sexta-feira, 20 de março de 2015

Palavra ministrada quarta feira, 11 de março de 2015

O Fogo que Purifica o Caráter


A história do fogo sobrenatural de Deus em 1 Reis 18 é uma das mais dramáticas do Velho Testamento.

 Tudo nela é cheio de vida e de cores.
- As personagens são espetaculares
- As questões são tremendas
 - O resultado é glorioso.

Elias, o profeta solitário de Deus, foi uma das figuras mais notáveis da história de Israel. Ele surge de repente como o profeta da crise, o campeão dos direitos divinos.
Ele desaparece também de repente, na companhia de uma carruagem de fogo e um redemoinho.

 O Novo Testamento fala mais dele do que de qualquer outro profeta. Quando surgiu do anonimato, seu primeiro ato público foi trancar os céus com as suas orações de tal modo que não houvesse chuva durante três anos e meio – como juízo, nesse caso, sobre uma nação idólatra.
( Os idólatras não prevaleceram, Profeta Elias trancou os céus com suas orações e nós podemos também trancar os céus com nossas orações!!!! )
- O caráter se revela nas crises, e o segredo da vida de Elias é sintetizado nestas palavras: “Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas” (1 Reis 18.36 - Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.)

O homem de verdade é conhecido no lugar de oração.
Três fatos surgem aqui:
1 - Ele tinha uma paixão consumidora pela glória de Deus. “… manifeste-se hoje que tu és Deus.” Esse era seu primeiro pensamento. Seu coração estava cheio de ciúme santo pela glória de Deus.
2 - Ele estava feliz por ser um escravo de Deus . “… manifeste-se hoje… que eu sou teu servo.” Ele reconheceu que Deus era o proprietário absoluto de sua vida.
3 - Ele obedecia implicitamente às ordens divinas. “… conforme a tua palavra fiz todas estas coisas.”
Irmãos desafio dramático de Elias surgiu de sua profunda preocupação com a apostasia da nação.

O ocupante do trono era o mais fraco e perverso rei que Israel tinha conhecido.  
Mesmo antes de seu casamento está registrado que “… fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele”   (1 Reis 16.30 - E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele. )
A isso ele adicionou outra atitude básica. “E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão…) ainda tomou por mulher a Jezabel… e foi e serviu a Baal, e o adorou… Acabe fez muito mais para irritar ao Senhor Deus de Israel do que todos os reis de Israel que foram antes dele” (1 Reis 16.31-33).
Em vez de Deus, Baal é que ocupava o lugar de honra no culto em Israel.
O desafio do fogo
“O deus que responder por fogo…” (1 Rs 18.24 - Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra. ) Não poderia haver acordo algum entre o culto a DEUS e o culto a baal. Os dois sistemas contrários de religião não poderiam conviver, um lado do outro,pacificamente.

Igreja,
É homem de Deus quem precipita a crise.
Deus sempre tem o seu representante capacitado de acordo com a crise. Ele o prepara em segredo e depois o apresenta na hora certa.
Em nenhuma outra ocasião, a grandeza do caráter de Elias é mais extraordinariamente aparente do que no drama do Monte Carmelo. Sim, ele era “sujeito às mesmas paixões que nós” ( Vejam na palavra: Tiago 5.17 - Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.)
 Mas também era um homem de coragem e fé singulares.

Igreja,
Ele lançou o desafio aos falsos deuses para um teste de forças com o seu Deus.
O desafio era eminentemente justo. Já que Baal era o deus do fogo, que o teste seja feito com o seu próprio elemento. “O deus que responder por fogo esse é que é Deus” foi a proposta razoável de Elias.
- Profeta de Deus faz propósito
Nenhuma objeção poderia ser levantada. A questão era cristalina: “Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o” (1 reis 18 v.21). A hora da decisão havia chegado, e eles teriam que decidir por um ou por outro.
O significado do fogo
“O Senhor descera sobre ele em fogo.” O significado do teste do fogo não foi difícil de captar para o povo de Israel. Todos podiam se lembrar de ocasiões registradas na história em que Deus havia respondido com fogo, e sabiam que esse fogo era a manifestação de sua presença.

Igreja,
Assim também foi com Moisés, vejam na palavra de Deus (Êx 3.2,4). (Êx 19.18). (Êx 40.35, 38).
Houve também uma semelhança com Salomão veja na palavra de Deus  (2 Cr 7.1). Com João Batista também veja na palavra de DEUS (Mt 3.11). (At 2.3).
Igreja
Nos dias de Elias, o fogo sagrado havia desaparecido dos altares de Deus, e o fogo falso estava queimando nos altares de Baal. A glória tinha ido embora, e ninguém podia reacender a chama sagrada.
Quando Nadabe e Abiu “… trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor” (Levítico  10.1 E OS filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. ) eles morreram, porque não pode haver substituto para o verdadeiro fogo de Deus.
Igreja
A ausência do fogo de Deus é responsável pelo impacto insignificante que a igreja está causando num mundo perdido.
O fogo caiu quando Elias obedeceu a Deus sem hesitação. Anteriormente, Deus lhe dissera: “esconde-te”. “Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor” em (1 Reis 17.3,5). Depois, veio a ordem que não permite engano : “Vai, apresenta-te a Acabe, porque darei chuva sobre a terra” (1 reis 18.1). Não é difícil perceber que Elias não tinha vontade alguma de encontrar Acabe, seu inimigo implacável. Durante três anos, o vingativo Acabe esteve procurando tirar-lhe a vida. Ele não podia esquecer que foi a oração de Elias que fechou os céus e assolou a terra com a seca.
Porém, antes que a seca pudesse ser aliviada, Elias precisou obedecer à palavra do Senhor.

Igreja,
A sua obediência foi tão imediata nessa ocasião quanto o foi quando recebeu a ordem de esconder-se. “E foi Elias apresentar-se a Acabe” (1 reis 18.2). A descida do fogo e a chegada da chuva foram resultados diretos da obediência de Elias em enfrentar Acabe.
Igreja
Se o Espírito Santo estiver nos tocando a respeito de algum ato de obediência, restituição, pedido de perdão ou oportunidade de testemunho, nossa recusa em obedecer será por nossa conta e risco. Ele não pode agir para abençoar enquanto não houver obediência.

Igreja,
O fogo de Deus cai quando há unidade espiritual entre o povo de Deus. Se há algum altar na nossa vida que tenha sido destruído, o fogo não cairá enquanto não for reconstruído e reerguido.
Ananias e Safira apresentaram uma parte para Deus, fingindo que era tudo, e isso lhes custou caro. Abraão foi chamado por Deus para colocar Isaque no altar, o filho de sua sublime fé, e levantar a faca sacrificial. Então, veio a resposta divina: “E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz” (Gênesis  22.18 - Em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.)
  Não podemos enganar Deus. Ele sabe quando a oferta inteira está no altar, e sua resposta não tardará.

Igreja,
Elias não admitiu a presença de fogo falso. Por três vezes no seu desafio aos profetas de Baal ele determinou: “Não acendam fogo no altar”. Não poderia haver qualquer tapeação, nada de colocar uma fagulha escondida. E foi igualmente exigente consigo mesmo. Era preciso toda a precaução para evitar qualquer ilusão. Ele queria deixar bem claro que o fogo que caísse no altar só poderia ter-se originado no céu.
Ele tinha tanta certeza no seu Deus que acumulou obstáculos no processo.  


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