VAMOS APRENDER NESTA NOITE A SERMOS UM SOLDADO DO REINO
Apóstolo Paulo falando
II Timóteo 2:3 e 4
“3 Suporte comigo os sofrimentos, COMO bom soldado de Cristo Jesus. 4Nenhum soldado se deixa envolver pelos NEGÓCIOS DA VIDA CIVIL, JÁ QUE DESEJA AGRADAR aquele que o alistou.”.
Diga eu (diz seu nome) desejo agradar Aquele que me alistou.
Início: Em nosso país, quando completam 18 ANOS os jovens têm uma obrigação com a pátria: “O alistamento Militar”.
Igreja
ENTRETANTO, EXISTEM AQUELES QUE DESEJAM SERVIR A PÁTRIA E SEGUIR A CARREIRA MILITAR, E EXISTEM TAMBÉM, AQUELES QUE PREFEREM SER DISPENSADOS DESTA OBRIGAÇÃO IMPOSTA PELO GOVERNO BRASILEIRO.
Irmãos
NESTA ÉPOCA, O JOVEM tem grande expectativa quanto à RESPOSTA AO SEU ALISTAMENTO: NÃO SABE SE SERÁ CONVOCADO PARA SERVIR OU SERÁ DISPENSADO.
Igreja
Dentro do ASPECTO ESPIRITUAL, DEUS TAMBÉM FAZ UMA CONVOCAÇÃO. Diferentemente da convocação MILITAR DE UM PAÍS, ESTA CONVOCAÇÃO NÃO É SOMENTE PARA OS JOVENS, nem somente para os homens, e, sim, para homens e mulheres de todas as idades.
Irmãos
Vejamos alguns pontos do exército de Deus:
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DOS CONVOCADOS NO REINO
PRIMEIRA CARACTERÍSTICA – ENTENDEM QUE ESTÃO EM GUERRA.
PRIMEIRA CARACTERÍSTICA – ENTENDEM QUE ESTÃO EM GUERRA.
A guerra era uma experiência comum dos povos antigos no período doANTIGO TESTAMENTO.
Igreja
MESMO O POVO DE ISRAEL, TINHA CONFLITOS COM OS POVOS AO SEU REDOR.
MUITAS guerras são mencionadas na história de Israel, nos registros bíblicos.
Irmãos
NO NOVO TESTAMENTO O TIPO DE GUERRA É DIFERENTE. Da mesma forma como os primeiros discípulos, nós, hoje, enfrentamos pelo menosTRÊS TIPOS DE GUERRA.
Primeiro Tipo de guerra – Guerra Espiritual. (Efésios 6:12 “pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.”).
Igreja
DEUS PRETENDE QUE O SEU POVO REDIMIDO E RECONCILIADO VIVA EM UNIÃO, PAZ, HARMONIA E PUREZA,
MAS OS PODERES DO INFERNO ESPALHAM ENTRE NÓS SEMENTES
DE DISCÓRDIA,
DE MALDADE,
DE IMPUREZA,
DE PECADO.
É CONTRA ESSES PODERES QUE SOMOS ORDENADOS A GUERREAR.
Igreja precisamos guerrear contra esses poderes.
Segundo tipo de guerra – Guerra contra a Carne. (HEBREUS 12:4 “NA LUTA CONTRA O PECADO, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue.” e Gálatas 5:17 “Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne.
ELES estão em conflito um com o outro, de modo que vocês NÃO FAZEMo que desejam.”).
A idéia principal deste PONTO é que existe UMA LUTA CONTRA O PECADO, UMA GUERRA CONTRA A VONTADE DE SATISFAZER A CARNE.
Igreja
NESTE PONTO, DEVEMOS NOS PERGUNTAR: “QUANTO TENHO LUTADO CONTRA O PECADO NA ÁREA SEXUAL,
NA ÁREA FINANCEIRA, etc.”
Irmãos
Será que tenho sido obediente e
submisso a meus pais,
as autoridades da igreja,
a Palavra de Deus?
Igreja Leia a Palavra de Deus em Cl.3:5 e 6 “5 Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. 6 É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência,”).
Terceiro tipo de guerra – Guerra para evangelizar. (II Timóteo 2:10 “Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.”).
Igreja
JESUS NOS CONVOCA A GUERREAR PREGANDO O EVANGELHO, FAZENDO DISCÍPULOS DE TODAS AS NAÇÕES, (Mt. 28:18 ao 20 “18Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".”).
Irmãos
Quantas vezes NÓS SOMOS DESAFIADOS A FALAR DE CRISTO PARA UM COLEGA NA ESCOLA, NA FACULDADE, NO SERVIÇO, NO LAZER COM AMIGOS, E SIMPLESMENTE PARECE QUE SOMOS IMPEDIDOS, NÃO CONSEGUIMOS FALAR ABERTAMENTE DE CRISTO! É CLARO QUE ISTO É GUERRA! NOSSO DESAFIO É: “FALAR DE JESUS ABERTAMENTE”.
Procurar saber mais e mais para ensinar.
SEGUNDA CARACTERÍSTICA – ENTENDEM QUE EXISTE UM COMANDANTE.
A expressão: “SENHOR DOS EXÉRCITOS”, aparece na Bíblia cerca de258 vezes.
SE A BÍBLIA FAZ TANTAS DECLARAÇÕES A RESPEITO DO SENHORIO DO NOSSO DEUS, ISTO NOS INDICA ALGO MUITO IMPORTANTE.
QUEM CONVOCA PARA ESTE ALISTAMENTO É O “SENHOR DOS EXÉRCITOS”, NÃO É QUALQUER SENHOR, É O DEUS TODO-PODEROSO, QUE É CAPAZ DE DESTRUIR SEUS INIMIGOS, (A Palavra de Deus fala no Sl.2:9 “Tu as quebrarás com vara de ferro e as despedaçarás como a um vaso de barro”).
Portanto, nosso desejo mais profundo deve ser o de agradar esse “SENHOR” que nos alistou para o Seu Exército.
TERCEIRA CARACTERÍSTICA – ENTENDEM QUE “A UNIÃO FAZ A FORÇA”.
O Apóstolo Paulo faz a aplicação desta palavra em II Tm. 1:8 (“Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus,”) e II Tm. 2:3 (“Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus.
”), que significa: “suportar a adversidade junto com alguém”. Quando o Apóstolo Paulo identifica a figura do discípulo com a do soldado, indicando que o desafio seria algo permanente na vida do seguidor de Jesus.
”), que significa: “suportar a adversidade junto com alguém”. Quando o Apóstolo Paulo identifica a figura do discípulo com a do soldado, indicando que o desafio seria algo permanente na vida do seguidor de Jesus.
Irmãos
Desde a sua conversão o Apóstolo Paulo experimentou essa realidade, a Palavra de Deus em At. 9:16 “Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome” e exorta Timóteo a suportar com ele os mesmos desafios.
Amada Igreja preste atenção
Há inúmeras referências na Palavra de Deus que nos orientam SOBRE COMUNHÃO, COMPANHEIRISMO E SOLIDARIEDADE.
QUARTA CARACTERÍCTICA – ENTENDEM QUE A GUERRA É UM SERVIÇO NOTÁVEL.
Desde o início da segunda carta a Timóteo, o Apóstolo Paulo ESCLARECEque a obra de Cristo é um serviço NOTÁVEL a ser realizado pelo discípulo, a Palavra de Deus em II Tm. 1:13 e 14 (“13 Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim. 14 Quanto ao bom depósito, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós.”).
Igreja
Portanto, O DISCÍPULO DEVE FAZER MAIS DO QUE PRESERVAR A VERDADE DEVE PASSÁ-LA ADIANTE.
COMO SOLDADOS, TRAVAMOS LUTAS DIÁRIAS CONTRA O INIMIGO DE NOSSA ALMA.
NOS NOSSOS DIAS, LUTAMOS CONTRA A CARNE, O MUNDO E O DIABO.
Igreja
COMO DISCÍPULOS de Jesus, devemos proclamar a verdadeira mensagem do Evangelho a todas as nações da terra, até a Sua volta gloriosa, A Palavra de Deus em At. 4:20 “Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos".”.
Conclusão:
Queridos discípulos de um novo tempo, ATENDER À CONVOCAÇÃO DE DEUS É DESCOBRIR, ANALISAR E COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS QUE ELE REQUER DOS ALISTADOS em Seu exército.
Colocá-las em prática fará com que nos tornemos “Discípulos Soldados” numa guerra cujo resultado final é a vitória, pois ela já foi conquistada na cruz e transmitida aos alistados por Deus. Então, vamos conquistar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!