O Fogo que Purifica o Caráter
A
história do fogo sobrenatural de Deus em 1 Reis 18 é uma das mais
dramáticas do Velho Testamento.
Tudo nela é cheio de vida e de cores.
- As personagens são espetaculares
- As questões são tremendas
- O resultado é
glorioso.
Elias,
o profeta solitário de Deus, foi uma das figuras mais notáveis da história de Israel. Ele surge de repente como o profeta da crise, o campeão dos direitos divinos.
Ele
desaparece também de repente, na companhia de uma carruagem
de fogo e um redemoinho.
O Novo
Testamento fala mais dele do que de qualquer outro profeta.
Quando surgiu do anonimato, seu primeiro ato público foi trancar os céus com as suas orações de tal modo que não houvesse chuva
durante três anos e meio – como juízo, nesse caso, sobre uma nação idólatra.
( Os idólatras não prevaleceram, Profeta
Elias trancou os céus com suas orações e nós podemos também trancar os céus com
nossas orações!!!! )
- O caráter se
revela nas crises, e o segredo da vida de Elias é sintetizado nestas
palavras: “Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje
que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra
fiz todas estas coisas” (1 Reis 18.36 - Sucedeu que, no momento de ser
oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó
SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus
em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas
coisas.)
O homem de verdade é conhecido no lugar de
oração.
Três fatos surgem aqui:
1 - Ele tinha uma paixão consumidora pela glória de
Deus. “… manifeste-se hoje que tu és Deus.” Esse era seu primeiro pensamento. Seu coração estava cheio de ciúme
santo pela glória de Deus.
2 - Ele estava feliz por ser um escravo de Deus .
“… manifeste-se hoje… que eu sou teu
servo.” Ele reconheceu que Deus era o proprietário absoluto de sua vida.
3 - Ele obedecia implicitamente às ordens divinas.
“… conforme a tua palavra fiz todas estas coisas.”
Irmãos desafio dramático de Elias surgiu de sua profunda
preocupação com a apostasia da nação.
O
ocupante do trono era o mais fraco e perverso rei que Israel tinha conhecido.
Mesmo antes de seu casamento está registrado que “… fez
Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os
que foram antes dele” (1 Reis 16.30
- E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do SENHOR, mais do que
todos os que foram antes dele. )
A isso ele adicionou outra atitude básica. “E sucedeu que
(como se fora pouco andar nos pecados de
Jeroboão…) ainda tomou por mulher a Jezabel…
e foi e serviu a Baal, e o adorou… Acabe fez muito mais para irritar ao Senhor
Deus de Israel do que todos os reis de Israel que foram antes dele” (1 Reis
16.31-33).
Em vez de Deus, Baal é que ocupava o lugar de honra no culto em Israel.
O desafio do fogo
“O deus que responder por fogo…” (1 Rs 18.24 - Então
invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que
o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu,
dizendo: É boa esta palavra. ) Não poderia haver acordo algum entre o culto a
DEUS e o culto a baal. Os dois sistemas contrários de religião não poderiam conviver, um lado do outro,pacificamente.
Igreja,
É homem de Deus
quem precipita a crise.
Deus sempre tem o seu representante capacitado de
acordo com a crise. Ele o prepara em segredo e depois o apresenta na
hora certa.
Em nenhuma outra ocasião, a grandeza do caráter de
Elias é mais extraordinariamente aparente do que no drama do Monte Carmelo.
Sim, ele era “sujeito às mesmas paixões
que nós” ( Vejam na palavra: Tiago 5.17 - Elias era homem sujeito às mesmas
paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses,
não choveu sobre a terra.)
Mas também era um
homem de coragem e fé singulares.
Igreja,
Ele lançou o desafio aos falsos deuses para um teste de forças com o seu Deus.
O desafio era eminentemente
justo. Já que Baal era o deus do fogo, que o teste seja feito com o seu próprio
elemento. “O deus que responder por fogo esse é que é Deus” foi a proposta
razoável de Elias.
-
Profeta de Deus faz propósito
Nenhuma objeção poderia ser levantada. A questão era
cristalina: “Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o” (1 reis 18 v.21).
A hora da decisão havia chegado, e eles teriam que decidir por um ou por
outro.
O
significado do fogo
“O Senhor descera sobre ele em fogo.” O significado do
teste do fogo não foi difícil de captar para o povo de Israel. Todos
podiam se lembrar de ocasiões registradas na história em que Deus havia
respondido com fogo, e sabiam que esse fogo era a manifestação de sua
presença.
Igreja,
Assim também foi com Moisés, vejam na palavra de Deus (Êx
3.2,4). (Êx 19.18). (Êx 40.35, 38).
Houve também uma semelhança com Salomão veja na palavra
de Deus (2 Cr 7.1). Com João Batista
também veja na palavra de DEUS (Mt 3.11). (At 2.3).
Igreja
Nos dias de Elias,
o fogo sagrado havia desaparecido dos altares de Deus, e o fogo falso estava queimando nos altares de
Baal. A glória tinha ido embora, e ninguém podia reacender a chama sagrada.
Quando Nadabe e Abiu “… trouxeram fogo estranho perante a
face do Senhor” (Levítico 10.1 E OS
filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles
fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o
SENHOR, o que não lhes ordenara. ) eles morreram,
porque não pode haver substituto para o verdadeiro fogo de Deus.
Igreja
A ausência do fogo de Deus é responsável pelo impacto insignificante que a igreja
está causando num mundo perdido.
O fogo caiu quando Elias
obedeceu a Deus sem hesitação. Anteriormente, Deus lhe dissera: “esconde-te”.
“Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor” em (1 Reis 17.3,5). Depois,
veio a ordem que não permite engano : “Vai, apresenta-te a Acabe, porque
darei chuva sobre a terra” (1 reis 18.1). Não é difícil perceber que Elias
não tinha vontade alguma de encontrar Acabe, seu inimigo implacável. Durante
três anos, o vingativo Acabe esteve procurando tirar-lhe a vida. Ele não
podia esquecer que foi a oração de Elias
que fechou os céus e assolou a terra com a seca.
Porém,
antes que a seca pudesse ser aliviada, Elias precisou obedecer à palavra do
Senhor.
Igreja,
A
sua obediência foi tão imediata nessa ocasião quanto o foi
quando recebeu a ordem de esconder-se. “E foi Elias apresentar-se a
Acabe” (1 reis 18.2). A descida do fogo e a chegada da chuva foram resultados
diretos da obediência de Elias em enfrentar Acabe.
Igreja
Se o Espírito Santo estiver nos tocando a respeito de
algum ato de obediência, restituição, pedido de perdão ou oportunidade de
testemunho, nossa recusa em obedecer será por nossa conta e risco. Ele não
pode agir para abençoar enquanto não houver obediência.
Igreja,
O fogo de Deus cai quando há unidade
espiritual entre o povo de Deus. Se há algum altar na nossa vida que tenha sido
destruído, o fogo não cairá enquanto não for reconstruído e reerguido.
Ananias e Safira apresentaram uma parte para
Deus, fingindo que era tudo, e isso lhes custou caro. Abraão foi chamado por
Deus para colocar Isaque no altar, o filho de sua sublime fé, e levantar a faca
sacrificial. Então, veio a resposta divina: “E em tua descendência serão
benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz”
(Gênesis 22.18 - Em
tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste
à minha voz.)
Não
podemos enganar Deus. Ele sabe quando a oferta inteira está no
altar, e sua resposta não tardará.
Igreja,
Elias não admitiu a
presença de fogo falso. Por três vezes no seu desafio aos profetas de
Baal ele determinou: “Não acendam fogo no altar”. Não poderia haver qualquer
tapeação, nada de colocar uma fagulha escondida. E foi igualmente exigente
consigo mesmo. Era preciso toda a precaução para evitar qualquer ilusão. Ele
queria deixar bem claro que o fogo que caísse no altar só poderia ter-se
originado no céu.
Ele
tinha tanta certeza no seu Deus que acumulou obstáculos no processo.
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