domingo, 26 de julho de 2009

LIBERDADE E COMPROMISSO


Palavra Ministrada em 26 de Julho de 2009.

Hebreus 4:2 “Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram
É fato consumado que Deus já fez tudo para nós em Cristo, mas para viver na vitória da cruz, você e eu temos de assumir um compromisso pessoal com aquilo que Deus nos diz, caso contrário, jamais desfrutaremos da liberdade com que Cristo nos “libertou”.
O povo de Israel pereceu porque não ‘ACOMPANHOU pela fé a Palavra (promessa) dada’ (Hebreus 4:2), e por isso deixou de entrar em Canaã – a terra prometida.
Mas provavelmente você gostaria de saber o que acontece quando você decide exercer a sua fé – comportando-se com total confiança – na Palavra que o Espírito Santo vivifica no seu coração.
Será que Deus ‘acompanha’ a sua fé? Ou seja, a nossa fé?
Tudo o que dizemos aqui tem por objetivo levá-lo a realmente viver a ‘vida em abundância’ que o nosso Jesus afirmou que veio nos dar (João 10:10 “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”).
E para ajudá-lo a entender a importância de ‘agir’ e ‘exercer a sua fé’, vamos considerar um acontecimento do Antigo Testamento que demonstra o que acontece quando você resolve desfrutar da liberdade com que Cristo nos libertou, isto é, confiar no que Deus fez por nós.
Você precisa confiar no que Deus fez por nós.
Observemos o caso dos quatro leprosos em 2 Reis capítulo 7, os quais resolveram o desespero da situação em que se achavam, lançando-se na misericórdia de Deus, por uma simples decisão de fé. Quero que você se conscientize do valor e importância do livre arbítrio (poder de decidir) em sua vida e ao mesmo tempo entenda a grandeza da Graça (disposição soberana de amor) de Deus.
Observe atentamente o que se deu no caso dos quatro leprosos, pois acontece exatamente do mesmo modo com você toda vez que decide ‘agir’ (levantar-se com fé) comportando-se segundo a Palavra de Deus.
Não havia nada nos quatro leprosos que facilitasse a sua decisão: eram pessoas excluídas da sociedade, cercadas por um fortíssimo inimigo, totalmente desprovidos de sustento e ajuda, desesperadas e morrendo de fome. (Certamente a sua situação ou circunstância não é pior).
Mas restava-lhes a escolha: ou ficar onde estavam e morrer, ou arriscar tudo, chegando ao campo do inimigo. Era, aparentemente, uma questão de morrer ou morrer, e digo ‘aparentemente’ porque a ação da fé nada tem a ver com as circunstâncias.
Provavelmente não acharemos em toda a Bíblia um exemplo melhor para mostrar a importância da decisão. Em virtude da obra redentora de Cristo, todo homem pode ‘sair da morte e entrar na vida’ simplesmente porque quer, isto é, por decidir não ficar como está e ´embarcar´ no Evangelho de verdade. Isso é a liberdade que Cristo conquistou para nós: a liberdade de não permanecer na morte, mas de exercer o livre arbítrio e decidir para a vida. Mas o que acontece quando nós decidimos nos levantar seguindo a Palavra de Deus, num simples comportamento de fé? Observem atentamente o que Deus fez no caso dos quatro leprosos, e você entenderá o que Deus faz para nós.
A cidade de Samaria foi sitiada pelos siros, um forte inimigo, e não havia comida para o povo. (Segunda 2 Reis 7:1, Deus havia prometido comida para o dia seguinte). Em pior situação estavam os quatro leprosos que excluídos da sociedade em razão da lepra, se achavam à morte fora da muralha da cidade. Agora, vejamos 2 Reis 7 a partir do verso 5: “Levantaram-se (os leprosos) ao anoitecer para se dirigirem ao arraial dos siros, e, tendo chegado à entrada do arraial, eis que não havia lá ninguém. Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos siros ruído de carros e de cavalos e o ruído dum grande exército.(...) Pelo que se levantaram, e, fugindo ao anoitecer, deixaram as suas tendas (...) e fugiram para salvar a sua vida”(v5-7).
Atente para as palavras ‘levantaram-se’ (os leprosos), e ‘tendo chegado’, pois elas mostram a eficácia da obra redentora de Jesus em nosso favor. O pecado nos separe de Deus, mas a Graça nos aproxima dEle, e isso por iniciativa exclusiva dEle, pois nós não fazemos nada para isso. Em Cristo, Deus fez tudo para que você e eu possamos chegar a Ele e viver eternamente, ao invés de morrer no desespero do nosso próprio mal.

PARE DE MURMURAR

Efésios 3:20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,”

Afinal, o que quer dizer "murmurar"?
Murmurar, segundo o Dicionário Aurélio:- Dizer mal; maldizer; conceber mau juízo;- Falar (contra alguém ou algo); criticar;- Conversar, difamando ou desacreditando;- Produzir murmúrio ou sussurro; sussurrar;- Censurar ou repreender disfarçadamente e em voz baixa;- Soltar queixumes; lastimar-se em voz baixa; resmungar.
E o que nos leva a murmurar?- A ansiedade;- A falte de fé;- Falta de sabedoria;- Falta de esperança (esperar com paciência);- Falta de conhecimento da Palavra de Deus.
Vamos entender o que acontece quando murmuramos:- Quando começamos a murmurar é sinal de que estamos duvidando de Deus;- Quando murmuramos é porque a nossa fé esta fraca;- Quando murmuramos, deixamos de dar bons testemunhos, como cristãos;- Quando murmuramos damos brecha para o inimigo, e é isso que ele quer;- Quando murmuramos saímos da presença de Deus, pois Sua Palavra nos diz claramente a respeito disso e definitivamente não agrada a Deus.

Pois bem, muitas vezes quando as coisas não saem do jeito que queremos e não entendemos o propósito de Deus, começamos a RECLAMAR e é aí que erramos, pois reclamar não vai resolver o problema, não é dessa forma que receberemos a vitória.Lembremo-nos do POVO DE DEUS que passou quarenta anos no deserto por causa da murmuração.

Igreja, o povo de Deus passou 40 anos no deserto por causa da murmuração.
Tem gente que murmura por costume, já esta acostumada a reclamar de tudo, e de todos, nada está bom para ela.Geralmente quando murmuramos nos esquecemos que o Deus que servimos é capaz de fazer muito mais do que pedimos, ou pensamos. (Ef. 3.20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,”).
Deus sabe das nossas necessidades e o que é melhor para nós, não adianta reclamar, acredite, reclamar não é a solução.Deus tem o melhor e se alguma coisa não deu certo é porque Deus não quis assim, pois tudo o que acontece é permissão de Deus, nada acontece sem a devida permissão de Deus.

DECIDA HOJE SE VOCÊ QUER A PERMISSÃO (Lamentações 3:38 “Porventura da boca do Altíssimo não sai tanto o mal como o bem?”) OU A VONTADE DE DEUS (ROM 2:12) EM SUA VIDA.

A murmuração pode levar um grupo ou comunidade toda à destruição. O murmurador nunca está contente com as decisões, com o outro que está na frente, sempre quer provar que o outro está errado e ele está certo.Geralmente todo murmurador é invejoso, ciumento e não tem o louvor do Senhor na sua boca.A sua vida inteira é levar o outro a ouvir o que ele não foi capaz de chegar para a pessoa certa e falar, tudo o que sente contra ela, não é capaz de ser transparente.

O murmurador se torna falso.

Apenas procurar falar por trás, procurando se juntar com outros que são murmuradores para falar mal contra alguém e até mesmo contra Deus. No fundo ele está exteriorizando a sua frustração.Não se engane, o caminho da murmuração é a perdição e ruína. É semente do próprio demônio que semeia no coração daquele que não quer ser humilde e não se dobra ao louvor, à adoração.
Troque a murmuração pelo louvor, pela adoração! Tome posse destas palavras que Deus, neste momento, deseja lhe falar no coração: Não persistais em viver como os pagãos. Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras (Ef 4.17,22 “E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.” 22 “Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;”). Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade (Ef 4,23-24 “E vos renoveis no espírito da vossa mente” 24 “E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade”)

Igreja, preste atenção: A murmuração é uma declaração de insatisfação para com Deus. A murmuração quase sempre descamba numa reclamação contra Deus. Revela o baixo nível da espiritualidade do murmurador, sua falta de gratidão, sua falta de respeito, sua falta de sabedoria, sua falta de fé.
Quando murmuramos, nós estamos dizendo a Deus que não concordamos com Ele, que Ele é injusto em permitir que determinadas coisas nos aconteçam, que Ele não se importa conosco, assim como os discípulos afirmaram no barco: "Não te importa que pereçamos!"
A murmuração, além de não resolver SÓ AGRAVA O PROBLEMA, e é uma DECLARAÇÃO ANTECIPADA DE DERROTA. É uma afirmação de incredulidade. Podemos nos alegrar, igualmente, quando nos encontramos diante de problemas e lutas por sabemos que tudo isto é bom para nós - ajuda-nos a aprender a sermos pacientes.
Em Romanos 5.3 e 4, é podemos aprender que a paciência desenvolve em nós a força do caráter, e nos ajuda a confiar mais em Deus cada vez que a utilizamos, até que finalmente a “nossa esperança” e a nossa fé fiquem fortes e sólidas (Rm. 5.3 e 4 “3E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência” 4 “E a paciência a experiência, e a experiência a esperança”).Entregue a sua vida aos cuidados do Senhor, nós sabemos que muitas são as nossas aflições, mas o Senhor nosso Deus tem poder para nos livrar, para salvar e libertar.

Igreja, o nosso Deus tem poder para:
- LIVRAR
- SALVAR
- LIBERTAR

É difícil também não ficarmos ansiosos, é muito difícil, mas devemos descansar em Deus e confiar, basta confiar, nesse Deus que tudo pode.
Nunca duvide do poder de Deus. É justamente em circunstâncias difíceis que percebemos como é grande o poder de Deus, para sua honra e glória. Nunca duvide do amor de Deus, o amor de Deus por você é incondicional. Ele o amará em todas as circunstâncias.

Nunca murmure diante de Deus, quanto mais você murmurar, MAIS DEMORARÁ A LIBERTAÇÃO DE DEUS PARA SUA VIDA.
Sempre escute a voz de Deus, preste atenção no que Deus está falando, através “das pessoas”, da Bíblia, das circunstâncias.
Finalmente, a murmuração não aperfeiçoa o nosso caráter, nem nos faz crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!DICAS E SUGESTÕES SÃO MUITO BEM VINDAS!