segunda-feira, 5 de agosto de 2013

ESTRATÉGIAS QUE CONDUZEM À VITÓRIA

http://lidermkt.com.br/files/2012/04/imagem-alvo_folder-WE-e1319991625147.png

Palavra ministrada em 04 de agosto de 2013.

ESTRATÉGIAS QUE CONDUZEM À VITÓRIA


Texto: 2 Cr 20.1 ao 5;13 ao 15

“1 E sucedeu que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá. 2  Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. 3 Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá. 4 E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao Senhor; também de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao Senhor. 5 E pôs-se Jeosafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do Senhor, diante do pátio novo.”

“13 E todo o Judá estava em pé perante o Senhor, como também as suas crianças, as suas mulheres, e os seus filhos. 14 Então veio o Espírito do Senhor, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe, 15 E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.”


Texto áureo: “O SENHOR PELEJARÁ por vós e vos calareis”. Ex 14.14

INÍCIO

A LUZ COMBATE CONTRA AS TREVAS, O ESPÍRITO LUTA CONTRA A CARNE.

DEUS peleja contra o diabo, E O BEM CONTRA O MAL.

O POVO ESCOLHIDO PELO SENHOR É ALVO CONSTANTE DO INIMIGO A IGREJA, como santuário de Deus na terra, é BOMBARDEADA VINTE E QUATRO HORAS POR SATANÁS, PELOS DEMÔNIOS e pelo INFERNO.

Igreja

Não podemos NEGAR A REALIDADE DA GUERRA, ESPIRITUAL TRAVADA NO MUNDO INVISÍVEL E VISÍVEL.


PRIMEIRAS ESTRATÉGIAS

Igreja temos que ser

1. Ser vigilante

ÀS VEZES, O CRENTE PERDE BATALHAS PORQUE É APANHADO DE SURPRESA PELO INIMIGO.

ELE FICA TÃO ENVOLVIDO COM AS COISAS MATERIAIS que se esquece da POTENCIALIDADE E DA ASTÚCIA DE SATANÁS. ESQUECE, TAMBÉM, que ele está sempre preocupado a quem possa tragar (1Pe 5.8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”). A Bíblia recomenda a VIGILÂNCIA (Mt 26.41 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”; Mc 13.37 “E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai.”; 1Co 16.13 “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.”; 1Pe 4.7 “E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.”).

Igreja precisamos

2. Buscar socorro em Deus

TODO O JUDÁ, LIDERADO PELO REI JOSAFÁ, BUSCOU socorro em Deus.

TODOS, desde o mais simples soldado, até os oficiais mais graduados, juntamente com todo o povo, buscaram a orientação divina clamando ao Senhor  (2Cr 20.4 “E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao Senhor; também de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao Senhor.”).

Igreja

 É maravilhoso poder confiar num Deus tão poderoso e tão misericordioso! Aleluia!

Amados precisamos

3. Permanecer na casa de Deus

Por que???

Porque a casa do Senhor é como se fosse o “QUARTEL GENERAL”, onde ficam os soldados PARA RECEBEREM INSTRUÇÕES.

Foi o que Josafá fez quando sentiu MEDO DO INIMIGO QUE ERA MAIS FORTE DO QUE ELE. Os filhos de Judá reuniram-se na casa do Senhor e ali permaneceram DIANTE DE DEUS, ATÉ QUE CHEGOU A VITÓRIA.

Igreja

De igual maneira, deve-se proceder hoje.

A CASA DE DEUS É O LUGAR DE REUNIÃO, ONDE DEUS CONCEDE PAZ, TRANQÜILIDADE E SEGURANÇA PARA SE SUPERAR O MEDO E RECEBER ALEGRIA, ÂNIMO E FORTALECIMENTO (Sl 27.4 “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.”; Lc 24.53 “E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém.”).


Amados temos que

4. Manter o olhar em Deus

DURANTE O ATAQUE, NÃO SE DEVE FICAR OLHANDO O INIMIGO. Não se DEVE DEIXAR HIPNOTIZAR PELA FORÇA AMEAÇADORA que vem ao seu encontro.

NÃO SE DEVE FUGIR DOS PROBLEMAS, MAS TAMBÉM NUNCA CONCENTRAR O OLHAR UNICAMENTE NOS MESMOS.

 A estratégia vitoriosa é DIRIGIR O OLHAR, FIXAR OS OLHOS EM DEUS.

Igreja

Seus ouvidos até poderão ouvir o ruído infernal das tropas satânicas que vêm ao seu encontro, MAS NESTE EXATO MOMENTO, O OLHAR DEVE ESTAR EM DEUS, QUE AJUDARÁ COM UMA VITÓRIA ESPETACULAR (Is 45.22 “Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.”).

Amados temos que

5.Ouvir a voz de Deus

O espírito de DEUS desceu forte sobre Jaaziel, levita que ministrava na casa do Senhor. A VOZ DE DEUS EXPULSOU O MEDO E O TERROR.

As palavras do Senhor geraram ÂNIMO, ALEGRIA, UMA FORÇA INCRÍVEL E A CERTEZA DA VITÓRIA (2Cr capítulos 20 ao 22).

É preciso RECONHECER E OUVIR A VOZ DE DEUS.

O CRENTE DEVE AGUÇAR OS OUVIDOS, LEVANTAR A CABEÇA, ESCUTAR NO PROFUNDO DE SUA ALMA, com atenção, na parte mais íntima do espírito, as palavras do Senhor que o AMA E VEM AO SEU ENCONTRO COM A SOLUÇÃO DE QUE PRECISA (Jr 7.23” Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.”; Ap 3.6 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”).


VAMOS CONHECER AS POSIÇÕES TOMADAS DIANTE DA BATALHA

A POSIÇÃO DE VIGILÂNCIA É IMPRESCINDÍVEL QUANDO SE SABE QUE O INIMIGO ANDA PROCURANDO QUALQUER OPORTUNIDADE PARA ATACAR.

JOSAFÁ COLOCOU VIGIAS BEM DISTANTES dos portões da cidade para dar tempo de ele convocar os israelitas no caso de um ATAQUE INESPERADO.

Igreja não devemos

1. Não podemos dar lugar ao medo

AS PRIMEIRAS EXIGÊNCIAS DE DEUS PARA JOSAFÁ E TODA A TRIBO DE JUDÁ FORAM: “NÃO TEMAIS E NEM VOS ASSUSTEIS”.

Igreja

 Só Deus sabe o que o medo pode CAUSAR. POR ESTA RAZÃO, a primeira mensagem do Senhor é NÃO PERMITIR QUE O CORAÇÃO SEJA DOMINADO PELO MEDO, QUE TRAZ CONSIGO A INSEGURANÇA, O PAVOR, A ANSIEDADE, O PÂNICO, A INSÔNIA E O DESCONTROLE EMOCIONAL. Disse Deus: “EU SOU” (Ex 3.14 “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós”). ELE CONTINUA SENDO O MESMO AGORA, COM O CRENTE NA BATALHA. O SENHOR DOS EXÉRCITOS ESTÁ PRESENTE (Sl 46.1 ao 11  “1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. 2 Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. 3 Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.) 4 Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
5 Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. 6 Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. 7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.) 8 Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra! 9 Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. 10 Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. 11O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio”; Is 41.10 “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”; Mt 14.27 “Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.”).


Igreja, temos que

2. Confiar que a Batalha é de Deus

O REI JOSAFÁ E OS HABITANTES DE JUDÁ SENTIRAM BROTAR UMA FÉ poderosa que afugentou o medo, quando o Senhor Todo Poderoso declarou que a Batalha era dEle. A esperança brilhou nos olhos dos que ouviram a vos de Deus. O crente deve entregar os seus problemas, a sua ansiedade e suas lutas ao Senhor. Deve fechar as portas ao pecado e às influências mundanas. Descansar em Deus, pois Ele assume as batalhas. (Ex 14.13,14  “13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. 14 O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.”; Dt 3.22 “Não os temais, porque o Senhor vosso Deus é o que peleja por vós.”; Js 23.10 “Um só homem dentre vós perseguirá a mil; pois é o Senhor vosso Deus que peleja por vós, como já vos tem falado.”; Ne 4.20 No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus pelejará por nós.”).


3 Adorar e louvar incessantemente

Quando o inimigo furioso estava prestes a atacar, intentando destruir os filhos de Judá, veio a estratégia divina completamente estranha aos especialistas em planos militares. A uma só voz, cantaram ao Senhor! Adoraram e louvaram ao Senhor Deus com muita fé e júbilo. A adoração, o louvor e os cânticos de glória alcançaram o trono de Deus.


Igreja

PARA QUEM DESEJA A VITÓRIA:

SUGESTÕES PRÁTICAS PARA AQUELE QUE DESEJA ALCANÇAR A VITÓRIA NAS SUAS LUTAS DIÁRIAS:

* ESTUDE A BÍBLIA profundamente no que se refere ao louvor e adoração;

* PEÇA AO ESPÍRITO SANTO o discernimento do que leu para que possa colocar em prática;

* ENQUANTO ESTIVER ESTUDANDO A BÍBLIA, LOUVE E EXALTE A DEUS PELO O QUE ELE É;

* AO ADORAR A DEUS, LOUVAR , GLORIFICAR E ENALTECER O SENHOR, A FÉ JAMAIS SERÁ ABALADA;

* A adoração e o louvor manterão OS OLHOS ESPIRITUAIS FOCALIZADOS EM DEUS QUE NOS DÁ A VITÓRIA;

* PERMANEÇA NA CASA DO SENHOR EM COMUNHÃO COM A FAMÍLIA DE DEUS;

* Confie em Deus. PERMITA DEUS BATALHAR. ADORE E LOUVE ao Senhor em todo o tempo. Amém!


SEGREDOS DE UM HOMEM QUE FOI VITORIOSO

Uma das maiores e mais emocionantes batalhas, se assim se pode dizer, registrada nas Escrituras, foi o confronto ENTRE DAVI E GOLIAS. Quais foram os segredos do PASTORZINHO DAVI QUE O LEVOU A ENCARAR GOLIAS PUBLICAMENTE?


1. DAVI HONROU A DEUS

Ao ouvir os gritos histéricos e sarcásticos de Golias, Davi perguntou aos soldados acovardados e a todos que ali estavam: “Quem é pois este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” (1Sm 17.26b). A declaração de Davi honrou ao Deus verdadeiro.

2. PREOCUPAÇÃO COM O POVO

Davi disse ao rei Saul que ninguém deveria desfalecer o coração, perder o ânimo, ficar pasmado, com medo, por causa do gigante (v 32b).

a) USANDO A CORAGEM RECEBIDA DE DEUS

Deus precisa urgentemente de pessoas corajosas como Davi. Por mais terrível e ameaçador que seja o inimigo, é preciso ter coragem e confiança em Deus. A Palavra de Deus declara: “Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena”(Pv 24.10).

b) CONFIANDO NO DEUS VIVO

Mais uma vez, Davi declarou, em alto e bom som, que o Deus de Israel, o seu Deus, é o Deus vivo! Ele fazia questão de enfatizar esta verdade. Que maravilha! Que confiança! Davi não tinha dúvida; Deus vive.

3. PROCLAMANDO AS OBRAS DE DEUS

Todo crente precisa aplicar NA BATALHA ESPIRITUAL ESTE SEGREDO EXTRAORDINÁRIO DE DAVI. NÃO É A NOSSA HABILIDADE, DESTREZA, CONHECIMENTO E FORÇA HUMANA QUE VAI NOS LIVRAR. É DEUS QUEM NOS LIVRA DOS INIMIGOS E NOS CONCEDE A VITÓRIA.

4. CONFIANÇA NO NOME DO SENHOR

DAVI TINHA PLENA CERTEZA DE QUE O NOME DE DEUS ERA MAIOR, MAIS FORTE, MAIS PODEROSO, O MELHOR QUE TODOS OS DEMAIS NOMES.

5. VISLUMBRANDO A VITÓRIA

Destemidamente, Davi diz a Golias, aos israelitas e aos filisteus que assistiam ao combate: “HOJE O MESMO SENHOR TE ENTREGARÁ NA MINHA MÃO” (V.46A). A FIRMEZA, O IMPACTO, E A CONVICÇÃO DE DAVI FORAM SENTIDOS POR DEUS QUE O CONCEDEU A VITÓRIA.

6. A VITÓRIA É DO SENHOR

Em momento algum Davi atribui que ele seria o responsável pela vitória. A todo momento atribui a Deus o grande feito. Ao reconhecer que o poder e a glória pertencem ao Senhor, o cristão deve acreditar na derrota de todos os inimigos e celebrar a vitória, que é de Deus, exclusivamente de Deus.

CONCLUSÃO


Na batalha espiritual, os vencedores não são aqueles que começam, mas sim os que terminam. A Bíblia diz: “Melhor é o fim das cousas do que o princípio delas” (Ec 7.8a). Precisamos terminar a missão que o Senhor nos encarregou. A vitória é dos que chegam, dos que terminam, dos perseverantes (Mt 10.22; Ap. 2.11). A vitória, o galardão, a recompensa é destinada aos vencedores. O Senhor está  esperando para recompensar os vencedores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!