domingo, 4 de abril de 2010

O LEITEIRO E O PADEIRO


Palavra Ministrada em 04/04/10




Lucas 23:34 “E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.”

Mateus 6:14 “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós”.

O leiteiro e o padeiro foram perante o juiz.
Disse o padeiro que o leiteiro lhe vendeu o queijo faltando 100 gramas, pois dizia que o queijo tinha 1 kilo e, na verdade, tinha 900 gramas.
O padeiro disse somente ter trocado o peso pelo pão de 1 kilo que o padeiro lhe vendera.


* O perdão é uma estrada de mão dupla
* Esquecer não é perdoar. Isso é amnésia.
* Perdoar é anular o efeito da dor.


Perdoar – ser conscientizado, ser humilde, ser corajoso
Se você não perdoa, não será perdoado por Cristo


1) PEDIR PERDÃO – cair em si
Lucas 15:11 ao 17 (filho pródigo)
“11 E disse: Um certo homem tinha dois filhos;; 12 E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.; 13 E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.; 14 E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.; 15 E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.; 16 E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.; 17 E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!.”)

Gênesis 27:41 (Esaú e Jacó).
“E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão.”


2) PERDOAR OS OUTROS

Gênesis 26:27 ao 32 (Abimeleque e Isaque. A água apareceu depois que ele perdoou).
(“27 E disse-lhes Isaque: Por que viestes a mim, pois que vós me odiais e me repelistes de vós?; 28 E eles disseram: Havemos visto, na verdade, que o SENHOR é contigo, por isso dissemos: Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos aliança contigo.; 29 Que não nos faças mal, como nós te não temos tocado, e como te fizemos somente bem, e te deixamos ir em paz. Agora tu és o bendito do SENHOR.; 30 Então lhes fez um banquete, e comeram e beberam;; 31 E levantaram-se de madrugada e juraram um ao outro; depois os despediu Isaque, e despediram-se dele em paz.; 32 E aconteceu, naquele mesmo dia, que vieram os servos de Isaque, e anunciaram-lhe acerca do negócio do poço, que tinham cavado; e disseram-lhe: Temos achado água.”)


3) PERDOAR A SI PRÓPRIO

Vamos analisar, Igreja, fazer um comparativo de algumas situações vividas por Pedro com Jesus, de algumas frases e promessas proferidas por Pedro a Jesus .

João 13:37 – Pedro diz que morrera por Jesus (“Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida.”)
Mateus 8:14 – Jesus cura a sogra de Pedro (“E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre.”)
Mateus 14:28 Pedro anda sobre as águas (lei da gravidade) (“E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.”)
Mateus 17:1 – Transfiguração – Momento particular – Pedro participou de um momento particular de Jesus. (“Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,”)
Mateus 17:27 – Pedro pega moeda no peixe (“Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti.”)
João 18:10 - Pedro corta a orelha do soldado Malco, em defesa de Jesus. (“Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.”)

Então, após tudo isso, quando Jesus foi levado preso, Pedro quando lhe perguntaram sobre Jesus O negou.

Marcos 16:7 – Pedro nega Jesus e se isola. (“Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.)

Pedro tinha dificuldade de perdoar a si mesmo.

E Jesus, ao dizer “Dizei aos discípulos e a Pedro”, excluiu Pedro da condição de discípulo.

Lembramos que Pedro, após Jesus ressuscitar e aparecer por três vezes aos Apóstolos, ficou inseguro.
Ele, talvez por ter negado Jesus, achava que não conseguiria continuar na condição que Jesus o deixou.
Jesus havia dito que ele não seria mais pescador de peixes, que ele seria pescador de almas (Mateus 4:19 “E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.”).
Porém, devido a insegurança, seja por qual motivo foi (medo, não ter se perdoado por ter negado a Jesus, ausência do Mestre em seu dia a dia ou a situação em que se encontrava), Pedro voltou a ser o que era antes (lembrar do culto passado).

4 – Hora do conserto

João 21:15 ao 17 (“E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.; 16 Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.; 17 Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.”)



O que importa, Igreja, não é o que falamos e sim o que a outra pessoa entende.

Quando Jesus perguntou se os apóstolos tinham algo para comer, eles disseram que não pois pensaram que Jesus iria pedir algo a eles.
Mas Jesus estava perguntando se eles tinham algo para comer porque havia deixado preparado na praia, peixes, brasa e pão para os apóstolos se alimentarem.

Neste momento, Jesus chama Pedro de Simão, que era o nome que lhe foi dado no nascimento. Pedro era o nome dado ao homem que foi escolhido como pescador de almas, o Apóstolo.

Quando a pessoa não se perdoa, ou seja, tem dificuldade de se perdoar, ela carrega consigo uma mácula.

Este era o caso de Pedro (ou Simão).

Quando Jesus apareceu naquele momento do barco, em que os Apóstolos passaram a noite toda tentando pescar e não conseguiram nada, Pedro carregava consigo esta mácula.

Ele estava nu. E quando viu que Jesus se aproximava, logo se jogou na água.

Quando voltou, colocou a túnica, se cobriu.

Este era o momento do conserto entre eles.

Pensamentos:

Salmo 142:7 (“Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem.”)

Pessoa que não perdoa tem a alma aprisionada.

Devemos antes aceitar a própria morte do que permitir que o mal prevaleça.

Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!