segunda-feira, 27 de abril de 2009

ESPERAR PELA VONTADE DE DEUS


(Ministração do dia 26 de abril de 2009.)


"Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.
Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.
Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia.
Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.
Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal.
Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no Senhor possuirão a terra."
SALMO 37 : 3 - 9

E você? Tem esperado pela vontade de DEUS na sua vida?A ansiedade é um pecado que tem mudado o rumo da história de muitas pessoas. Temos esse mal em nós: queremos apressar as coisas para que tudo ocorra em nosso tempo e da maneira que planejamos. A pressa de chegar logo, a ansiedade por alcançar logo um determinado objetivo tem atrapalhado o trabalhar de DEUS na vida de muitos escolhidos do PAI.
A ansiedade surge como uma necessidade do homem de se preencher interiormente. É como se ele, com suas próprias forças, quisesse ocupar as muitas áreas desérticas. O que o homem tenta preencher por si próprio o faz de forma passageira e temporária.
Os desertos existem em nossas vidas para o nosso aperfeiçoamento existencial e de nossa comunhão com DEUS.Mas não somos nós que podemos adornar o que está vazio nem no tempo que preestabelecemos. Precisamos aprender a viver com os nossos desertos interiores, ainda que passemos 40 anos sem água e sem comida.
O DEUS que nos tirou da escravidão dos faraós providenciará tudo no Seu tempo e na hora devida. Quem ainda não cuidou dessa área emocional e espiritual termina por navegar em mares muito revoltos.A Bíblia Sagrada fala que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1). Mas como esperar por esse tempo quando a ansiedade ocupa o nosso coração?
Quando nos antecipamos em decidir as coisas, na verdade, estamos imbuídos de uma ansiedade humana que cria uma pequena abertura para a atuação do diabo. E o nosso problema é exatamente esse: reservamos um lugar pequenino em nosso coração para satanás e ele sabe que tem livre acesso ao coração todo.
A ansiedade vem a destruir outras áreas na vida de uma pessoa. Por exemplo: ela mexe diretamente com a fé. Quando achamos que o propósito de Deus está demorando muito para ocorrer, acabamos por deixar a ação do Espírito Santo sob condições em nossas vidas. Outro perigo é querer acreditar que DEUS já respondeu as nossas petições sem que isto tenha acontecido verdadeiramente.DEUS responde, como viva voz, ao coração dos seus filhos amados. Quem, como filho nascido do Espírito Santo, ainda não tenha ouvido a voz do PAI?
A Bíblia afirma “as minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (João 10:27). DEUS revela os seus propósitos através também de sonhos, de louvores, na igreja (na pregação e através de outros irmãos); enfim, há uma unicidade naquilo que DEUS responde, seja de onde venha.
O que não devemos é nos precipitarmos a essa voz, sem queixas e sem murmurações. Esperar pela voz do Senhor é a principal virtude da obediência cristã. Em Salmos 27:14 diz: “Espera no Senhor; sê forte, anima-te, e espera no Senhor”. Também os salmos 37:34 acrescentam: “espera no Senhor; e guarda o seu caminho. Ele te exaltará para herdares a terra (...)”. E dos salmos 40 vem a confirmação: “Esperei com paciência pelo Senhor; ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (vers.1).
Dessa forma, está mais que provado que aquele que espera alcança todas as promessas de DEUS. O Senhor nos dá liberdade de agirmos debaixo de Sua soberania; portanto, podemos arbitrariamente decidir os rumos que queremos para a nossa vida.Cuide em obedecer tão somente.
Quanto à ansiedade: “Lançai sobre DEUS toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar” (1Pedro 5:7-8).
A ansiedade faz residência na mente, a qual estimula as ações precipitadas. Por isso, eleve seus pensamentos a DEUS. Aprenda a descansar no Senhor. Depois que as ansiedades tiverem saído, o Senhor te dará tudo novo.Todos os cristãos sabem e crêem que DEUS tem o melhor para nós; porém muitos insistem em preferir o que está imediatamente abaixo desse melhor; por exemplo, a direção permissiva de DEUS.
A permissão nunca é boa, mas é necessária. Ela é uma forma encontrada por DEUS de fazer com que o homem, impaciente em esperar, descubra-se a si mesmo incapaz de descortinar suas veredas.Há muitos crentes se decepcionando, nos templos, até mesmo com pessoas consideradas cristãs. Muitos em relacionamento principalmente.
Pecam pela impaciência e por não saber esperar.DEUS quer do homem a sua total entrega, mas ele só deseja de DEUS alguns cuidados especiais como saúde, trabalho, segurança etc. Na hora de decidir algo, não tem paciência de orar, pedir e esperar. Acha que “está demorando muito” ou “que já está velho demais para esperar”.
Assim é no trabalho, na vida sentimental e até na esperança de conversão de muitos. A nossa vida espiritual pode ser destruída por um pequeno detalhe.Olhem para o exemplo de Saul: constituído rei sobre o povo de Israel não teve paciência em esperar 7 dias por Samuel para oferecer holocausto e ofertas pacíficas. Foi orgulhoso, precipitado, mentiroso e dele se afastou o Espírito de DEUS. CUIDADO, IGREJA!
O seu fim foi um dos mais trágicos das histórias bíblicas.Enfim, a nossa vida pode ser comparada à planta de um grande edifício, cujo desenho arquitetônico foi planejado por DEUS antes da fundação do mundo, no tempo em que ELE considerou necessário.Quem se atreve a dar um retoque diferente daquele que foi posto por DEUS terá excluído o brilho perfeito da vontade perfeita.
Logo a deformidade aparecerá nas paredes.Aquele que já sofreu pela precipitação sabe muito bem do que estou falando. Retire de sua mente todas as expectativas e ouse em apenas sonhar os sonhos de DEUS, ouvindo a Sua voz.
Descanse. “Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra, e vive tranqüilo. Deleita-te no Senhor, e ele te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele tudo fará” (Salmos 37:3-5).

sexta-feira, 24 de abril de 2009

ZAQUEU E JESUS

(Palavra Ministrada no dia 22 de abril de 2009)
DESÇA DA SUA POSIÇÃO E RECEBA JESUS COM ALEGRIA EM SEU CORAÇÃO!
Lc. 19.1-10 "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido."
Quando a Bíblia descreve o grande amor de Deus (Jo. 3.16) nas palavras do próprio Jesus, entendemos um pouco como Ele fazia para alcançar um pecador. Na nossa própria experiência fomos uma espécie de Zaqueu. Jesus nos encontrou em algum lugar da nossa trajetória terrena e nos constrangeu a estar com Ele.
Jesus passa uma única vez em Jericó. Mas esta passagem fica na história. Salva o cego Bartimeu e o cobrador de impostos Zaqueu. E o encontro destes dois personagens foi muito interessante. É aquela história, todos já ouviram algo sobre Jesus Cristo, não é? Com Zaqueu não foi diferente, acho eu. E, quando sabe que o Mestre passaria por sua cidade, não perde tempo, corre e fica nas imediações por onde Ele passaria. Mas ao ver a multidão, e ao avaliar sua pequena estatura entende que seria impossível ter uma “visão” satisfatória daquele personagem que o atraía. Fazer o quê? Não perde tempo em conjecturas, a árvore está bem na trajetória do percurso de Jesus. Ela se torna o palco de um dos mais belos encontros de um pecador com o Seu Criador.

1. ZAQUEU, UM ESPECTADOR OCULTO
a. Queria ver quem era Jesus . Muitos querem ver Jesus. Até hoje as pessoas são curiosas a respeito dEle. Querem vê-Lo, mas sem muito compromisso.
b. Querem seus milagres, como Herodes, (Lucas 23. 8,9) para estes não há um espetáculo, mas o silêncio do Mestre.
c. Com Zaqueu foi diferente, pois o texto descreve que ele procurava os estudiosos das línguas originais dizem que esta palavra denota uma ação contínua, a mesma força que ele usava para adquirir riquezas, ele usou para “ver” Jesus.
d. Mas é impossível alguém ficar oculto aos Olhos do Senhor. É impossível um coração passar despercebido diante dEle quando pulsa com o desejo de vê-Lo.
2. ZAQUEU ESPERAVA VER JESUS PASSAR, MAS....
a. Zaqueu ficou olhando Jesus se aproximar e parar bem embaixo de onde estava. Zaqueu se achava indigno? O que estava acontecendo?
b. Jesus pára e olha para sua direção entre as folhas. Encontrou-me! E agora?
c. Jesus não passa. Chega! Chegou o momento de Zaqueu. Já imaginou Jesus chegando até onde você está e parar bem de frente contigo? O que passaria em tua mente, em nossa mente? Talvez muita coisa, ou talvez nada. Daria um branco total.
d. Mas, Ele não somente chega até Zaqueu, mas o vê e fala: Zaqueu! Como? Como Ele sabe o meu nome? Creio que um sentimento de calor e conforto inundou o coração de Zaqueu naquele momento. Desce depressa! Ele me convida para estar comigo em minha própria casa?
e. Uma alegria se espalha em seu coração e transborda, e um enorme sorriso aparece em seu rosto. Mais que depressa recebe Jesus Cristo em sua casa.
3. OS MURMURADORES SE FAZEM NOTAR
a. Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador.
b. Interessante notar que Jesus, certamente Ungido pelo Espírito Santo, estava agindo assim, de forma NATURAL no seu ministério; (Lucas 4. 17-21). "Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor. E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos".
c. É de se notar que os que não estão sob a mesma influência, não aceitam, (I Cor. 2.14)
"Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente".
d. Portanto quem não entra na mesma atmosfera espiritual dinamizada pela presença do Senhor, não recebe a mesma bênção, note que em Jericó Jesus só salvou duas pessoas, Bartimeu e Zaqueu. Os outros não eram filhos de Abraão?
4. A CONVERSÃO DE ZAQUEU
a. Enquanto uns murmuram criticando, Deus estava operando Sua obra no íntimo de Zaqueu, este convicto do que desejava confessa sua fé em Cristo: “Zaqueu se levantou e disse ao Senhor” não é interessante?
b. Note que em uma reunião pública é muito difícil alguém dizer do desejo de mudar de vida, muito mais de mudar a direção de sua fé.
c. Convém notar que Zaqueu era judeu, e como judeu cobra impostos de judeus para repassá-los a Roma, nação que dominava sobre Israel naqueles dias. Creio que seus compatriotas o consideravam “desviado” de sua lealdade ao sistema religioso dos fariseus e saduceus. Portanto sua situação era no mínimo desconfortável diante do público que se reunia em sua casa. E levantar-se e dizer palavras que revelavam sua decisão de fazer uma mudança radical em sua vida, isto foi muito forte.
d. Resolve ajudar os pobres e se alguém lhe provasse que havia sido defraudado devolveria quatro vezes mais. Queria recomeçar sua vida com tudo acertado diante de Deus e dos homens.
e. Esta deve ser a atitude de todos que se convertem a Jesus Cristo, em todos os tempos e situações, independente de raça ou condição social.
5. A REAÇÃO E REVELAÇÃO DE JESUS
a. Foram poucas as confissões públicas de salvação como esta. José de Arimatéia e Nicodemos eram crentes “agente secreto”, ninguém sabia de sua fé em Jesus, (João 19.38,39)
b. A alegria de Jesus ao exclamar: (Hoje houve salvação nesta casa (..) Porque o filho do homem veio buscar e salvar o perdido.
c. Nas palavras de Jesus aprendemos que: 1) Zaqueu era um homem perdido, não tinha salvação, era um candidato à condenação futura. Zaqueu não era perdido para si mesmo, era uma ovelha perdida. Deus o perdera devido ao pecado que põe toda a humanidade em perdição eterna, pois “o salário do pecado é a morte”, (Rm. 6.23ª) Deus não era seu possuidor. Ele estava perdido, note que este relato, não é uma parábola, mas um fato real nos dias de Jesus.
3) Com esta confissão de mudança da parte de Zaqueu, Jesus disse: hoje houve salvação, Zaqueu foi salvo.
4) Aprendemos também que Jesus Cristo está a procura de todos os que se perderam, para que também eles sejam salvos como Zaqueu, pois, "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura quem crer e for batizado será salvo: quem, porém, não crer será condenado" (Marcos 16. 16,17)
Conclusão
Hoje poderá ocorrer a chegada de Jesus Cristo em algum lugar e encontrar alguém como Zaqueu, se for você não se demore, desça da tua posição e receba Jesus com alegria em teu coração!



DEUS É FIEL!




No último domingo, dia 19 de abril de 2009, foram batizados os irmãos Cahina e Leandro, para a honra e glória do Senhor Jesus.


Sejam bem-vindos, irmãos, que o Senhor os abençoe grandemente nesse novo nascimento!

terça-feira, 21 de abril de 2009

DERRUBANDO A FORTALEZA DA PREOCUPACAO


(Palavra ministrada no dia 19 de abril de 2009)



JESUS ORDENA NESTA NOITE QUE ABANDONEMOS AS PREOCUPAÇÕES

"Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais."
MATEUS 6:8
Um dos ataques do inimigo é contra a nossa mente pelo caminho da preocupação. Jesus ordena que abandonemos as preocupações. Ele insiste em que nos lembremos de que o Pai é fiel em suprir todas as nossas necessidades: "Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?" (v.30).
Jesus garante que Deus sabe do que precisamos, antes mesmo que lhe peçamos (Mateus 6:8). Portanto, não há motivo para preocupação: "Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas" (v. 32).
Jesus explica também que existe um propósito mais elevado, o qual devemos buscar, em vez de apenas ver as nossas necessidades satisfeitas. Assim, atrairemos as bênçãos sobre a nossa vida e veremos soluções para os problemas. Isso se dá pela intervenção sobrenatural de Deus a nosso favor. Se agirmos assim, diz Jesus, as nossas necessidades se tornam CUIDADO DE DEUS, todas essas coisas (aquilo que precisamos) nos serão acrescentadas: "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (v.33).
Quando desejamos que, por intermédio de Cristo, a justiça de Deus reflita em nossas palavras e atitudes; quando nos dedicamos a fazer a vontade do Senhor em vez da nossa; quando a nossa vontade é cumprir o plano divino em vez de satisfazer os nossos desejos; quando o nosso principal objetivo é buscar o Reino de Deus, então as preocupações deixam de prender-nos e controlar-nos.

Assim, o Senhor tem liberdade para agir e suprir todas as nossas necessidades.
Enquanto tentamos resistir à preocupação no campo de batalha de nossa mente, o inimigo trabalha para nos fazer retornar ao antigo hábito de olhar para as circunstâncias. Por isso, temos uma decisão. É preciso determinar se iremos resistir no poder de Deus e em nome de Jesus, deixando que o Espírito Santo permeie os nossos pensamentos, ou se iremos recusar a guerrear no Espírito, permitindo que a preocupação ocupe a nossa mente para sempre.

Deus nos dá liberdade de escolher.
E Ele também nos dá poder para resistir. Jesus já supriu todas as nossas necessidades na Cruz do Calvário. Cabe a nós agora deixar o Espírito Santo livre para retirar as nossas preocupações e substituí-las com a presença de Deus e a plenitude da vida em seu Reino.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

DEUS INCLINA CORAÇÃO DO REI EM NOSSO FAVOR


(Ministração do dia 15 de abril de 2009 - 2a parte)


2a PARTE: UMA ATITUDE COERENTE FACE À SOBERANIA DE DEUS

1. Confie na Soberania de Deus

Neste exato momento de sua vida, você está na dependência de alguém para algum assunto importante? Não há motivos para ficar preocupado. Não confie nem desconfie da pessoa que vai tomar a decisão. Por mais duro que seja o coração do “rei” desta situação, Deus é capaz de incentivá-lo a agir corretamente. Confie em Deus, de todo o seu coração, pois é Ele quem está no comando!

2. Seja Humilde

Ainda no capítulo 21:1 do Livro de Provérbios diz que Deus inclina o coração do rei segundo o Seu querer, isto é, segundo o querer de Deus. Isto significa que a decisão que o “rei” tomar será aquela que Deus planejou para esta situação.
Rei : homem, situação, etc.
Não fique frustrado nem revoltado se a decisão tomada não for aquela que você esperava. Lembre-se que somos egoístas e sempre iremos querer que as decisões nos sejam favoráveis. Mas, lembre-se também, que Deus planejou o melhor para todo nós.

3. Entregue Tudo nas Mãos de Deus e Viva em Paz

Esposa, não adianta ficar brigando com seu marido, tentando impor a sua vontade sobre a dele. Deposite o assunto aos pés de Jesus e peça para Deus tomar o coração do “rei” em Suas mãos. Marido, o mesmo vale para você.
Filhos, não queiram “forçar a barra” pra cima de seus pais. Antes de pedir ao pai ou à mãe, peça primeiro a Deus e aceite em paz a decisão que seus pais tomarem.
Pais, não queiram dominar seus filhos. Coloque-os nas mãos de Deus e confie que Ele fará o melhor, da melhor maneira possível.
Empregado, não adianta arrancar à força uma decisão de seus patrões. Você verá que quando Deus age as coisas fluem naturalmente, como um rio que virou à esquerda porque encontrou uma pedra em seu caminho.
Amigo, não adianta brigar com seu vizinho. Ele só mudará suas atitudes quando tiver vontade de mudar, portanto, entregue seu vizinho a Deus, que tem o poder para incentivá-lo a agir corretamente com você.
Vendedor, não queira empurrar sua mercadoria goela abaixo do cliente. Entregue o coração dos seus clientes nas mãos de Deus, pois “o coração do rei está nas mãos de Deus”.
Pode ser muito frustrante ficar tentando mudar à força as pessoas ou as circunstâncias. As coisas mudam de fato quando a vontade humana muda. Tudo é infinitamente melhor, mais agradável e mais produtivo quando flui naturalmente.
Confiemos em Deus, pois é Ele quem está comando! Ele tem o poder e a habilidade para inclinar os rios e os corações para o lado que julgar melhor.
A cada situação, a cada decisão, elevemos nossos pensamentos ao Pai e oremos:
“Pai, eu creio em Tua Palavra quando diz que ‘o coração do rei está nas mãos de Deus’. Creio que Tu estás no comando de tudo. Confio em Ti! Coloco mais esta questão em Tuas mãos e aceito com humildade o que vier, pois eu sei que, apesar da decisão ser tomada por homens, será a Tua vontade que estará sendo apresentada a mim. Em nome de Jesus, amém!”.

DEUS INCLINA CORAÇÃO DO REI EM NOSSO FAVOR

(Ministração do dia 15 de abril de 2009)

Em cada área da nossa vida, seja no lar, na escola, na igreja, na empresa, na comunidade, nos tribunais, etc, sempre há alguém com o poder de decisão sobre assuntos que nos interessam e que nos afetam de alguma forma. São os “reis” daquela situação ou daquele contexto.
Para eles, muitas vezes não faz a menor diferença dizer um “sim” ou um “não”, mas, para nós, faz. Assim como a maioria dos reis da antiguidade, muitas destas pessoas não têm critérios bem definidos e suas decisões dependem muito mais do seu estado de humor e das suas preferências do que do seu senso de justiça. Por isso nos sentimos tão inseguros quando dependemos delas, pois não temos a mínima ideia de como o assunto será resolvido.
Eu dependo de Deus! E você?Porém, sempre queremos que as decisões sejam favoráveis a nós (é claro), somos egoístas.
Como encontrar o equilíbrio nestas situações? Como não perder a paz interior e não ficar estressado? Como, então, não sair machucado, humilhado e frustrado?
Algumas pessoas acreditam em sua capacidade de manipular a situação ou as pessoas envolvidas; outras, acreditam em sorte, em destino ou em coincidências; outras, ainda, simplesmente se conformam com tudo; mas, há aqueles que reconhecem a Soberania de Deus sobre tudo e sobre todos e, por isso, conseguem viver em paz!
Igreja, você tem a Soberania de Deus.
O mundo não é justo. Mas, podemos caminhar sem medo, se colocarmos nossas vidas nas mãos de Deus, conscientes que de fato é Ele quem está no comando do universo.
O Livro de Provérbios, capítulo 21:11, nos ensina sobre a Soberania de Deus. Se guardarmos dentro de nós este ensino, encontraremos paz e tranquilidade:
“Como ribeiros de águas,assim é o coração do rei na mão do Senhor;este, segundo o seu querer, o inclina”.(Provérbios 21.1)
Deus está no comando de tudo e de todos.
O CORAÇÃO DO REI ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS!
Sobre a Soberania de Deus é possível dividi-la assim:
- 1a Parte: A Soberania de Deus.
- 2a Parte: Uma atitude coerente face à Soberania de Deus.

1a PARTE: A SOBERANIA DE DEUS

1. Todo Homem Tem Um Coração
A queda do homem em pecado afetou-o profundamente, mas não o incapacitou completamente às faculdades humanas, como pensar, amar, agir com justiça, entre outras. Poderíamos comparar a condição do homem à de um veículo que capotou e “teve perda total”, mas dispensou o guincho, pois, ainda que precariamente, estava em condições de ir sozinho até o pátio onde será desmanchado.
Exemplo de Adão e Eva. Pecaram por opção e se distanciaram de Deus, porém, não deixaram de viver, caminhar, ter sentimentos etc. O que ocorreu é que deixaram de viver da maneira que Deus havia “programado”.
Esta é a condição humana atual e compreendê-la é extremamente importante para a compreensão da Soberania de Deus.
Quando a Bíblia fala em coração, aqui em Provérbios 21:01, não está se referindo àquele órgão que bombeia sangue para o nosso corpo. Está se referindo ao centro das emoções, à sede da vida intelectual e da vontade, à natureza íntima do ser.
Todo homem tem um coração. Corrompido, é verdade, mas tem. Pode ser um coração de pedra – mas, é um coração! Pode ser um coração insensível – mas, ainda assim é um coração.
Com o devido incentivo, cada pessoa é capaz de agir corretamente, ainda que uma única vez em toda a sua vida.
2. Deus Está no Controle
Ao contrário do que alguns pensam, Deus não abandonou sua criação à própria sorte. Antes, a sustenta e dirige todas as coisas.
Não só o coração do rei está nas mãos de Deus, mas, também todo o universo e todos os eventos sociais, políticos, psicológicos, espirituais... Tudo! Ele é Deus. Esta tarefa pode parecer gigantesca demais aos nossos olhos mortais, mas Deus tira isso de letra, pois, "para Deus, tudo é possível”. Lucas 1:37
A compreensão e a firme convicção desta verdade também são essenciais para compreendermos a Soberania de Deus.
3. Deus Inclina os Corações
Nas discussões sobre a Soberania de Deus sempre surge uma questão importante: o Livre Arbítrio. Afinal, se Deus está no controle de todas as coisas, então o homem não tem liberdade de escolha coisa nenhuma!
Bem, a Bíblia afirma ambas as coisas. Isto significa que a Soberania de Deus e o Livre Arbítrio são duas verdades que existem e que uma não exclui a outra. Deus dirige tudo? Sim! O homem tem liberdade de escolha? Sim!
Como conciliar essas duas verdades aparentemente conflitantes? Como Deus consegue estar no controle, sem desrespeitar a vontade humana? Em Provérbios nos responde: “Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; este, segundo o seu querer, o inclina”.
Dificilmente iremos encontrar na natureza um rio que corre em linha reta. O mais comum é os vermos traçando curvas e mais curvas. Isto acontece porque a água sempre procura o caminho mais fácil. Em sua descida, ao encontrar uma pedra, um tronco ou um desnível, imediatamente ela muda de direção, ora para a esquerda, ora para a direita. É assim que Ele faz! Quando alguém está preste a tomar decisões que vão contra Seus planos, Deus, através de meios legítimos e santos, literalmente toma o coração do “rei” em Suas mãos e o inclina segundo o Seu querer.
Ele não vai contra a vontade da pessoa; Ele muda tal vontade, para o bem desta pessoa e de todos os demais envolvidos. Ele age como aquele Pai amoroso que tem consciência de que não adianta proibir um filho de fazer uma loucura, mas sabe que, com alguns bons argumentos e uma boa conversa, conseguirá fazer com que ele tome a decisão certa. Deus é capaz de incentivar o coração do rei a agir segundo o Seu querer.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Páscoa 2009

Foi uma grande Bênção!

- Na 5a feira (dia 9 de abril) começou a distribuição dos ovos recebidos na campanha da IANOV na comunidade do Jd Peri Alto. Fomos muito bem recebidos, com muita animação. Quem estava presente se emocionou com as crianças cantando "Faz um milagre em mim" - Sucesso de Regis Danese e fazendo a oração do Pai Nosso.
- O domingo de Páscoa começou com uma grande festa no projeto do Cingapura - zona Sul, organizada pela irmã Gisele. Houve oração, distribuição de cachorro quente, refrigerante e ovos de Páscoa para as crianças.
- À noite, após o culto especial de Páscoa houve apresentação da Peça "Oração do Pai Nosso", distribuição de ovos de Páscoa para os irmãos presentes e vizinhança.
- Mais tarde, visitamos ainda crianças na Brasilandia, onde houve mais distribuição de ovos e muita alegria! Mais uma vez, o pequeno povo de Deus emocionou cantando "Faz um milagre em mim".
Em breve postaremos mais fotos dos eventos.

Agradecemos a todos que colaboraram e ajudaram na divulgação da Palavra de Deus.
Esperamos contar sempre com vocês para abençoar cada vez mais pessoas.
Que Deus os abençoe grandemente!

terça-feira, 14 de abril de 2009

JESUS DIZ: TENHO SEDE


Palavra ministrada no dia 12 de abril de 2009


Numa tarde de sexta-feira, no cimo do Gólgota, erguia-se uma cruz, e da cruz pendia-me o corpo semi morto; rodeavam-me várias pessoas. Então, eu bradei ardentemente: TENHO SEDE
Ninguém entendeu a sede a que me referia...deram-me a beber vinagre. E eu bebi até o fim...
Hoje dois mil anos são passados...eu Eu dirijo a ti a minha súplica: TENHO SEDE...de ser amado! Pois tu me amas pouco, e com tamanha mesquinhez leva-me a teu irmão. Quando foi a minha vez de amar, eu amei até o fim...sem reservas!

TENHO SEDE .....de ser conhecido! Por que te envergonhas de espalhar ao mundo meu nome e minha doutrina ? eu não vim ao mundo para que a minha cruz brilhasse nas torres das igrejas, nem do lado de fora do seu peito...e sim para reinar em todos os corações...

TENHO SEDE...de ser visitado! Por que tu vens ao sacrário tão raras vezes? Eu não vim ao mundo para ser o Deus do esquecimento...embora tenha-me feito prisioneiro por amor a ti...

TENHO SEDE....de ser a luz do mundo! Por que caminhas nas trevas. E para as trevas levas teus irmãos? Tu bem podias chegar-te a mim e irradiares claridade aos outros!

TENHO SEDE....das tuas boas obras!
Por que dedica-me tão poucas? Eu quero todas as que puderes fazer...porque quando derramei meu sangue por ti, derramei até a última gota!

TENHO SEDE....de ser o caminho!
Por que insistes em andar pelos lugares inseguros e incertos, e por esses atalhos leva teus irmãos?
Dá-me tu mão! Vem! Conduzir-te-ei de novo ao bom caminho!

TENHO SEDE....de ser a atenção principal da tua vida!
Por que dedicas-me o resto do teu tempo e colocas-me em último plano?
Ah! Talvez ignoras, mas tu e teus irmãos foram os objetivos pelos quais vim ao mundo!

TENHO SEDE....de ser a verdade!
Por que tu mentes tanto, e sobre estas mentiras erguestes um outro Cristo?, que nem ao menos se parece comigo?
Vem conhecer-me! Estuda o Meu Evangelho! Depois, eu sei que jamais mentirás!

TENHO SEDE.... e só tu podes saciá-la se quiseres!
Dá-me de beber em abundância, pois a minha sede é muito grande!

MINHA SEDE É AMOR!

Por isso, nesta Páscoa semeie:
Semeie seu sorriso para que resplandeça ao seu redor
Semeie suas energias para enfrentar as batalhas da vida
Semeie o seu entusiasmo , a sua fé, o seu amor
Semeie as coisas mínimas, aquilo que não conta
Semeie e tenha confiança: cada grão, enriqueça
Um cantinho da Terra

quarta-feira, 8 de abril de 2009

O NOSSO DEUS É FIEL E OPERA ATRAVÉS DA PALAVRA


(2ªparte da Ministração do dia 05 de abril de 2009)

O semeador semeia a palavra (Mc 4:14)

Várias são as formas que Deus opera: por meio do seu Espírito e das coisas que Ele criou. Ele também se utiliza do maravilhoso poder de Sua Palavra escrita.
Jesus, os apóstolos e os primeiros discípulos não pregavam tradições, filosofias ou religião, mas somente a Palavra de Deus, como ainda hoje o fazem os verdadeiros Cristãos.

VOCÊ É UM VERDADEIRO CRISTÃO?

1. A Palavra de Deus é:
a) Jesus: Jesus Cristo o filho unigênito de Deus é a Palavra. Ele é filho e é Palavra. Ele é a verdade de um Deus que é verdade (Jo 1:1,14).
b) Jesus o Verbo: Jesus Cristo é o verbo da vida, aquele que foi desde o princípio. Pois, Ele é a Palavra que foi manifesta desde antes da fundação do mundo, e Dele testificamos e anunciamos, pois Ele esteve com o Pai no princípio e agora se manifesta em nossa Igreja (I Jo 1.1).
2. Observe a Palavra de Deus como ela é:
a) Ela é reta: A Palavra do Senhor é reta, justa, perfeita, Santa, luz para nossos caminhos, lâmpada para nossos pés (Sl 19.7-9).Esta Palavra sempre será eterna. Jesus nos ensina que a nossa fé se apóia na Palavra. A Palavra de Deus é a geradora da nossa fé.
b) Ela é eficaz: A Palavra de Deus é poderosa e apta para discernir os pensamentos e intenções do coração do homem (Hb 4.12).
c) É única regra de fé: A Palavra do Senhor é a única regra de fé para o homem. É divinamente inspirada. Sua utilização é para que o homem que segue à Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para realizar toda obra. Ela é digna de aceitação por todos (II Tm 3.16,17).
3. Poderosa é a Palavra
1. Contra o pecado: Ela é poderosa contra o pecado (Sl 119.11).
2. Contra a enfermidade: Como a enfermidade é fruto do Pecado, a Palavra orienta a não pecar e conseqüentemente a não ficar enfermo (Sl 107.20)
3. Contra Satanás: Ela é poderosa contra Satanás e seus demônios (Mc 9.25).

Resumindo, Jesus, como a Palavra de Deus, além de ser a única solução eficaz para os problemas da alma e do espírito, tem também respostas para as doenças do corpo.

Só Ele satisfaz plenamente.

DEUS FALA E DEUS CUMPRE


(1ª Parte da Ministração do dia 05 de Abril de 2009)

“Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” ISAIAS 55:10-11


Muitas vezes a vida nos leva a crer que já não nos resta o que fazer quanto às nossas situações, famílias, filhos, casamento, sentimento, finanças... Como é difícil crer que tudo mudará sendo que a cada dia que olhamos o que vemos são somente cinzas no lugar de óleo, choro no lugar de sorriso, e angústia no lugar de paz.

Vejam a história de uma irmã. Ela dizia: “Meu marido se apaixonou pela minha melhor amiga e foi embora com ela. Hoje eu vivo sozinha com minha filha e tenho passado dificuldades. Não gosto de ir mais a igreja, pois sequer tenho roupas para sair. Já não consigo orar, nem ler a bíblia e muito menos crer que isso passará.”

Fatos como esse e muitos outros abalam as vidas de muitas pessoas. Aquele sonho de uma vida perfeita e segura com Deus é interrompida por tragédias do cotidiano e pela conseqüência de pecados que, em muitas das vezes, trazem danos irreparáveis às nossas vidas. Tais problemas, por suas intensidades, nos pressionam a desistir até mesmo de viver. A fé que num instante parecia ser inabalável começa a afundar, enquanto a esperança dissipa até desaparecer. Então, surgem perguntas do tipo: “Por que Deus permitiu isso?”, “Por que eu? Por que justo comigo?”, “Onde está o amor de Deus?”, “Se Deus é bom por que me acontece isso?” Passam freqüentemente nas cabeças atormentadas daqueles que estão num túnel que parece não ter luz nem fim.

Em momentos como estes, onde Deus parece estar em silêncio, é que devemos observar as nossas atitudes e pensamentos. O motivo pelo qual Deus se cala nos momentos de aflição do homem é para ver qual será a nossa atitude diante das montanhas (circunstâncias e problemas da vida). Será que você permanecerá com os gritos de aleluia e glória a Deus mesmo quando seus celeiros estiverem vazios em casa? Quando você perde o emprego? Quando é traído ou abandonado?

Deus está olhando o que você fará quando tudo parecer estar perdido. Você será valente o suficiente para crer em Sua Palavra ou vai deixar o desespero tomar conta do seu coração e roubar a sua paz?

O que tenho para lhe dizer hoje é que o Senhor Jesus é fiel à Sua Palavra. Quando Deus te fala algo, Ele cumprirá se você permanecer fiel e não duvidar de que Ele pode fazer aquilo que Ele prometeu.
“Tudo é possível a quem crer” (Marcos 9:23). Sendo assim já não se trata se Deus fará isso ou aquilo e sim se nós podemos crer que Ele fará o que está dizendo. O problema nunca estará com Deus, mas sempre com o homem. Tudo é possível para Ele e você, pode crer?Quando o Senhor diz:

“Eu suprirei todos vossas necessidades.” Felipenses 4:19

“Nenhuma arma forjada contra ti prosperará.” Isaías 54:17

“Nenhuma praga chegará perto da sua casa.” Salmo 91

Nessas Palavras você pode confiar, pois elas não são de homens e sim de Deus. A palavra de Deus foi decretada e liberada sobre tua vida por meio do Espírito Santo. A Bíblia te revela o plano de Deus, a vontade perfeita Dele para você. Basta você descobrir o que é seu por direito, como um filho (a) de Deus, e parar-se firme sobre a Palavra, sabendo que a Palavra que Deus falou não voltará vazia, mas cumprirá todo propósito para a qual foi enviada (Is. 55:11).

Cristo se fez maldição em nosso lugar para anular toda maldição que havia estado sobre o homem por causa do pecado da lei (Gálatas 3:13). Sendo assim se você está em Cristo, se você já entregou a Ele sua vida, você não somente ficou livre da morte eterna, mas também da miséria, pobreza, e doença (maldições da lei que Cristo rompeu). O que você necessita é conhecer o que você tem, e o que você é em Cristo para que as bênçãos do Senhor e o poder da Palavra se manifeste em sua vida.

Quando Deus diz em Sua Palavra que “Pelas pisaduras de Jesus nós fomos curados” (Isa 53:5), é porque Ele já liberou a ação de Sua Palavra por meio de Cristo, para que pela fé fossemos curados. Basta você receber a cura que Deus já liberou a mais de 2000 anos atrás! Na cruz está a sua cura. Do ponto de vista de Deus, você não será, mas você já foi curado. Receba a ação da Palavra.

A palavra de Deus nunca retornará vazia. Essa é a segurança que temos. Aquilo que Deus falou a você por meio da Bíblia, ou em uma profecia, ou por um sonho, ou através de um irmão, creia-o! Ele cumprirá. Basta ter paciência e você verá Deus trabalhar. Não permita que o diabo te paralise, dizendo que não acontecerá o que Deus te prometeu. O trabalho do diabo é roubar, matar e destruir, criando dúvidas em nós, abortando a fé que temos naquilo que Deus está fazendo em nossas vidas. Mas hoje você o deterá em suas manobras no nome de Jesus declarando que Deus é fiel à Sua Palavra e se Ele o prometeu também cumprirá!

Deus é fiel e todas suas promessas se cumprirão. Basta você crer!

sábado, 4 de abril de 2009

Jesus, A Videira Verdadeira (Parte II)

NÃO SAIA DA PRESENÇA DE DEUS
ONDE VOCÊ TEM FIRMADO SUA ALIANÇA?

JOÃO 15:5 – Jesus apresenta-se desta vez usando uma nova figura: a videira.
“Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer (Jo 15:5).
“Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós” (v. 4a).
Só teremos tudo de Cristo quando Ele tiver tudo de nós. Se os nossos corações permanecerem a Ele ligados por uma comunhão de amor, Ele também permanecerá ligado a nós nesta comunhão.
“Como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim” (v. 4b).
É uma questão de lógica. Galho cortado da árvore é galho morto. Não tem vida, logo não pode dar fruto. A ausência de comunhão com Cristo leva o crente à esterilidade espiritual.
“Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (v. 5).
Viver em constante comunhão com Cristo é a condição para uma vida frutífera. Comunhão quer dizer ter coisas em comum. Andar em Sua presença. Viver de acordo com os padrões e valores de Sua Palavra.
“Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas” (v. 6).
Que ninguém se iluda. Ser membro de uma Igreja chamada cristã não garante a salvação. Ser batizado, participar da Ceia do Senhor, freqüentar reuniões cristãs, nada disto garante a salvação. A maior evidência de que alguém é um discípulo de Cristo é a permanência nEle.
Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito” (7).
Esta é a expressão da aliança. É como se Ele dissesse: “Estabeleci contigo uma aliança. Tudo o que era teu tornou-se meu. Mas o que tinhas era pecado, maldição e morte. Tudo isto tomei e destruí pelo poder de minha morte, sepultura e ressurreição. Agora tudo o que é meu te está disponível. Enquanto vives comigo, atentando para minha Palavra, obedecendo-a, tens acesso aos meus tesouros de graça e tudo quando for necessário está ao teu alcance pelo simples veículo da oração.”
Quando pensamos em termos de aliança, assombramo-nos com a grandeza do amor de Deus revelado em Cristo. Eu só tinha dívidas; Ele só tinha bens. Eu era todo pecado; Ele todo justiça. Ele não tinha do que morrer; eu não tinha do que viver. Todavia, o amor que expressa Sua natureza, a essência do Seu, é a grande motivação para Jesus estabelecer conosco uma aliança de amor. Por causa dela Ele se fez pecado, doença, maldição e morte para dar-me Sua justiça, saúde, bênção e a própria vida. Agora Ele nos informa e nos convida à permanência neste imensurável, indescritível AMOR que nos levará à plenitude do gozo que só a permanência nEle pode proporcionar:
"Como o Pai me amou, assim também Eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo" (Jo15:9-11).
Palavra Ministrada no dia 01 de abril de 2009.




Jesus, a Videira Verdadeira


"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma." ( João 15.5).

A Palavra de Deus afirma que Jesus Cristo é a "videira verdadeira" (Jo 15.1). Ele é a "raiz de Davi" (Ap 5.5); que "do tronco de Jessé" (Davi) sairia "um rebento (broto), e das suas raízes, um renovo (ramo novo)" (Is 11.1).

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor." (Jo 15.1).

Em Jesus Cristo, que é a videira, o tronco, nós fomos enxertados como ramos (Rm 11.19), e que, como ramos, daríamos frutos (Jo 15.5,16). E todo fruto possui dentro de si sementes que, caindo na terra, geram muitos outros frutos (Jo 12.24).
E VOCÊ, IGREJA? JESUS ESTÁ NOS PERGUNTANDO SE ESTAMOS DANDO FRUTOS.

Em uma única semente está contida todas as informações necessárias para gerar uma outra planta completa, com raízes, tronco, ramos, folhas, flores, frutos e sementes que, por sua vez, irão gerar muitos outros frutos com várias sementes, cada um "segundo a sua espécie." (Gn 1.11). Em Marcos 4, Jesus afirma:
"O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece. É a própria terra que dá o seu fruto: primeiro aparece a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas ficam maduras, o homem começa a cortá-las com a foice, pois chegou o tempo da colheita." (Mc 4.26-29).
O Reino de Deus "é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes. Mas, depois de semeada, cresce muito até ficar a maior de todas as plantas. E os seus ramos são tão grandes, que os passarinhos fazem ninhos entre as suas folhas." (Mc 4.31-32).

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Festa da Páscoa



Graça e Paz!

Dia 12 de abril de 2009 (domingo de Páscoa) a IANOV fará uma super festa!
Será no Cingapura da Av.Ricardo Jafet (z. sul)


Haverá :
- Distribuição de hot dogs e refrigerantes para a criançada
- Apresentação da peça "Oração do Pai Nosso"
- Ministração da Palavra e Oração com a Pra. Regina
- Louvor e adoração com os levitas Alex e Karime
- Distribuição de ovos de Páscoa

Serão cerca de 150 crianças beneficiadas.

ATENÇÃO:MUDANÇA DE HORÁRIO - Nos encontraremos às 13:30, na Av. Ricardo Jafet (em frente ao shopping Plaza Sul).
Interessados em colaborar/participar : entrar em contato com a irmã Gisele.

Não deixe de participar!
Lembrando que à noite (19:30) haverá culto normalmente!
Convide as crianças, pois distribuiremos ovos também após o culto.

Que Deus abençoe!