domingo, 14 de agosto de 2011

Palavra ministrada em 14/08/2011.


DEUS LIVRA DANIEL NA COVA DOS LEÕES
Igreja, Deus nos livrará também seja qual for a situação.
Daniel 6:16 e 17
“16Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará. 17E foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus senhores, para que não se mudasse a sentença acerca de Daniel.”
INÍCIO
Muitas vezes, quando atravessa adversidades nesta vida, o crente se vê como o profeta Daniel, na cova dos leões. Mas se ele confiar em Deus, será vitorioso.
A COVA DOS LEÕES ERA:
Subterrânea, tendo uma abertura na parte superior. Uma pedra grande cobria a abertura, e o selo do rei significava que a cova não podia ser aberta sem a sua autorização.
I.              ESPIRITUALMENTE, A COVA DOS LEÕES REPRESENTA:
a)   O auge de um problema (Salmo 88:6 e7 “6 Puseste-me no abismo mais profundo, em trevas e nas profundezas.; 7 Sobre mim pesa o teu furor; tu me afligiste com todas as tuas ondas”)
b)   Um grande problema (Isaías 38:17 “Eis que foi para a minha paz que tive grande amargura, mas a ti agradou livrar a minha alma da cova da corrupção; porque lançaste para trás das tuas costas todos os meus pecados.”)
c)   Um problema de solução humanamente impossível (Jonas 2:1 ao 10)

II.           ATITUDES DE DANIEL ANTES DE SER LEVADO PARA A COVA DOS LEÕES:
a)   Priorizava a oração (Daniel 6:10  “Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.”; Efésios 6:18 “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santo”)
b)   Mantinha permanente comunhão com Deus (Daniel 10:12 “Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.”)
c)   Expressava sua gratidão para com Deus (Daniel 2:20 “Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força”)
d)    Levava os seus problemas a Deus (Filipenses 4:6 “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças”; 1Pedro 5:7 “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”)

III.          SITUAÇÃO DE DANIEL DENTRO DA COVA DOS LEÕES:
a)    Estava sozinho (Daniel 6:16 “Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.”)
Isso quer dizer que, se em meio aos problemas abandonados por nossos amigos, o Senhor não se esquecerá de nós (Isaías 49:15 “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.”).
b)   Não tinha controle da situação (Daniel 6:24 “E ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado a Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos”)
Ninguém poderia escapar das garras daqueles leões famintos. O diabo igualmente ruge como leão (1Pedro 5:8 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”).
c)   Não  tinha como sair do problema (Daniel 6:17 “E foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus senhores, para que não se mudasse a sentença acerca de Daniel.”)
Colocaram uma pedra na boa da cova. Ela não poderia ser aberta sem autorização expressa do rei. Nós também, muitas vezes, não encontramos saída para os problemas.
d)   Existia uma sentença de derrota contra ele (Daniel 6:17 “E foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus senhores, para que não se mudasse a sentença acerca de Daniel.”)
A pedra estava selada. Isto quer dizer que ninguém poderia remover a pedra sem a ordem do rei.
e)   Passou várias horas na cova (Daniel 6:16 ao 23  “16 Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará., 17 E foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus senhores, para que não se mudasse a sentença acerca de Daniel., 18 Então o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono., 19 Pela manhã, ao romper do dia, levantou-se o rei, e foi com pressa à cova dos leões, 20 E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?, 21 Então Daniel falou ao rei: O rei, vive para sempre!, 22O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum., 23 Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus.”)
Daniel foi jogado no início da noite de um dia e ficou até a manhã do dia seguinte. “O choro pode durar uma noite inteira, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30:5).

IV.         O QUE ACONTECEU A DANIEL DEPOIS QUE SAIU DA COVA DOS LEÕES:
a)   Testemunhou sobre o seu Deus (Daniel 6:21 e 22 “21 Então Daniel falou ao rei: O rei, vive para sempre!, 22 O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.”)
b)   Deus foi glorificado (Daniel 6:25 a 27 “25Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: A paz vos seja multiplicada., 26 Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim., 27 Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões.”)
c)   Venceu os inimigos (Daniel 6:24 “E ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado a Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos.”)
d)   Foi exaltado (Daniel 6:28 “Este Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario, e no reinado de Ciro, o persa.”)

FINAL

Assim como esteve com Daniel na cova dos leões, Deus também está com os Seus servos em todos os momentos de tribulação aqui na terra. Cabe a nós sempre clamarmos a Ele confiantes de que alcançaremos a vitória, em nome de Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!