terça-feira, 23 de junho de 2009

O Homem & Deus


O homem diz :não posso.
O homem diz : não quero.
O homem diz : não ajudo.
O homem te desanima.
O homem te decepciona.
O homem não cumpre.

Mas procure saber: E Deus?
- Deus não vê como o homem vê (I Samuel 16:7 - “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração”).
- Deus olha o coração.
- Deus olha para dentro.
- Deus não olha por fora e sim para dentro de nós.
- Um quebrantado coração move o coração de Deus
(Salmo 51:17 – “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.”).
- Os humilhados serão exaltados (Lucas 14:11 – “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.”).
- Deus muda o coração do homem (I Samuel 10:9 – “Sucedeu, pois, que, virando ele as costas para partir de Samuel, Deus lhe mudou o coração em outro; e todos aqueles sinais aconteceram naquele mesmo dia.”).
- O homem fala pela manhã e a tarde não prevalece mais (Tiago 4:13 – “Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;”, 14 – “Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece” e 15 – “Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo”).
- O homem tem planos e Deus propósitos e o que se cumpre são os propósitos de Deus (Pv 19:21 –“ Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá”, Pv 16:1 – “Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.” Is 46:10 – “Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade”,).
- O amanhã pertence a Deus (Mt 6:34 – “Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”)

O primeiro pedaço


Abertura – 21 de junho de 2009
Salmo 96

“1 Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todos os moradores da terra.
2 Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai de dia em dia a sua salvação.
3 Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas.
4 Porque grande é o Senhor, e digno de ser louvado; ele é mais temível do que todos os deuses.
5 Porque todos os deuses dos povos são ídolos; mas o Senhor fez os céus.
6 Glória e majestade estão diante dele, força e formosura no seu santuário.
7 Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força.
8 Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas, e entrai nos seus átrios.
9 Adorai ao Senhor vestidos de trajes santos; tremei diante dele, todos os habitantes da terra.
10 Dizei entre as nações: O Senhor reina; ele firmou o mundo, de modo que não pode ser abalado. Ele julgará os povos com retidão.
11 Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude.
12 Exulte o campo, e tudo o que nele há; então cantarão de júbilo todas as árvores do bosque
13 diante do Senhor, porque ele vem, porque vem julgar a terra: julgará o mundo com justiça e os povos com a sua fidelidade”

- No versículo oito deste salmo estão presentes três atitudes de um verdadeiro servo de Deus:

1. Dar a Glória devida ao Seu nome (ser grato por tudo o que Ele fez e o que Ele é)
2. Trazei ofertas (demonstrar gratidão, tentando retribuir o que recebemos, seja material ou espiritual)
3. Entrar nos átrios (entrada da casa de Deus)

Irmãos, semana passada comemoramos na Igreja o aniversário da irmãzinha Larissa. Quem estava presente pôde ver o gesto de carinho dela ao oferecer o 1º pedaço de bolo para a diaconisa Karime. Na verdade, aquele pedaço não era diferente do resto do bolo. Não era mais bonito, nem mais gostoso, nem mais caro do que o último pedaço. Era um símbolo, era o que ele representava que importava. Era uma forma de mostrar reconhecimento e gratidão ao carinho e amor que ela recebia. Era uma oferta.
Quando vamos à casa do Senhor, também estamos lhe dando uma oferta. Não digo somente dinheiro ou bens materiais. Ofertamos nosso tempo, nossa disposição, oferecemos sacrifícios de louvor, lhe rendemos graças, pois reconhecemos tudo o que Ele tem feito por nós e queremos retribuir de uma forma singela. Não chega a ser uma retribuição ou um pagamento, mas um símbolo de quanto o amamos e somos gratos por tudo o que tem feito e ainda fará por todos nós! Igreja, nesta noite somos todos chamados a oferecer nosso 1º pedaço de bolo àquele que é digno de toda honra e toda glória agora e para sempre!Deus é fiel!


Fiquem na Paz do Senhor!
Y Missionária Paola Y

As 5 pedrinhas


Queridos, sabendo que estamos vivendo dias difíceis, a palavra profética para você é, “Não pasme e nem te espantes, porque Eu Sou o Senhor teu Deus”, se pararmos para olhar os acontecimentos que nos cercam é simplesmente desanimador: crise financeira, crise educacional, crise cultural... Ou seja, a ordem mundial, na verdade uma desordem; se resume em uma palavra, CRISE.
Porém lembre-se que para aparecer os Davis (guerreiros, campeões, vencedores) em nossos dias, precisa que existam os Golias (lutas, dificuldades, afrontas e perseguições), porém amados é certo que Deus já nos preparou a arma pelo qual nós derribaremos esses gigantes que nos afligem.
Nós não precisamos de espada e nem de armadura humana, nós só precisamos usar a /pedra que esta no ribeiro a tua volta.
Pedra que é a palavra profética que deve sair da nossa boca todos os dias, não importando quão nublado esteja os céus para nós.
Não importando circunstâncias e não dependendo do que o homem fala e faz para nós.
Davi ganhou a batalha contra o gigante porque soube profetizar acima da palavra contrária que fora lançado sobre ele. E acima de situações e circunstâncias contrárias.
Porém se faz necessário que deixemos de lado o espanto, a timidez e o desânimo, sentimentos que faz calar a nossa boca para não obtermos a vitória.
Por isso o Senhor está nos animando com estas palavras “Não pasme e nem te espantes, porque Eu Sou o Senhor teu Deus”.
Receba de Deus nesta noite ânimo, fortaleza e seja mais um vencedor das fileiras dos heróis da fé.
1°) Pedra da Convicção – Pv.23.7
2°) Pedra da Autoridade – 1Pd 2.6
3°) Pedra da Consciência – ISm 17.45
4°) Pedra da Ousadia – 2Tim 1.7/ Dt 20.8
5°) Pedra da Vitória – 1Sm 17.50

ANTES DE AMARRAR SATANÁS

Palavra Ministrada dia 21 de junho de 2009
Quem está aqui nesta noite que gosta de amarrar o diabo?
Quem gosta de repreender satanás?
Quem é que gosta de mostrar a língua p/ o diabo?
Antes de fazer tudo isso, eu quero te passar o que Deus determinou para nossas vidas.
Antes de amarrar satanás, amarre seus pés.

São eles que o levam para o conselho dos ímpios, para o caminho dos pecadores e para a roda dos escarnecedores (Salmo 1.1). Retine o seu pé do mal, da casa da mulher adúltera, do caminho largo, do altar de ídolos, da multidão dos que não servem à Deus (Provérbios 4.26-27). Quem mandou você ir lá? Consultar Deus antes.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Antes de amarrar satanás, amarre seus joelhos, para eles não se dobrarem diante do tentador (Lucas 4.7), diante de Baal (I Rs 19.18), e diante das riquezas (Mateus 6.24). IDOLATRIA.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Antes de amarrar satanás, amarre suas mãos. Se elas o fazem tropeçar, corte-as. Pois "é melhor entrar na vida eterna sem mão e sem pé do que ficar com eles e ser jogado no fogo eterno" (Mateus 18.8). As mãos precisam ser santas (I Timóteo 2.8) e precisam estar agarradas ao arado "pois quem põe a mão no arado e olha para trás não é apto para o reino de Deus" (Lucas 9.62).
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Antes de amarrar satanás, amarre seu coração. Ele não pode amar outro cônjuge além do seu, outro deus além de Deus. Ele não pode amar o mundo e nem o que há no mundo (I João 2.15). Não idolatre ninguém, pois será tirado de você.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Antes de amarrar satanás, amarre sua língua. Ela é um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Ela contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo curso da vida (Tiago 3.1-12).
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Antes de amarrar satanás, amarre seus ouvidos. Eles não podem ouvir blasfêmias, irreverências, mentiras, candongas (pessoas mixeriqueiras) nem pornochanchadas (filmes brasileiros antigos, com palavrões e erotismo).
------------------------------------------------------------------------------------------------- Antes de amarrar satanás, amarre os seus olhos. Se os seus olhos forem maus todo o seu corpo ficará na escuridão. Olhos altivos, olhos de cobiça e invenja, olhos cheios de adultério, olhos que nunca olham para cima - precisam ser amarrados dia à dia.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Antes de amarrar satanás, amarre sua mente. Ele precisa ficar cativa a Cristo. Você não tem o direito de pensar a seu gosto. Você só pode pensar naquilo que é verdadeiro, nobre, correto, puro, amável e de boa fama.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Antes de amarrar satanás, amarre o seu gênio. Se você não suporta um revés (algo contrário), uma ofensa, uma crítica, uma dor - você é incapaz de viver neste mundo. Você não pode pedir fogo do céu para consumir aqueles que não batem palmas para você.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Antes de amarrar satanás, amarre a sua vaidade pessoal. A soberba é um pecado latente que precisa ser dominado. É um pecado perigoso. A desgraça está a um passo do orgulho e logo depois da vaidade vem a queda. O problema é grave demais.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Antes de amarrar satanás, amarre a sua incredulidade. Ela é um entrave (obstáculo) enorme e uma ofensa contra Deus,pois sem fé é impossível agradar à Deus. Você não pode raciocinar corretamente se não incluir os recursos da fé na revelação e nas promessas de Deus.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Antes de amarrar satanás, amarre sua preguiça. A preguiça faz cair em profundo sono e inventa mil desculpas para você não se mover. Cuidado com a preguiça mental que não o deixa ler e estudar a Palavra de Deus. Cuidado com a fé sem obras.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Antes de amarrar satanás, amarre sua timidez. O exército de Deus não recruta soldados tímidos. Eles não estão aptos para a guerra e ainda contaminam os outros guerreiros. Ouça a pergunta de Jesus "Por que temais homens de pequena fé?"
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Antes de amarrar satanás, amarre o seu "eu". Você não governa mais a sua vida. Você foi crucificado com Cristo. Assim já não é você quem vive, mas Cristo vive em você. Você não tem direitos. Convém que Jesus cresça e que você diminua.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Antes de amarrar satanás, amarre o pecado que habita em você. Deixe à míngua o apetite da pecaminosidade latente. Castigue o seu corpo e faça dele o seu escravo. Ofereça-o em sacrifício vivo e agradável Deus.
Depois de tudo amarrado, sinta-se à vontade para amarrar satanás, no sentido de resistir à suas artimanhas e à suas investidas periódicas. Faça isso com a autoridade de quem já se amarrou primeiro. Sempre em nome de Jesus.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

VENCENDO OS GIGANTES:ENFRENTAR OS DESAFIOS E VENCÊ-LOS


Palavra ministrado dia 17 de junho de 2009
I Sm 16:12-13
"12- Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o Senhor: Levanta-te e unge-o, pois este é ele. 13- Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá."
I Sm 17.4-11
“4- Então, saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, da altura de seis côvados e um palmo (2 metros 90 centímetros). 5- Trazia na cabeça um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas cujo peso era de cinco mil siclos de bronze (sessenta quilos). 6- Trazia caneleiras de bronze nas pernas e um dardo de bronze entre os ombros. 7- A haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança, de seiscentos siclos de ferro (sete quilos e duzentos gramas); e diante dele ia o escudeiro. 8- Parou, clamou às tropas de Israel e disse-lhes: Para que saís, formando-vos em linha de batalha? Não sou eu filisteu, e vós, servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça contra mim. 9- Se ele puder pelejar comigo e me ferir, seremos vossos servos; porém, se eu o vencer e o ferir, então, sereis nossos servos e nos servireis. 10- Disse mais o filisteu: Hoje, afronto as tropas de Israel. Dai-me um homem, para que ambos pelejemos. 11- Ouvindo Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se e temeram muito.”

Davi não tinha porte e nem aparência de rei, mas foi escolhido para viver uma vida de desafios, vemos que esta marca estava no seu espírito pois mesmo antes de ser ungido como rei, ele já havia matado um leão e urso para defender o rebanho de ovelhas de seu pai, isso demonstrava o que havia no espírito de Davi: uma sede pelos desafios.
O homem natural tem a tendência de rejeitar tudo o que significa um desafio, geralmente as pessoas adotam um discurso pessimista: “não vai dar certo” ou “não vou conseguir”, então o homem carnal vive confessando derrotas, exatamente por ter aliança com a derrota.
Aí vemos as malignidades que o diabo lança para descaracterizar o homem: baixo-auto-imagem, timidez, insegurança, acomodação e principalmente o medo, que paralisa e faz o homem se esconder dos desafios de Deus, como Adão que teve medo e se escondeu de Deus.
Rejeitar o desafio fere a nossa constituição, porque a unção que Deus colocou sobre nós envolve desafios, pois é a maneira de crescermos na fé. Ser desafiado por Deus é descobrir que o poder Dele age em nossa vida, é romper com as “barreiras das deformações” e também crer no impossível e sair para realizá-lo.
Para cada momento existe um novo desafio de Deus, e Davi quando viu as afrontas de Golias enxergou a oportunidade de exercitar sua unção de vitórias, diferentemente de todo exército de Israel, ele desejou lutar com Golias.
REPITA: Neste ano não vou fugir dos desafios, mas vou usar a unção que recebi, e vou desejar enfrentar todos os gigantes que aparecerem no meu caminho, porque eles serão o trampolim para as minhas vitórias, para meu reconhecimento e minhas conquistas, em Nome de Jesus, Amém!

DAVI ENCARAVA SEUS DESAFIOS PORQUE:
A) ERA BELICOSO, IA EM DIREÇÃO Á DESAFIOS SEMPRE MAIORES
ISm 17.32
32- Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu.

B) TINHA CREDENCIAS APOSTÓLICA DE VITÓRIAS PASSADAS. (habilitação)
ISm 17.36-37
36- O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. 37- Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o Senhor seja contigo.

C) NÃO SE ESCONDA ATRÁS DAS ARMADURAS DA TIMIDEZ (Saul)
ISm 17.38-39
38- Saul vestiu a Davi da sua armadura, e lhe pôs sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. 39- Davi cingiu a espada sobre a armadura e experimentou andar, pois jamais a havia usado; então, disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o usei. E Davi tirou aquilo de sobre si.

D) NÃO OLHOU PARA AS ARMAS DE GOLIAS, MAS PARA SUA TESTA (focou seus objetivos)
ISm 17.48
48- Sucedeu que, dispondo-se o filisteu a encontrar-se com Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu. 49- Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra.

VOCÊ VAI RECEBER AS 5 PEDRAS PROFETICAS QUE DEUS VAI COLOCAR HOJE EM SUAS MÃOS:
ISm 17.40
40- Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e, lançando mão da sua funda, foi-se chegando ao filisteu.

1°) Pedra da Convicção – Pv.23.7
2°) Pedra da Autoridade – 1Pd 2.6
3°) Pedra da Consciência – ISm 17.45
4°) Pedra da Ousadia – 2Tim 1.7/ Dt 20.8
5°) Pedra da Vitória – 1Sm 17.50


DEUS VAI COLOCAR UM TROFÉU EM SUAS MÃOS (A CABEÇA DE GOLIAS)
I Sm 17.51 e 57
51- Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram.
57- Voltando Davi de haver ferido o filisteu, Abner o tomou e o levou à presença de Saul, trazendo ele na mão a cabeça do filisteu.

Semear




Abertura do culto do dia 17 de junho de 2009


Salmos 126
"1 Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.
2 Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes.
3 Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres.
4 Traze-nos outra vez, ó SENHOR, do cativeiro, como as correntes das águas no sul.
5 Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.
6 Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos."

Igreja, vamos refletir hoje no último versículo deste salmo. Aqui, aprendemos mais um segredo sobre a lei da semeadura. Alguns pensam que devem somente agir em tempos de fartura e alegria. O salmista nos revela que, mesmo em tempos de tristeza, não podemos parar de semear.Não devemos nem sequer parar de caminhar!
Muitas vezes passamos por provações e tudo o que queremos é sumir, não temos vontade nem de levantar da cama. Mas a Palavra de Deus é verdadeira e nos revela que, mesmo em meio às tristezas, devemos prosseguir, seguir em frente, semeando, pois a promessa de Deus para nós é que SEM DÚVIDA voltaremos com alegria, trazendo os frutos!
“Quem observa o vento, nunca semeará, quem olha para as nuvens nunca colherá.” (Eclesiastes 11.4). Se você fica esperando o momento perfeito nunca semeará! Sabemos que aquele que não semeia nada não pode colher nada!
A preciosa semente é a Palavra de Deus (Mc 4:14), devemos lançá-la sempre nos corações. Não podemos esmorecer, pois no tempo certo essa semente dará os seus frutos. Se a semente é preciosa, imagine então como o fruto deve ser maravilhoso! Não desista! Siga em frente, e creia que você “voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.”
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer, porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Gálatas 6.7


“Quem planta árvores, colhe alimento.
Quem semeia flores, colhe perfume.
Quem semeia o trigo, colhe o pão. Quem planta amor, colhe amizade.Quem semeia alegria, colhe felicidade.Quem planta a vida, colhe milagres.Quem semeia a verdade, colhe confiança.Quem planta fé, colhe a certeza.Quem semeia carinho, colhe gratidão.No entanto, há quem prefira:
Semear tristeza e colher desconsolo,
Plantar discórdia e colher solidão,
Semear vento e colher tempestade,
Plantar ira e colher desafeto,
Semear descaso e colher um adeus,
Plantar injustiça e colher abandono.Somos semeadores conscientes, espalhamos diariamente milhões de sementes ao nosso redor. Que possamos escolher sempre as melhores para que, ao recebermos a dádiva da colheita farta de Deus, tenhamos apenas motivos para agradecer”.
(Texto: Semear - Autor: Desconhecido)

Y Missionária Paola Y

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Creia


Salmo 125

“1 Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião, que não se abalam, mas permanecem para sempre. 2 Como estão os montes ao redor de Jerusalém, assim o Senhor está ao redor do seu povo, desde agora e para sempre. 3 Porque o cetro da impiedade não repousará sobre a sorte dos justos, para que os justos não estendam as suas mãos para cometer a iniqüidade. 4 Faze o bem, ó Senhor, aos bons e aos que são retos de coração. 5 Mas aos que se desviam para os seus caminhos tortuosos, leva-los-á o Senhor juntamente com os que praticam a maldade. Que haja paz sobre Israel.”

A palavra Fé aparece mais de 200 vezes, só no Novo Testamento, sem contar suas variáveis e similares. Após seus milagres, Jesus sempre destacava a importância da fé. Ele jamais dizia “Eu te salvei” e sim “a tua fé te salvou / curou”.
Mas, qual será o segredo dessa pequena palavra, mas com um significado tão grande?
- A definição do mundo para a palavra fé (dicionário Aurélio): s.f. Fidelidade em honrar seus compromissos, lealdade, garantia: a fé dos tratados. / Confiança em alguém ou em alguma coisa: testemunha digna de fé; ter fé no futuro. / Crença nos dogmas de uma religião; esta mesma religião: ter fé; a propagação da fé. / Crença fervorosa: fé patriótica. / Afirmação, comprovação: em fé do que lhe digo... / Testemunho autêntico que certos funcionários dão por escrito: a fé do tabelião. // Estar de boa fé, estar convencido da verdade do que se diz; estar de má fé, saber muito bem que se diz uma coisa falsa; ter intenção dolosa.
Que chatice! Como cristãos, sabemos que FÉ é muito mais do que isso!
Hb 11:1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”
A fé é o que criou o mundo, é o que nos dá esperança, a fé em Deus é o que nos faz prosseguir, mesmo diante de problemas, tribulações, nos mantemos firmes, alcançamos milagres, curas e livramentos. É nosso escudo em meio às batalhas diárias de nossas vidas, nos protege de todo mal.
Jesus operava milagres, parava a tempestade, fazia cegos enxergarem, mudos falarem, surdos ouvirem... Mas, se havia uma coisa com a qual ele se admirava era com a fé! Ele reconhecia, elogiava e recompensava!
A Palavra de Deus nos diz:
"Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam". Hb 11:6.
“Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele”.HB 10:38
Você pode achar que não é ninguém, que não tem capacidade ou competência para conseguir atingir algum alvo em sua vida, mas quando você diz “eu não vou conseguir”, você já está declarando sua derrota e isso aborrece a Deus, e certamente você falhará.
Porém, quando sabemos que nada somos, mas declaramos que conseguiremos pq temos fé no Senhor onipotente, certamente alcançaremos o objetivo.Tenha a certeza de que “As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus”.(Lc 18:27)
Receba esta palavra no seu coração, declare “nada é impossível ao que crê!”, temos que crer!
Peça perdão ao Senhor pela sua incredulidade e clame para que Ele lhe permita crescer mais e mais na fé.Assim, pode ter certeza de que alcançarás aquilo que tanto tens esperado. A falta de fé tem sido o impedimento em sua vida, mas a partir de hoje declare essa limitação debaixo dos seus pés, pois o Senhor está entrando e limpando tudo aquilo que tentava roubar sua benção, tirando sua fé, em nome de Jesus! Amém! Deus é fiel!

Abertura do dia 14 de junho de 2009

SEUS SONHOS E O SONHO DE DEUS


Em I Sm 1 conhecemos a história de Ana, mãe do profeta Samuel, que sonhou ter filhos. A Palavra diz que pela vontade do Senhor Ana era estéril; seu sonho era ser mãe, ter muitos filhos, mas seu ventre estava cerrado (O sonho de Ana era ser mãe e seu sonho, qual é? Deus está perguntando qual o seu sonho nesta noite). Esse versículo (vers 08) relata a atitude de Elcana, seu marido, que tentava consolá-la dando lhe maior porção de alimento .O marido Elcana tentava enganá-la, tentando convencê-la de que era melhor mesmo Ana abrir mão de seus sonhos.
É assim que o inimigo de nossa alma faz. Ele tenta nos convencer que Deus não realizará nossos sonhos, para nos fazer desistir. Porém Ana clamava a Deus por um filho, enfrentava as afrontas de sua rival, Penina, que a irritava e provocava.
Até mesmo o sacerdote Eli quando a viu clamar julgou-a embriagada, Ana realmente enfrentou adversidades quanto ao seu maior sonho. Observem a audácia de Satanás. Ele conseguiu confundir o profeta de Deus Eli, que chegou a julgá-la e dizer que Ana estava embriagada. Deus permitiu o diabo confundir o profeta de Deus. Então, imagine o que Ana enfrentou, mesmo assim ela não abriu mão de seus sonhos.
Mas a vontade de Deus é sempre determinante. Enquanto Ana queria ter um filho, Deus queria ter Samuel. Entendemos que a esterilidade de Ana não era uma maldição, muito menos provocada por algum pecado de Ana, pois o Senhor havia lhe encerrado a madre.
Havia um propósito maior no adiamento dos sonhos de Ana, enquanto ela clamava, Deus gerava Samuel. Enquanto você está clamando, o Senhor Deus está gerando suas bênçãos e promessas. Os propósitos de Deus eram mais altos e apontavam para o destino de uma nação.
Há situações em nossa vida, que Deus provoca, para nos testar, para nos qualificar, nos tornar capacitados para realizar não só os nossos propósitos limitados, mas para realizar o Seu propósito mais sublime.
Nesse momento é necessário entrega. Entregar nossos sonhos à Deus, confiar na Sua Palavra, e descansar na sua promessa.
1.° É necessário entregar nossos sonhos a Deus.
2.° É necessário confiar na Sua Palavra.
3.° É necessário descansar na Sua Promessa.

O Senhor está falando que na nossa “esterilidade” há um propósito maior. Ele vai mudar nossa história para melhor em todas as áreas. Quando Ana entregou seu sonho em clamor ao Senhor, a Palavra diz que “O Senhor se lembrou dela”. Através da vida de Ana, podemos obter 5 pontos importantes para meditarmos:
1.° Primeiro ponto – Somente Deus pode realizar nossos sonhos

Deus tinha algo maior para fazer através de Ana, e na sua esterilidade havia um propósito maior. Certamente, Ana procurou tratamentos para engravidar, mas foi em vão, até que buscou a face de Deus. Ana compreendeu que só o Senhor poderia realizar seu sonho, entregou-o a Ele e descansou. Quando não buscamos a Deus o tempo da espera pode matar nossos sonhos.
2.° Segundo ponto – Somos qualificados por Deus para sua realização

O sonho adiado é para nós um teste. Se vamos ou não realizar o sonho depende se somos ou não aprovados no teste de Deus. O exemplo de José nos mostra o quanto podemos ser testados: Muitos se perguntam por que seus sonhos não se realizam, mas não se lembram que foram reprovados seguidas vezes. (Deus também nos reprova, mas como um aluno).
3.° Terceiro ponto – Para entendermos que os sonhos de Deus são maiores que os nossos

Enquanto Ana queria um filho, o propósito de Deus era Samuel, o último dos juízes, o maior profeta de Israel, que instituiu o reinado ao ungir Saul e Davi e iniciou uma era profética na nação. Devemos entender que a vontade de Deus é sempre perfeita e seus planos mais altos que os nossos. Enquanto nosso sonho tem um limite, a vontade de Deus aponta para a eternidade.
4.° Quarto ponto – Para podermos conhecer o caminho de Deus

Quando vivemos o tempo da espera, aprendemos a valorizar todas as situações como em um constante aprendizado. Mesmo o mais ordinário acontecimento passa a ter grande valor, e quando vivemos o extraordinário, o sobrenatural, começamos a compreender que vem de Deus, e não há outra rocha, começamos experimentar uma grande segurança, de que tudo está no Seu controle e não há o que temer. A humildade e o quebrantamento são as conseqüências naturais desse processo. Às vezes, procuramos recursos, respostas, curas em outros deuses, mas é inútil. O único que pode nos ajudar é Jesus.

5.° Quinto ponto – Para chegarmos ao ponto de entregarmos nossos sonhos à Deus

Ana só pode ter muitos filhos depois que entregou o seu sonho a Deus. Muitos se colocam no centro buscando a realização de seu sonho e não o sonho de Deus, por isso há frustração e nunca vêem seus próprios sonhos se realizarem. Quando não há a direção de Deus tudo se torna confuso, não há a compreensão e discernimento do tempo correto para que as coisas aconteçam, o resultado é o desespero e a frustração.

Compreender os tempos de Deus é vital para a realização dos nossos sonhos. Todos os homens e mulheres de Deus que tiveram seus sonhos realizados antes tiveram que entregá-los. Como Ana, Abraão entendeu perfeitamente isso depois de 25 anos de espera pelo seu sonho, imediatamente subiu ao Monte Moriá, para imolar Isaque – o riso e o cumprimento de seu sonho.
Sempre, vamos encontrar aqueles que querem matar nossos sonhos, são os chamados matadores de sonhos, representados na vida de José pelos seus irmãos, e na vida de Ana, representados por seu marido Elcana que se dizia mais valoroso a Ana que ter filhos, vemos aí uma maneira de fazer Ana desistir de seu sonho e consequentemente do sonho de Deus de ter Samuel. Eli é o exemplo daqueles que não compreendem o valor dos sonhos e tiram conclusões erradas de nossas atitudes. Observem a audácia do inimigo. O diabo age dentro da nossa casa e usa os que são nossos, o nosso próprio sangue, nosso irmão. Com Ana, usou seu marido Elcana e, para abater ainda mais a fé dela, frustrar seus sonhos e o que é pior o sonho de Deus, também usou o profeta Eli. Misericórdia!
Devemos ter cuidado com aqueles que se compadecem de nós, de nossa espera, involuntariamente se tornam matadores dos nossos sonhos, em muitas situações o consolo de outras pessoas nos afastam da direção de Deus, devemos suportar as pressões da espera e saber que acima de nosso sofrimento há o consolador, o Espírito Santo de Deus, que é conosco, e nunca nos deixa, não importa quão difícil possa ser o teste (ou prova do tempo) do tempo.
Hoje o Senhor quer os teus sonhos, todos, aqueles adiados. Entregue os sonhos ao Senhor e comece a ver os propósitos eternos para sua vida, para esse tempo.

Palavra ministrada no culto dia 14/06/09

quarta-feira, 10 de junho de 2009

LUTO

É com pesar que informamos o falecimento da Irmã Sonia, mãe de uma família de servos do Senhor. (Pra. Regina, Mis. Vera, Pra. Sonia, irmãos Ricardo e Fernanda).
O corpo será velado durante toda a noite - a partir das 20hs - no Cemitério Vila Nova Cachoeirinha (Rua João Marcelino Branco, s/nº - Vl Nova Cachoeirinha).
O enterro será amanhã (11/06/09) às 11:00 hs.
Nossos profundos sentimentos aos familiares, que o Senhor os conforte nesse momento, derramando Seu bálsamo sobre todos os que sofrem com a dor da saudade. Temos a convicção de que agora ela descansa em paz nos braços do Pai celestial.


SALMO 91

Abertura culto dia 07 de junho de 2009.

Irmãos, infelizmente, quando um pregador fala sobre o salmo 91 muitas pessoas torcem o nariz, por considerarem este um salmo “batido” (como se isso fosse possível).
Recebi essa Palavra hoje porque sei que muitos lêem esse salmo diariamente, alguns sabem de cor e algumas Bíblias até têm a página deste capítulo mais amarelada, não é mesmo?
Porem, não basta saber a Palavra e não recebê-la. Não basta guardar na cabeça e não no coração.
Conheço pessoas que, mesmo conhecendo bem essa Palavra, diante de uma notícia ruim, por exemplo, ficam mais aflitas do que alguém que não a conhece.Essa palavra é poderosa! É promessa de Deus para nossas vidas! Quando vc puder, leia este capítulo, em voz alta, em 1ª pessoa (Ex: Eu sou aquele q habita no esconderijo do Altíssimo, a sombra do onipotente eu descanso).
Reflita cada versículo, com calma, o que não souber o significado, procure no dicionário. Guarde essa Palavra no seu coração e você verá a cada dia como faz diferença em nossas vidas. Diante de uma adversidade ou má notícia você lembrará de um versículo e não temerá!

Salmo 91

1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do onipotente(Aquele q tudo pode) descansará.(Sinto-me seguro e tranqüilo, posso estar passando por um deserto, mas sempre poderei descansar seguro na sombra do Pai)
2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus,(não há outro além dEle) o meu refúgio,(lugar seguro) a minha fortaleza, (proteção em meio as guerras) e nele confiarei.(não temerei)
3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, (armadilhas) e da peste perniciosa. (livramento dos perigos que assolam a humanidade)
4 Ele te cobrirá com as suas penas(assim com a mamãe guarda seus frágeis passarinhos), e debaixo das suas asas estarás seguro: a sua verdade é escudo e broquel. (escudo poderoso contra as flechas e dardos inflamados do inimigo)
5 Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia. (segurança, independente da hora/situação)
6 Nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio dia. (malignidades do mundo)
7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido. (o mundo está perdido, mas nós temos a proteção do El Shaddai)
8 Somente com os teus olhos olharás, e verás a recompensa dos ímpios. (Não precisamos tomar a vingança em nossas mãos, Ele é um Deus de justiça! - Tsekenu Yaweh)
9 Porque Tu, ó Senhor, és o meu refúgio. O altíssimo é a tua habitação. (Socorro diante um perigo)10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. (Ele nos guarda - e nossas casas de todo mal)
11 Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.(Somos muito importantes para Deus - Até mesmo os anjos O obedecem para nos livrarem do mal)
12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. (passamos por caminhos tortuosos, mas estamos seguros nas mãos enviadas por Deus)
13 Pisarás o leão e o áspide (cobra); calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. (não importa quais são os enviados das trevas, eles estão debaixo dos nossos pés)
14 Pois que tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu o meu nome. (Se amarmos ao Senhor, e somente a Ele!Ele reconhece e nos guarda de todo mal)
15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livra-lo-ei e o glorificarei. (Isso é uma promessa! Receba! Está angustiado? Invoque o nome de Deus e Ele certamente responderá!)
16 Dar-lhe-ei abundância de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.(Mesmo que nossos dias na terra sejam muitos ou poucos, Ele nos concederá a salvação eterna, a maior recompensa de todas!)
Fique na Paz do Senhor!

Y Missionária Paola Y

quinta-feira, 4 de junho de 2009

O DOCE AROMA DO CAFÉ


Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam difíceis para ela. Ela não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansada de lutar e combater, sem nenhum resultado.Parecia que assim que um problema estava resolvido um outro aparecia.

Seu pai, um chef de cozinha, levou-a ao seu local de trabalho. Ali encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto.

Em uma ele colocou cenouras, em outra colocou ovos e na última colocou pó de café.

Deixou que tudo fervesse sem dizer uma só palavra, só olhava e sorria para sua filha enquanto esperava.

A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estava fazendo.

Cerca de 20 minutos depois, ele apagou a boca do fogão. Retirou os ovos e os colocou num recipiente. Pegou as cenouras e as colocou num prato e, finalmente, pegou o café com um concha e o colocou em uma tigelinha.

Virando-se para sua filha, perguntou:

- Querida, o que vê?

- Ovos, cenoura e café , foi a sua resposta.

Ele a trouxe mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias.

Ele, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura.

Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso.

Surpreendida e intrigada a filha perguntou: o que isto significa, pai?

Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade: água fervendo.

Só que haviam reagido de maneira diferente.

A cenoura entrou na água forte, firme e inflexível. Mas depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amoleceu e se tornou frágil.

Os ovos haviam entrado na água frágeis. Sua casca fina havia protegido seu líquido interior. Mas depois de terem sido fervidos na água, seu interior se tornou mais endurecido.

O pó de café, contudo, era incomparável.

Depois que fora colocado na água fervendo, ele havia mudado a água.

Qual dos três elementos é você?

"Quando a adversidade bate a sua porta, como você responde?" Ele perguntou a sua filha.


  • Você é do tipo cenoura que parece forte, mas com a dor e a adversidade você murcha e se torna frágil e perde sua força?

  • Será que você é como um ovo, que começa com um coração maleável, com um espírito fluido, mas depois de alguma morte, uma separação, uma doença ou uma demissão, você se torna mais difícil, duro e inflexível?

  • Sua casca parece a mesma, mas você mais amargo e obstinado, com o coração e o espírito inflexíveis?

  • Ou será que você é como o pó de café?

  • O café muda a água fervente (elemento que o causa dor). Quando a água chega ao ponto máximo de sua fervura, ele consegue o máximo de seu sabor e aroma.

Que Deus o faça como o pó de café, que quando as coisas ficam ruins, você possa reagir de forma positiva, se tornando melhor sem se deixar vencer pelas circunstâncias e fazendo com que as coisas em torno de você também se tornem melhores!


Que diante da adversidade da vida exista sempre uma luz que ilumine teu caminho e a todas as pessoas que te rodeiam.Para que possas sempre espalhar e irradiar com tua força, otimismo e alegria o “doce aroma do café”.Para que nunca perca esse cheiro agradável e inigualável que só você sabe transmitir às outras pessoas.


E transformar a adversidade em algo melhor, amparado por Deus. Somos nós os responsáveis pelas próprias decisões. Cabe a nós, somente a nós, decidir se a crise irá ou não afetar nosso rendimento profissional, nossos relacionamentos pessoais, nossa vida.
Ao ouvir outras pessoas reclamando de situação, ofereça uma palavra positiva. Mas você precisa acreditar nisso.
Espero que nestas semanas que seguem, quando lhe convidarem para tomar um café, você possa repassar essa história.
Uma vida não tem importância se não for capaz de imputar positivamente a outras vidas. O que você é: cenoura, ovo ou café?
Vamos procurar ser CAFÉ, usando as adversidades para motivar o sabor da vida, com um aroma sempre especial!

Enviar as respostas para o e-mail da Pastora Regina (regina.cfs@uol.com.br)

terça-feira, 2 de junho de 2009

UM ROTEIRO PARA VENCER AS ADVERSIDADES

Palavra ministrada no culto do dia 31 de maio de 2009.
SALMO 31
Como já disse a vocês, Igreja, entreguei minha vida ao Senhor há 18 anos. São quase 20 anos de encantamento e assombro com o que Deus fez por mim e minha família. Estou realizada com as bênçãos diárias que o Senhor derrama sobre a minha vida e das pessoas a quem amo. Aprendi bem cedo que, para crescer no relacionamento com Deus, é preciso conhecer a Sua Palavra e sempre apresentar ao Senhor as situações que me desafiam a cada dia. Somente assim poderemos triunfar nos momentos mais difíceis da vida. A oração feita por Davi, nesse salmo (31), é um verdadeiro ensinamento para enfrentar e vencer as adversidades.
Através dessa oração podemos reconhecer os nossos adversários, como reagimos diante das dificuldades causadas por eles e, especialmente, como Deus vai agir em nosso favor.
Nossos adversários....e como eles agem!!
Davi viveu constantemente sob pressão. Lutou para consolidar sua liderança sobre o povo, sufocou rebeliões e enfrentou sérios problemas familiares. Acrescente essas dificuldades (lutas profissionais e problemas familiares) às limitações humanas e logo é possível imaginar alguém numa forte crise (emocional e espiritual). O salmista luta em duas frentes: contra as situações reais que o incomodam todos os dias e suas sensações diante de cada uma delas. Vamos ver, então, como Davi descreve seus adversários:
- Preparam armadilhas (vers. 4a) - Em outras versões, "laços". Ou seja criam situações que causem embaraço. Ficar preso a elas é tornar-se refém dos seus inimigos. Não podemos ficar presos aos problemas que nos aflingem.
- Conspiram contra o Povo de Deus (vers. 13) - Cochicham, iludem e maquinam ações para prejudicar o servo do Senhor.
- Querem tornar nossa vida um vexame (vers. 11) - Eles não brincam em serviço. Estão dispostos às últimas consequências para envergonhar o Povo de Deus.
- Desejam que sejamos ignorados (vers. 12) - Desconhecem a nossa vida com desprezo ou indiferença. Desqualificam nossas ações e impedem que outras pessoas possam ser abençoadas.
E Nosso Deus...e como Ele age!!
O salmista encontra no Senhor o parceiro ideal para vencer a todos os desafios apresentados pelos seus adversários. Em meio à crise, Deus oferece:
- Sua proteção (vers. 1) - O salmista reivindica algo que conhece muito bem: o refúgio do Senhor! Somente a proteção de Deus garante que não seja humilhado por seus adversários.
- Sua atenção (vers. 2) - Davi sabe que Deus vai ouvir a sua oração. E vai salvá-lo do momento de crise. E nós também devemos saber disso.
- Sua orientação (vers. 3) - Não apenas protege e ouve. Deus fala e guia seus servos à vitória. Deus sempre nos guiará.
- Sua libertação (vers. 8) - Somente o Senhor pode colocar "nossos pés em local espaçoso" em meio à mais terrível crise da vida. Ele destrói a prisão emocional e espiritual que nos impede de agir.
- Sua atuação (vers. 18-20) - Deus protege, ouve, orienta e...age!! Aleluia!! Não estamos sozinhos na batalha da vida!! Ele vai nos proteger contra as intrigas e calar a boca dos mentirosos.
Nós....como devemos agir!!
Como parceiros de Deus na luta contra o mal, devemos:
- Assumir nossa situação na crise (vers. 9) - Não esconder nada do Senhor. Davi diz que está sem forças para reagir. Parece que não aguenta mais uma caminhada na luta da vida. E pede misericórdia, Senhor, está tudo indo de mal à pior!! A tristeza tira sua força, sua alegria e seu apetite!! Foi dado o alerta!! Será o fim da linha?? DEUS MANDA DIZER De jeito nenhum!! Esse é momento da virada!! Somente quando compreendemos nossas limitações pessoais Deus pode começar a agir.
- Entregar nossa vida ao Senhor (vers. 5,14,15) - Essa deve ser uma prática diária. Cada dia colocar diante do Senhor um "pedaço" da nossa vida que insistimos em dominar. Davi reafirma sua confiança no Senhor e coloca o futuro, literalmente, "em suas mãos"!!
- Confiar no Senhor (vers.6) - Parece tão fácil, não é? Nem sempre é assim... Somos tentados a resolver nossos problemas usando os instrumentos (ídolos) que dispomos como: talentos, sabedoria humana, conhecimentos, amizades, dinheiro, saúde, força física etc. Quem entrega sua vida aos cuidados de Deus, precisa confiar somente nEle.
- Reconhecer a bondade de Deus (vers. 21) - Davi compara a bondade de Deus ao livramento de uma cidade sitiada (rodeada por inimigos). Mesmo rodeado de problemas e adversários, não esqueça: Deus é bom!! E as coisas estariam muito piores se Ele não estivesse presente em nossas vidas.
- Alegrar com o amor do Senhor (vers. 7) - Esse é um amor real. Não é apenas sentimento. Davi está contente porque Deus "vê as aflições e conhece as angústias". Deus o conhece o ama em meio ao turbilhão de problemas em sua vida.
- Fortalecer a motivação no Senhor (vers. 24) - Isso vale muito mais que ler centenas de livros de auto-ajuda, Yoga, Reik, terapeutas!! Davi sugere que possamos ir à fonte de todo o entusiasmo: Deus!! Aliás, sabe o que significa, literalmente, essa palavra, "enthousiasmós" (palavra grega)?? "Deus presente em nós", ou ainda, a energia de Deus presente em sua vida!!
Eis aí mais uma palavra bíblica para vencer as crises na vida!! Use e abuse dos ensinamentos do Senhor!! Só assim você vai crescer e prosperar.
Deus lhe abençoe!!
Pra. Regina Y