quarta-feira, 23 de julho de 2014

Palavra ministrada quarta-feira, 16 de  julho de 2014

APRENDENDO A ADQUIRIR OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO



Gálatas 5: 22 “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Através do Fruto do Espírito Santo o CARÁTER DE CRISTO é novamenteFORMADO NO HOMEM.

Igreja
O pecado afetou consideravelmente IMAGEM de Deus em nós levando-nos a produzir as obras da carne. (Ef 2.2 e 3 “2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; 3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.”; Gálatas 5.19 ao 21  “19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,  21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”).

 Entretanto através do NOVO nascimento, CRISTO é novamente formado em nós e assim somos transformados constantemente de glória em glória, crescendo na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. (2 Co 3.17,18  “17 Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. 18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”)

Irmãos
O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO relaciona-se com a santificação. (separação do PECADO E CONSAGRAÇÃO A DEUS) É através da manifestação DO FRUTO DO ESPÍRITO SANTO QUE A MATURIDADE ESPIRITUAL TORNA-SE NOTÁVEL.


QUALQUER 
NOVO CONVERTIDO pode manifestar FRUTO DO ESPÍRITO SANTO SE A SUA CONVERSÃO FOR REALMENTE AUTÊNTICA.

Igreja
NA BÍBLIA, em João 15.1 e 2 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. 2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.JESUS SE EXPRESSOU ASSIM: “EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA, E MEU PAI É O LAVRADOR.

TODA A VARA EM MIM, que não dá FRUTO, A TIRA; E LIMPA TODA AQUELA QUE DÁ FRUTO, PARA QUE DÊ MAIS FRUTO.”

 ELE USOU A METÁFORA DA VIDEIRA PARA COMUNICAR A NECESSIDADE DE UM RELACIONAMENTO VITAL ENTRE ELE E O CRENTE A FIM DE QUE HAJA A PRODUÇÃO DO FRUTO ESPÍRITO SANTO.

Igreja
Esta é a ÚNICA maneira que demonstra que somos realmente discípulos de Cristo. (Mt 7.16 “Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?”; Mateus 5.13 ao 16  “13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.  14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”).


Irmãos
É ATRAVÉS DO FRUTO DO ESPÍRITO SANTO QUE DEUS É GLORIFICADO EM NOSSA VIDA, E ASSIM MUITOS SÃO ABENÇOADAS ATRAVÉS DE NOSSO BOM TESTEMUNHO. (João 15.8 “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.”)

Amada Igreja
O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO É O AMOR, o qual foi DERRAMADO por Deus em NOSSOS CORAÇÕES (Rm 5.5 “E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.”).

 Lendo em Gálatas 5.22 “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” verificamos que o fruto do Espírito pode se apresentar de 9 formas distintas:


1 FORMA. AMOR (gr. ágape) – É O AMOR DIVINO PARA COM A HUMANIDADE PERDIDA. (Jo 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”) É UM AMOR IMUTÁVEL, ESPONTÂNEO E QUE NOS LEVA A AMAR ATÉ OS PRÓPRIOS INIMIGOS. (Mt 5.46 e 48  “46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?; 48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.”)
Precisamos exercitar.

2 FORMA. ALEGRIA (gozo) – É O AMOR EXULTANTE. É uma alegria constante na vida do crente, decorrente de seu BEM-ESTAR COM DEUS. Este amor se manifesta INCLUSIVE NAS TRIBULAÇÕES. (2 Co 7.4 “Grande é a ousadia da minha fala para convosco, e grande a minha jactância a respeito de vós; estou cheio de consolação; transbordo de gozo em todas as nossas tribulações.”; At 13.52 “E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.”)


3 FORMA. PAZ – A PAZ É O AMOR EM REPOUSO.

É UMA TRANQÜILIDADE ÍNTIMA E PERFEITA, INDEPENDENTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS.

Podemos DESFRUTAR DA PAZ EM TRÊS SENTIDOS: PAZ COM DEUS (Rm 5.1 “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;”; Cl 3.15 “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.”); paz com o próximo (Rm 12.18 “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.”; Hb 12.14 “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”) e a paz interior.

Igreja
A paz que guarda nossos corações e os nossos sentimentos em Cristo Jesus.(Fp 4.7 “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”) OS ÍMPIOS NÃO TEM PAZ! (Is 48.22 “Mas os ímpios não têm paz, diz o Senhor.”)

Igreja os ímpios não tem paz.


4 FORMA. LONGANIMIDADE (paciência) – É O AMOR QUE SUPORTA A FALTA DE CORTESIA E AMABILIDADE POR PARTE DOS OUTROS. (Ef 4.2 “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,”; 2 Co 6.4 “Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias,”)

É A PACIÊNCIA DE FORMA CONTÍNUA.

 PAULO reconheceu a PACIÊNCIA DE JESUS CRISTO PARA COM ELE. (1Tm 1.16 “Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.”) Em 2 Coríntios 6.4 ao 6  (“4 Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, 5 Nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, 6 Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido,”) Paulo fala da muita paciência.


5 FORMA . BENIGNIDADE – É UMA FORMA DE AMOR COMPASSIVO E MISERICORDIOSO.

É a virtude QUE NOS DÁ CONDIÇÕES DE SERMOS GENTIS PARA COM OS OUTROS, EXPRESSANDO TERNURA COMPAIXÃO E BRANDURA.

A BENIGNIDADE DE DEUS NA VIDA DE PAULO IMPEDIU DE O CARCEREIRO DE FILIPOS SE SUICIDASSE. (Atos 16.24 AO 34)

GLÓRIA A DEUS.


6 FORMA . BONDADE – É A PRÁTICA DO BEM, O AMOR EM AÇÃO.

É SER UMA BÊNÇÃO PARA OS OUTROS. (Rm 15.14 “Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros.”) e alcança o favor de Deus (Pv 12.2 “O homem de bem alcançará o favor do Senhor, mas ao homem de intenções perversas ele condenará.”).

IGREJA
É O AMOR GENEROSO E CARIDOSO. SE ANTES FAZÍAMOS O MAL AGORA CRISTO NOS CAPACITA PARA SERMOS BONS CIDADÃOS.


7 FORMA .  – Não é apenas crer e confiar. É também ser fiel e honesto, pois Deus é fiel. (1 Co 1.9 “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.”) ATRAVÉS DESTA VIRTUDE O CRENTE SE MANTÉM FIEL AO SENHOR EM QUAISQUER CIRCUNSTÂNCIAS. DESCOBRIMOS SE TEMOS ESTA QUALIDADE QUANDO SOMOS DESAFIADOS À INFIDELIDADE. É O AMOR EM SUA FIDELIDADE A DEUS. (1 Pe 1.6,7 “6 Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, 7 Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo”)


8 FORMA . MANSIDÃO – VIRTUDE QUE NOS TORNA PACÍFICOS, COM SERENIDADE E CALMA DIANTE DE SITUAÇÕES IRRITANTES, PERTURBADORA E DESAGRADÁVEIS.

Igreja
ANTES ÉRAMOS AGRESSIVOS E NOS IRRITÁVAMOS COM QUALQUER COISA QUE NOS CONTRARIAVA. JESUS FALOU PARA APRENDERMOS A MANSIDÃO COM ELE. ELE SE CONSERVOU MANSO DIANTE DE SEU TRAIDOR. (1 Pe 2.21 ao 23 “21 Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.
22 O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.
23 O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente”), E CUROU A ORELHA DO SERVO DO SUMO SACERDOTE QUE FAZIA PARTE DOS QUE TINHAM IDO PRENDÊ-LO. (Lc 22.51 “E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.”) É O AMOR SUBMISSO A DEUS.


9 FORMA . TEMPERANÇA (Domínio próprio) – DEUS RESPEITA O NOSSO LIVRE ARBÍTRIO e por isso NÃO NOS DOMINA, MAS NOS GUIA NA VERDADE. ALÉM DA ORIENTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO CONTAMOS COM O DOMÍNIO PRÓPRIO QUE ATUA COMO UM FREIO CONTRA AS PAIXÕES DA CARNE AS QUAIS VÃO CONTRA OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA NOSSA VIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!