A vida de um sonhador
Gênesis 41
Ao observarmos na Palavra de Deus a vida de um herói as grandes lutas e frustrações vividas e experimentadas por eles. Com os troféus encontramos lágrimas das batalhas. É muito comum encontrarmos entre esses heróis, meninos que foram abandonados pelos pais, meninos e meninas que sofreram abuso sexual, crianças que passaram fome ou sofreram algum tipo de preconceito.
Então, Igreja, você pode perguntar para a Pastora: “Para ser herói é preciso sofrer tanto?” O sofrimento, com certeza, não é um pré-requisito para se fazer um vencedor, mas através das dores, das lágrimas e das frustrações que a gente aprende a viver consciente da nossa impotência. Aí é que está o diferencial de um sonhador: adquirir experiência nas frustrações e crescer por cima dos escombros. Não tomamos conhecimento dos fracassos e dificuldades de um medíocre, mas o sonhador se diferencia pela maneira que encara suas dificuldades.
Vemos na Palavra de Deus, que na história do sonhador José estão os mercadores de Gileade. A história de José foi marcada pela inveja e traição de seus irmãos, mas nem os anos de cadeia o fizeram desistir de seus sonhos e todas as tentativas para afastá-lo de seu foco foram destruídas. aprendemos, então com a vida desse admirável sonhador.
I – O SONHADOR É ALVO DE PERSEGUIÇÕES
Quando José contou seu sonho, ele começou a ser motivo de inveja para seus irmãos.passou a sofrer perseguições logo cedo, mas não desistiu.
II – O SONHADOR PODE SER REJEITADO
José foi vendido como escravo e, seus irmãos estavam apenas se livrando de algo inconveniente. Os ismaelitas, a quem José foi vendido, venderam a mercadoria e não sabiam o valor real dela.imaginem a surpresa dos ismaelitas quando souberam da notícia de José no Egito?
III – PARA O SONHADOR, A MALDIÇÃO SE TRANSFORMA EM BÊNÇÃO
(Seja Um Sonhador Do Senhor)
As adversidades aproximam um sonhador de seu sonho. Para os irmãos de José, os ismaelitas eram a chance que tinham para destruir seus sonhos. Porém, na verdade, esses mesmos ismaelitas eram o instrumento que Deus precisava para levar José para mais perto de Faraó. Quando Deus quer abençoar alguém, a maldição se transforma em bênção.
IV – O QUE FOI PERSEGUIDO PASSA A REINAR
(Você está sendo perseguido? Você passará a reinar em breve!)
Quem persegue um sonhador terá que vê-lo no trono. Aquele que não desiste de sonhar alcançará suas promessas no tempo certo.
V – O SONHADOR NÃO SE DEIXA ABATER PELAS FRUSTRAÇÕES
Um sonhador não se torna insensível devido às dores, às perseguições e às constantes lágrimas, mas, pelo contrário, abençoa vidas através de suas experiências. Junto com o escravo estava o olho de Gileade. (Gênesis 37:25). Acaso não há bálsamos em Gileade? (Jeremias 8:22). José no Egito demonstrou estar curado e pôde levar cura aos que precisavam.
CONCLUSÃO
Igreja, Deus quer levar você ao trono, mas para isso provavelmente você vai ter que passar por algumas covas e vales. E se for preciso levar desaforo para casa, leve. Se tiver que dar a outra face para mais um tapa, dê. Se precisar correr riscos, corra. Mas não esqueça de que tudo só será possível se você se mantiver firme nos sonhos que Deus sonhou para você. Agüente firme e suba no trono.