segunda-feira, 7 de outubro de 2013

MARA OU ELIM

INÍCIO DA CAMPANHA DAS ÁGUAS AMARGAS QUE SE TORNARAM DOCES!


Palavra ministrada em 02 de outubro de 2013.



MARA OU ELIM?
Sal. 103

Êx. 15:23 ao 27 “23 Então chegaram a Mara, mas não puderam beber das águas de lá porque eram amargas. Esta é a razão porque o lugar chama-se Mara. 24 E o povo começou a reclamar a Moisés, dizendo: "Que beberemos? " 25 Moisés clamou ao Senhor, e este lhe indicou um arbusto. Ele o lançou na água, e esta se tornou boa. Em Mara o Senhor lhes deu leis e ordenanças, e os colocou à prova, 26 dizendo-lhes: "Se vocês derem atenção ao Senhor, ao seu Deus e fizerem o que ele aprova, se derem ouvidos aos seus mandamentos e obedecerem a todos os seus decretos, não trarei sobre vocês nenhuma das doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que os cura". 27 Depois chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras; e acamparam junto àquelas águas.


MARA – SIGNIFICA AMARGO, AMARGOSO, TRISTE

ELIM – LUGAR DE DESCANSO, LUGAR DE ÁRVORES SEMPRE VERDES

I – As Experiências de Israel em Mara.

1. Logo depois da grande libertação, murmuram:

a) Ante o Mar Vermelho.
b) Por comida.
c) Por água potável.


II – As Experiências de Hoje.

1. Seguindo a Jesus encontraremos Maras.
a) Não devemos murmurar. .

2. Murmuradores há em toda parte.
a) Não respeitam a ninguém – Exemplo de Moisés.

3. Murmurações de toda maneira. – Sal. 31:13 “Ouço muitos cochicharem a meu respeito; o pavor me domina, pois conspiram contra mim, tramando tirar-me a vida”.

4. Jesus é o lenho para a vida amargurada.
a) Para as irmãs de Lázaro.
b) Para a viúva de Naim.
c) Toda a humanidade sofredora. – Mateus. 11:18 ao 20 “18 Pois veio João, que jejua e não bebe vinho, e dizem: ‘Ele tem demônio’. 19 Veio o Filho do homem comendo e bebendo, e dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e "pecadores" ’. Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham". 20 Então Jesus começou a denunciar as cidades em que havia sido realizada a maioria dos seus milagres, porque não se arrependeram.”.

5. Deus nos prova como provou a Israel.


III – As Experiências de Israel em Elim – Êx 15:27
Depois chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras; e acamparam junto àquelas águas”.
1. A falta de gratidão pela bênção em Elim.
a) O homem é o ser mais ingrato. Exemplo dos pássaros.

2. Que deve ser o nosso espírito. – Sal. 103:2 Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos!”;

Isaías  12:3 “Com alegria vocês tirarão água das fontes da salvação”.

3. O exame que devemos fazer. – II Cor. 13:5 “Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!”.

4. De que devemos nos queixar. – Lam. 3:39,40  39 Como pode um homem reclamar quando é punido por seus pecados? 40 Examinemos e submetamos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor.”

 Onde estamos?

Em Mara ou Elim?

Sejamos gratos a Deus e O louvemos por Sua misericórdia e bondade. – Sal. 105:1 ao 6  1 Dêem graças ao Senhor, proclamem o seu nome; divulguem os seus feitos entre as nações. 2 Cantem para ele e louvem-no; relatem todas as suas maravilhas. 3 Gloriem-se no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor. 4 Recorram ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua presença. 5 Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e das sentenças de juízo que pronunciou, 6 ó descendentes de Abraão, seu servo, ó filhos de Jacó, seus escolhidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!