quinta-feira, 29 de agosto de 2013

REVESTIDOS PARA A BATALHA


Palavra ministrada em 28 de agosto de 2013.

REVESTIDOS PARA A BATALHA
Efésios 6:10 ao 18
O mundo visível é cercado por um mundo ESPIRITUAL cheio de batalhas de dia e de noite. E essas batalhas refletem-se em nossas vidas e em nosso dia- a- dia.
Quem não gostaria de estar sempre FIRME DIANTE DESSAS BATALHAS, ser triunfante. Ter uma vida repleta de triunfos sobre o pecado e sobre o Diabo o nosso arquinimigo.
A palavra nos ensina o QUE DEVE SER FEITO CONTRA QUEM ESTAMOS LUTANDO e como PERMANECER FIRME DEPOIS DE LUTAR.
Vamos utilizar este texto.
Paulo usa o exemplo de uma ARMADURA de um soldado romano do século I.
1º Vs 10 ao 12.
a) A necessidade de estar REVESTIDO DE PODER é para estar firme diante daquilo que IREMOS ENFRENTAR que na verdade são as ciladas do Diabo contra nós. As ciladas podem ser traduzidas por:
UMA MULHER OU UM HOMEM, PODER, DINHEIRO, FAMA, POSSES,
AMIZADES, DROGAS, ETC. QUALQUER COISA QUE NOS DESVIE DO CAMINHO OU DO FOCO.

b) A LUTA NÃO É CARNAL
A nossa luta NÃO É CONTRA IDEAIS ou COSTUMES DE IGREJAS, não é contra pessoas QUE QUEREM O MAL, NÃO É CONTRA PESSOAS que pensam diferente de NÓS OU TEM UMA FÉ DIFERENTE, não é contra nosso irmão que tem um jeitão diferente do que nós acreditamos SER O CERTO, NÃO É CONTRA SEITAS E RELIGIÕES. ( carne).
A NOSSA LUTA É CONTRA O DIABO que quer usar todas essas coisas para AFASTAR O HOMEM DA PRESENÇA DE DEUS. ( ESPIRITUAL). Até mesmo uma PESSOA QUE NOS CALUNIA, QUE QUER VER O NOSSO MAL, embora tenha uma DEFORMIDADE NO CARÁTER, O DIABO USA ESTA DEFORMIDADE PARA NOS ATINGIR, pois embora ele não conheça O NOSSO CORAÇÃO, ELE CRIA SITUAÇÕES que mostrem aquilo que existe DENTRO DE NÓS, QUE ponha para fora o que está dentro do coração do homem. Lucas 6:45 (“O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca”) Mateus 15: 18 (“Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem”).

2º Vs 13
Necessidade da armadura
NA NOSSA VIDA O MAIOR PROBLEMA NÃO É CONSEGUIR VENCER OS NOSSOS PROBLEMAS E SIM PERMANECER FIRME APÓS TER VENCIDO.

È igual a um cantor que consegue FAZER SUCESSO, LANÇAR UM CD  NEM QUE FOR PELA JANELA rsrsrsrs, O DIFÍCIL É PERMANECER NO TOPO.
QUANTOS NÃO SÃO OS EXEMPLOS.
 NA BÍBLIA TAMBÉM TEMOS EXEMPLOS, COMO NO CASO DO POVO DE ISRAEL QUE TINHA UMA LEI PARA CUMPRIR QUANDO CONQUISTASSEM A TERRA PROMETIDA, CONQUISTARAM, MAS ISSO NÃO GARANTIA SUA PERMANÊNCIA. VENCERAM MAS NÃO PERMANECERAM FIRMES E PERDERAM A POSSE DA TERRA, pois se prostituíram com as mulheres e com os deuses daquela terra. Números 33:50 a 56 (“FOLHA A PARTE”)
VENCER É UMA ATITUDE, PERMANECER TRIUNFANTE É QUESTÃO DE FIDELIDADE.
Devo estar revestido da armadura de Deus. II Timóteo 4: 7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.

Você pode me perguntar:

3º O que devo fazer, do que é feita a armadura?
A) Verdade: Couraça da justiça. Temos que ser verdadeiros.
NÃO VIVER NA MENTIRA E NO ENGANO, PELO CONTRÁRIO, VIVER A VERDADE DE SER UM CRISTÂO.
Não devemos viver na mentira e muito menos no engano.
Igreja
DEIXAR DE SER INCONSTANTE, ASSUMIR DE VERDADE O QUE VOCÊ É. SER ÍNTEGRO com você MESMO COM DEUS E COM AS PESSOAS, e o que nos ajuda a ser ASSIM É A PALAVRA DE DEUS, POIS ELA É A VERDADE. João 17: 17 (“Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade”). A palavra funciona como espelho, pois reflete uma verdade.

B) Os pés: os pés levam o corpo e quando falamos de calçados para os pés falamos de proteção diante da caminhada de anunciar o evangelho e as dificuldades das PEDRAS DO CAMINHO. Romanos 10: 15 (“E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas”).

C) Escudo: . O escudo é arma de defesa e sempre que estamos na batalha o DIABO vem com suas palavras DESAFIADORAS CONTRA NÓS, como ACONTECEU NO CASO DE DAVI QUANDO SE ENCONTRA COM O GIGANTE GOLIAS. A PRIMEIRA COISA QUE GOLIAS FEZ FOI ATACAR DAVI COM SUAS PALAVRAS (SETAS) E DAVI SE DEFENDEU COM UMA RESPOSTA DE FÉ. “VOCÊ VEM A MIM COM ESPADAS E LANÇAS, MAS EU VOU CONTRA TI EM NOME DO SENHOR”. ELE ACREDITAVA QUE DEUS ERA À FRENTE DESTA BATALHA E LHE DARIA A VITÓRIA ANTES MESMO DELE TER VENCIDO. FÈ. Hebreus 11:1 “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”.

D) Capacete: Salvação; PROTEÇÃO DA MENTE.
Igreja
Já vimos pessoas SEM PERNAS, SEM BRAÇOS e varias outras partes do CORPO, MAS NUNCA VIMOS UMA PESSOA SEM CABEÇA.
A CABEÇA COMANDA TODO O CORPO, POIS NELA ESTÁ A MENTE, E UMA MENTE PROTEGIDA E SÃ, UM CORPO SAUDÁVEL. Tito 1: 15 Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados”. Isaias 26: 3 “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti”.

E) Espada: è a palavra de Deus. A ESPADA é arma de ataque.

Se com a FÉ NOS DEFENDEMOS, É COM A PALAVRA QUE ATACAMOS. A MANEIRA DE ATACAR É CONFESSANDO A PALAVRA COM FÉ. Hb 4:12  “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”e Ap 1:16 “E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece”.

Temos que deixar o Espírito Santo nos encher na HORA NECESSÁRIA.

Mas para que isso aconteça é necessário estar sempre examinando as escrituras, eis ai uma necessidade QUE NÃO PODE SER NEGLIGENCIADA. Amém.

F) Orando e Suplicando no Espírito
ORAR É FALAR COM DEUS E SUPLICAR É PEDIR COM INSISTÊNCIA. Igreja, sejam insistentes.
Quer Um exemplo?
UM EXEMPLO DE CLAMOR É O DE ANA, MÃE DE SAMUEL.
ELA NÃO SIMPLESMENTE FALOU A DEUS, MAS SIM CLAMOU A PONTO DO SACERDOTE PENSAR QUE ELA ESTAVA EMBRIAGADA.
ELÍ NÃO ENTENDIA, mas ela estava clamando, suplicando em Espírito.
Igreja
NÓS TEMOS QUE NOS ENTREGAR MAIS A UMA ORAÇÃO QUE NÃO SEJA UM CUMPRIMENTO RELIGIOSO, RITUAL.
 PRECISAMOS ENTREGAR o nosso coração ao Senhor e buscar ouvir Sua voz, nossa oração tem que deixar de ser um monólogo. Quando falamos com Deus na verdade estamos fortalecendo o nosso espírito com as palavras que cremos, estamos exercitando a NOSSA FÉ E TRAZENDO A MEMÓRIA AQUILO QUE É ESPERANÇA PARA NÓS. TRAZENDO A MEMÓRIA QUEM É DEUS, FALANDO DE SEUS FEITOS E DE SUA FIDELIDADE.
 DEUS ESTÁ CONOSCO, TOMEMOS POSSE DESTA PALAVRA E VIVAMOS UMA VIDA TRIUNFANTE ATRAVÉS DO CAMINHO DA ORAÇÃO.
Igreja
A ORAÇÃO É VITAMINA PARA NOSSO ESPÍRITO que se cansa nas guerras que enfrentamos, pois não estamos em um dia de batalha, estamos em constante guerra e ela só acabará quando formos recolhidos pelo Senhor. ATÉ LÁ SEREMOS TENTADOS E ESTAREMOS EM LUTA.
Amados
FORÇA. DEUS ESTÁ CONOSCO.
NO MOMENTO DA ADVERSIDADE PELA FÉ CONTEMPLE A VISÃO DE ELISEU NA SUA VIDA.
Igreja

“Mais são aqueles que estão conosco do que os que estão contra nós”.


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

NÃO DEIXE QUE AS CIRCUNSTÂNCIAS AZEDEM SEU CORAÇÃO



Palavra ministrada em 25 de agosto de 2013.


NÃO DEIXE QUE AS CIRCUNSTÂNCIAS AZEDEM SEU CORAÇÃO

2 Reis 5:1 ao 10

Deus tem sempre mais. A Bíblia nos diz isso: que Deus tem infinitamente mais para nos dar do que pedimos ou pensamos.

Vamos, nesta noite, olhar para um homem extremamente vitorioso: Naamã, primeiro Ministro do Exército da Síria, o exército mais poderoso da época, segundo homem da Síria só estava abaixo do Rei. Comandante, perito na arte da guerra. A Bíblia diz que o Senhor dera a vitória a Síria através de Naamã.

Quando a Bíblia diz Senhor vers 1 é Senhor com “s” maiúsculo significa que Deus era com ele, mesmo ele sendo estrangeiro, um Sírio.

Naamã um homem vencedor, próspero, bem sucedido, rico, primeiro ministro, fantástico, casado com uma boa esposa, a vida toda certinha. Tinha tudo para ser um plenamente homem feliz. Bem sucedido financeiramente. Bem casado e vitorioso profissionalmente, na arte da guerra. Um homem acostumado a vencer seus inimigos pela força do seu exército, de sua estratégia.

Mas Naamã tem um problema muito grave. Ele tem uma doença degenerativa chamada LEPRA, que ia tirando sua sensibilidade, que ia deixando Naamã morrendo devarzinho (que não tinha nada de errado porque ninguém tem pressa de morrer rsrsrs).
Mas pare para pensar: esse camarada está vendo a morte, a carne dele está perdendo a sensibilidade a cada dia e apesar de ser um homem extremamente bem sucedido não consegue ser feliz. Não consegue porque sabe que a morte está de olho nele.

Tudo bem que todos nós estamos numa fila invisível da morte onde ninguém sabe o número da sua senha. A qualquer momento pode gritar 322 e ser a sua senha. E se for você, foi um prazer ter estado contigo. E que Deus te abençoe porque ninguém tem prazo de validade, é ou não é rsrsrsrs

Mas o homem não conseguia ser feliz plenamente nessa circunstância, LEPROSO, ganhava dos inimigos mas não conseguia ganhar a guerra contra a DOENÇA.

Estava o levando a morte.

Imagine Naamã pensando: Posso derrotar tal nação, levo minhas tropas e venço, mas eu não tenho condições de ganhar dessa lepra. Poxa vida....

Só que numas das investidas das batalhas, contra Israel, Naamã sem querer, não tinha noção do que estava fazendo, pega uma garotinha, uma menininha (que a Bíblia não diz nem o nome) e leva como escrava para trabalhar onde? Dentro da sua casa.

Ele pega essa menina, uma garotinha nova, que estava a fim de ficar em Israel e leva a garotinha para morar na casa dele, a garotinha não queria gente. Primeiro porque era longe da casa dela, segundo porque era a casa de um leproso e as normas sanitárias de Israel era rigorosíssimas. É ou não é? Rigorosíssimas com esse negócio de lepra. Quem tinha lepra tinha que morar numa cidade separada das demais pessoas coisa e tal.

E a garotinha morava na casa do leproso. Sem querer.

Só que quando Naamã leva a garotinha para morar na sua casa, ele não sabe mas a garotinha vem da linhagem do povo de Deus. No coração daquela menina, na mente daquela menina está a presença de Deus Todo Poderoso, que Naamã não conhecia.

Deus conhecia Naamã. Até ajudou ele, sem ele saber, mas Naamã não conhecia a Deus.

Quando Naamã leva a garotinha, a garotinha vem com a Palavra de Deus. E onde a Palavra de Deus entra, o milagre vem logo atrás. É ou não é verdade?

A garotinha veio para morar na casa do Naamã e trabalhar com a mulher dele.

A garotinha tinha tudo para ter o coração azedo. É ou não é? Virou escrava, trabalhando na casa do homem que liderou a invasão contra sua terra natal, talvez matou até alguns de seus parentes.

Ela tinha tudo para ter o coração azedo. Ela podia pensar: esse miserável leproso não é a toa. Deus também não dá asa à cobra. Rico bem casado. Leproso. Bem feito também essa lepra. Rsrsrsrsrs

PORQUE MUITAS VEZES AS CRISES PODEM AZEDAR O NOSSO CORAÇÃO.

Aquela garotinha não estava onde ela queria, mas ela estava onde Deus queria que ela estivesse.

E você precisa entender que muitas vezes Deus vai te levar pra um local onde você não está a fim de ir.

Uma vez eu fui pregar numa igreja que eu confesso a vocês. Eu falei: Senhor, o Senhor queria que eu viesse aqui mesmo? Rsrsrs No caminho, bateram no meu carro. Chegando lá, pensa num negócio desorganizado? O líder que faz a abertura não acrescentou nada no meu saber e ainda botou dúvida naquilo que eu já sabia. Falei hoje o negócio está difícil aqui.

Mas eu descobri que nem sempre nós vamos estar onde queremos porque nós não somos donos de nossas vidas, nós temos um Senhor que comanda. E quando Deus te levar para onde você não quer ir, não deixe seu coração azedar, não deixe o ambiente mudar a sua história. MUDE VOCÊ A HISTÓRIA DO AMBIENTE ONDE VOCÊ ESTÁ INSERIDO!

A garotinha está lá, olhando para Naamã, leproso, lavando as roupas de Naamã, servindo a comida, com medo, coitadinha novinha e ela começou a falar para a mulher de Naamã: minha senhora vou falar uma coisa para senhora: se o Naamã meu senhor for lá em Samaria, tem um profeta lá que é fantástico, ele cura ele. 

Gente a menina está como escrava não era melhor orar para o Deus Todo Poderoso que ela conhece: Senhor mata ele, eu tenho medo dele, mata ele poxa.
Não, ela ora para Deus curar.

E a garotinha começa a falar pra mulher de Naamã: minha senhora, lá em Samaria, grava esse nome Samaria, tem um profeta baixinho, gordinho e careca chamado Eliseu, o cara é fera, ele cura Naamã.

Mas quanto valia a palavra de uma mulher nessa época? Nada. E se fosse estrangeira? Menos ainda. Se fosse novinha então!
A menina está na rabeira da cadeia alimentar rsrsrsr
A palavra dela não valia nada.

SÓ QUE PALAVRA SÓ NÃO VALE QUANDO NÃO TEM TESTEMUNHO.
PORQUE QUANDO PALAVRA É PRECEDIDA POR TESTEMUNHO DE VIDA ELA COMEÇA A TER PESO.

A garotinha não só falava que Deus era Poderoso, ela vivia um Deus Poderoso na sua história.

A patroa devia olhar pra menina e falar essa menina é fantástica. Novinha, trabalha pra caramba, não joga o lixo pra debaixo do tapete, não reclama, vejo essa menina fazendo as suas orações. Porque o testemunho é o que vale. Palavras valem muito pouco.

A Bíblia até nos diz que nós não devemos ser só ouvintes, mas praticantes. Não apenas falar, não apenas reproduzir.

A garotinha falando com a mulher de Naamã porque nem a ele a tinha acesso r também provavelmente tinha medo.
A mulher não tinha jeito, tinha que dormir com ele.


Ela precisava conhecer o Deus Todo Poderoso essa mulher rsrs

E a garotinha foi falando, falando, falando, e a mulher começou a pensar que a garotinha podia ter razão. Ela começou a pensar: é uma menina boa, idônea, com o testemunho legal, não fica aí namorando escondido rsrsrs é uma menina santa.

Eles deviam ter muitas perguntas para fazer. Por exemplo: se Deus fosse Deus de Israel por que Israel perdeu a guerra contra a Síria? Pergunta plausível, não é verdade?

Mas o testemunho da menina passava por cima dessa circunstância.
E a menina falava minha senhor, lá em Samaria, tem um profeta....

E a Bíblia diz que a fé vem do ouvir e ouvir. E essa menina é a representação do Evangelho.

Quando você abre as portas da sua casa pro Evangelho entrar pode ter certeza que a transformação é inevitável.

A garotinha entra com a Palavra na casa de Naamã.
Sabe como é mulher NE rsrsrs

O marido chegou em casa e a mulher foi a Naamã e disse: Naamãzinho filho, amor, a menina que trabalha aqui em casa me disse que lá em Samaria tem um cara bom que pode curar você. Seria uma beleza. Já imaginou amor você curadinho? Nossa vida seria outra menino. Vai lá.
Imagino Naamã: não acredito nisso não.
Mas, nada como um dia após o outro.
No dia seguinte a quem está lá? A mulher dele: vamos conversar amor? Queria falar. Naamã a menina falou comigo de novo.

Naamã respondia: é muito longe aqui de Damasco até Samaria. Eliseu não tem site. Tem alguém no MSN vizinho dele. Que possa dar referencia? rsrs
E a mulher vai falando com ele, convencendo.
Sabe o que aconteceu?

A LEPRA DE NAAMÃ NÃO PEGOU NA GAROTINHA, MAS A FÉ DA GAROTINHA CAPTUROU NAAMÃ.

Naamã começou a acreditar.
Dá pra acreditar? Como é esse baixinho, careca? Ele é fera mesmo? Me conta aí garotinha.

Olha como a conversa andou.

Naamã foi falar com o rei. O rei disse que a viagem era cara. Quantas ferraduras vão gastar? Dá pra confiar na garotinha? Ele deve ter dito que a garotinha era joia!

E o rei autorizou. Disse que ia dar uma carta. Disse que ele podia levar ouro a vontade e umas vestes sensacionais. Entrega ao rei de lá e manda ele ler a carta.

Naamã leva sua comitiva e chega em Samaria vai ao palácio. Entrega a carta ao rei e quando o rei leu a carta ficou a desesperado.

A carta dizia: Rei de Samaria aqui é o Rei da Síria. Aí vai meu servo Naamã. Ou você cura ou você cura, senão nós vamos entrar aí de novo.

Quando o rei ouviu isso, rasgou as vestes, ficou desesperado! E disse: e agora, quem poderá me defender? Rsrsrsrsr
O rei disse que não podia fazer nada por Naamã
Eu imagino Naamã vendo o desespero do rei.
Naamã pensou: quando eu chegar em casa a primeira coisa que vou fazer é arrebentar aquela garotinha rsrs aquela miserável me paga. Rsrsrsrs imagino a frustração dele.

Mas sabe como é fofoca, corre. Corre não voa!

Por isso que Jesus gostava de fofoqueiro. Era a mídia da época. Ele precisava divulgar Seu ministério, só tinha 3 anos pra isso. Ele curava alguém e falava uma frase mágica no mundo do fofoqueiro: Vá e não conte a ninguém.
Fala isso para os outros para você ver se o negócio não vira notícia em primeira mão. Rsrsrs

A notícia chega a casa de Eliseu. Eliseu, homem sério, mandou seu porta-voz. Sabe porque Naamã se frustrou? Porque a menina disse vá se encontrar com o profeta e ele foi se encontrar com o rei.

A menina representa o Evangelho e o Evangelho aponta para um Pessoa: DEUS. Todas as vezes que você for procurar solução em outra pessoa que não seja Deus, você vai se decepcionar.

Nunca perca o foco. É Deus. Mas e Jesus? Já vamos falar sobre Ele. Mas quem nos deu Jesus? Deus. Vamos respeitar a hierarquia. Não perca o foco.

Você quer confiar na Igreja? Confia na igreja, no pastor... a igreja tinha tudo para dar errado gente! Ex-viciado, ex-prosptituta, ex-traficante, ex-homicida etc. confie em Deus.

O que faz a igreja dar certo é o poder do Espírito Santo. Transformando e restaurando as pessoas. Vai confiar onde não deve que você vai ficar decepcionado.

Esses dias uma irmã disse que ia sair da igreja. Eu disse tá nervosinha? Ela disse que tava falando sério. Eu disse que é melhor na igreja porque fora tem clamor e ranger de dente porque se não tiver dente vai ranger a gengiva, mas vai ranger. Ela disse que uma irmã é fofoqueira. Ela contou pra irmã que o marido dela estava fraquinho, e depois disse “não conta pra ninguém”. Mas quem contou para a “fofoqueira” primeiro? Ela foi a fofoqueira primeiro.

As pessoas confiam em quem não podem confiar. Nossa vida não pode estar nas mãos de um homem, nossa vida tem que estar nas mãos de Deus porque Ele jamais nos desaponta.

E Eliseu mandou chamar o leproso.

Naamã lembrou que devia ter ido ao profeta.  Chamou o profeta e quem atende foi o auxiliar do profeta.

Quando Geazi olha só camelo top de linha, “quatro portas” “ar condicionado”, aquela riqueza toda, foi ao profeta e disse: senhor, tem um homem aí fora poderosíssimo, o senhor precisa ver os camelos dele, top, cheio de ouro, tem muita gente com ele.

Eliseu disse: fala pra ele dar um pulinho no Jordão e dar 7 mergulhinhos lá.
Eu imagino Geazi: como eu vou falar isso para o homem? E foi ele que mandou o homem vir aqui! Que falta de respeito, você chama alguém pra ir na sua casa e nem atende?

Geazi fala pra Naamã: vim falar um negocio para o senhor, acho que o senhor não vai gostar não srsrs meu senhor falou para o senhor ir tomar banho. E não é só um banho não. São sete.

Quando Nãamã ouve isso ele pensa. Eu vou arrebentar aquela garotinha! Eu pego ela. Tomar banho! Eu pensei que ele ia sair, invocar o nome do seu Deus, orar e eu ia ficar curado.
Veja só Igreja, Naamã fazendo planos para Deus.

A Bíblia diz que os planos de Deus não podem ser frustrados. Então que se frustrem os nossos!

Vai ser assim assim assim. Para! Dobra logo o joelho e fala: Senhor, deixa eu fazer logo a Sua vontade. A menor distância entre dois pontos é uma reta e é por essa reta que eu quero ir.

Naamã ficou nervoso.
Os amigos de Naamã disseram: Já estamos aqui mesmo, toma logo esse banho.

Mas as águas do Jordão eram sujas. As vezes a igreja parece meio suja por falta de testemunho de alguns. Mas a igreja é lugar de aperfeiçoamento.

Os amigos disseram que se o profeta mandasse ele fazer algo difícil ele faria, então por que não fazer algo fácil.
Se o profeta mandasse você plantar bananeira em cima duma bola, da montanha, você não ia? Agora só porque ele disse pra dar mergulho você não vai?

Esses amigos são semelhantes ao Espírito Santo. Que nos dá força e não nos deixa desistir. Fica dizendo força, sua vitória está logo ali.
Ele disse tá bom, já que estou aqui. Ficou só de cuequinha, olhou aquele rio sujo e foi.

Primeiro mergulho e o que aconteceu? Nada.
Naamã deve ter olhado e disse eu pego aquela menina. Me fazer passar por esse ridículo.

Segundo mergulho. Levantou. Tem alguma cura aí gente? Nada.
Para Naamã cada mergulho que ele dava ele ficava mais longe do seu milagre. Para Deus cada tentativa de Naamã aproximava Naamã de uma vitória que ele sempre sonhou alcançar e seu exército não teria condições de oferecê-lo.

Terceiro mergulho nada acontece. Eu imagino a garotinha passando na mente dele.

Sexto mergulho, agora ou nunca, nada.

Sétimo mergulho. O último. Cara burro porque não deu logo todos de uma vez? Ele era general sabia que tinha que obedecer!

E agora, sétimo mergulho, Naamã levanta e olha está curado!

Naamã pensou: sempre acreditei naquela garotinha. Nunca duvidei daquela menina! Nunca me passou pela cabeça que aquela garotinha me colocaria numa fria! Eu tinha certeza que ia dar certo!

Agora Naamã está curado!
E ele volta para casa de Eliseu. E quem o recebe? Eliseu.

Na primeira vez Eliseu não o recebeu.
A menina representa o Evangelho e Eliseu representa Deus. Os amigos de Naamã representam o Espírito Santo e o Rio Jordão representa Jesus.

A Bíblia diz que Deus não aceita ninguém sem que essa pessoa tenha primeiro passado por Jesus.  

Naamã mergulhou, agora está autorizado a entrar. Eliseu, baixinho, gordinho, calvo o recebe. Naamã olhou e disse: o senhor é fera viu? Curar naquele rio sujo! É porque eu confiei na garotinha rsrsrsr
Naamã diz: eu queria dar alguns presentes para o senhor. Sou muito rico.

E Eliseu podia ter aceitado, podia estar precisando e dinheiro nunca é demais. Imagine aquele ouro todo? Rsrsrs

Só que parece que Naamã está querendo comprar a bênção e Deus conhece muito mais que a aparência.
Nãamã está achando que pode resolver as coisas com dinheiro. É fácil. Você me abençoa eu te pago. É fácil. Te paguei e não te devo nada.

Quando Naamã diz quero te dar tudo isso Eliseu não aceita diz que não fez nadas só o mandou dar 7 mergulhos no Jordão. Dá o presente pro Jordão.
Eu imagino Naamã impactado. Era uma fortuna, gente. É ou não é?
E nós como terra fértil não é comum recusarmos semente.

Mas Eliseu disse não quero seu dinheiro. Pegue seu dinheiro e vá embora.

E Naamã pergunta para Eliseu: o senhor me deixa carregar duas mulas com essa terra porque estou pretendendo construir um altar lá em Damasco e não adoro a nenhum outro deus senão ao Deus que conheci aqui.
Preste atenção nisso porque isso é muito importante!

Ele foi buscar a cura para o seu corpo mas a Bíblia diz que Deus tem mais! Ele não sabia o que estava esperando. Deus já dera livramento à Síria através de suas mãos.
A menina não foi levada como escrava para a casa de Naamã por acaso. Uma menina comprometida foi levada para trazer esperança, expectativa.

Porque se tem uma coisa que Deus deseja é nos trazer uma felicidade plena, satisfação completa.

Posso levar essa terra porque se o meu senhor mandar eu entrar em outro templo, eu posso até entrar porque tenho que obedecer a ordem do meu senhor, mas o meu coração nunca mais se dobrará diante de outro deus, que não seja o Deus de Israel.
Naamã foi buscar a cura e Deus tinha para ele muito mais do que ele podia imaginar.

Não sei o que você precisa, mas o que você precisa Deus tem para você.

Ele é poderoso para fazer, mas muito mais do que nos oferecer uma bênção , muito mais do que nos dar o que pedimos, veja, você precisa de um carro, Deus abre uma porta e te dá um carro, qual a diferença que esse carro vai fazer na sua vida daqui a 200 anos? Nenhuma. Você precisa de uma casa, de um emprego amém. Qual a diferença que essa casa, esse emprego vão fazer na sua vida daqui a 200 anos? Nenhuma.

Mas tem uma coisa que você pode decidir aqui que pode agir na sua vida para a eternidade e ela está condicionada não aos bens que a traça corrói e a ferrugens destrói, mas é uma proposta de vida eterna.
O alerta de hoje é para nós não irmos para os lugares errados, não criarmos falsas expectativas em tornos de coisas que não deveríamos, acreditar.
O alerta é olharmos para Deus nessa trajetória e acreditarmos que Ele pode nos dar mais do que precisamos, mais do que imaginamos. O que você precisa Ele tem, mas nunca perca o foco. Porque a única coisa que vai fazer a diferença daqui a 200 anos para você está condicionada à sua alma e não ao seu corpo físico. Você veio buscar, Deus pode fazer e faz, meu irmão.
Como Ele vai fazer eu não sei, mas Ele vai fazer.

Havia um rapaz que estava com dúvida se fazia seminário em São Paulo ou no Rio e conversou com a Pastora. E a Pastora disse que Deus falava com todos nós através da Palavra, de louvores, hinos etc. e depois de um tempo esse mesmo rapaz me disse que estava super feliz fazendo seminário no Rio porque Deus respondeu na Palavra pra ele. Ele orou, abriu a Bíblia e colocou o dedo em cima de um versículo que dizia: desce no Rio e lava-te.
Na Bíblia era o Jordão, mas para ele foi a forma que Deus usou pra falar com ele, amém?

Não sei como você chegou aqui, mas você vai sair mais feliz com certeza, em nome de Jesus.