domingo, 2 de junho de 2013



NÃO DÊ LUGAR AO DIABO!



Palavra ministrada em 02 de junho de 2013.


NÃO DÊ LUGAR AO DIABO!
Ef 4:25 ao 32
25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
27 Não deis lugar ao diabo.
28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. 
 Mateus 27:46 “E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? 
A Epístola aos Efésios contém alertas muito específicos para os cristãos com RELAÇÃO AO DIABO. Antes de qualquer coisa, o apóstolo PAULO ensinou no primeiro capítulo que Jesus triunfou e herdou o nome que é sobre todos, TENDO SEUS INIMIGOS DEBAIXO DE SEUS PÉS (Ef cap. 1:22,23   22  E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, 23  Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos”).  Acerca de como Jesus triunfou sobre os demônios através de Sua morte na cruz e ressurreição, vide Col 2:15 “E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.”. 

Em Efésios 6 dispomos de informações preciosas acerca das armas que estão disponíveis para enfrentarmos a luta contra as forças das trevas.  Já neste trecho que vamos ESTUDAR HOJE ENCONTRAMOS UM MANDAMENTO: NÃO DÊ LUGAR AO DIABO (Ef 4:27 “Não deis lugar ao diabo”) !

a)      O adversário é intrometido e aproveitador.  O APÓSTOLO PEDRO avisou que o inimigo age como um leão devorador (I Pe 5:8 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”).  Lembre seus discípulos que o Leão da Tribo de Judá, Jesus, é infinitamente superior a este “leão” que espreita o rebanho. É só você vigiar e não dar oportunidade a ele.
b)      O inimigo se aproveita de nossas fraquezas.  Observe que o trecho que compreende os versos 25 a 32 de Ef 4 contém uma série de recomendações sobre pecados que precisamos evitar:

PRECISAMOS EVITAR:

1.              MENTIRA (Ef 4 v. 25 “Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.”) Cada um de vocês deve abandonar a mentira e FALAR A VERDADE AO SEU PRÓXIMO. JESUS ensinou que o DIABO É O PRÓPRIO “PAI DA MENTIRA” (Jo 8:44 “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.”). JÁ O ESPÍRITO SANTO É o Espírito da Verdade (Jo 16:13 “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.”) e o Senhor Jesus se autodenominou: Eu Sou a verdade (Jo 14:6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”).

2.              IRA (Ef 4 v. 26) Quando vocês ficarem irados, não pequem. Ficar irado não é pecado, porém a ira pode se tornar pecaminosa e oferecer oportunidades ao INIMIGO. Observe a recomendação do apóstolo: APAZIGUEM a sua ira antes que o sol se ponha. Isto significa NÃO CONSENTIR QUE A IRA SE TORNE EM RESSENTIMENTO, MÁGOA, ÓDIO – pois estes sentimentos aprisionam a pessoa e oferecem brechas para o diabo.

3.              BOCA PESADA (Ef 4 v. 29) Nenhuma palavra torpe sai de vossa boca.  VIGIAR A BOCA É UMA NECESSIDADE! O salmista orou a Deus para que Ele colocasse uma GUARDA À SUA BOCA PARA NÃO PECAR (Sl 141:3 “Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios”).  JESUS AVISOU QUE DAREMOS CONTAS A DEUS POR TODA PALAVRA TORPE (ou inútil) que emitirmos (Mt 12:36,37 “36 Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo; 37 Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado”). O critério que Paulo estabelece é o de falar somente o que edifica e transmite graça (Ef 4 v.29 “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.”).

4.              ENTRISTECER O ESPÍRITO SANTO (Ef 4 v. 30 “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”).  Tudo o que você praticar que entristecer o Espírito Santo servirá de brecha para o inimigo atuar em sua vida.  Por isso o apóstolo recomenda: Não entristeçam o Espírito Santo.  Claro que os QUATRO itens acima também tratam de pecados QUE ENTRISTECEM O ESPÍRITO. Vale ressaltar que o Espírito é nosso aliado para nos ajudar a perceber brechas em nossas vidas. NOS VERSOS 31 E 32 HÁ DUAS LISTAS, A PRIMEIRA DE COISAS A LANÇARMOS FORA DE NOSSAS VIDAS E A SEGUNDA DE VIRTUDES A PERSEGUIR.

5.              LANÇAR FORA (Ef 4 v. 31 “Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,”).  Lembre-se que o DIABO é adversário da Igreja e por isso devemos zelar pela saúde dos nossos relacionamentos com nossos irmãos. Por isso o verso 31 contém o mandamento: Livrem-se de toda AMARGURAINDIGNAÇÃOIRAGRITARIA E CALÚNIA, BEM COMO DE TODA MALDADE. Em alguns aspectos este verso repete os anteriores – entenda que o apóstolo estava preocupado EM DAR ÊNFASE À QUESTÃO DOS RELACIONAMENTOS, ONDE O INIMIGO COSTUMA ENCONTRAR TANTAS BRECHAS.

6.              PERSEGUIR (Ef 4 v. 32 “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. ”).  Em contrapartida a tudo que precisamos abdicar para que o inimigo não encontre lugar em nossas vidas, HÁ VIRTUDES QUE PRECISAMOS ALMEJAR, DESENVOLVER E BUSCAR JUNTO AO ESPÍRITO SANTO: SEJAM BONDOSOS E COMPASSIVOS UNS PARA COM OS OUTROS, PERDOANDO-VOS MUTUAMENTE, ASSIM COMO DEUS OS PERDOOU EM CRISTO.  BONDADE É QUALIDADE DE CARÁTER – TER O CARÁTER DE CRISTO NOS TORNARÁ BONDOSOS – AQUELE TIPO DE BONDADE ESPONTÂNEA, QUE NÃO VISA BENEFÍCIO POSTERIOR.  A COMPAIXÃO É A CAPACIDADE DE COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO QUE SOFRE E SENTIR SUA DOR.  O PERDÃO QUE NOS É RECOMENDADO NÃO É O “DA BOCA PRA FORA”, MAS O MESMO PERDÃO COM QUE FOMOS PERDOADOS POR DEUS.

Conclua este estudo frisando que o Senhor Jesus já operou tudo o que era necessário para que você viva livre do diabo.  Recomende aos seus discípulos que eles vigiem e que não dêem mais nenhuma facilidade para que o inimigo roube suas vidas.  Convide-os a orar com você pedindo auxílio ao Espírito Santo para vigiarem contra o pecado.  Leve-os a renunciar a cada um dos pecados alistados acima e a declararem ao Senhor que desejam as virtudes relacionadas. Na medida do possível, insista na questão do perdão pois normalmente esta é a área em que o inimigo mais prende as pessoas.
Continue nesta força. Você é um (uma) conquistador (a) de territórios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!