ENFRENTANDO PROBLEMAS E SEGUINDO EM FRENTE
2 Samuel 12:15 ao 25
Muitas vezes, nos momentos difíceis da vida, o crente tem a sensação de que está só, perdido, mas nessa hora o Senhor está lhe dando oportunidade de viver grandes experiências, conforme nos demonstra essa passagem sobre Davi. Esse rei de Israel, mesmo depois de ter recebido a notícia de que o filho que tivera com Bate-Seba morreria, manteve firme a sua confiança em Deus. Enfrentou duras provações e buscou as misericórdias do Senhor.
ENFRENTAR É :
Defrontar, confrontar. Atacar de frente. Encarar; arrostar; afrontar. Lutar contra algo ou alguém.
I. CINCO PASSOS PARA SE VENCER OS PROBLEMAS DA VIDA:
1) Acreditar que pode resolver o problema
Davi acreditou que o problema poderia ser resolvido (2 Samuel 12:16 “E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra.”)
Você precisa acreditar que o problema será resolvido.
2) Recorrer à misericórdia de Deus
Aprenda a recorrer.
Davi buscou ao Senhor mesmo sabendo que a criança iria morrer, porque acreditava que a oração poderia reverter a profecia (Êxodo 32:11 ao 14), acreditava na vontade permissiva de Deus, acreditava na bondade e na misericórdia do Senhor (Lamentações 3:22 “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;”).
3) Não reter as emoções
Davi prostrou-se (2 Samuel 12:16 “E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra.”). Jesus também ficou abatido (Mateus 26:38 “Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.”). Paulo também expressou seu abatimento (2 Coríntios 7: 5 e 6 “5 Porque, mesmo quando chegamos à macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro.;6 Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito.”).
Você deve ser sincero diante de Deus e não reter as suas emoções.
4) Persistir até as últimas consequências
Davi não quis levantar-se (2 Samuel 12:17 “Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles.”).
Não saiu do chão, ficou prostrado orando.
5) Não perder a percepção da vida
Davi entendeu que os seus criados estavam falando disfarçadamente sobre a morte da criança (2 Samuel 12:19 “Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta..”). É preciso ter a percepção aguçada para não ficar alienado e para saber a hora de mudar de atitude.
Não podemos perder o entendimento.
II A RECEITA PARA SEGUIR EM FRENTE
1) Davi saiu da inércia
A inércia significa um estado em que nos deixamos levar pela situação circunstância. Se a vida nos empurra para baixo, vamos para baixo.
Davi saiu de uma atitude passiva para uma atitude ativa (2 Samuel 12:20 “Então disse Absalão a Aitofel: Dai conselho entre vós sobre o que devemos fazer.”).
Saia da inércia!
2) Davi se lavou
Removeu de si tudo quanto estava relacionado ao fracasso (v.20 “Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.”).
3) Davi ungiu o seu corpo
Ele se protegeu dos fatos do passado que pudessem ainda machucá-lo emocionalmente (v.20 “Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.”).
4) Davi mudou as suas vestes
Naquela época, as pessoas costumavam vestir roupas que representavam seu estado de ânimo (tristeza, luto, quebrantamento; vestiam-se de sacos de cinza, vestes de alegria, de ações de graças etc). Davi tirou as vestes de angústia e colocou vestes de alegria. Ele mudou o seu estilo de vida (v. 20 “Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.”).
Mude hoje suas vestes. Tire as vestes de tristeza, de derrota, de angústia, troque nesta noite por vestes de alegria!
III OUTRAS ATITUDES DE DAVI PARA VENCER OS SEUS PROBLEMAS
1) Davi entrou na Casa de Deus
Não existe lugar melhor onde podemos buscar o socorro de Deus para os nossos problemas do que no templo do Deus Todo Poderoso (Salmo 27:4 e 5 “4 Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.;5 Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; por-me-ás sobre uma rocha.”).
2) Davi adorou a Deus
Louve ao Senhor em todo tempo.
O crente não pode reter as mágoas em seu coração. Deve louvar a Deus em meio às tribulações e procurar recuperar o bom estado emocional (v. 20 “Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.”).
3) Fortaleceu-se fisicamente
Davi sabia que, para encarar o dia a dia, teria de alimentar-se (v. 20 “Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.”). Devemos nos alimentar corretamente.
4) Davi compreendeu os limites da vida
Quando a pessoa tem uma compreensão mais madura da vida, pode consolar outras pessoas, pois tem uma estrutura emocionalmente mais forte (VV 21,22,23 “21E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão.; 22E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança?; 23 Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.”).
Conclusão
A primeira criança que Davi teve com Bate-Seba representa pecado, fracasso, derrota. Mas ele teve um segundo filho que representa perdão, sabedoria, riqueza e vitória. A primeira criança nasceu e depois morreu. Nem nome recebeu. Mas a segunda teve dois nomes: Salomão, que significa pacífico, e Jedidias, que significa amado do Senhor (2 Samuel 12:24 e 25 “24Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Salomão; e o SENHOR o amou.; 25E enviou pela mão do profeta Natã, dando-lhe o nome de Jedidias, por amor ao SENHOR.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!