segunda-feira, 4 de maio de 2009

DEUS FAZ GRANDES MARAVILHAS. O SEU AMOR POR NÓS DURA PARA SEMPRE


SALMO 136

DEUS BENIGNO
DEUS DE MARAVILHAS
DEUS CUIDADOSO

O Salmo 136 é um dos mais belos poemas, inspirados por Deus, que destaca a grandeza da Pessoa Divina, bem como o Seu maravilhoso poder. Não existe a menor possibilidade de sermos derrotados, estando debaixo da proteção do Senhor.Somos exortados a louvá-Lo, tendo como base para tanto, a benignidade de Deus que dura para sempre.Esta palavra mostra o que o Senhor é, o que fez no passado e o que faz hoje pelo seu povo:


O QUE A PALAVRA REVELA SOBRE ESTE DEUS BENIGNO (VV 1-9)
Somos todos convidados a louvar solenemente ao Senhor: "Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade é para sempre" (v. 1).
Que alegria fazer parte da fileira dos salvos, e prestar serviço ao Senhor! Como disse o salmista: "Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade" (Sl 115.1). Eis uma nublada imagem deste portentoso (maravilhoso, de grande talento) Deus:
1. É Deus dos deuses – O nosso Deus não é uma imagem, obra de artífice. Ele é o único Deus emanante, sem princípio e nem fim. Que diz: "Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim, não há deus..." (Isaías 45.5a). Isto mostra claramente, que o Senhor é Deus sobre toda obra humana chamada "deus". Toda imaginação do artífice é vaidade do seu coração. Tornem-se mudos, cegos, surdos e paralíticos os que imaginam deuses e os que neles confiam (Salmo 115.4-8). Mas nós não confiaremos no "deus" chamado dinheiro, luxúria, sexo, orgulho, antes faremos menção do nome do Senhor nosso Deus (Sl 20.7).
2. É Senhor dos senhores – Quantos senhores já se levantaram neste mundo desde a sua fundação. Onde estão eles? Já se foram como fumaça. Que tolice é a nossa, deixar que o nosso coração se eleve e tente fazer-nos senhores de nós mesmos, desobedientes, rebeldes, obstinados. Que loucura, achar que podemos tomar nossas próprias decisões, fazer nossos planos e escrever o nosso futuro, acumular bens, como se fôssemos viver eternamente. "Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança e que não respeita os soberbos, nem os que se desviam para a mentira" (Sl 40.4).
3. É o sábio Criador – Fez todas as coisas com entendimento. Nada foi feito ao acaso. Deus é o Sábio Arquiteto do universo. Cada coisa no seu lugar, com uma missão pré-determinada, com função perfeitamente harmoniosa. Olhe para suas mãos e veja cada músculo; o funcionamento das juntas dos dedos, a pele, o sangue que te mantém biologicamente vivo. Quem te fez, meu irmão, é um ser pensante, inteligente. Este é o nosso Deus, que pode recriar todo o nosso ser e endireitar todas as nossas imperfeições.

O QUE A PALAVRA REVELA SOBRE AS MARAVILHAS DESTE DEUS BENIGNO (VV 10-16)
"Mas o nosso Deus está nos céus e faz tudo o que lhe apraz" (Salmo 115.3). Deus age e ninguém pode impedir. Ele levanta a sua voz e a terra se derrete (Salmo 46.6). Vejamos as maravilhas que operou no passado e opera hoje, pois não mudou:
1. Fez grande livramento nas terras do Egito – Sabemos a história envolvendo a nação israelita, como foi escravizada por muitos anos e subjugada pelos egípcios. Sabemos também como Deus a tirou do "forno ardente". A mesma arma usada em favor dos israelitas foi usada para destruir os inimigos, ou seja, o mar: "E fez passar Israel pelo meio dele... Mas derribou a Faraó com o seu exército no mar Vermelho" (v 14,15) "Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?" (Isaías 43.13).O que é que te oprime, amada igreja? Clame por socorro ao Deus que de pronto te livrará. Aquele que pode transformar a sua luta em uma grande vitória.
2. Abriu espaçoso caminho no meio do Mar Vermelho – O Senhor mandou e os pássaros trouxeram alimento para o profeta Elias; mandou e a jumenta impediu a loucura do profeta Balaão; mandou e as águas se partiram em duas bandas. Esta é a voz do nosso grande Deus, que manda e a sua enfermidade sai; seu sustento vem; as portas se abrem e você passa pelas águas e não se afoga; pelo fogo e não se queima (Isaías 43.2). A voz do Senhor em nosso favor é poderosa (Salmo 29.3-9).
3. Guiou numerosa multidão em pleno deserto – O que o Senhor faz é irracional. Maravilhas que a própria razão desconhece. Quem pode fazer sair água da rocha? Quem pode fazer "chover pão" no deserto? Deus providenciou no deserto um verdadeiro oásis. Conduziu um povo numeroso no meio de tantos perigos; enfrentou muitos inimigos, mas Israel saiu vitorioso (Salmo 78. 42-72). Creia meu irmão que o Senhor está no controle da sua vida. Não olhe circunstâncias. (Dt 28.9). DEUS CONTINUA FALANDO PARA NÃO OLHARMOS AS CIRCUNSTÂNCIAS! Igreja, você sairá vitoriosa!

O QUE A PALAVRA REVELA SOBRE OS CUIDADOS DESTE DEUS BENIGNO (Vs 23-26)
A sequência lógica da palavra mostra a bondade de Deus em ação. Primeiro lembrou do seu povo, depois o remiu e o sustentou:
1. Lembrou do seu povo na humilhação – Nossa teimosia em atender ao Senhor acaba por nos levar a um processo de humilhação necessária, para nosso próprio benefício. Deus aplicou este recurso para trazer Israel de volta à comunhão: "E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas que de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem" (Dt 8.3).Você está sendo provado e humilhado? Então os dias para a chegada da tua vitória estão contados.
2. Remiu o seu povo dos inimigos – Remir é libertar mediante o pagamento de um preço (Isaías 43). A Palavra do Senhor diz: "Redenção enviou ao seu povo" (Salmo 111.9). No Antigo Testamento, Deus, o Redentor liberta o povo de situações de cativeiro (Isaías 43.14), liberta dos sofrimentos (Jeremias 14.8), livra da morte (Jó 19.25), nos resgata do pecado (Isaías 44.22; 59.20). No Novo Testamento, Deus, por meio do pagamento de um preço, isto é, a morte de Cristo na cruz, compra para uma vida de nova liberdade a pessoa que era escrava do pecado e da Lei (Marcos 10.45; Romanos 3.24; Gálatas 4.5; Efésios 1.7). Essa redenção será completada no final dos tempos (Romanos 8.21-23).
3. Deu mantimento a toda a carne – Quando falamos em mantimento, pensamos rapidamente em alimento e vestimenta. Mas o manter de Deus vai muito além disto. Ele mantém o nosso fôlego de vida; nos mantém com a vida espiritual; e também, com todas as bênçãos materiais e espirituais. É Ele "Que dá mantimento a toda a carne; porque a sua benignidade é para sempre" (Salmo 136.25). Compensa servir a este Deus que só faz maravilhas: "Louvai ao Deus dos céus; porque a sua benignidade é para sempre" (Salmo 136.26).
Esta palavra nos mostra a forma benigna como Deus tem tratado com o Seu povo. Somos desafiados a crer Nele e confiar na Sua bondade. Ele é o Deus dos deuses e Senhor dos senhores, que nos remiu e nos livrou da humilhação quando vivíamos assolados pela miséria do nosso pecado. Foi aí que Ele nos estendeu a mão e nos fartou de bens.
• Você conhece a este Deus dos deuses?
• Você sabia que a mesma arma de destruição para o inimigo Deus a transforma em bênção para nós?
• Você tem louvado ao Senhor porque a sua benignidade dura para sempre?

Ministração do culto realizado quarta-feira (29/04/2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!