quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

        POR QUE DEUS NÃO SE ESQUECEU DE VOCÊ


Isaías 49:14 ao 16

“14 Porém Sião diz: Já me desamparou o SENHOR, e o meu Senhor se esqueceu de mim.; 15 Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.; 16 Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.”

Muitas vezes, temos a sensação de que estamos SOZINHOS, ABANDONADOS, sem nenhuma PROTEÇÃO. No entanto, desejo mostrar que DEUS não se esquece do Seu povo. Ele, a TODO TEMPO, EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS, está com OS OLHOS voltados para a nossa vida.

Fidelidade é:

Qualidade de fiel; lealdade; exatidão no cumprimento dos deveres; constância nas afeições; probidade escrupulosa. A fidelidade é um dos ATRIBUTOS DE DEUS; a Bíblia o designa COMO FIEL E VERDADEIRO (Ap 19:11 “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. ”).

I. AMOR: O MAIOR DOS SENTIMENTOS

Deus traz a idéia de uma mulher amamentando seu filho, para lembrar Israel do Seu amor profundo, INCONDICIONAL. Sendo assim, agora veremos algumas qualidade desse atributo divino.

a) O amor de Deus SUPERA o amor de mãe

DEUS lembra a Seus filhos que o Seu amor é superior ao MATERNO, pois, enquanto existem algumas mães que, por problemas psicológicos, CRISES emocionais e/ou financeiras, ESQUECEM-SE de seus filhos, Deus JAMAIS se esquece DE QUEM AMA (Is 49:15 Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.).

Igreja, repita: Deus me ama

b) O amor de Deus é imensurável

Deus prova o Seu amor para conosco (Rm 5:8 “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”), Ele amou tanto o mundo que deu o Seu Filho unigênito (Jo 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”). Deus é riquíssimo em misericórdia (Ef 2:4 e 5 “4Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos”). Por causa dessa grandiosidade de sentimento, não existe nenhuma POSSIBILIDADE DE DEUS ESQUECER-SE DE NÓS.

TENHA CALMA E CONFIE

c) O amor de Deus supera nossas expectativas

O amor de Deus excede o nosso entendimento e as nossas expectativas; é algo sublime; incomparável; inesgotável. Esse é o amor que Deus sente por nós (ver 1 Co 13: 4 ao 7 – o Apóstolo Paulo fala sobre esse sentimento “4 Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive, contudo, pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus em vós. 5 Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. 6 Mas espero que entendereis que nós não somos reprovados. 7 Ora, eu rogo a Deus que não façais mal algum, não para que sejamos achados aprovados, mas para que vós façais o bem, embora nós sejamos como reprovados.”).

II. Igreja, vamos conhecer alguns ATRIBUTOS BÁSICOS DE DEUS

Existem alguns atributos exclusivos do Senhor que fazem com que Ele não se esqueça do ser humano.

Ele é

a) Ele é O Deus onipresente

Os olhos do Senhor estão em todo lugar (Pv 15:3 “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.”). E não há criatura alguma encoberta diante dele (Hb 4:13 a “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar”). ele é Deus de perto e de longe (Jr 23:23 e 24 “23Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? 24Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR.”).

b) Ele é o Deus onisciente

O Senhor nos sonda e conhece o nosso assentar e o nosso levantar (Sl 139:1 ao 3 “1SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. 2 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. ; 3Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.”). Os Seus olhos viram o nosso corpo ainda informe (Sl 139:16 “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem inda uma delas havia. ”).

c) Ele é o Deus eterno e onipotente

Deus cumpriu a Sua promessa a ABRAÃO, fez dele uma grande nação (Gn 12:2 e 3 “2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.; 3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.”), porque é um Deus eterno e onipotente.

III. A COROA DA CRIAÇÃO DE DEUS

Igreja, nós temos muito mais valor do que as outras criações de Deus. Por isso, Jesus nos ensinou a não andarmos ansiosos (Mt 6:25 e 26 “25Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? 26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? ”). Além disso, Ele não se esquece de nós por dois motivos:

PRIMEIRO: Ele é um Deus misericordioso

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos (Lm 3:22b As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; – ver Lm 3:22 e 23 “22As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23 Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.). Ele foi misericordioso com Zaqueu (Lc 19:1 ao 9 “1 E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. 2 E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. 3 E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.

4 E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali. 5 E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. 6 E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. 7 E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. 8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. 9 E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.”).

SEGUNDO: Ele é um Deus fiel

Medite um pouco sobre a grande finalidade de Deus. Se formos infiéis, Ele permanece fiell (2 Tm 2:13 a “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. ”). ELE VELA pela Sua Palavra para cumpri-la (Jr 1:12 “E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.”).

Entendendo um pouco sobre fidelidade

A palavra fidelidade é subentendida em Apocalipse 19:11 (“E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.”) como um dos atributos do Senhor. João assinalou o caráter de Cristo como FIEL e VERDADEIRO, como o chama. DEUS É FIEL porque é IMUTÁVEL; é o mesmo ontem, hoje e para sempre.

IV. DEUS SABE DE TODAS AS COISAS

Deus sabe o que se passa conosco e cumprirá aquilo que nos prometeu. Porém, temos de observar DOIS DETALHES importantes em nossa vida cristã:

1º DETALHE: Confiança de que Deus está no controle de tudo

O Criador opera em uma esfera superior da nossa, Ele está sempre ADIANTE em relação a TEMPO, ESPAÇO, DESEJO, PENSAMENTO e CIRCUNSTÂNCIAS.

2º DETALHE: FÉ

A fé é o nosso escudo nas batalhas espirituais (Ef 6:16 “Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.”), sem a qual é impossível agradar a Deus (Hb 11:6 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”). A fé é pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10:17 “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”).

Temos que freqüentar os cultos sim, pois a fé vem de ouvir a Palavra de Deus.

V. ADORE AO SENHOR

Devemos louvar ao Senhor, porque, ainda antes que houvesse dias, Ele é o Senhor (Is 43:13 “Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?

E, EM NOSSAS ORAÇÕES, podemos contar com:

a) A intercessão do Espírito Santo

Muitas vezes não sabemos o que pedir ao Senhor. Nesses momentos, o ESPÍRITO intercede por nós (Rm 8:26 e 27 “26E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.; 27E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.”), estamos DEUS conosco todos os dias (Mt 28:20 “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”).

b) A intercessão da Igreja

Enquanto Pedro estava preso, a Igreja orava continuamente por esse apóstolo (ver At 12:4 ao 10 – o Senhor dá um livramento grandioso a Pedro ).At 12:4 ao 10 “4 E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa. 5 Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus. 6 E quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão. 7 E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. 8 E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me. 9 E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão. 10 E, quando passaram a primeira e segunda guardas, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.”

c) A intercessão de Jesus

Jesus, o perfeito e eterno Sumo Sacerdote, vive sempre a interceder pela nossa salvação (Hb 7:24 e 25 “24Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. ).

IGREJA

VI. DEUS ENVIARÁ A RESPOSTA PARA VOCÊ

CERTAMENTE DEUS FORTALECERÁ e TRANQUILIZARÁ o seu CORAÇÃO, TRAZENDO PAZ E DESCANSO À SUA ALMA.

Igreja Provai e vede que o Senhor é bom (Sl 34:8 a – ver Sl 34:8 “Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.” b, 10 “Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao SENHOR bem nenhum faltará.”, 15 “Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.”, 17 “Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias.” e 19 “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.”).

E, então, confie que:

a) A alegria vem pela manhã

Se você estiver desmotivado, saiba que DEUS fará brilhar a Sua luz em sua vida, e se fará dia. Medite sobre o Salmo 116: 1 ao 10. (“1 Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. 2 Porque inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver. 3 Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza. 4 Então invoquei o nome do SENHOR, dizendo: O SENHOR, livra a minha alma. 5 Piedoso é o SENHOR e justo; o nosso Deus tem misericórdia. 6 O SENHOR guarda aos símplices; fui abatido, mas ele me livrou. 7 Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o SENHOR te fez bem. 8 Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda. 9 Andarei perante a face do SENHOR na terra dos viventes. 10 Cri, por isso falei. Estive muito aflito.”).

Igreja

b) Deus dá a palavra final

Se a última palavra é de Deus, então seu problema já está solucionado. Ele falou e tudo se fez (Sl 33:9 a “Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu. ”).
CONCLUSÃO

A situação pode estar muito complicada, a adversidade pode estar batendo à sua porta, mas você deve continuar seguindo em frente. Talvez você não entenda, mas saiba que essa luta não sinaliza o final de sua existência, não é o término da sua carreira, não é o fim da sua vida cristã. Deus não se esqueceu de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!