Palavra ministrada em 10/04/2011.
Por que o vaso se quebrou nas mãos do oleiro?
(Jr 18.1-6)
Nesta noite vamos falar do relacionamento entre Deus aqui representado pelo (OLEIRO) e o povo de Israel representado pelo (VASO) que pode ser aplicado nos nossos dias, onde Deus continua sendo o OLEIRO e cada um de nós o VASO.
ALGUMAS CONSIDERAÇÃOES IMPORTANTES:
* Deus sempre está interessado em falar com o homem (Jr 18.1,2).
Deus tem prazer em falar conosco.
Parece que nesse relacionamento o interesse maior de comunicação é sempre da parte de Deus. Isto se observa claramente no nosso dia-dia, no tempo que dispomos para ele, seja na oração, na leitura da sua Palavra, ou no serviço do reino.
* Qual o tempo que você tem separado para Deus.
1-3- Deus fala onde e quando ele quer! Não somos nós quem determina onde e quando Deus vai falar. Aqui ele mandou descer à casa do oleiro; para Ezequiel ele disse: "Levanta-te e sai ao vale e ali falarei contigo" (Ez 3.22).
Deus fala comigo e com você nesta noite: LEVANTA.
* Em Jeremias cap. 18:3 a Palavra de Deus fala que: Deus sempre está fazendo a sua obra: (Jr 18.3)
Tem gente que entra e sai na casa do Oleiro e nunca percebe o trabalhar do Oleiro.
* Por que o vaso se quebrou? (Jr 18.4)
Vamos ver em Jeremias cap. 18 vers 4 porque o vaso se quebrou.
Foi porque o Oleiro não sabia lidar com o barro? Foi falta de cuidado do Oleiro? Faltou habilidade do Oleiro no manusear o barro? NÃO! Esse Oleiro não falha, ele é perfeito! Então por que o vaso se quebrou?
3-1- A MÁ QUALIDADE DO BARRO: A qualidade final do vaso depende da qualidade do barro que se usa na fabricação.
* Considerações sobre o barro!
O barro, ele representa as nossas atitudes e procedimentos, é aquilo que oferecemos para Deus afim de que ele nos transforme em vaso, a qualidade do vaso vai depender do tipo de barro que somos. Que tipo de barro você tem sido, Igreja?
Vamos aprender o que caracteriza o barro ruim.
4-1- ATITUDES QUE CARACTERIZAM O BARRO RUIM: Dureza de coração, incredulidade, insensibilidade, soberba, impurezas, desobediência, indisposição, pessimismo, covardia, etc.
Obs. Que tipo de vaso o Oleiro pode fazer com isso? Por maior que seja a capacidade do oleiro, não dá pra fazer vaso bom com esse tipo de barro! Amém, Igreja.
Um vaso bom.
4-2- ATITUDES QUE CARACTERIZAM O BARRO BOM: Coração quebrantado, fé, sensibilidade, humildade, pureza, obediência, coragem, disposição, otimismo, etc.
Obs. Coloque tudo isso nas mãos do Oleiro e veja que tipo de vaso ele fará de você.
Você tem essas características??
O oleiro fará de você um vaso de honra e você sempre será honrado!
4-3- ISRAEL ÉRA UM BARRO DE PÉSSIMA QUALIDADE: São inúmeras as referências bíblicas onde Deus questiona a situação de Israel.
Israel é o povo de Deus
4-3-1-A vinha que deu uvas bravas!...(Is 5.1,2; Sl 80. 8 ao 18).
4-3-2-Casa rebelde!...(Is 1.2,3).
4-3-3-Povo sem conhecimento!...(Os 4.6).
4-3-4-A figueira infrutífera!...(Lc 13.6 ao 8).
4-4- SE QUEBROU NA MÃO DO OLEIRO: (Jr 18.4) Não resistiu o processo de moldagem, para que o vaso seja moldado o barro precisa ser amassado.
Obs. Nas lutas e provações que passamos Deus está amassando o barro para fazer um vaso segundo a sua vontade, se nesse processo o barro não oferece qualidade, o oleiro precisa alterar o seu projeto original. "Queremos ser um vaso de bênção mais não queremos ser amassados pelo oleiro"
E o oleiro nosso Deus não deixará de nos moldar, ou seja, de nos ensinar.
4-5- TORNOU A FAZER DELE OUTRO VASO: (Jr 18.4) O projeto original teve que ser alterado, as nossas atitudes e comportamentos podem alterar o projeto de Deus na nossa vida.
Deus não deixará, não permitirá que nada nos prejudique. Ele nos transforma em bênção sempre.
4-6- ASSIM SOIS VÓS NA MINHA MÃO: (Jr 18.6) Deus está dizendo que só fará de nós aquilo que permitimos que ele faça.
Permita, nesta noite, ser moldado por Deus.
Obs. Isso não interfere na ONIPOTÊNCIA de Deus, isso tem a ver com o livre arbítrio que ele deu ao homem, por isso as nossas atitudes, vontades e comportamentos que representam a qualidade do barro, podem limitar o trabalhar de Deus na formação do vaso.
CONCLUSÃO: Deus deseja fazer de cada um de nós um vaso de bênção para que através de nós o seu nome seja glorificado, porém, Deus só fará em nossa vida aquilo que nós permitimos que ele faça.
Permita, nesta noite, Deus trabalhar em seu caráter, conduta, comportamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!