segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Palavra ministrada quarta feira, 21 de outubro de 2015

NESTA NOITE VOCÊ VAI APRENDER: Será que Deus nos castiga quando pecamos?



Pergunta: "Será que Deus nos castiga quando pecamos?"

Resposta: 
Para responder a esta pergunta, primeiro precisamos fazer a distinção entre punição e disciplina.

 Para os crentes em Jesus, todos os nossos pecados - passados, presentes e futuros - já foram punidos na cruz.

Como cristãos, nunca seremos punidos pelo pecado.

Isso foi feito de uma vez por todas. " ¹ - Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8:1).

- Por causa do sacrifício de Cristo, Deus só vê a justiça de Cristo quando olha para nós. Nosso pecado foi pregado na cruz com Jesus, e nunca seremos punidos por causa dele.

Igreja

O pecado que permanece em nossas vidas, porém, às vezes requer a disciplina de Deus.

 Se continuarmos a agir de forma pecaminosa e não nos arrependermos e voltarmos contra o pecado, Deus traz a Sua disciplina divina sobre nós.



Igreja

Se não o fizesse, Ele não seria um Pai amoroso e preocupado.


Assim como disciplinamos os nossos próprios filhos para o seu bem-estar, assim também o nosso Pai celestial amorosamente corrige os Seus filhos para o seu bem.

Hebreus 12:7-11 diz: ‘’ 7 - Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? ‘’                                                        ‘’ 8 - Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos. ‘’
‘’ 9 - Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos! ‘’
‘’ 10- Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade.’’
‘’ 11 - Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados." 

A disciplina, então, é o que Deus usa para tirar os Seus filhos da rebelião à obediência.


Igreja

Através da disciplina os nossos olhos se abrem de forma mais clara à perspectiva de Deus em nossas vidas. Como o Rei Davi disse no Salmo 32, a disciplina nos leva a confessar e nos arrepender dos pecados que ainda não foram tratados.

Desta forma, a disciplina é uma limpeza. É também um catalisador de crescimento.

Quanto mais soubermos sobre Deus, mais sabemos sobre os Seus desejos para as nossas vidas. A disciplina apresenta-nos a oportunidade de aprender e de conformar-nos à imagem de Cristo (Romanos 12:1-2). A disciplina é uma coisa boa! 

Precisamos nos lembrar que o pecado é constante em nossa vida enquanto estivermos na terra (Romanos 3:10, 23).

Portanto, não temos apenas que lidar com a disciplina de Deus para a nossa desobediência, mas também temos de lidar com as naturais consequências resultantes do pecado.

Se um crente rouba alguma coisa, Deus vai perdoá-lo e purificá-lo do pecado de roubo, restaurando a comunhão entre Ele e o ladrão arrependido. No entanto, as consequências sociais do roubo podem ser graves, resultando em multas ou até mesmo prisão. Estas são as consequências naturais do pecado e devem ser suportadas. Entretanto, Deus age mesmo através daquelas consequências para aumentar a nossa e glorificar a Si mesmo.



crédito imagem: https://www.google.com.br/search?q=salmos+46&biw=1024&bih=653&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIi7TZr82EyQIVAcaQCh2YLAig#tbm=isch&q=nao+h%C3%A1+condena%C3%A7%C3%A3o+para+aqueles+que+estao+em+Cristo+Jesus&imgrc=bnsx3P4rrZINHM%3A
Palavra ministrada quarta feira, 7 de outubro de 2015



Daniel 5:25 ao 28

Seria possível esse juízo que esta registrado em Dn. 5.25-28 ter aplicabilidade nos dias de hoje? o que aconteceu naquele tempo, serviria de lição para os dias de hoje? Vamos analisar juntos e descobrirmos, se isto é possível.


“25 Esta, pois, é a escritura que foi traçada: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSlM.
26 Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.
27 TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta.
28 PERES: Dividido está o teu reino, e entregue aos medos e persas.”


IGREJA, esta inscrição na parede (Dn.5.5) ocorreu na Babilônia, símbolo de OSTENTAÇÃO, LUXO, RIQUEZA, OPULÊNCIA, CORPULÊNCIA, MISTÉRIO, MISTICISMO, SINCRETISMO RELIGIOSO, CONSPIRAÇÃO, COLUIO, MAQUINAÇÃO, DECADÊNCIA, DECLÍNIO, CORRUPÇÃO, DEPRAVAÇÃO, APOSTASIA E BLASFÊMIA.

Veja Daniel 5.1 ao 4:

“1 O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes, e bebeu vinho na presença dos mil.

2 Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata que Nabucodonozor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem por eles o rei, e os seus grandes, as suas mulheres e concubinas.

3 Então trouxeram os vasos de ouro que foram tirados do templo da casa de Deus, que estava em Jerusalém, e beberam por eles o rei, os seus grandes, as suas mulheres e concubinas.

4 Beberam vinho, e deram louvores aos deuses de ouro, e de prata, de bronze, de ferro, de madeira, e de pedra.”

Esta Babilônia era NAS VISÕES DO PROFETA DANIEL A CABEÇA DE OURO (Dn.2), conhecida por grandes líderes como Hamurabe que provavelmente viveu entre 1810 a 1750 a.C., mais conhecido pelo seu código de leis, possivelmente contemporâneo de Moisés e Nabucodonozor contemporâneo de Daniel em 607 a.C.


O capítulo 5 do profeta Daniel nos mostra um cenário político alterado. Agora o novo rei é o NABONIDO que nesta ocasião estava na Arábia e não foi citado na Bíblia, e Belsazar filho de Nabonido e co-regente com seu pai que governava em Babilônia no ano de 539 a.C.


Neste banquete, que ocorreu na sala real do banquete que media 988 mt2, que deu a mil de seus grandes, TINHA A INTENÇÃO DE VANGORIAR-SE DA SUA RIQUEZA, PODER E DOMÍNIO SOBRE AS NAÇÕES, E NAQUELE MOMENTO BELSAZAR DEPOIS DE TER TOMANDO VINHO, MANDOU TRAZER OS ULTENSÍLIOS DE OURO E DE PRATA QUE NABUCODONOZOR, SEU AVÔ, TINHA TIRADO DO TEMPLO QUE ESTAVA EM JERUSALÉM, PARA QUE BEBESSEM NELES O REI, OS SEUS GRANDES E SUAS MULHERES E CONCUBINAS.


IGREJA E assim o fizeram num ato de Blasfêmia. Beberam e deram louvores aos deuses que não são deuses.
Achavam que O DEUS DE ISRAEL ERA IGUAL AOS OUTROS DEUSES FABRICADOS PELAS MÃOS DOS ARTÍFICES, ACHAVAM QUE PELO FATO DE TEREM CONQUISTADO ISRAEL, DEUS, O NOSSO DEUS, O DEUS ALTÍSSIMO, TINHA SIDO SUBJUGADO, DOMINADO, POR ELES.


IGREJA PURO ENGANO, POIS, APESAR DE PARECER QUE DEUS NÃO IA AGIR; APESAR DE PARECER QUE DEUS NÃO OUVIA MAIS AS ORAÇÕES; APESAR DE PARECER QUE DEUS NÃO SE IMPORTAVA EM CUMPRIR SUAS PROMESSAS, DEUS ESTAVA BEM ATENTO A TUDO O QUE ESTAVA ACONTECENDO.

Irmãos Não se esqueçam QUERIDOS, DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER E POR ISSO MESMO, INTERVIU NA HISTÓRIA E HOJE ELE AINDA PODE INTERVIR NA NOSSA HISTÓRIA,

VEJA:


“5 Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo.”


QUANTOS ESTÃO BRICANDO COM DEUS, PORQUE ACREDITAM, QUE ELE É PERDOADOR. SIM, DEUS É PERDOADOR, MAS, ELE NÃO DEIXARÁ BANALIZAR O SEU PERDÃO! QUANTOS ESTÃO SE DIVERTINDO NESTA HORA COM AS COISAS SAGRADAS!


BELSAZAR mandou buscar os ultensílios sagrados do templo de Jerusalém para sua festa e beberem neles sem saber o que estava em Números cap. 4.

Veja alguns versículos de Números 4:

“4 Este será o serviço dos filhos de Coate; na tenda da revelação, no tocante as coisas santíssimas:

5 Quando partir o arraial, Arão e seus filhos entrarão e, abaixando o véu do reposteiro, com ele cobrirão a arca do testemunho;

6 por-lhe-ão por cima uma coberta de peles de golfinhos, e sobre ela estenderão um pano todo de azul, e lhe meterão os varais.

7 Sobre a mesa dos pães da proposição estenderão um pano de azul, e sobre ela colocarão os pratos, as colheres, as tigelas e os cântaros para as ofertas de libação; também o pão contínuo estará sobre ela.

8 Depois estender-lhe-ão por cima um pano de carmesim, o qual cobrirão com uma coberta de peles de golfinhos, e meterão à mesa os varais.

9 Então tomarão um pano de azul, e cobrirão o candelabro da luminária, as suas lâmpadas, os seus espevitadores, os seus cinzeiros, e todos os seus vasos do azeite, com que o preparam;

10 e o envolverão, juntamente com todos os seus utensílios, em uma coberta de peles de golfinhos, e o colocarão sobre os varais.

11 Sobre o altar de ouro estenderão um pano de azul, e com uma coberta de peles de golfinhos o cobrirão, e lhe meterão os varais.

12 Também tomarão todos os utensílios do ministério, com que servem no santuário, envolvê-los-ão num pano de azul e, cobrindo-os com uma coberta de peles de golfinhos, os colocarão sobre os varais.

13 E, tirando as cinzas do altar, estenderão sobre ele um pano de púrpura;

14 colocarão nele todos os utensílios com que o servem: os seus braseiros, garfos, as pás e as bacias, todos os utensílios do altar; e sobre ele estenderão uma coberta de peles de golfinhos, e lhe meterão os varais.

15 Quando Arão e seus filhos, ao partir o arraial, acabarem de cobrir o santuário e todos os seus móveis, os filhos de Coate virão para levá-lo; mas nas coisas sagradas não tocarão, para que não morram; esse é o cargo dos filhos de Coate na tenda da revelação.”


IGREJA Nas coisas sagradas não se toca, para que não haja morte!

E este foi O ERRO DE BELSAZAR, SUBESTIMAR A PESSOA DE NOSSO DEUS.

MAS, BELSAZAR ERA UM REI PAGÃO, MESMO ASSIM DEUS NÃO O POLPOU DIANTE DE SUA ARROGÂNCIA, QUANTO MAIS, UM CRISTÃO, OU ATÉ MESMO UM PASTOR, E NÃO POSSO DEIXAR DE CITAR OS OUTROS TÍTULOS, UMA VEZ QUE SER PASTOR NÃO É SUFICIENTE, BISPO, APÓSTOLO OU PATRIARCA, COMO QUEIRAM SE INTITULAR PARA SATISFAZER SUA VAIDADE PESSOAL, QUE TEM POR OBRIGAÇÃO RESPEITAR O SAGRADO, TEMER A DEUS QUE O CONSAGROU PARA CUIDAR DAS COISAS E PESSOAS QUE SÃO TAMBÉM CONSAGRADAS PARA DEUS E FAZEM PARTE DE SEU REBANHO.


Portanto o aviso na parede para Belsazar, também pode aparecer na parede real de qualquer um que se exalte e se esqueça de quem é o verdadeiro Deus!

MENE, MENE, TEQUEL, e PARSIM!


crédito imagem: https://www.google.com.br/search?q=salmos+46&biw=1024&bih=653&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIi7TZr82EyQIVAcaQCh2YLAig#tbm=isch&q=daniel+6+mene+mene&imgrc=KxO4rfgqdOoefM%3A
Palavra ministrada domingo, 4 de outubro de 2015

NESTA NOITE VAMOS ENTENDER QUE CHEGOU A HORA DE CRUZAR O JORDÃO


Josué 1.1 ao 9

“1 Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:
2 "Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.
3 Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês.
4 Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste.
5 Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.
6 "Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.
7 Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.
8 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.
9 Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".
 

Como o povo de Israel agora chegou a hora de cruzar o nosso Jordão.

Igreja HÁ UMA TERRA A SER CONQUISTADA. HÁ INIMIGOS A SEREM VENCIDOS.
O povo de Israel ansiava por esse momento desde a promessa feita a Abraão.
Mais de 500 anos haviam se passado. Mas, agora, chegara o momento.
O tempo da oportunidade batia à porta. O tempo oportuno de Deus havia chegado. Era hora de tomar posse da herança.

HORA DE TOMARMOS POSSE DA HERANÇA

 Há muitos sonhos que você tem nutrido há anos: no seu casamento, na sua família, no seu trabalho, nos seus estudos, na sua vida financeira, na sua vida espiritual. Agora, chegou a hora de você também cruzar o seu Jordão, entrar na sua terra prometida.

 O QUE VOCÊ PRECISA FAZER PARA CRUZAR O SEU JORDÃO?

I. É PRECISO TIRAR OS OLHOS DA CRISE E SABER QUE DEUS ESTÁ NO CONTROLE – V. 1 e 2

1. Moisés está morto, uma crise real está instalada – v. 1-2
Moisés o GRANDE LÍDER, o grande libertador, o grande legislador, o GRANDE INTERCESSOR ESTÁ MORTO.

A crise chega repentinamente. Ela vem a todos.

IGREJA Vivemos um crise internacional. O terrorismo ainda é uma ameaça. A paz mundial parece cada vez mais distante. A violência campeia bem ao nosso lado.
A miséria convive com a fartura. O desemprego assusta os pais de família. O tráfico de drogas parece resistir a todo expediente da lei e da justiça.  

2. MOISÉS ESTÁ MORTO, MAS DEUS CONTINUA NO TRONO – v. 1 e 2

A obra continua. Precisamos assumir o nosso papel histórico. Às vezes, damos desculpas, dizendo para Deus que não estamos preparados para cruzar o nosso Jordão e tomar posse da terra prometida.

3. Moisés está morto, mas o povo precisa cruzar o Jordão e conquistar a terra prometida – v. 2
Nossa confiança está no Senhor. Nossa vitória não vem dos homens, mas de Deus. Os homens passam, mas Deus continua no trono. Cada geração precisa se levantar e cruzar o seu Jordão, manter o ideal aceso.

II. PRECISAMOS SAIR DO DESERTO E CRAVAR OS OLHOS NOS NOVOS DESAFIOS – V. 1-2

1. O deserto estéril não é o nosso PARADEIRO
Não fomos chamados para fazer do deserto o nosso cemitério, mas para conquistar a terra que Deus nos prometeu. Aqueles que duvidaram da promessa foram enterrados no deserto. A incredulidade nos planta no deserto, mas a fé nos leva a cruzar o Jordão.

2. O Jordão precisa ser atrevessado

Aquilo que é impossível para você, é possível para Deus. O Senhor pode realizar o seu sonho neste ano.

VOCÊ PODE CRUZAR O SEU JORDÃO. VOCÊ PODE TOMAR POSSE DA SUA TERRA PROMETIDA. ESTE PODE SER O ANO DA SUA VITÓRIA: VITÓRIA NA VIDA FAMILIAR, VITÓRIA NA VIDA FINANCEIRA, VITÓRIA NA VIDA ESPIRITUAL. AQUILO QUE PARECIA IMPOSSÍVEL PARA VOCÊ, PODE SE ABRIR DIANTE DO SEUS OLHOS, COMO O JORDÃO SE ABRIU PARA O POVO QUE CREU.

IGREJA Quando abraçamos o projeto de Deus nossos sonhos deixam de ser medíocres. Precisamos ter grandes sonhos, grandes alvos, grandes anseios.

3. As cidades fortificadas precisam ser conquistadas

Deus não nos chamou para contar os inimigos, mas para vencê-los. Há inimigos que nos espreitam. Há batalhas que precisam ser travadas. Mas a vitória vem do Senhor. Ele vai à nossa frente. Ele quebra o arco e despedaça a lança.
Nenhuma arma forjada contra você vai prosperar.
Deus é o seu escudo.
Possua a sua terra.
Desaloje o inimigo. Entre nessa peleja sabendo que o Senhor é quem o conduz em triunfo.

4. O tempo de agir é agora

A vida não é um ensaio. MUITOS VIVEM como se a vida fosse um ensaio. Muitos entram em cena e fazem as coisas sem excelência, pensando que poderão repetir aquele ato.
LEDO ENGANO.
A VIDA NÃO SE REPETE.
A VIDA NÃO ESPERA.
O que você precisa fazer, deve fazer agora, porque é mais tarde do que você imagina.


III. PRECISAMOS SABER QUE A VITÓRIA VEM DE DEUS, MAS SOMOS NÓS QUE TEMOS QUE CRUZAR O JORDÃO – V. 2

1. Precisamos desromantizar a vida, pois entre a promessa e a terra prometida há um Jordão

IGREJA Entre nós e os nossos sonhos há sempre um Jordão. Sempre haverá um Jordão a atravessar para tomarmos posse da terra prometida. Não há vitória sem luta. Deus nos promete força e consolo e não ausência de lágrimas.
Há obstáculos em nossa vida que poderíamos chamar do nosso Jordão pessoal: uma pessoa, uma doença, um relacionamento quebrado, um problema financeiro, um pecado, um sonho não realizado.
Deus mostrou o Jordão e lhe deu ordem para atravessá-lo, mas não lhe disse como. Deus não lhe mostrou uma ponte. A ponte para atravessar o Jordão é a fé. Devemos cruzar o nosso Jordão mesmo quando somos fracos, doentes, sozinhos.
 Irmãos, há sempre um Jordão a ser atravessado. Mas o que é o Jordão para aquele que lançou os fundamentos da terra? Que é o Jordão para o Senhor que a mede as águas do oceano na concha da sua mão?

2. Precisamos saber que a vitória vem de Deus e não da nossa força – v. 2
Saber que a vitória vem de Deus nos torna destemidos.
Saber que a vitória vem de Deus nos ajuda a enfrentar os gigantes com ousadia. Podemos dizer aos Golias: “Tu vens contra mim com espada com e com escudo, mas eu vou contra ti em nome do Senhor dos exércitos”.
Saber que a vitória vem de Deus nos impede de cair na fogueira das vaidades. Isso nos mantém humildes.


IV. PRECISAMOS DISCERNIR A VISÃO DE DEUS PARA A NOSSA VIDA – V. 2 ao 4

1. Josué recebeu visão clara sobre o que fazer, onde ir e a quem levar – v. 2 ao 4

O CHAMADO DE DEUS PARA JOSUÉ FOI CLARO. DEUS NÃO O ESTAVA CHAMANDO PARA OUTRA COISA, SENÃO PARA CRUZAR O JORDÃO E CONDUZIR O POVO À TERRA PROMETIDA. AQUELA ERA A META DE DEUS PARA A SUA VIDA. JOSUÉ TINHA ABSOLUTA CERTEZA ACERCA DAQUILO QUE DEUS QUERIA DA SUA VIDA.

DEUS RESPONDEU TRÊS PERGUNTAS DE JOSUÉ:
A) A QUEM? TODO O POVO.
B) AONDE? À TERRA QUE EU DOU AOS FILHOS DE ISRAEL, CANAÃ.
C) QUANDO? AGORA.

DEUS MOSTRA OS LIMITES DA AÇÃO DE JOSUÉ (v. 2 ao 3): “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso termo” – Josué não deveria digirir-se à Mesopotâmia, Índia, China nem para a Europa. É importante discernir onde devemos colocar o nosso pé. O mesmo Deus que disse que todo lugar que pisar a planta do vosso pé, delimita a geografia da bênção.

2. Qual é o grande propósito de Deus para a sua vida?
O que Deus chamou você para fazer? O que ele colocou em suas mãos para realizar? Qual é a visão de Deus para você? Você está no centro da vontade de Deus? Tem fugido como Jonas? Quem caminha com base na visão, caminha com objetividade. Paulo disse: Uma coisa eu faço. Quem caminha com base na visão caminha com propósito.
Qual é a paixão da sua vida? O que inflama o seu coração?? A visão de Deus para sua vida está relacionado com aquilo que lhe pesa no coração. Deixe de reclamar. Deixe de murmurar. Há um chamado de Deus para você. Há uma obra a ser feita. Qual é a visão de Deus para sua vida?
Deus diz para Josué: “Não to mandei eu? Por que estamos ainda acomodados? Por que ainda não colocamos a mão no arado? Por que ainda não cruzamos o nosso Jordão? Por que ainda não tomamos posse da Terra Prometida?

V. É PRECISO VIVER COM O PEITO ENCHARCADO DE ÂNIMO E CORAGEM – V. 6,7,9

1. Deus é contra o DESÂNIMO – v. 6,7,9

DEUS FALOU TRÊS VEZES PARA JOSUÉ SER FORTE, TER CORAGEM E ÂNIMO. O DESÂNIMO É CONTAGIOSO.
Foi por causa dele que toda uma geração de 2 milhões de pessoas morreram no deserto. Sem ânimo ninguém se levanta na crise. Sem ânimo ninguém cruza o Jordão. Sem ânimo ninguém enfrenta o inimigo. Sem ânimo ninguém toma posse da terra prometida. Sem ânimo não se restaura casamento. Sem ânimo não se evangeliza nem se experimenta o avivamento da igreja.
Sem coragem, podemos ter visão que não sairemos do lugar. Quem crê corre riscos. Quem confia sai à batalha em nome do Senhor. Quem crê no Senhor vence os Golias da vida. Josué ganhou tremendas batalhas. Ele não temeu. Ele confiou que do Senhor vem a vitória.
Exemplo: Davi em Ziclague: “… mas Davi reanimou no Senhor seu Deus”.

2. O desânimo nos impede de cruzar o nosso Jordão
a) Há pessoas que são desanimadas por uma causa física – A mulher hemorrágica estava anêmica há 12 anos. Quando Jesus a curou, disse para ela: “Tem bom ânimo” . Por que? Porque ela já tinha cacuete de desanimada. Adquiriu o hábito de desânimo. Agora ela tinha que adotar outro estilo de vida. Tem gente que vive reclamando.
b) Há pessoas que precisam ser curadas do desânimo antes da cura física – O paralítico de Cafarnaum. Além de deficiente, era desanimado. Chegam os 4 amigos e dizem: “Olha, nós vamos te levar até Jesus.” – Ah! Eu quero ficar na cama. – “Você vai então com cama e tudo”. Chegam na casa e a multidão socada na porta e o homem diz: – Eu não falei, tem muita gente. Me leva para casa. Mas eles insistem. Abrem um buraco no telhado. Os amigos têm ânimo, mas ele está desanimado. Quando chega, Jesus antes de curá-lo, diz: “Homem tem bom ânimo”. O que adianta Jesus curar o homem se ele iria continuar desanimado? Ele nem iria fazer festa.

IGREJA
3. O ânimo precisa ser cultivado no coração
O texto nos mostra que o ânimo é gerado no coração de 3 formas:
a) O que produz o ânimo é a promessa de Deus – v. 6 “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento prometi dar a seus pais”.
b) O que gera o ânimo é agir de acordo com a vontade de Deus – v. 7 “…”. O ânimo é resultado da obediência.
c) O que mantém o ânimo é a consciência da presença de Deus – v. 9: “Porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” Deus oferece a Josué uma base histórica para a sua confiança: “Assim como fui com Moisés, assim serei contigo” (v. 5). Deus também oferece a ele sua presença contínua e manifesta: “Eu serei contigo, eu não te desampararei”.

VI. PRECISAMOS NOS CONDUZIR SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS – V. 7-8
1. Para cruzar o Jordão não basta apenas CORAGEM, é preciso ter também SANTIDADE
A geração atual tem sido chamada a geração coca-cola, a geração shopping center, a geração virtual, mas também tem sido chamada a geração analfabeta da Bíblia.

Se queremos cruzar o Jordão precisamos ter uma vida conduzida pela Palavra de Deus. Josué nos dá três princípios e um resultado:

A) MEDITAR (V. 8) – QUANDO? DIA E NOITE.
B) FAZER (V. 7-8) – COMO? NÃO SE DESVIANDO NEM PARA DIREITA…
C) FALAR (V. 8) – DE QUE FORMA? SEM CESSAR.
D) RESULTADO (V. 8B) – SUCESSO E PROSPERIDADE.

2. Sucesso e prosperidade sem santidade não é sucesso nem prosperidade segundo Deus

Deus é quem chama, desafia, dá visão, dá poder e dá vitória. Ele promete um fim glorioso, mas também estabelece os meios. Precisamos agir segundo a Palavra. Precisamos conhecer, viver e proclamar a Palavra. Há poder na Palavra de Deus.

CONCLUSÃO
1. Estamos no apagar das luzes de um novo ano. Nosso peito se enche de novas esperanças. Temos novos desafios na igreja, na família, no trabalho. Precisamos atravessar o nosso Jordão. Há uma terra a ser conquista e possuída.
2. Ao seu redor há crise. Mas, chama você e lhe faz promessas. É tempo de se levantar e obedecer. É tempo de experimentar os milagres de Deus, pois quando agimso em nome de Deus e para glória de Deus, o Jordão se abre, os inimigos fogem e nós possuímos a terra da Promessa

crédito imagem: https://www.google.com.br/search?q=salmos+46&biw=1024&bih=653&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIi7TZr82EyQIVAcaQCh2YLAig#tbm=isch&q=josue+travessia+jordao&imgrc=04oPSNP6WKBWmM%3A
Palavra ministrada domingo, 27 de setembro de 2015

AQUIETAI-VOS....AQUIETAI-VOS...
  

Salmo 46
 1 Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.
2 Por isso não temeremos, embora a terra trema e os montes afundem no coração do mar,
3 embora estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria. Pausa
4 Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.
5 Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã.
6 Nações se agitam, reinos se abalam; ele ergue a voz, e a terra se derrete.
7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa
8 Venham! Vejam as obras do Senhor, seus feitos estarrecedores na terra.
9 Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança, destrói os escudos com fogo.
10 "Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra. "
11 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa
 
- Existem algumas palavras que definem bem a realidade dos dias atuais
- Por exemplo: Urgência, correria, velocidade, pressa, etc...

- Nós vivemos escravizados pelo tempo, pressionados POR PRAZOS, estamos sempre conduzidos PELO RELÓGIO, UM APARELHO SEM VIDA, MAS QUE ACABA DIRIGINDO NOSSAS VIDAS

-Na verdade IGREJA Estamos acostumados com esta velocidade aplicada a tudo que fazemos

- E tudo isso sempre pensado: Se eu não fizer ninguém fará e preciso fazer rápido para continuar no páreo

- E o resultado de toda essa PRESSA QUASE SEMPRE É O ESTRESSE que mal administrado acaba em DEPRESSÃO

AMADOS  O salmo 46 traz para nós uma palavra do Senhor; em um contexto de correria, em meio ao desespero, desertos, perdas, problemas, sofrimento, angustia...

- O Senhor diz: AQUIETAI-VOS...

AQUIETAI-VOS E SABEI QUE EU SOU DEUS...

- A nossa correria, a auto-suficiência que adquirimos na vida corrida e de competição que levamos, nos impede de VER A DEUS, de saber QUEM É DEUS

- Somos TÃO OCUPADOS e temos TANTA PRESSA que acabamos não tendo TEMPO NEM PARA JESUS

- As montanhas de problemas que enfrentamos, as lutas, também nos impedem de ver a Deus e de saber quem é Deus

- E, se não sabemos que Ele é, não confiamos
Não sabemos quem é Deus, como confiar nEle?

A PALAVRA DO SENHOR PARA VOCE HOJE É: AQUIETAI-VOS E SABEI QUE EU SOU DEUS

1) ...E SABEI QUE SOU O DEUS QUE ACALMA TEMPESTADES (Mt 8.23 ao 27 “23 Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. 24 De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. 25 Os discípulos foram acordá-lo, clamando: "Senhor, salva-nos! Vamos morrer! " 26 Ele perguntou: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? " Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança. 27 Os homens ficaram perplexos e perguntaram: "Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem? ”)

- A Palavra de Deus em Mateus 8, fala de uma situação vivida por Jesus e seus discípulos em meio a uma tempestade
Igreja
- Eu creio que a principio os discípulos deveriam ter pensado, que tudo estava sob controle, afinal se tratava, de pescadores que conheciam o mar, e que já haviam passado por tempestades

- Mas a fúria do MAR e dos VENTOS assustou até mesmo os VELHOS MARINHEIROS, LEVANDO-OS A PEDIR SOCORRO

- QUANTAS vezes, vamos dirigindo nossas vidas como alguém que parece ter controle da situação, mas isso até nos depararmos com uma inesperada TEMPESTADE, QUE NA VERDADE TIRA NOSSA ESTABILIDADE, GERANDO INSEGURANÇA ATÉ MESMO EM RELAÇÃO ÀQUELAS COISAS QUE PENSAMOS ESTAR SOB CONTROLE

- PESCADORES EXPERIENTES NÃO CONSEGUIRAM RESOLVER O PROBLEMA DO BARCO NO MEIO DE UMA TEMPESTADE, MAS A PRESENÇA DO SENHOR DOS VENTOS, DAS TEMPESTADES, DO MAR, ESTAVA COM ELES E ISSO FEZ TODA DIFERENÇA. TODA A ADIFERENÇA

- ELES clamaram POR JESUS QUE SOLUCIONOU O PROBLEMA, que estavam enfrentando, pois Ele é o Senhor de todas as coisas

- IGREJA Se não SOUBERMOS disso, se não tivermos consciência do que nosso Deus é capaz, corremos o risco de correr atrás de artifícios e soluções humanas para solucionar problemas, para acalmar tempestades, mas em vão, pois somos limitados e só podemos ir até onde nossa limitação permite

- Em meio À AGITAÇÃO, às vezes fica DIFÍCIL lembrar-se dessa verdade e PRATICA-LA, mas é fato que se nos dispusermos a ficar quietos, se OBEDECERMOS ao AQUIETAI-VOS que o Senhor nos diz com certeza veremos O DEUS QUE ACALMA TEMPESTADES AGINDO

- AQUIETAI-VOS E SABEI QUE EU SOU DEUS

2) ...E SABEI QUE SOU O DEUS QUE TE CURA (Êxodo 15.26 “dizendo-lhes: "Se vocês derem atenção ao Senhor, ao seu Deus e fizerem o que ele aprova, se derem ouvidos aos seus mandamentos e obedecerem a todos os seus decretos, não trarei sobre vocês nenhuma das doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que os cura”)

- A obediência AOS MANDAMENTOS DE DEUS E A ACEITAÇÃO DAS SUAS PROMESSAS, NÃO SÓ LIBERTAM O SER HUMANO DAS CONSEQÜÊNCIAS DA PUNIÇÃO QUE A REBELIÃO CONTRA DEUS ACARRETA, como demonstrado no EGITO, mas também sara totalmente o se ser, inclusive o próprio corpo físico

- DEUS É O MEDICO SUPREMO, ELE É JEOVÁ-RAFÁ, O DEUS QUE TE CURA

- O texto de Êxodo nos alerta para algo muito sério, pois falar em cura, de certa forma, se tornou algo até banal

- QUANTAS PROPAGANDAS, DIZENDO VENHA A MINHA IGREJA E VOCÊ SERÁ CURADO. PARTICIPE DA CAMPANHA DE ORAÇÃO A OU B, E VOCÊ SERÁ CURADO

- ESTE TIPO DE APELO FAVORECE O SURGIMENTO DE SEGUIDORES DE JESUS QUE O ENCARAM COMO UM MATERIAL DESCARTÁVEL. EU ACEITO JESUS, VOU AOS CULTOS E DEPOIS QUE ELE ME CURAR, ATÉ A PRÓXIMA DOENÇA

- Deus abomina este tipo de barganha. NÃO GOSTA DE NENHUM TIPO DE BARGANHA

- Deus cura? Sim, Ele cura, pois o nome dele é Jeová Rafá, mas no contexto de Êxodo a cura está intimamente ligada a obediência

IGREJA Quando andamos em OBEDIÊNCIA, não só nos LIVRAMOS DA PUNIÇÃO DE DEUS À REBELIÃO, COMO TAMBÉM EXPERIMENTAMOS A AÇÃO DO DEUS QUE SARA, QUE CURA DOENÇAS, SEJAM ELAS FÍSICAS, OU EMOCIONAIS

- Na agitação a procura de segurança humana não sabemos que o nosso Deus é o Deus que cura

-IGREJA  Quer dizer que não devo procurar médico? NÃO ESTOU DIZENDO ISSO, MAS ESTOU DIZENDO QUE VOCÊ DEVE SE AQUIETAR E COM CERTEZA SABERÁ QUE DEUS É DEUS, QUE ELE É O DEUS QUE CURA


- AQUIETAI-VOS E SABEI, CONFIE, DEPENDA, ESPERE NO SENHOR

3) ...E SABEI QUE SOU O DEUS QUE PROVÊ (Gen 22.8 ao 13,14   “8 Respondeu Abraão: "Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho". E os dois continuaram a caminhar juntos. 9 Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. 10 Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho. 11 Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão! Abraão! " "Eis-me aqui", respondeu ele. 12 "Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. " 13 Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá, pegou-o e sacrificou-o como holocausto em lugar de seu filho. 14 14 Abraão deu àquele lugar o nome de "O Senhor proverá". Por isso até hoje se diz: "No monte do Senhor se proverá".)

- Quando lemos esta historia pela primeira vez, podemos ser tentados a pensar que nosso Deus é um Deus mal, pois dá um filho na velhice do casal, e depois quando o menino cresce, pede-o em sacrifício

-IGREJA  MAS NÃO É VERDADE, DEUS ESTAVA TRATANDO O AMOR, E FIDELIDADE, DEVOÇÃO, A DISPOSIÇÃO DE ENTREGA DE ABRAÃO. Aleluia! Glórias a Deus

- ABRAÃO foi aprovado, pois foi até as ULTIMAS CONSEQÜÊNCIAS
- Chegou a ponto de levantar a lamina sobre o peito do seu filho
- Mas como o nome do Senhor é também Jeová Jiré, o menino foi liberado e a necessidade de uma oferta foi suprida pelo animalzinho que o Senhor proveu.

· O SENHOR SEMPRE PROVÊ:
1. SAIDAS – Os amigos de Daniel (Daniel 3 – Sadraque, Mesaque e Abde-Nego)
2. SUSTENTO – Fui moço e já , agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão (Salmo 37.25 “Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão.”)
3. RECURSOS – E o meu Deus segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma das vossas necessidades (Filipenses 4.19 “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.”)

- Para aprender isto, e saber que Deus é capaz de suprir, é necessário AQUIETAR-SE

4) ...E SABEI QUE EU SOU O DEUS DE PAZ (Salmo 23)
- O Salmo 23, fala do cuidado do Pai, que envolve, águas tranqüilas, pastos verdejantes, refrigério para a alma, companhia em meio ao sofrimento, vitória diante dos adversários

-IGREJA  É necessário PENSAR também que o Pai amoroso que cuida, disciplina

- Disciplina, também É SINAL DE CUIDADO E AMOR como vemos em Hebreus 12.5,7 e 11 “5 Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? 11 Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados

5) ...E SABEI QUE EU SOU EMANOEL (Salmo 46.1, 5, 7, e 11)
- Estas expressões revelam um DEUS PRESENTE BEM DE PERTO, na verdade EMANUEL: SOCORRO BEM PRESENTE (vv1), DEUS está no meio dela... (vv 5), O Senhor dos Exércitos ESTÁ CONOSCO (vv 7 e 11)

- Porque assim diz o Alto, o Sublime que habita a eternidade, o qual tem o nome DE SANTO: HABITO NO ALTO E SANTO LUGAR, MAS HABITO TAMBÉM COM O CONTRITO E ABATIDO DE ESPÍRITO, PARA VIVIFICAR O ESPÍRITO DOS ABATIDOS, E VIVIFICAR O CORAÇÃO DOS CONTRITOS (Isaias 57.15)

- Precisamos saber que o nosso Deus, o Todo Poderoso é um Deus que se envolve
- Ele está presente e não está inerte, Ele está agindo
- Mas só descobre esta verdade, só sabe dessas coisas quem se AQUIETA PARA CONHECER A DEUS

-IGREJA NÃO É TEMPO DE CORRERIA, mas sim tempo de AQUIETAR-SE E DEIXAR DEUS AGIR PARA VER QUE A MÃO FORTE DO SENHOR ESTÁ OPERANDO EM SEU FAVOR

- FIQUE QUIETO, ESPERE, DEUS ESTA TRABALHANDO EM SUA VIDA
- DEUS ESTA ENTRANDO COM PROVIDENCIA EM SUA VIDA
- DEUS ESTA ABRINDO AS PORTAS QUE ESTAO FECHADAS


crédito imagem: https://www.google.com.br/search?q=salmos+46&biw=1024&bih=653&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIi7TZr82EyQIVAcaQCh2YLAig#imgrc=Dq3UAFALZBrvvM%3A