segunda-feira, 7 de outubro de 2013

NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS
A TRAJETÓRIA DE UM CAMPEÃO



Palavra ministrada em 06 de outubro de 2013



NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS
A TRAJETÓRIA DE UM CAMPEÃO

Gênesis capítulos 37 ao 45

Início: O nome de José em hebraico Yoseph, significa que Ele (Deus) adiciona (filhos). Primeiro filho de Raquel (Gn 30.24 “E chamou-lhe José, dizendo: O Senhor me acrescente outro filho”) e o preferido do PAI JACÓ.

DEPOIS de vendido como escravo pelos irmãos para o Egito, Igreja FOI INJUSTAMENTE acusado e POSTERIORMENTE ELEVADO ao posto de governador.
Igreja

FOI instrumento de Deus para a preservação da vida do seu povo.
José Morreu aos 110 anos e foi embalsamado segundo o costume dos egípcios. Teve dois filhos Efraim e Manassés, cujas tribos também são conhecidas por "casa de José". Recebeu a benção de Jacó (Gn 49.22 ao 26 “22 "José é uma árvore frutífera, árvore frutífera à beira de uma fonte, cujos galhos passam por cima do muro. 23 Com rancor arqueiros o atacaram, atirando-lhe flechas com hostilidade. 24 Mas o seu arco permaneceu firme, os seus braços fortes, ágeis para atirar, pela mão do Poderoso de Jacó, pelo nome do Pastor, a Rocha de Israel, 25 pelo Deus de seu pai, que ajuda você, o Todo-poderoso, que o abençoa com bênçãos dos altos céus, bênçãos das profundezas, bênçãos da fertilidade e da fartura. 26 As bênçãos de seu pai são superiores às bênçãos dos montes antigos, às delícias das colinas eternas. Que todas essas bênçãos repousem sobre a cabeça de José, sobre a fronte daquele que foi separado de entre os seus irmãos.”) e Moisés (Dt 33.13 ao 16 “13 A respeito de José disse: "Que o Senhor abençoe a sua terra  com o precioso orvalho que vem de cima, do céu, e com as águas das profundezas; 14 com o melhor que o sol amadurece e com o melhor que a lua possa dar; 15 com as dádivas mais bem escolhidas dos montes antigos e com a fertilidade das colinas eternas; 16 com os melhores frutos da terra e a sua plenitude, e o favor daquele que apareceu na sarça ardente. Que tudo isso repouse sobre a cabeça de José, sobre a fronte do escolhido entre os seus irmãos.”).

Igreja vamos conhecer:

I)            OS CAMINHOS PELOS QUAIS JOSÉ PASSOU:
1.    Da casa do pai à cisterna (vejam em Gn. 37:1 ao 24),
2.    Da CISTERNA ao mercado de escravos (Gn. 37:24 ao 28  24agarraram-no e o jogaram no poço, que estava vazio e sem água. 25 Ao se assentarem para comer, viram ao longe uma caravana de ismaelitas que vinha de Gileade. Seus camelos estavam carregados de especiarias, bálsamo e mirra, que eles levavam para o Egito. 26 Judá disse então a seus irmãos: "Que ganharemos se matarmos o nosso irmão e escondermos o seu sangue? 27 Vamos vendê-lo aos ismaelitas. Não tocaremos nele, afinal é nosso irmão, é nosso próprio sangue". E seus irmãos concordaram. 28 Quando os mercadores ismaelitas de Midiã se aproximaram, seus irmãos tiraram José do poço e o venderam por vinte peças de prata aos ismaelitas, que o levaram para o Egito.”),
3.    Do MERCADO de escravos ao serviço na casa de Potifar (Vejam em Gn. 37:28 ao 36),
4.    Do ESCRAVO livre ao escravo e prisioneiro (Vejam em Gn. 39:1 ao 20)
5.    De prisioneiro à governador ( Vejam em Gn 40:1 ao 41:41). ALELUIA!

Igreja, vamos conhecer:

II)         LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM JOSÉ...
1.    Não existe terreno ESTÉRIL quando É DEUS quem PLANTA.
Deus quem plantava na casa de José.
É Deus que tem plantado em sua vida.
(1)  Plantado na casa de Potifar
(2)  Plantado no cárcere
(3)  Plantado no Palácio

2.    Não é o ambiente que faz a pessoa, mas A PESSOA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO QUE FAZ O AMBIENTE.

Sejam cheios do Espírito Santo de Deus!

Igreja
(1)  VENDO POTIFAR que o Senhor era com Ele... NO TRABALHO, NA ESCOLA, NA SOCIEDADE, O MUNDO PRECISA VER MARCAS DE DEUS em nós (Gn. 39:3 “Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava”). Aleluia!
(2)  Influenciando e não sendo influenciado (Gn. 39:7,8 “7 e, depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou: "Venha, deite-se comigo! " 8 Mas ele se recusou e lhe disse: "Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados.). Sempre.
(3)  A expectativa de DEUS a nosso respeito no mundo. JOSÉ sabia que DEUS esperava muito dele (Gn. 39:9 “Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus? "”).
Repita, Igreja: Deus espera de nós.

Igreja
3.    Não basta sonhar (Gn. 37:19 “"Lá vem aquele sonhador! ", diziam uns aos outros”), é preciso NÃO DESISTIR DOS SONHOS.
Entre SONHAR e a REALIZAÇÃO DESTE SONHO, EXISTEM CAMINHOS DE PROVAS A SEREM PERCORRIDOS, ONDE ETAPAS NÃO PODEM SER QUEIMADAS.

Caminhos pelos quais JOSÉ passou:
(1)  Ele passou pelo caminho da perseguição dentro da própria casa.

Igreja
(Os maiores desafios são os enfrentados dentro da própria casa Gn 37:8 “Seus irmãos lhe disseram: "Então você vai reinar sobre nós? Quer dizer que você vai governar sobre nós? " E o odiaram ainda mais, por causa do sonho e do que tinha dito”)

(2)  José passou pelo caminho da TRAIÇÃO EM FAMÍLIA. (Foi tratado como coisa Gn. 37:27 “Vamos vendê-lo aos ismaelitas. Não tocaremos nele, afinal é nosso irmão, é nosso próprio sangue". E seus irmãos concordaram”)

(3)  José passou pelo CAMINHO DA TENTAÇÃO NO TRABALHO. (no melhor momento de sua vida na casa de Potifar, enfrentou a mais perigosa armadilha do diabo Gn. 39:7 e, depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou: "Venha, deite-se comigo!”)

(4) José passou pelo CAMINHO DA CALÚNIA. (Foi para o cárcere sem dever Gn. 39:14 “chamou os empregados e lhes disse: "Vejam, este hebreu nos foi trazido para nos insultar! Ele entrou aqui e tentou abusar de mim, mas eu gritei.”)

(5)  José passou pelo CAMINHO DA INGRATIDÃO (Foi esquecido pelo amigo Gn. 40:23 “O chefe dos copeiros, porém, não se lembrou de José; ao contrário, esqueceu-se dele”).

Igreja
4.    Como dar fruto onde Deus plantar, INFLUENCIAR e não ser influenciado e VENCER PROVAS SEM QUEIMAR ETAPAS.

PRIMEIRO
- NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS. DETERMINAÇÃO E PERSISTÊNCIA SÃO AS MARCAS DOS CAMPEÕES.
Igreja

José não desistiu, mas LUTOU até o fim.

SEGUNDO
- VIVA ACIMA DA MEDIOCRIDADE, NÃO ACEITE SER NIVELADO POR BAIXO.

ONDE José chegava, era posto em lugar de excelência: na casa de Potifar como mordomo-mor (chefe dos escravos, NO MEIO DOS ESCRAVOS), NO CÁRCERE, teve a confiança DO CARCEREIRO (chefe dos presos, mesmo no presídio).

TERCEIRO
- VIVA DE TAL FORMA QUE SEUS CALUNIADORES E CRÍTICOS PASSEM POR MENTIROSOS.

Igreja
Certamente, POTIFAR não acreditou em sua mulher. JULGOU JOSÉ apenas para manter sua imagem PÚBLICA.

Igreja

Se realmente ele tivesse acreditado teria mandado MATÁ-LO, o costume normal da época. A regra, a norma da época era matar.

QUARTO
- NÃO NEGOCIE PRINCÍPIOS, HONRE O NOME DE DEUS E DEUS O HONRARÁ.

JOSÉ estava numa excelente posição na casa de Potifar. Era administrador de tudo o que ele possuía e ainda podia ter a chance de se deitar com a própria mulher dele (deveria ser linda, já que os comandantes tinham direito de escolherem as mulheres que desejavam).
Porém não negociou os princípios de Deus que tinha no coração.

QUINTO
- NÃO ACEITE O ÓDIO DEFINITIVO E FATAL.

José foi ODIADO em casa, MAS DEUS MUDOU A SUA HISTÓRIA, e aqueles que o odiaram, SE RECONCILIARAM E FORAM RECEBIDOS COM AMOR. Deus tem poder PARA MUDAR VIDAS!

SEXTO
- NÃO DESPERDICE, NÃO BRINQUE COM AS OPORTUNIDADES QUE DEUS LHE DÁ.

NA PRISÃO, JOSÉ APROVEITOU A OPORTUNIDADE DA SAÍDA DO MORDOMO DE FARAÓ E PEDIU QUE SE LEMBRASSE DELE.

 QUANDO FARAÓ OFERECEU UM ALTO CARGO A JOSÉ, ELE NÃO VACILOU.
Igreja, não vacile.

SÉTIMO
- NUNCA SE ESQUEÇA, DEUS ESTÁ NO CONTROLE (Gn. 50:20 “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.”).

JOSÉ ENTENDEU QUE EM TODA A SUA TRAJETÓRIA DE VIDA, ESTAVAM AS MÃOS DE DEUS LHE DIRIGINDO.

OITAVO
- MANTENHA O CORAÇÃO PROTEGIDO COM A GRAÇA DO PERDÃO (Gn. 50:17 ao 21 “17 que te disséssemos o seguinte: ‘Peço-lhe que perdoe os erros e pecados de seus irmãos que o trataram com tanta maldade! ’ Agora, pois, perdoa os pecados dos servos do Deus do teu pai". Quando recebeu o recado, José chorou. 18 Depois vieram seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: "Aqui estamos. Somos teus escravos! " 19 José, porém, lhes disse: "Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus? 20 Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. 21 Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos". E assim os tranquilizou e lhes falou amavelmente.”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!