam matá-lo. Gênesis 37:6 a 11 6E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado;7Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho;8Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras;9E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim;10E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?;11Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.)



Quando o mundo se coloca entre você e os sonhos que Deus lhe reserva quem acaba perdendo é você porque pode se influenciar com opiniões alheias, se fechar para Deus e acabar desistindo: abriu a boca para as pessoas erradas, perdeu!



Aprenda a aguardar a salvação do Senhor em silêncio, nada de ficar contando para todo mundo o que Deus lhe revelou, pois isto pode causar inveja alheia e muitos aborrecimentos para você, pois não há como prever a reação das pessoas ao nosso redor, mesmo as mais chegadas.



Não conte os seus sonhos para os outros, isso é assunto exclusivo entre você e Deus, não fique abrindo a boca demais: seu sonho é entre você e Deus!



No caso de José, revelar o plano de Deus que seria concretizado no futuro quase lhe custou a vida e resultou na sua escravidão no Egito!



1ª lição: Os planos que Deus lhe revela são entre você e Ele! Nada de sair por aí contando para todo mundo.



Você tem um sonho, todos nós os temos: casar-se, ter o casamento restaurado, constituir uma família feliz, livrar-se dos vícios, prosperar nos negócios, mas não consegue realizá-los porque sempre haverá alguém para lutar contra: o inimigo que usa as pessoas ao redor para matar, roubar e destruir. Nosso adversário tenta de todas as formas para acabar conosco. Portanto precisamos ficar atentos e não permitir o avanço dessa investidas malignas.



Jesus veio para nos dar uma vida de verdade, ou seja, viver bem, saudáveis, felizes, realizados e não é só vida, é a vida abundante de Deus, aquela que merece ser vivida por cada um de nós: sem preocupação, sem medo do futuro!



Vida em Cristo é vida com abundância, isto é, somos muito bem supridos de tudo e até as sobras são muito grandes!



2ª Lição: Aconteça o que acontecer não desista do plano divino traçado para você, não se revolte e nem perca o temor a Deus.



Agora essa era a vida de José: escravo em terra estrangeira, mas mesmo aquela dura situação não foi capaz de acabar com o seu desejo de ser grande, plantado em seu coração por Deus.



Viemos para estar por cima e não por baixo, se você anda por baixo, aconteceu, passou, sua vida é daqui para frente, nada de ficar olhando para o passado e muito menos com amargura.



Esse jovem manteve o temor a Deus, nunca desistiu e tampouco se revoltou contra Deus.
Em vez de ficar perguntado: “Por que tudo isso, meu Deus”; “Por que é que eu estou sofrendo tanto, Senhor” ele ocupou o seu tempo crendo no plano de Deus para ele.



Não perca tempo murmurando, aconteça o que acontecer, continue confiando em Deus.



Foi tentado pela MULHER de seu senhor egípcio e NÃO CEDEU por temor a Deus (Gênesis 39:9b como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?), chegou ao cárcere por causa das mentiras apregoadas por ela e nem por isso se desviou ou se revoltou com a injustiça que foi feita contra ele.



Ficou esquecido durante dois anos pela pessoa a quem ele havia feito o bem e mesmo assim não guardou qualquer rancor.



Não devemos guardar rancor e nem nos revoltar contra Deus pelas injustiças que sofremos.



3ª Lição: Aconteça o que acontecer, ande com o Senhor!



O segredo mais importante que fazia com que José prosperasse onde quer que fosse era o fato de que o Senhor era com ele. (Gênesis 39:2 e 23 2E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.;23E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava)



Igreja, repita: por onde quer que eu vá, prosperarei, pois o Senhor Jesus é comigo.



Soube ser humilde, sabendo que o dom de interpretar os sonhos e a sabedoria não eram dele e sim uma dádiva pertencente a Deus entregue em suas mãos. Nada é nosso,Igreja. Nossos talentos,dons, sabedoria, inteligência, tudo vem de Deus.



José passava por um terrível deserto em sua vida, mas mesmo assim não perdeu a posição de príncipe de Deus. Igreja, não perca a posição de príncipe(princesa) do Senhor.



Da mesma forma Jesus está com você, apesar de todos os contratempos. Não importa o que as pessoas vejam, pensem ou digam sobre você. Se importe como que Deus pensa de você.



Qual é o segredo para Jesus ser com você?
Estar com Jesus, ou seja, andar de acordo com a Palavra fazendo aquilo que ela vai lhe orientando: perdoar, sair do vício, não ter medo, não temer a má notícia, só falar o que é útil, necessário e verdadeiro, e assim por diante... Deus falou, faça sem demora!



Lembra-se de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego? Eles não se dobraram diante da imagem do rei, foram jogados na fornalha, mas não se queimaram, porque MANTIVERAM A FIDELIDADE A DEUS, obedecendo-O, ou seja, não se curvaram diante de outro além do Senhor.



Não se curve ao problema seguindo o caminho errado.



Vale a pena ser fiel a Jesus, pois o único que pode te proteger é o Senhor.



Não perca o seu tempo com coisas inúteis se quiser que a porta de entrada do plano de Deus se abra.



Lembra-se do caso do cego em que os discípulos perdiam tempo em saber quem havia pecado? Jesus não demorou a dizer que ninguém havia pecado, nem seus pais e nem ele, e que ainda permanecia daquele jeito porque ninguém havia feito a obra de Deus (a cura) nele.



Quando a obra de Deus é feita, tudo muda e o sucesso de Deus vem para você!



José seguiu isso à risca e venceu. Você também vai triunfar, em Nome de Jesus!



4ª Lição Existe um intervalo de tempo entre a revelação de Deus e a concretização da Sua promessa em nossas vidas.



É possível notar a volta por cima que José deu relatada a partir de Gênesis 41:40 a 45 quando o faraó o fez o segundo homem mais importante do Egito.



Um ponto que chama a atenção é que isso não ocorreu de uma hora para outra: entre o sonho e a sua primeira vitória passaram-se mais de treze anos! José tinha em torno de 17 anos quando sonhou (Gênesis 37:2 Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai.) e só se iniciou a concretização da meta divina aos 30 anos. (Gênesis 41:46E José era da idade de trinta anos quando se apresentou a Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e passou por toda a terra do Egito.)



Os propósitos de Deus para nós se cumprem, mas não existe passe de mágica para que isso ocorra e requer um período de tempo para que se concretizem.



Não seja impaciente, siga firme e confiante, mantendo os seus olhos em Deus, no lugar onde estiver, pois Jesus é com você.



Continue andando com Jesus, paute a sua vida na Palavra e será próspero e bem sucedido em tudo o que fizer! Em Nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!