quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Palavra Ministrada em 08/12/2010




MILAGRE
João 2: 1 ao 11

Era de Caná um dos principais discípulos de Jesus: “Natanael” (Jo 21.2), cujo nome significa dom de Deus. Ele era um judeu muito correto, tendo sido identificado pelo Mestre como um verdadeiro israelita em quem não há dolo (Jo 1.47). Apesar de a região da Galiléia ser conhecida na época como um lugar de libertinagem e profundas trevas espirituais, Caná era um lugar onde ainda havia algumas pessoas íntegras. Natanael era uma delas.

Mas o principal acontecimento de Caná, que fez com que ficasse conhecida em todo o mundo, foi o fato de ali Jesus ter operado seu primeiro milagre, transformando água em vinho durante uma festa de casamento. Curiosamente, nos escombros de Caná, a equipe da arqueologia israelense encontrou também jarros de pedra do mesmo tipo dos usadas no milagre. Nessas talhas cabem centenas de litros, como no registro bíblico (Jo 2.6).

O milagre em Caná foi tão importante que o apóstolo João o incluiu em seu Evangelho como um dos sinais, forma como ele designou os principais milagres de Jesus, que evidenciam Sua divindade (Jo 2.11; 20.30,31).

E pensar que tudo começou com um convite! Você já convidou Jesus para entrar em sua casa?
Certo dia, um casal, provavelmente gente próxima a Natanael (já que a aldeia era pequena) e amiga de Maria, mãe de Jesus (pois ela soube em primeira mão quando acabou o vinho da festa), resolveu convidar o Mestre e seus discípulos para suas bodas. João faz questão de frisar isso: Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento
(Jo 2.2). Este foi o primeiro grande acerto dos noivos: convidar Jesus para sua festa.

A Palavra de Deus nos revela que, a certa hora da festa, o vinho havia acabado, preocupando os organizadores das bodas, mas Jesus evitou um vexame para o casal. Jesus salvou a festa!
Igreja, evita vexame em nossas vidas.

Eis aqui um convidado que nunca deve ser esquecido! Quando Jesus é excluído das celebrações de nossa vida, a alegria se torna passageira. Mas, se Ele está presente, participando de nossas celebrações, a alegria é permanente. Ainda que surjam as dificuldades, e elas vêm; ainda que o vinho acabe por um momento, restando apenas água, Ele tem o poder de salvar a festa, transformando a água em vinho muito superior. Atenção Igreja.
Igreja, Ele (Jesus) tem poder para salvar seus problemas e você.

Festa sem Jesus não é festa. Ele é um convidado indispensável em qualquer circunstância, tanto em meio à dor mais forte quanto em momentos de alegria e fervor.

O milagre só foi possível porque Jesus estava lá. Sem Jesus, não há milagre. Sem Jesus, a festa da vida perde a graça. É nEle que reside a graça, o sabor, o gosto e o prazer da existência. Ele é a Vida!

Lições de Caná: como receber o melhor de Deus

Uma das características marcantes do milagre do convidado especial é sem dúvida o fato de aquele vinho produzido milagrosamente ter sido considerado pelo experiente mestre-sala, o dirigente da cerimônia, o melhor que ele havia experimentado. E lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora (Jo 2.10). Essa passagem nos traz grandes lições. Aliás, todos os milagres que Deus faz trazem lições.

Você nunca vai ver Deus fazendo um milagre em sua vida sem, com isso, estar ensinando alguma coisa. Milagres não são “caprichos divinos”. Não são atos de Deus para impressionar as pessoas. Eles são ingredientes do ensino de Deus.
Por exemplo: Se alguém consegue, sem auxílio algum, dar saltos de um quilômetro de extensão, isso é um milagre? Deus pode fazê-lo? Claro que pode. Mas por que Ele não faz isso? Porque não tem razão de ser. O que Deus estaria ensinando a seus filhos fazendo alguém saltar quilômetros como na fábula da Bota de Sete Léguas? Nada.

Agora, veja os milagres que Ele fez. Você se lembra do Mar Vermelho se abrindo em Êxodo? Para que foi aquilo? Foi mero exibicionismo divino? Deus queria simplesmente impressionar alguém? Não. Se Ele não o fizesse, Israel pereceria sob a espada de faraó. Com o milagre, Deus livrou Israel, encorajou o seu povo e deu uma lição ao coração dos egípcios.
Deus é todo-poderoso, onisciente, onipresente e auto-suficiente, mas Ele só age conforme o seu caráter, que é santo. Deus não dirige o Universo irresponsavelmente.

Igreja, Deus não dirige o universo irresponsavelmente.

Deus criou leis naturais, como a da gravidade, para que houvesse ordem no Universo. Se uma dessas leis é quebrada, quem a quebrou sofre as conseqüências. Por causa da lei da gravidade, não posso saltar de um avião sem pára-quedas, porque certamente morrerei. Portanto, Deus só pode fazer um milagre, uma intervenção que quebre as próprias leis que Ele criou, por um motivo de ensinamento, edificante, Nunca Por Mero Capricho.

Fogo queima? Claro. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego sabiam disso. Eles foram jogados na fornalha de fogo ardente. Se não houvesse um milagre, eles morreriam carbonizados. Mas Deus quebrou a regra e os livrou do fogo. Diz a Bíblia que nem sequer cheiro de queimado havia em suas roupas, que ficaram intactas (Dn 3.27). Sabe por quê? Porque eles eram servos de Deus! Sim, claro, mas não só por isso. O Senhor queria dar uma lição ao arrogante rei Nabucodonozor (Dn 3.28,29), e uma lição de fé para seus filhos de todas as épocas.
Fala pro irmão: Deus dará lição em todo arrogante.
Deus só faz milagres para trazer lições. Ele move céus e Terra para abençoar seus filhos, nos edificar, “nos amadurecer”, nos fazer confiar mais nEle, buscá-Lo e crescermos espiritualmente. Resumindo: tudo o que Deus faz tem por objetivo não apenas a Sua glória, mas também nos fazer crescer, nos dar o melhor. O milagre em Caná da Galiléia é um exemplo disso.
Quais as lições desse milagre, Igreja?
A primeira aponta para o sacrifício de Cristo. O bom vinho representa o Evangelho, as Boas Novas de Salvação (Mt 9.17). Ele também representa o sangue de Cristo, que nos purifica de todo pecado (Mt 26.27-29 e 1Jo 1.7). A transformação de água em vinho fala da transformação que o Espírito Santo opera em nossas vidas através do Evangelho de Cristo (2Co 5.17). Essa é a lição básica desse milagre.

Agora, há outras lições nele. Se observarmos cada passo do milagre, o processo que Jesus utilizou para operá-lo, o ato dos serventes e o resultado do milagre, aprenderemos algo sobre o melhor de Deus para nossas vidas.

Você quer o melhor para a sua vida? Você quer o melhor vinho? Só uma pessoa que não é sadia psicologicamente, ninguém vai querer o pior para si. Todos, em são juízo, querem o melhor. Porém, como termos certeza de que obteremos o melhor para nossas vidas?

Em primeiro lugar, com os serventes que obedeceram Jesus para que a festa fosse salva, aprendemos que ser obediente à ordem de Jesus é requisito indispensável para recebermos o melhor de Deus.
Deus tem o melhor para nós, Ele quer nos dar o melhor, e o melhor está disponível. Basta apenas agir corretamente para que experimentemos o melhor do Senhor.

Em segundo lugar, com a expressão do mestre-sala (Deixaram o melhor vinho para o final!), aprendemos também que o melhor de Deus para nossa vida está no fim. Se Jesus está nas celebrações da nossa vida, se Ele faz parte delas, Ele trará o melhor ao final de cada experiência. Com Ele, cada capítulo de nossa vida, por mais que às vezes tenha um ou outro momento de suspense ou sobressaltos, sempre termina com final feliz.

Por isso, não devemos nos acomodar com a situação de hoje. Devemos prosseguir, porque Deus tem o melhor para nós mais à frente.Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas (Ec 7.8) e a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até se tornar dia perfeito (Pv 4.18). Persista na vontade de Deus e, no fim, vai dar tudo certo em nome de Jesus de Nazaré!

Você é convidado do Senhor para a bênção, e creio que Ele já está usando este simples artigo para que o primeiro passo seja dado em sua vida rumo ao melhor dEle para você. Se estava pensando em desistir, Deus te pergunta hoje: Filho (a), a questão é uma só: É da minha vontade? Se é, porque esmoreces? A vitória está no fim. O melhor está no fim. A bênção está no fim. Portanto, vai até o fim!

O melhor nunca esteve tão perto, uma vez que o Melhor Convidado já é o hóspede eterno de tua alma. Então, nunca vai faltar vinho no teu coração! E não qualquer vinho, mas o melhor vinho!
Nos momentos difíceis, Deus não vai simplesmente transformar limão em limonada. Ele vai transformar água em vinho! Do pior Ele vai extrair o melhor!

O melhor vinho está garantido! O melhor vinho está garantido! O melhor vinho está garantido!
Creia, vá em frente e boa festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!