sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Palavra ministrada domingo, de 16 de novembro de 2014

VAMOS APRENDER NESTA NOITE 10 LIÇÕES PRÁTICAS DA DEFESA DE PAULO PERANTE AGRIPA





Hoje veremos algumas lições, baseadas em Atos 26, quando Paulo faz sua defesa (pregando Jesus) PERANTE O REI AGRIPA E O GOVERNADOR FESTO.


Igreja

1. Mais importante do que a defesa própria é FALAR DE JESUS. “É por causa dessaESPERANÇA, Ó REI, que estou sendo acusado pelos judeus. 


Por que é que vocês, judeus, achamIMPOSSÍVEL crer que DEUS ressuscita os mortos?” (At 26:7 e 8 “7 
Esta é a promessa que as nossas doze tribos esperam que se cumpra, cultuando a Deus com fervor, dia e noite. É por causa desta esperança, ó rei, que estou sendo acusado pelos judeus. 8Por que os senhores acham impossível que Deus ressuscite os mortos?”).


2. TODAS AS PESSOAS ESTÃO LONGE DE DEUS, NA ESCURIDÃO E PERDIDAS NOS SEUS PECADOS. 


IGREJA 

ESTAR LONGE DE DEUS SIGNIFICA NÃO VIVER POR ELE E PELO SEU PODER. 

“Você vai abrir os olhos deles [dos gentios, ou não judeus] a fim de que elesSAIAM DA ESCURIDÃO PARA A LUZ E DO PODER DE SATANÁS PARA DEUS. 


Paulo continua falando: Então, por meio da fé em mim, eles serão perdoados dos seus pecados e passarão a ser parte do povo escolhido de Deus” (At 26:18 “
para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.”).


IGREJA
3. O SEGUIDOR DE JESUS CONSEGUE VER, não a sua situação EXTERIOR PRECÁRIA, MAS A MÃO DE DEUS TRABALHANDO PARA CUMPRIR A MISSÃO DELE NO MUNDO. “Mas até hoje Deus tem me ajudado, e por isso estou aqui trazendo a Sua mensagem a todos, tanto aos humildes como aos importantes” (At 26:23 que o Cristo haveria de sofrer e, sendo o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, proclamaria luz para o seu próprio povo e para os gentios"). 


Igreja 

PAULO FICOU NA PRISÃO POR DOIS ANOS, MAS NO FINAL FOI POSSÍVEL PREGAR A FESTO, AGRIPA, OS CHEFES MILITARES E OS HOMENS MAIS IMPORTANTES DA CIDADE (25.23 “
E, no dia seguinte, vindo Agripa e Berenice, com muito aparato, entraram no auditório com os tribunos e homens principais da cidade, sendo trazido Paulo por mandado de Festo.”).

IRMÃOS
4. LEVAR TÃO A SÉRIO A RESSURREIÇÃO, A PONTO DE JOGAR TUDO PRO AR e mudar completamente oRUMO DE VIDA, É COISA DE LOUCO AOS OLHOS DO MUNDO.“Quando Paulo estava se defendendo assim, Festo gritou: –Paulo, você está louco! Estudou tanto, que acabou perdendo o juízo!” (At 26:24 “A esta altura Festo interrompeu a defesa de Paulo e disse em alta voz: "Você está louco, Paulo! As muitas letras o estão levando à loucura! "”). As pessoas gostam de coisas radicais, menos na religião.


5. Irracional, MESMO, é aquele que OUVE O EVANGELHO E VIRA AS COSTAS PARA ELE, DEIXANDO DE SUBMETER-SE AO SENHOR JESUS (At 26:24 “A esta altura Festo interrompeu a defesa de Paulo e disse em alta voz: "Você está louco, Paulo! As muitas letras o estão levando à loucura! "”). 

O FATO DE JESUS VOLTAR DOS MORTOS E NOS OFERECER UMA VIDA SEM MORTE NÃO DEVE FAZER DIFERENÇA PARA NÓS?
6. A pregação do evangelho pode ser verificada, pois foram fatos públicos. “EU POSSO FALAR DIANTE DO REI AGRIPA COM TODA A CORAGEM PORQUE TENHO A CERTEZA DE QUE ELE CONHECE TODAS ESSAS COISAS MUITO BEM, POIS NÃO ACONTECERAM EM NENHUM LUGAR ESCONDIDO” (At 26:26 “O rei está familiarizado com essas coisas, e lhe posso falar abertamente. Estou certo de que nada disso escapou do seu conhecimento, pois nada se passou num lugar qualquer.”). A FÉ NÃO ABANDONA A RAZÃO NEM A REALIDADE.


IGREJA
7. PAULO fala com a finalidade dePROVOCAR UMA DECISÃO DA PARTE DOS OUVINTES, A FAVOR DO EVANGELHO. “ENTÃO PAULO DISSE AO REI: REI AGRIPA, O SENHOR CRÊ NOS PROFETAS? EU SEI QUE CRÊ!” (At 26:27 e 28  “27 Rei Agripa, crês nos profetas? Eu sei que sim; 28 Então Agripa disse a Paulo: "Você acha que em tão pouco tempo pode convencer-me a tornar-me cristão? "”). ELE TRABALHA NÃO PARA PASSAR INFORMAÇÃO, MAS SIM PARA EFETUAR TRANSFORMAÇÃO.


IGREJA
8. Muitas pessoas ouviram o evangelho e obedeceram a Jesus de imediato. Quemdemora é, muitas vezes, quem não quer. “Agripa respondeu: –Você pensa que assim, em tão pouco tempo, vai me tornar cristão?” (At 26: 28 “Então Agripa disse a Paulo: "Você acha que em tão pouco tempo pode convencer-me a tornar-me cristão? "”).

9. O SARCASMO E A IRONIA SÃO ARMAS PARA QUEM QUER SE ESQUIVAR DA RESPONSABILIDADE DA OBEDIÊNCIA AO EVANGELHO (At 26:28 “Então Agripa disse a Paulo: "Você acha que em tão pouco tempo pode convencer-me a tornar-me cristão? "”).

10.           O cristão quer que outros se tornem como ele — LIVRES DOS PECADOS E DESFRUTANDO A PAZ DE DEUS. “PAULO DISSE: –POIS EU PEDIRIA A DEUS QUE, EM POUCO OU MUITO TEMPO, NÃO SOMENTE O SENHOR, MAS TODOS OS QUE ESTÃO ME OUVINDO HOJE CHEGASSEM A SER COMO EU, MAS SEM ESTAS CORRENTES” (At 26: 29 “Paulo respondeu: "Em pouco ou em muito, peço a Deus que não apenas tu, mas todos os que hoje me ouvem se tornem como eu, menos estas algemas".”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!