domingo, 7 de março de 2010

Em algum momento de sua vida você já pensou em abandonar Deus?


Palavra Ministrada em 07/03/10


Igreja: Não, nem sequer pense em abandonar a Deus

2 Crônicas 12:1-6

Como podem as pessoas, uma vez que sejam conhecedoras de Deus, sequer considerar abandoná-lo?

Vamos abrir a Palavra em 2 Crônicas 12:1 ao 6
(“Sucedeu que, havendo Roboão confirmado o reino, e havendo-se fortalecido, deixou a lei do SENHOR, e com ele todo o Israel. 2 E sucedeu que, no quinto ano do rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém (porque tinham transgredido contra o SENHOR); 3 Com mil e duzentos carros e com sessenta mil cavaleiros; e era inumerável o povo que vinha com ele do Egito, de líbios, suquitas e etíopes..;4 E tomou as cidades fortificadas, que Judá tinha; e chegou até Jerusalém..; Então veio Semaías, o profeta, a Roboão e aos príncipes de Judá que se ajuntaram em Jerusalém por causa de Sisaque, e disse-lhes: Assim diz o SENHOR: Vós me deixastes a mim, por isso também eu vos deixei na mão de Sisaque..; 6 Então se humilharam os príncipes de Israel, e o rei, e disseram: O SENHOR é justo.)

Versículo chave: Mas quando Reoboão estava firmemente estabelecido e forte, ele abandonou e Lei do SENHOR, e toda Israel o seguiu em seu pecado (2 Crônicas 12:1).

Motivos pelos quais abandonamos Deus.

No auge de sua POPULARIDADE e PODER, o rei abandonou o Senhor. O que aconteceu? Muitas vezes é mais difícil manter a fé em épocas boas do que nas ruins. Tempos difíceis nos empurram para perto de Deus; tempos fáceis podem nos fazer sentir auto-suficientes e auto-satisfeitos. Quando tudo vai bem, guarde sua fé.

CONSEQÜÊNCIAS PESSOAIS QUANDO ABANDONAMOS DEUS.

Popularidade e poder, os dois benefícios que Reoboão escolheu acima de Deus, foram as duas primeiras coisas que ele perdeu quando os egípcios invadiram Israel. Através de Reoboão DESCOBRIMOS o verdadeiro preço que se paga por deixar a Deus. Apesar de Reoboão ter, mais tarde, confessado seu pecado, o mal já estava feito. Ele não foi destruído, mas muito do que lhe era precioso foi perdido. Seu reinado poderia ter sido tão glorioso quanto os escudos de ouro do templo de Salomão, que os egípcios levaram (os egípcios são os nossos inimigos). Ele teve, no entanto, que se contentar com substitutos de bronze e um reinado insignificante.

Conseqüências para outros quando abandonamos Deus

Não é necessário que sejamos um rei, como Reoboão, para que nossas ações afetem profundamente a vida de outros. Ao abandonar Deus, Reoboão levou o seu povo à humilhação. Como é que sua relação com Deus afeta os que estão à sua volta?

Sentindo-se abandonado por Deus

E quando nossa consciência em Deus está fraca ou Ele (Deus) parece distante ou remoto?

Exodo 2:11-22 (11E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos.; 12E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia.; 13 E tornou a sair no dia seguinte, e eis que dois homens hebreus contendiam; e disse ao injusto: Por que feres a teu próximo?; 14 O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto.; 15 Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço. ; 16 E o sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram tirar água, e encheram os bebedouros, para dar de beber ao rebanho de seu pai.; 17 Então vieram os pastores, e expulsaram-nas dali; Moisés, porém, levantou-se e defendeu-as, e deu de beber ao rebanho.; 18 E voltando elas a Reuel seu pai, ele disse: Por que hoje tornastes tão depressa?; 19 E elas disseram: Um homem egípcio nos livrou da mão dos pastores; e também nos tirou água em abundância, e deu de beber ao rebanho.; 20 E disse a suas filhas: E onde está ele? Por que deixastes o homem? Chamai-o para que coma pão.; 21 E Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora,; 22 A qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha.)

Versículo chave: E ele deu a Moisés sua filha Ziporá; a qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Sou peregrino (Moisés) em terra estranha. Não devemos desistir Moisés, para escapar da punição decorrente do assassinato de um Egípcio, fugiu da terra de Midiã. Tornou-se estranho em terra estrangeira, separado do lar e da família. Muitos anos se passaram antes que Moisés estivesse novamente pronto para servir a Deus. No entanto, confiava mais em Deus que no rei (Hebreus 11:27). É comum nos sentirmos abandonados e isolados por causa de atos que praticamos. Mas quando nos sentimos temerosos ou separados, não devemos desistir. Moisés não desistiu. Confiou no livramento de Deus a despeito do seu passado sombrio e de seu futuro aparentemente sem esperança.

Leitura bíblica: Jó 2: 1-13 (
1 E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR; 2 Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.; 3 E disse o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa.;4 Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida; 5 Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!; 6 E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.; 7 Então saiu Satanás da presença do SENHOR, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.; 8 E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza; 9 Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.; 10 Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.; 11 Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que tinha vindo sobre ele, vieram cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita; e combinaram condoer-se dele, para o consolarem.; 12 E, levantando de longe os seus olhos, não o conheceram; e levantaram a sua voz e choraram, e rasgaram cada um o seu manto, e sobre as suas cabeças lançaram pó ao ar.; 13 E assentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande.)

Versículo chave: Então, saiu satanás da presença do Senhor e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. (Jó 2:7) O SOFRIMENTO NÃO SIGNIFICA QUE DEUS O ABANDONOU. É possível que ocasionalmente nós crentes soframos mais que não-crentes porque aqueles que seguem a Deus tornam-se, ÀS VEZES, alvos especiais de SATANÁS. Nós, crentes podemos, portanto, sofrer tribulações, perseguições ou provações. Foi o caso de Jó. Devemos estar preparados para os ataques de satanás. Quando sofremos não devemos concluir que fomos abandonados por Deus. Ele não abandonou a Jó e não vai nos abandonar, amém? A fé consistente é o caminho para derrotar satanás.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!