terça-feira, 2 de junho de 2009

UM ROTEIRO PARA VENCER AS ADVERSIDADES

Palavra ministrada no culto do dia 31 de maio de 2009.
SALMO 31
Como já disse a vocês, Igreja, entreguei minha vida ao Senhor há 18 anos. São quase 20 anos de encantamento e assombro com o que Deus fez por mim e minha família. Estou realizada com as bênçãos diárias que o Senhor derrama sobre a minha vida e das pessoas a quem amo. Aprendi bem cedo que, para crescer no relacionamento com Deus, é preciso conhecer a Sua Palavra e sempre apresentar ao Senhor as situações que me desafiam a cada dia. Somente assim poderemos triunfar nos momentos mais difíceis da vida. A oração feita por Davi, nesse salmo (31), é um verdadeiro ensinamento para enfrentar e vencer as adversidades.
Através dessa oração podemos reconhecer os nossos adversários, como reagimos diante das dificuldades causadas por eles e, especialmente, como Deus vai agir em nosso favor.
Nossos adversários....e como eles agem!!
Davi viveu constantemente sob pressão. Lutou para consolidar sua liderança sobre o povo, sufocou rebeliões e enfrentou sérios problemas familiares. Acrescente essas dificuldades (lutas profissionais e problemas familiares) às limitações humanas e logo é possível imaginar alguém numa forte crise (emocional e espiritual). O salmista luta em duas frentes: contra as situações reais que o incomodam todos os dias e suas sensações diante de cada uma delas. Vamos ver, então, como Davi descreve seus adversários:
- Preparam armadilhas (vers. 4a) - Em outras versões, "laços". Ou seja criam situações que causem embaraço. Ficar preso a elas é tornar-se refém dos seus inimigos. Não podemos ficar presos aos problemas que nos aflingem.
- Conspiram contra o Povo de Deus (vers. 13) - Cochicham, iludem e maquinam ações para prejudicar o servo do Senhor.
- Querem tornar nossa vida um vexame (vers. 11) - Eles não brincam em serviço. Estão dispostos às últimas consequências para envergonhar o Povo de Deus.
- Desejam que sejamos ignorados (vers. 12) - Desconhecem a nossa vida com desprezo ou indiferença. Desqualificam nossas ações e impedem que outras pessoas possam ser abençoadas.
E Nosso Deus...e como Ele age!!
O salmista encontra no Senhor o parceiro ideal para vencer a todos os desafios apresentados pelos seus adversários. Em meio à crise, Deus oferece:
- Sua proteção (vers. 1) - O salmista reivindica algo que conhece muito bem: o refúgio do Senhor! Somente a proteção de Deus garante que não seja humilhado por seus adversários.
- Sua atenção (vers. 2) - Davi sabe que Deus vai ouvir a sua oração. E vai salvá-lo do momento de crise. E nós também devemos saber disso.
- Sua orientação (vers. 3) - Não apenas protege e ouve. Deus fala e guia seus servos à vitória. Deus sempre nos guiará.
- Sua libertação (vers. 8) - Somente o Senhor pode colocar "nossos pés em local espaçoso" em meio à mais terrível crise da vida. Ele destrói a prisão emocional e espiritual que nos impede de agir.
- Sua atuação (vers. 18-20) - Deus protege, ouve, orienta e...age!! Aleluia!! Não estamos sozinhos na batalha da vida!! Ele vai nos proteger contra as intrigas e calar a boca dos mentirosos.
Nós....como devemos agir!!
Como parceiros de Deus na luta contra o mal, devemos:
- Assumir nossa situação na crise (vers. 9) - Não esconder nada do Senhor. Davi diz que está sem forças para reagir. Parece que não aguenta mais uma caminhada na luta da vida. E pede misericórdia, Senhor, está tudo indo de mal à pior!! A tristeza tira sua força, sua alegria e seu apetite!! Foi dado o alerta!! Será o fim da linha?? DEUS MANDA DIZER De jeito nenhum!! Esse é momento da virada!! Somente quando compreendemos nossas limitações pessoais Deus pode começar a agir.
- Entregar nossa vida ao Senhor (vers. 5,14,15) - Essa deve ser uma prática diária. Cada dia colocar diante do Senhor um "pedaço" da nossa vida que insistimos em dominar. Davi reafirma sua confiança no Senhor e coloca o futuro, literalmente, "em suas mãos"!!
- Confiar no Senhor (vers.6) - Parece tão fácil, não é? Nem sempre é assim... Somos tentados a resolver nossos problemas usando os instrumentos (ídolos) que dispomos como: talentos, sabedoria humana, conhecimentos, amizades, dinheiro, saúde, força física etc. Quem entrega sua vida aos cuidados de Deus, precisa confiar somente nEle.
- Reconhecer a bondade de Deus (vers. 21) - Davi compara a bondade de Deus ao livramento de uma cidade sitiada (rodeada por inimigos). Mesmo rodeado de problemas e adversários, não esqueça: Deus é bom!! E as coisas estariam muito piores se Ele não estivesse presente em nossas vidas.
- Alegrar com o amor do Senhor (vers. 7) - Esse é um amor real. Não é apenas sentimento. Davi está contente porque Deus "vê as aflições e conhece as angústias". Deus o conhece o ama em meio ao turbilhão de problemas em sua vida.
- Fortalecer a motivação no Senhor (vers. 24) - Isso vale muito mais que ler centenas de livros de auto-ajuda, Yoga, Reik, terapeutas!! Davi sugere que possamos ir à fonte de todo o entusiasmo: Deus!! Aliás, sabe o que significa, literalmente, essa palavra, "enthousiasmós" (palavra grega)?? "Deus presente em nós", ou ainda, a energia de Deus presente em sua vida!!
Eis aí mais uma palavra bíblica para vencer as crises na vida!! Use e abuse dos ensinamentos do Senhor!! Só assim você vai crescer e prosperar.
Deus lhe abençoe!!
Pra. Regina Y


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!