sexta-feira, 31 de julho de 2009

DIACONISA KAREN




COREOGRAFIA








NOSSA AMADA MISSIONÁRIA VERA



NOSSA AMADA PASTORA REGINA








CULTO ABENÇOADO REALIZADO NA IANOV























Pastora Regina Ministrando






Diáconos e Levitas Alex e Karime

HÁ UMA FONTE NO DESERTO

Palavra Ministrada em 29 de Agosto de 2009.
"Um pai me abraçou desesperado e colocou um papelzinho em meu bolso. Era um pedido de oração em favor do filho que estava preso por tráfico de drogas. No papelzinho estava a história de um garoto que cresceu na igreja, recebendo todo o carinho e a orientação dos pais que conheciam Jesus, mas que por essas coisas da vida fez decisões erradas e escolheu o caminho dos vícios e do crime.
O clamor do pai era: pode Deus fazer alguma coisa por meu filho?

Abram a Palavra de Deus em Gênesis 21:15 ao 18
"E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores. E foi-se, e assentou-se em frente, afastando-se a distância de um tiro de arco; porque dizia: Que não veja eu morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou. E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Hagar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Hagar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do rapaz desde o lugar onde está. Ergue-te, levanta o moço, e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação" (Gênesis 21: 15 a 18).
Era um dia de muita alegria na família de Abraão. Naqueles tempos uma grande festa era realizada quando o menino era DESMAMADO e não quando ele fazia o PRIMEIRO ANO, como costumamos fazer em nossos dias. Isto podia acontecer aos 6 ou 7 anos de idade. Naquele tempo não havia muita pressa em desmamar uma criança. Talvez por isso as pessoas vivessem tanto tempo. Está provado que o leite materno é um alimento insubstituível. Quando o filho, naquela época, era desmamado, o pai fazia uma grande festa e convidava seus amigos. Abraão era um homem rico e não poupou dinheiro para preparar o banquete. Mas em toda grande festa, onde tudo pode ser alegria, sempre aparece alguém que acha que é muito esperto, que pensa que nunca será descoberto, alguém que quer jogar seu veneno para trazer tristeza, alguém que acha que pode fazer todo mundo de bobo. O que este tipo de pessoa não sabe é que tudo que se planta, se colhe. A Bíblia diz, em Gálatas 6:7: "... porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará".

É uma lei da vida.

A vida poderia ser uma grande festa, no bom sentido da palavra. A vida poderia ser abundante e cheia de significado; a juventude poderia crescer e chegar a horizontes impensados; nossos filhos poderiam crescer e chegar a alturas nunca imaginadas; poderiam se desenvolver sadios, sendo motivo de orgulho para este país, para a sociedade e para a família. Mas por ALGUM MOTIVO, sempre há alguém que acha que é muito esperto, que quer brincar com a vida, caçoar dos valores, modificar as leis da natureza e levar levianamente os valores espirituais e morais que Deus deixou estabelecidos para uma convivência sadia entre os seres humanos. Sempre aparece alguém que pensa que aquilo que é PLANTANDO NÃO SERÁ COLHIDO. Esse era o caso de ISMAEL.

QUANDO TODO MUNDO PODIA ESTAR FELIZ, ISMAEL COMEÇOU A CAÇOAR DE SEU IRMÃOZINHO, PENSANDO QUE NUNCA NINGUÉM O DESCOBRIRIA.

E você, irmão, pensa que não será descoberto?

Você está brincando com a promiscuidade do sexo, pensando que nunca ninguém descobrirá?
Você adolescente que está brincando com o cigarro, com o álcool ou com as drogas, pensando que ninguém o descobrirá? Será que você está brincando com os valores da família? A esperteza pode durar muito tempo, mas não pode durar todo o tempo. Você pode brincar com a sua saúde hoje e amanhã, mas depois de amanhã verá o triste resultado de ter caçoado da sua saúde.
Irmãos, queridos, Deus nos deu LIBERDADE e podemos TRANSFORMAR A LIBERDADE QUE DEUS NOS DEU EM NOSSA GRANDE TRAGÉDIA. Deus nos criou diferentes dos ANIMAIS. Criou aos animais com instintos, os animais são pobres escravos de seus INSTINTOS. O ser humano foi criado com LIBERDADE. Um exemplo: se você oferece um cigarro para um SER IRRACIONAL ele não aceita, ele não tem liberdade, ele tem INSTINTOS, é um pobre escravo de seus INSTINTOS. Mas se você me oferecer um cigarro talvez eu o fume, embora a fumaça me afogue e eu comece a tossir e me asfixiar. Tenho LIBERDADE e por isso posso forçar a minha natureza. Meu pulmão não foi criado para respirar fumaça, mas usando a liberdade que Deus me deu, posso colocar fumaça dentro dele. Só que mais ou menos cinco anos depois começo a tossir, vou para o médico, e o médico me dá um diagnóstico (E, pior, muitas vezes diagnósticos terríveis, péssimos):
- "Você está condenado a morte, um câncer pulmonar está devorando sua vida."

Então imediatamente começamos a pensar, caímos de joelhos e dizemos:
-“Senhor, por favor não nos castigue.”
Pense um pouco irmão: DEUS ESTÁ ME CASTIGANDO PORQUE FUMEI? NÃO.
Deus não castiga ninguém. Não existe esse Deus-monstro e castigador que muitos imaginam.
Quando eu vou para a Palavra de Deus eu encontro um Deus de amor, um Deus dizendo que não quer a morte do ÍMPIO (Ezequiel 18:23 “Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?”). Mas Deus estabeleceu “princípios preservadores da vida que temos que respeitar.”
Se tivesse em minha mão um microfone de cristal muito valioso, e não quisesse que ele se quebrasse, teria que respeitar a lei da gravidade. Que diz essa lei? Que todo objeto será atraído ao centro da Terra. E se o meu microfone é um microfone de um milhão de dólares, feito de um cristal finíssimo, uma obra artesanal, uma raridade no mundo e eu não quero que se quebre, tenho que respeitar a lei da gravidade. Agora, se, usando a minha liberdade, eu soltar o microfone, ele vai cair, vai se ESTRAÇALHAR, e não é justo que eu olhe para Deus e diga que Ele está me castigando porque EU soltei o microfone.
Deus não castiga ninguém. O ser humano recebe sozinho as conseqüências de suas atitudes. Deus estabeleceu leis físicas, morais e espirituais, para proteger a vida e isto não é um capricho de Deus.

Avalie de verdade suas atitudes. Pense bem antes de não respeitar as leis.

Nós não podemos cobrar a Deus.

Outro exemplo: zoológico. Quando você entra num zoológico, por exemplo, e vê na jaula dos leões uma placa que diz: "Não coloque a mão nesta jaula", não é porque o administrador do zoológico seja um tirano ou um homem radical. Não é porque a mente do administrador seja uma mente quadrada. Mas você é livre, e se você quiser, pode enfiar a mão na jaula dos leões. Só que depois, quando o leão devorar a sua mão, não é justo que você vá ao administrador do zoológico e diga que ele tem a culpa, ou que ele está lhe castigando porque você desobedeceu a ordem.
Precisamos, gravar uma palavra em nosso coração a palavra CONSEQUÊNCIA de nossos atos, ou seja, DESOBEDIÊNCIA.
Irmão, Deus estabeleceu princípios espirituais, morais e físicos, para proteger a vida, para proteger a convivência entre os seres humanos, e nos deu liberdade. EU posso usar mal essa liberdade, posso caçoar dessas leis. Mas a única pessoa que vai SE DAR MAL SOU EU. E não é justo que depois eu olhe para Deus e diga que Ele está me CASTIGANDO POR ISSO, amém?
Irmãos, não se pode brincar com o que DEUS ESTABELECEU. ISMAEL pensava que nunca SERIA DESCOBERTO, mas Sara o viu e Ismael teve que sair de casa. SEM DÚVIDA Ismael pediu perdão a seu pai. E a Bíblia diz que Abraão amava a seu filho e o abraçou chorando e disse:

- "FILHO, EU TE PERDÔO, MAS VOCÊ TEM QUE SAIR DE CASA."

E Ismael perguntou:
- "Mas então você não me perdoou?"
E Abraão, o pai, disse:
-" Te perdoei filho, mas você tem que sair de casa."
Esta história vem desde o Jardim do Éden quando Adão e Eva transgrediram um princípio estabelecido para a preservação da vida. Deus lhes disse que eles teriam que sair do jardim e eles se ajoelharam e disseram:- Deus, por favor, perdoa-nos.
E Deus disse:
- "Filhos, vocês já estão perdoados.- Então podemos ficar?"

Deus responde:
- "Não, não podem ficar, vocês têm que sair."
Eles perguntaram:
- "Mas então não nos perdoou?"
- "PERDOEI FILHOS, MAS VOCÊS TÊM QUE SAIR."

O PREÇO DA DESOBEDIÊNCIA
Há pouco tempo uma jovem garota, na fase terminal da Aids, me perguntou se Deus estava lhe castigando por ter vivido uma vida desregrada (muitos parceiros, não se cuidou, não usou preservativos). Eu lhe disse que não, que Deus a amava muito, mas que tinha estabelecido princípios que deviam ser respeitados. Deus não pode mudar as leis que estabeleceu.
Ela não respeitou e teve consequências.
ISMAEL teve que sair de casa e a Palavra de Deus diz que isto pareceu muito doloroso a Abraão, por causa de seu filho.
Deus ama muito o ser humano. ÀS VEZES, usando mal a liberdade que temos podemos nos machucar. E você acha que Deus fica olhando e pensando: "Você está vendo o que fez?" NÃO, ELE NÃO FAZ ISSO. Ele fica SOFRENDO porque não era esse o sonho que Deus tinha para o ser humano. Mas infelizmente Deus tem que respeitar a liberdade que Ele mesmo entregou para o homem.

Igreja, DEUS RESPEITA A SUA LIBERDADE.

A Palavra de Deus diz que Hagar foi andando pelo deserto da vida, levando seu filho e um cântaro de água. De repente a água acabou e ela estava no meio do deserto. Hagar não era uma mulher sem iniciativa. Seguramente correu, procurou uma palmeira, tentou encontrar a água, escavou a terra, correu de um lado para o outro, mas os recursos humanos SE ESGOTARAM, não havia mais água e o filho começou a morrer no deserto. O sol queimava, a areia estava quente, não havia água. Então, a Palavra relata que Hagar chegou ao desespero. Levou seu filho e deitou-o debaixo de uma pequena árvore, colocou-se a uma distância como a de um tiro de um arco, 25 metros mais ou menos, e começou a chorar dizendo: - Eu não quero ver o momento em que meu filho der o último suspiro.

É preciso destacar uma lição hoje. Nós todos estamos ANDANDO NO DESERTO DESTA VIDA.
TALVEZ seu filho esteja morrendo no deserto da vida. Você como pai, como mãe, já tentou de tudo, já falou com amor, com energia, já chorou, já suplicou, já aconselhou, já foi firme, soltou a corda, esticou a corda, apelou a um pastor ou pastora, procurou um conselheiro, enfim, já fez de tudo, e APARENTEMENTE seu filho não tem mais remédio. Você pode estar perguntando:

- O que mais posso fazer para ajudar meu filho? Desde pequeno o instruí no caminho do Senhor. Ele foi educado recebendo as instruções da Palavra de Deus. Demos tudo: carinho, amor, educação, alimentação, tempo, assistência, amizade. Mas o meu filho está se perdendo, o que mais posso fazer por ele? Não tenho mais para onde ir. Não sei mais o que fazer, não sei como salvá-lo.

TALVEZ seu problema não seja seu filho. Talvez seu lar é que está caindo aos pedaços. Você já não sabe mais o que fazer para reestruturar sua família. Ela está se desfazendo. Talvez você e a sua esposa já pensaram no divórcio, porque pensam que a única saída é a separação e só não o fizeram ainda por causa dos filhos, da pressão da sociedade, da pressão financeira, por causa da família, mas entre vocês não existe mais nada, a vida se tornou um inferno. O lar está morto, está agonizando. Você já perdeu todas as esperanças, já caiu de joelhos, e disse ao Senhor:
- Oh, Senhor, eu não posso mais fazer nada, está tudo perdido. Já lutei, pedi ajuda, corri, tentei uma vez, e outra vez, já não posso fazer mais nada.
Talvez neste momento, seu PROBLEMA não seja seu lar, talvez seu PROBLEMA seja a saúde. Você não sabe mais para onde ir. Você já se entregou ao abandono.

Talvez seu PROBLEMA não seja a saúde, seja a sua vida espiritual. Você já tentou muitas vezes, quantas vezes prometeu mudar; nunca conseguiu cumprir as suas promessas, prometeu à sua família, a você mesmo, mas não adianta, sua promessa dura 10 dias, um mês no máximo. Você se sente um pobre escravo de vícios, hábitos ou quem sabe desse temperamento que já lhe causou tantos problemas, esse temperamento que arruinou sua família, arruinou seu trabalho, seu futuro. Você poderia ser alguém grande nesta vida, mas não conseguiu nada por causa desse temperamento. Você não sabe mais para onde ir. Não sabe mais como encontrar uma solução para seu problema.

Você já se sentou debaixo de um arbusto, e falou: - Meu Deus, eu tenho que me conformar com esse caráter, tenho que me conformar com essa situação. Este meu problema não tem saída.
Você, neste momento, está porventura vivendo um momento difícil financeiramente, no aspecto pessoal, sentimental, na saúde, no trabalho, nos estudos? Você já tentou de tudo, já não sabe o que fazer? Então quero que você dirija seus olhos para o deserto e veja aquela mulher chorando e dizendo:

- Não quero ver quando o menino morrer.De repente, enquanto ela chorava, ouviu do céu uma voz que lhe dizia:

- Hagar, por que você está chorando?

Hagar responde: - Ah Senhor, estou chorando porque não posso fazer nada para salvar meu filho. Não posso fazer nada para sair desta situação. Sinto-me uma coitada na vida. Tudo dá errado pra mim. Todo mundo me rejeita. Ninguém gosta de mim. Estou perdida neste deserto, não sei para onde ir. Não tenho valores, perdi a auto-estima, me sinto muito mal, não tenho forças para levantar-me, nem para sair.
E a voz DO DEUS TODO PODEROSO diz:- Hagar, pare de chorar, levante o menino, segure-o pela mão, porque Eu prometo uma coisa, escute bem Hagar: Eu sou o Deus Todo Poderoso, e Eu prometo que esse garoto que você pensa que não tem mais saída, desse garoto que você pensa que só merece a morte, eu farei um grande homem. Não fique chorando, pensando que está tudo perdido. Talvez você não enxergou o que vou lhe mostrar. Agora, Hagar, em lugar de chorar, olhe para lá.
E Hagar levantou os olhos, e enxugou as lágrimas, E SABE O QUE VIU LÁ?
Uma fonte de água.
Ela estava chorando, pensando que tudo estava perdido, quando perto dela havia uma fonte de água.
A Palavra de Deus diz que Hagar encheu o odre de água, correu e deu ao menino antes dele morrer, e o menino viveu, cresceu e se fez um grande homem, pai de uma grande nação.
Sabe o que está Deus nos dizendo hoje? "Não existe caso que esteja perdido para mim. Eu sou o Deus Todo Poderoso," diz Ele. Você pode ter lutado com suas próprias forças, você pode ter feito tudo à sua maneira. Pode ter se esforçado por suas próprias forças. Mas eu lhe digo uma coisa: neste momento Deus pode fazer de seu filho um grande homem. Pode fazer de seu casamento que está caindo aos pedaços, uma família feliz. Pode fazer de sua vida sem futuro e sem esperanças, uma vida de perspectivas ilimitadas. Deus pode ressuscitar seus sonhos, pode ressuscitar seus valores, seus princípios, sua auto-imagem.

DEUS PODE. ALELUIA. GLÓRIAS A DEUS!

Não há nada impossível para Deus. Mas aí está a fonte de água, você tem que correr a ela, tem que banhar-se nela. Cristo é a solução. Ele um dia foi levantado na cruz do Calvário. Das Suas mãos e de Seus pés não brotou água, brotou sangue e é neste sangue que você tem que ser banhado. É aos pés da cruz que você tem que receber esse poder. É aí, aos pés da cruz que os problemas desaparecem. Ou então, se os problemas não desapareceram, você não tem mais medo deles. Aos pés da cruz, nos braços de Jesus que os valores são trazidos de volta para a vida, é a Seu lado que você encontra a solução.

domingo, 26 de julho de 2009

LIBERDADE E COMPROMISSO


Palavra Ministrada em 26 de Julho de 2009.

Hebreus 4:2 “Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram
É fato consumado que Deus já fez tudo para nós em Cristo, mas para viver na vitória da cruz, você e eu temos de assumir um compromisso pessoal com aquilo que Deus nos diz, caso contrário, jamais desfrutaremos da liberdade com que Cristo nos “libertou”.
O povo de Israel pereceu porque não ‘ACOMPANHOU pela fé a Palavra (promessa) dada’ (Hebreus 4:2), e por isso deixou de entrar em Canaã – a terra prometida.
Mas provavelmente você gostaria de saber o que acontece quando você decide exercer a sua fé – comportando-se com total confiança – na Palavra que o Espírito Santo vivifica no seu coração.
Será que Deus ‘acompanha’ a sua fé? Ou seja, a nossa fé?
Tudo o que dizemos aqui tem por objetivo levá-lo a realmente viver a ‘vida em abundância’ que o nosso Jesus afirmou que veio nos dar (João 10:10 “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”).
E para ajudá-lo a entender a importância de ‘agir’ e ‘exercer a sua fé’, vamos considerar um acontecimento do Antigo Testamento que demonstra o que acontece quando você resolve desfrutar da liberdade com que Cristo nos libertou, isto é, confiar no que Deus fez por nós.
Você precisa confiar no que Deus fez por nós.
Observemos o caso dos quatro leprosos em 2 Reis capítulo 7, os quais resolveram o desespero da situação em que se achavam, lançando-se na misericórdia de Deus, por uma simples decisão de fé. Quero que você se conscientize do valor e importância do livre arbítrio (poder de decidir) em sua vida e ao mesmo tempo entenda a grandeza da Graça (disposição soberana de amor) de Deus.
Observe atentamente o que se deu no caso dos quatro leprosos, pois acontece exatamente do mesmo modo com você toda vez que decide ‘agir’ (levantar-se com fé) comportando-se segundo a Palavra de Deus.
Não havia nada nos quatro leprosos que facilitasse a sua decisão: eram pessoas excluídas da sociedade, cercadas por um fortíssimo inimigo, totalmente desprovidos de sustento e ajuda, desesperadas e morrendo de fome. (Certamente a sua situação ou circunstância não é pior).
Mas restava-lhes a escolha: ou ficar onde estavam e morrer, ou arriscar tudo, chegando ao campo do inimigo. Era, aparentemente, uma questão de morrer ou morrer, e digo ‘aparentemente’ porque a ação da fé nada tem a ver com as circunstâncias.
Provavelmente não acharemos em toda a Bíblia um exemplo melhor para mostrar a importância da decisão. Em virtude da obra redentora de Cristo, todo homem pode ‘sair da morte e entrar na vida’ simplesmente porque quer, isto é, por decidir não ficar como está e ´embarcar´ no Evangelho de verdade. Isso é a liberdade que Cristo conquistou para nós: a liberdade de não permanecer na morte, mas de exercer o livre arbítrio e decidir para a vida. Mas o que acontece quando nós decidimos nos levantar seguindo a Palavra de Deus, num simples comportamento de fé? Observem atentamente o que Deus fez no caso dos quatro leprosos, e você entenderá o que Deus faz para nós.
A cidade de Samaria foi sitiada pelos siros, um forte inimigo, e não havia comida para o povo. (Segunda 2 Reis 7:1, Deus havia prometido comida para o dia seguinte). Em pior situação estavam os quatro leprosos que excluídos da sociedade em razão da lepra, se achavam à morte fora da muralha da cidade. Agora, vejamos 2 Reis 7 a partir do verso 5: “Levantaram-se (os leprosos) ao anoitecer para se dirigirem ao arraial dos siros, e, tendo chegado à entrada do arraial, eis que não havia lá ninguém. Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos siros ruído de carros e de cavalos e o ruído dum grande exército.(...) Pelo que se levantaram, e, fugindo ao anoitecer, deixaram as suas tendas (...) e fugiram para salvar a sua vida”(v5-7).
Atente para as palavras ‘levantaram-se’ (os leprosos), e ‘tendo chegado’, pois elas mostram a eficácia da obra redentora de Jesus em nosso favor. O pecado nos separe de Deus, mas a Graça nos aproxima dEle, e isso por iniciativa exclusiva dEle, pois nós não fazemos nada para isso. Em Cristo, Deus fez tudo para que você e eu possamos chegar a Ele e viver eternamente, ao invés de morrer no desespero do nosso próprio mal.

PARE DE MURMURAR

Efésios 3:20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,”

Afinal, o que quer dizer "murmurar"?
Murmurar, segundo o Dicionário Aurélio:- Dizer mal; maldizer; conceber mau juízo;- Falar (contra alguém ou algo); criticar;- Conversar, difamando ou desacreditando;- Produzir murmúrio ou sussurro; sussurrar;- Censurar ou repreender disfarçadamente e em voz baixa;- Soltar queixumes; lastimar-se em voz baixa; resmungar.
E o que nos leva a murmurar?- A ansiedade;- A falte de fé;- Falta de sabedoria;- Falta de esperança (esperar com paciência);- Falta de conhecimento da Palavra de Deus.
Vamos entender o que acontece quando murmuramos:- Quando começamos a murmurar é sinal de que estamos duvidando de Deus;- Quando murmuramos é porque a nossa fé esta fraca;- Quando murmuramos, deixamos de dar bons testemunhos, como cristãos;- Quando murmuramos damos brecha para o inimigo, e é isso que ele quer;- Quando murmuramos saímos da presença de Deus, pois Sua Palavra nos diz claramente a respeito disso e definitivamente não agrada a Deus.

Pois bem, muitas vezes quando as coisas não saem do jeito que queremos e não entendemos o propósito de Deus, começamos a RECLAMAR e é aí que erramos, pois reclamar não vai resolver o problema, não é dessa forma que receberemos a vitória.Lembremo-nos do POVO DE DEUS que passou quarenta anos no deserto por causa da murmuração.

Igreja, o povo de Deus passou 40 anos no deserto por causa da murmuração.
Tem gente que murmura por costume, já esta acostumada a reclamar de tudo, e de todos, nada está bom para ela.Geralmente quando murmuramos nos esquecemos que o Deus que servimos é capaz de fazer muito mais do que pedimos, ou pensamos. (Ef. 3.20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,”).
Deus sabe das nossas necessidades e o que é melhor para nós, não adianta reclamar, acredite, reclamar não é a solução.Deus tem o melhor e se alguma coisa não deu certo é porque Deus não quis assim, pois tudo o que acontece é permissão de Deus, nada acontece sem a devida permissão de Deus.

DECIDA HOJE SE VOCÊ QUER A PERMISSÃO (Lamentações 3:38 “Porventura da boca do Altíssimo não sai tanto o mal como o bem?”) OU A VONTADE DE DEUS (ROM 2:12) EM SUA VIDA.

A murmuração pode levar um grupo ou comunidade toda à destruição. O murmurador nunca está contente com as decisões, com o outro que está na frente, sempre quer provar que o outro está errado e ele está certo.Geralmente todo murmurador é invejoso, ciumento e não tem o louvor do Senhor na sua boca.A sua vida inteira é levar o outro a ouvir o que ele não foi capaz de chegar para a pessoa certa e falar, tudo o que sente contra ela, não é capaz de ser transparente.

O murmurador se torna falso.

Apenas procurar falar por trás, procurando se juntar com outros que são murmuradores para falar mal contra alguém e até mesmo contra Deus. No fundo ele está exteriorizando a sua frustração.Não se engane, o caminho da murmuração é a perdição e ruína. É semente do próprio demônio que semeia no coração daquele que não quer ser humilde e não se dobra ao louvor, à adoração.
Troque a murmuração pelo louvor, pela adoração! Tome posse destas palavras que Deus, neste momento, deseja lhe falar no coração: Não persistais em viver como os pagãos. Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras (Ef 4.17,22 “E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.” 22 “Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;”). Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade (Ef 4,23-24 “E vos renoveis no espírito da vossa mente” 24 “E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade”)

Igreja, preste atenção: A murmuração é uma declaração de insatisfação para com Deus. A murmuração quase sempre descamba numa reclamação contra Deus. Revela o baixo nível da espiritualidade do murmurador, sua falta de gratidão, sua falta de respeito, sua falta de sabedoria, sua falta de fé.
Quando murmuramos, nós estamos dizendo a Deus que não concordamos com Ele, que Ele é injusto em permitir que determinadas coisas nos aconteçam, que Ele não se importa conosco, assim como os discípulos afirmaram no barco: "Não te importa que pereçamos!"
A murmuração, além de não resolver SÓ AGRAVA O PROBLEMA, e é uma DECLARAÇÃO ANTECIPADA DE DERROTA. É uma afirmação de incredulidade. Podemos nos alegrar, igualmente, quando nos encontramos diante de problemas e lutas por sabemos que tudo isto é bom para nós - ajuda-nos a aprender a sermos pacientes.
Em Romanos 5.3 e 4, é podemos aprender que a paciência desenvolve em nós a força do caráter, e nos ajuda a confiar mais em Deus cada vez que a utilizamos, até que finalmente a “nossa esperança” e a nossa fé fiquem fortes e sólidas (Rm. 5.3 e 4 “3E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência” 4 “E a paciência a experiência, e a experiência a esperança”).Entregue a sua vida aos cuidados do Senhor, nós sabemos que muitas são as nossas aflições, mas o Senhor nosso Deus tem poder para nos livrar, para salvar e libertar.

Igreja, o nosso Deus tem poder para:
- LIVRAR
- SALVAR
- LIBERTAR

É difícil também não ficarmos ansiosos, é muito difícil, mas devemos descansar em Deus e confiar, basta confiar, nesse Deus que tudo pode.
Nunca duvide do poder de Deus. É justamente em circunstâncias difíceis que percebemos como é grande o poder de Deus, para sua honra e glória. Nunca duvide do amor de Deus, o amor de Deus por você é incondicional. Ele o amará em todas as circunstâncias.

Nunca murmure diante de Deus, quanto mais você murmurar, MAIS DEMORARÁ A LIBERTAÇÃO DE DEUS PARA SUA VIDA.
Sempre escute a voz de Deus, preste atenção no que Deus está falando, através “das pessoas”, da Bíblia, das circunstâncias.
Finalmente, a murmuração não aperfeiçoa o nosso caráter, nem nos faz crescer.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

CALEBE, O PAI DE ACSA


Palavra Ministrada em 22 de Julho de 2009.
Hoje é noite de conquista, Igreja!

Qual sua postura nesta noite para recebê-las?

A postura de Calebe era firme:

- não desistiu de seus sonhos;
- perseverou;
- confiou;
- esperou;
- teve ânimo.

Josué 14

Por que razão muitos cristãos sonham tanto e conquistam pouco? Por que muitos crentes não vivem uma vida de triunfos? Porventura Deus mudou? Acreditamos que não. Cremos que a razão da não conquista está no fato de não se adotar a postura de Calebe, que obteve muitas vitórias por que não desistiu de seus sonhos. Esta não desistência se observa nas qualidades desenvolvidas por ele antes e por ocasião da tomada da cidade de Hebrom, quais sejam: perseverança em seguir a Deus, confiança na promessa de Deus, espera no tempo de Deus e ÂNIMO para a guerra. É sobre isto que falaremos hoje.

Perseverança em seguir a Deus, confiança nas promessas de Deus.

I - CONQUISTOU POR QUE PERSEVEROU EM SEGUIR A DEUS (14:8)

“… eu, porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus”. (cap. 14, verso 8c)

O termo PERSEVERAR significa conservar-se firme e constante, persistir. Já a expressão seguir tem o sentido de abandonar-se, entregar-se, submeter-se. E foi exatamente isto que fez Calebe diante do compromisso divino. Conservou-se firme, entregou-se e abandonou-se à promessa de Deus. A Palavra de Deus, em Romanos. 5.4 nos diz que a perseverança produz experiência; e a experiência, esperança. A Bíblia nos ordena a perseverarmos em oração (Lc 18.1 “E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer”). Eis algumas referências sobre a questão da perseverança: Rm. 12.12 (“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;”); Cl. 4:2 “Perseverai em oração, velando nela com ação de graças.”
Você é um cristão perseverante ou inconstante?
Se você é inconstante o que pretende fazer para mudar?

II - CONQUISTOU POR QUE CONFIOU NA PROMESSA DE DEUS
“… Certamente a terra que pisou o teu pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente…” (verso 9b).

Confiança em Deus traduz-se pela segurança íntima que temos no procedimento Dele. Significa depositar crédito e fé no Senhor. É certeza de poder contar com Ele em qualquer situação. É crer na honradez da Palavra Divina. Já a palavra promessa significa obrigar-se verbalmente ou por escrito a (fazer ou dar alguma coisa), comprometer-se a, asseverar ou assegurar de antemão, dar esperanças de bom futuro.

Calebe conquistou Hebrom por que não vacilou em confiar no cumprimento da promessa de Deus. Ele cria que Deus jamais lhe mentiria e mostrou tal confiança no fato de esperar quarenta e cinco longos anos pelo cumprimento. Números 23:19 diz: “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?” Já Hebreus 6:18 diz: “para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta”. Deus não pode mentir, Ele é fiel no cumprimento de Sua Palavra.
Queremos citar pelo menos três razões do porque confiar nas promessas de Deus:

1. Porque Ele é misericordioso
a) Salmo103: 8 diz: “Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade”.
Você está sofrendo? Veja o que diz a Palavra!
b) Tiago 5:11 diz: “Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso”.

2. Porque Ele é fiel no cumprimento de Sua Palavra
a) Deuteronômio 7:9 “Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda o concerto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos”.
b) Hebreus 10:23 “retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu.”

3. Porque Ele é poderoso
a) Salmos 89:13 “Tu tens um braço poderoso; forte é a tua mão, e elevada, a tua destra.”
b) Salmos 93:4 “Mas o SENHOR nas alturas é mais poderoso do que o ruído das grandes águas e do que as grandes ondas do mar”.
Você acredita que Deus é mentiroso?
Se não acredita, então por que não confia Nele?

III - CONQUISTOU POR QUE ESPEROU NO TEMPO DE DEUS

“… quarenta e cinco anos há agora, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, agora, eis que já hoje sou da idade de oitenta e cinco anos” (v. 10b)
A palavra esperar significa ter esperança em, contar com. Já a palavra tempo, significa tanto a sucessão dos anos, meses, dias e horas que envolve para o homem, a noção de passado, presente e futuro como o momento ou ocasião apropriada (ou disponível) para que uma coisa se realize. Calebe esperou 45 anos até que a promessa de Deus se realizasse. Não desistiu de esperar porque sabia que o relógio de Deus funcionava diferentemente do seu. O relógio de Deus é constituído de dois ponteiros: um é o ponteiro da esperança e o outro é o ponteiro do tempo. Já o relógio do homem possuem basicamente três ponteiros.
São eles:

1. Ponteiro da dúvida - Incerteza sobre a realidade de um fato ou verdade, hesitação, descrença, desconfiança, suspeita;
2. Ponteiro da Ansiedade - Aflição, angústia, perturbação de espírito causada pela incerteza ou pelo medo do perigo.
3. Ponteiro da Impaciência - Desespero, pressa, inquietude, agitação, precipitação.
Você acha que o seu relógio funciona melhor que o relógio de Deus?
Se não acha, então por que não espera pelo tempo Dele? Pelo tempo de Seu relógio.

IV - CONQUISTOU POR QUE TEVE ÂNIMO

“… qual a minha força então era, tal é agora a minha força, para a guerra, e para sair, e para entrar” (Verso 11b).
A expressão ânimo diz respeito à coragem, estímulo, alento que se tem diante de uma situação. No caso de Calebe ele foi animoso para a guerra. Apesar de seus oitenta e cinco anos não se viu como um derrotado ou incapacitado para conquistas. Diferentemente de Barzilai que sendo cinco anos mais jovem e que não sabia discernir entre o bem e o mau nem tinha gosto no que comer e no que beber nem podia ouvir a voz dos cantores e cantoras (2 Samuel 19. 35), Calebe entusiasmou-se com a realidade da vitória sobre os gigantes de Quiriate-Arba. Deus espera que tenhamos bom ânimo. (1 Cr. 22.13; 2 Cr. 32.7).

Você sabia que um só homem animado para a guerra vale mais que cem desanimados?
Você sabia que os nossos filhos podem perder o ânimo se nós os irritarmos? (Colossenses 3:21)
Os grandes conquistadores de Deus são aqueles que perseveram até obter, confiam até morrer, esperam mesmo contra a esperança e permanecem com o ânimo inabalável até que Deus lhes agracie. “A Deus seja a glória”.

1. Você aguarda alguma promessa de Deus?
2. Percebeu a demora para o cumprimento a promessa de Calebe?
3. Você está disposto a aguardar o tempo de Deus?

terça-feira, 21 de julho de 2009

NÃO ABRA MÃO DE SUA BÊNÇÃO



Palavra Ministrada dia 19 de Julho de 2009.
Razões para não abrir mão de sua bênção:

• 1 RAZÃO: Por Mais Que a Luta Seja Difícil, Deus Pode!
Sabe por que você não deve abrir mão de sua bênção?

"Porque para Deus nada é impossível." (Lucas 1. 37)

Deus pode restaurar seu casamento, sua família, seu filho e pode curá-lo de uma enfermidade incurável. Deus pode operar esses milagres por você. Depois de reconhecer que nada pode impedir a vontade e o grande poder de Deus, Jó afirmou:

"Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido." (Jó 42. 2)

O que é que Deus faz e alguém diz que Ele não pode fazer? O Deus que você serve pode fazer qualquer milagre para restituir aquilo que Ele tem lhe dado. Sabe por que você não pode desistir?

• 2. ª RAZÃO: Porque Para Tudo Deus Tem um Propósito!

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto." (Romanos 8. 28)
São todas as coisas, NÃO são algumas lutas e adversidades. DEUS TEM UM PROPÓSITO SOBRE TUDO QUE ESTÁ ACONTECENDO COM VOCÊ. Na vida daquele que serve a Deus NÃO tem sorte nem azar, TEM PROPÓSITOS DE DEUS. Sabe qual a outra razão para NÃO desistir?

• 3.ª RAZÃO: A Palavra final Pertence a Deus!

Se Deus já deu a última palavra, então o problema está resolvido. Se ainda não deu, então espere porque Ele vai dar. Não desista; a palavra final é de Deus. E quando Deus fala é para valer.
E você que não crê, ou seja, que não acredita que Deus fala pela Sua Palavra, veja em II Timóteo, capítulo 3:16 “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça.”
Porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu”. (Salmos 33. 9).
Que poder tão grande há na Palavra de Deus!

A Palavra de Deus fala em Hebreus, capítulo 1, versículo 3: “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade, nas alturas”.

Quando há humilhação e reconhecimento, tanto o rei quanto o súdito (subordinado, seguidor submisso), tanto o rico quanto o pobre, tanto grandes quanto pequenos curvam-se diante da autoridade infalível da Palavra de Deus. Veja a passagem sobre o centurião de Cafarnaum:
"E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará." (Mateus 8. 8).

O centurião era um HOMEM ESPIRITUAL. Homem espiritual é aquele que crê na Palavra do Senhor, na Palavra de Deus, e que, através de sua fé faz com que o milagre e o sobrenatural de Deus aconteçam.
Outros exemplos de homens espirituais, na Bíblia:

- Abraão, em Gênesis 22:1 ao 5
1E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui; 2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.;3 Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.;4 Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe;5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.”
Abraão era um homem espiritual porque ele conhecia Deus e sabia que Deus ia prover o cordeiro.
Observe a maneira que ele fala no versículo 5: "Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós."
Fé inabalável e confiança total em Deus.

- Josafá, em II Crônicas 20:20, creu em Deus e nos seus profetas e prosperou (“E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis”.)

- O Apóstolo Paulo sabia o Deus que ele cria. Veja Filipenses 4:13 “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.”.

- Josué - Deus falou com Josué e ele obedeceu e acreditou. Não teve medo. (Em Josué1:9 “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.")

O centurião creu que somente UMA palavra do Senhor bastaria para que o servo dele fosse curado. Uma palavra de poder pronunciada por Deus muda a sua história. Se Deus ainda não deu a sua última palavra, então não abra mão de sua bênção.

Em Salmos 46: 6-7, na Palavra de Deus, está: “As nações se embraveceram, os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.”

Que tremendo! Quando Deus fala, todas as coisas se submetem à Sua Palavra. A situação pode estar muito complicada na sua vida, o IMPOSSÍVEL pode bater à sua porta, mas você deve continuar seguindo em frente. A última palavra pertence a Deus. Sabe por que você não deve desistir? Medite no que eu vou lhe dizer porque é profético em sua vida: a história ainda não chegou ao final, tem promessas de Deus a serem cumpridas. Talvez você não entenda, mas saiba que esta luta, estas situações difíceis e complicadas, esta resistência não sinalizam o final da sua carreira, não é o fim da sua vida cristã.

Existe também o HOMEM NATURAL. Ele não compreende a maneira de Deus trabalhar. Não entende como Deus pode operar milagres.

Em Atos, 16:25 ao 31, vemos a figura do carcereiro como homem natural. Ele não sabia e não compreendia como as portas estavam se abrindo e chegou a tentar se matar.
Atos 16:25 “E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam;26 E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.; 27 E, ACORDANDO O CARCEREIRO, E VENDO ABERTAS AS PORTAS DA PRISÃO, TIROU A ESPADA, E QUIS MATAR-SE, CUIDANDO QUE OS PRESOS JÁ TINHAM FUGIDO. 28 Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos;29 E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.;30 E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?;31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa".

E, há ainda, o HOMEM CARNAL, que é aquele que compreende e acredita nas coisas de Deus e na forma que Deus opera milagres e o sobrenatural, mas suas atitudes são contrárias àquilo que provém de Deus. O homem carnal desobedece a Deus, peca e sofre complicações. Olha situações e circunstâncias.

Sansão era nazireu de Deus, separado, escolhido para livrar Israel das mãos dos filisteus, inimigos (Juízes 13:5 “Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus” e Juízes 13:24 “Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o SENHOR o abençoou.”), porém foi um homem carnal. Ele foi contra os princípios de Deus, agiu totalmente na carne.

Buscou uma mulher no mundo (Juízes 14: 3 “Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.”), envolveu-se com prostitutas (Juízes 16:1 “E foi Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta, e entrou a ela” e Juízes 16:4 “E depois disto aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila”) e, o pior, revelou à sua esposa mundana e filha de filisteus (inimigos), o segredo que Deus o havia confiado (Juízes 16:15 “Então ela lhe disse: Como dirás: Tenho-te amor, não estando comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim, e ainda não me declaraste em que consiste a tua força; 16 E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte.;17 E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.; 18 Vendo, pois, Dalila que já lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi esta vez, porque agora me descobriu ele todo o seu coração. E os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela, trazendo com eles o dinheiro.;19 Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força. E 20 E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele.).

A carne de Sansão o levou ao pecado e isso fez com que ele se tornasse cego (Juízes 16:21 “Então os filisteus pegaram nele, e arrancaram-lhe os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e girava ele um moinho no cárcere.”)

Deus já começou a operar milagres e vai lhe dar forças para que você não abra mão de sua bênção. As lutas e as adversidades fortalecerão a sua fé. Deus é fiel, ainda não acabou de escrever a história da sua vida e quando você conseguir passar pelas dificuldades, declare que foi Ele quem abriu as portas, deu-lhe a vitória e operou o milagre. Deus vai ser glorificado e exaltado nesta luta. Louve ao Senhor!

Priorize Deus. Tudo está sendo restituído e restaurado porque é Deus e Dele é todo o Poder!

Admiro a história de Calebe, que mesmo com 85 anos de idade e 45 de promessa não desistiu, mas confiou e acreditou que as promessas do Senhor ainda seriam cumpridas na sua vida. Certamente alguém deve ter dito: “Você já está velho e ainda espera que o Senhor vai cumprir o que prometeu? Acho que você deveria estar em algum grupinho de dança da terceira idade. Como você suporta tanto tempo esperando?”

Repreenda estas palavras de maldição!

Mas Calebe esperou com paciência. “A minha história ainda não chegou ao fim”, dizia Calebe. E eu declaro na autoridade do nome do Senhor: A sua história ainda não chegou ao final! A sunamita foi uma mulher bem sucedida pelo simples fato de não ter desistido de sua bênção.

Não desista de lutar pela bênção que Deus reservou a você. Busque a resposta através da oração e você terá a vitória. A sunamita não desistiu diante da morte, pois confiava que Deus poderia operar um milagre e fazer o impossível tornar-se possível, e assim aconteceu (2 Reis 4:8 ao 37).
Você está querendo desistir da sua fé? Do seu compromisso com Deus? Saiba que se desistir a situação difícil certamente ficará pior. Deus está dizendo a você: “Não desista, eu estou no controle”. Nada acontece na nossa vida sem que Deus permita.

Durante a tribulação, na luta, Deus está no controle, acredite. “A situação está difícil”. Espere mais um pouco e você experimentará a bondade do Senhor: a porta abrir-se-á através de um milagre divino e você dirá ‘SÓ O SENHOR É DEUS!”

quinta-feira, 16 de julho de 2009

AS VIRTUDES DE ACSA

Palavra Ministrada dia 15 de Julho de 2009.


“Disse Calebe: A quem derrotar Quiriate-Sefer e a tomar, darei minha filha Acsa por mulher. Tomou-a, pois, Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe; este lhe deu a filha Acsa por mulher. Esta, quando se foi a Otniel, insistiu com ele para que pedisse um campo ao pai dela; e ela apeou do jumento; então, Calebe lhe perguntou: Que desejas? Respondeu ela: Dá-me um presente; deste-me terra seca, dá-me também fontes de água. Então, lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.” Josué 15:16 ao 19

Acsa, filha de Calebe, foi uma daquelas mulheres que experimentou o sofrimento de perto. Nasceu e cresceu no deserto, porquanto Israel caminhava do Egito até Canaã, a terra prometida. Era um tempo difícil, de lutas e provações, escassez, instabilidade, não tendo lugar certo para repousar ou morar. Aprendeu através das batalhas a ser uma mulher forte e valente.
O que você aprendeu através de tempos difíceis, de lutas, provações e escassez? Acsa aprendeu a ser forte e valente.

O exemplo de seu pai, CALEBE, como um homem fervoroso, lutador, trabalhador, conquistador e temente a Deus, foi de forte influência na formação de seu caráter ousado e destemido.
Uma mulher bonita, ao ponto de seu pai oferecê-la como recompensa àquele que conquistasse uma cidade que era habitada por vários gigantes guerreiros, que teriam que ser derrotados.
“Disse Calebe: A quem derrotar Quiriate-Sefer e a tomar, darei minha filha Acsa por mulher.” (Josué 15:16).

Com isso Calebe, ganharia uma cidade e entregaria sua filha a um homem valente e conquistador. Otoniel foi o vencedor e a tomou como esposa.

Precisamos ter um caráter como o de Calebe: lutador, conquistador, trabalhador, fervoroso e temente a Deus.

Nenhum pai gostaria de entregar sua filha a qualquer um, muito menos há um preguiçoso, medroso ou fracassado.

Igreja, Deus tem o melhor para ti!

Outro principio que aprendemos, é que Otoniel, fazendo a escolha da batalha para conquistar sua esposa, demonstra que vale a pena lutar por algo precioso e que certamente seria bênção para toda sua vida.

Igreja, vale a pena lutar por algo precioso.

Quando as coisas valiosas são de graça, temos que desconfiar; as boas coisas dessa vida são conseguidas com sacrifícios e lutas. Isso em todo o sentido da palavra, tanto no campo secular, como espiritual. Por isso que o ditado popular é certo: “A esmola quando é muito grande, até o santo desconfia”. (Fácil demais, cuidado!).

O que estamos aguardando em Deus são coisas boas e estas terão que ser conseguidas com sacrifícios e lutas, isso em todos os sentidos. Por isso que, às vezes, não entendemos Deus. Deus não tarda nunca. Se está demorando ou se está difícil é porque Deus nos entregará algo valioso!

Acsa, por sua vez, sabia que seu pai queria o melhor para ela e confia na experiência acumulada daquele que verdadeiramente a amava.

Igreja, o Pai quer o melhor para você.

Sempre é bom os filhos saberem que seus pais querem o melhor para eles, e que não descansarão enquanto não os virem bem casados, com pessoas que verdadeiramente mostrem horizontes e lhes possam prover do necessário, pessoas de caráter ilibado.

Igreja, sempre queremos o melhor para quem nós amamos de verdade! Imaginem Deus! Claro que Ele sempre quer e tem o melhor.

Otoniel significa Leão Divino. Acsa casou com um vencedor, um lutador e salvador de um povo.
Tomar decisões erradas em momentos cruciais (difíceis) é arrumar tribulação para vida toda.
Veja bem quem é aquele ou aquela que você está escolhendo para casar, para ser o pai ou a mãe de seus filhos. Fujam do tribuloso, do preguiçoso, do violento, do acomodado e em contrapartida, da preguiçosa, da encrenqueira, da murmuradora, da rebelde ou de quem não queira nada com Deus. CUIDADO!

Por algumas atitudes das pessoas podemos analisar a natureza de seu caráter, sua formação e como estão encarando certos desafios que a vida oferece.

Igreja, precisamos ser mais observadores e analisarmos mais as atitudes das pessoas.

Quando recebe de seu pai um pedaço de terra para morar e produzir, Acsa mostra a natureza de seu caráter e como era valorosa e visionária (tinha visão ampla. Enxergava lá na frente. Mulher de Provérbios 31:16 “Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.”). Ela não ficou satisfeita, ela não se acomodou. Ela sabia que seu pai tinha e poderia dar mais para ela.

Igreja, não se dê por satisfeito. Não se acomode. Sabemos que o nosso Pai tem muito mais para nos dar.

As 10 Virtudes de Acsa:

1) Negação ao fatalismo. É aquela idéia de que eu tenho isso, porque MEREÇO, é a concretização da derrota, “é a sina, é o karma, é o destino, Deus quis assim, né, amém?”
Igreja, negue isso nesta noite. Negue ao fatalismo.

2) Negação ao conformismo. Acsa não fica esperando cair do céu, deitada numa rede ou cheia do espírito do me dá, me dá.
Igreja, neste noite, negue o conformismo.

3) Negação da murmuração. Reclamando de tudo e culpando a todos pelas suas mazelas e derrotas.
Igreja, nesta noite, negue a murmuração.

4) Negação da inércia e da preguiça. Não estava satisfeita com o mínimo, pois tinha capacidade para o máximo.
Negue a prostração, negue a preguiça.

5) Mostrou-se ser uma boa esposa, submissa ao seu marido. “Esta, quando se foi a Otoniel, insistiu com ele para que pedisse um campo ao pai dela;” Vs 18
Insista com Deus. Você sabe que Ele pode fazer!

6) Uma mulher resoluta (ativa, corajosa, ousada) e decidida. Depois de falar com seu marido ela mesma toma a iniciativa de ir ao seu pai e pede fontes de água. “…E ela apeou do jumento..” Vs 18 Uma mulher ativa.
Igreja, Deus nos convida nesta noite para sermos ativos, ousados, decididos.

7) Uma mulher persistente. Fez uma longa caminhada para atingir seu objetivo e chegar ao seu pai.
Igreja, Deus nos convida nesta noite para sermos persistentes.

8) Uma mulher fervorosa. Ela conhecia o pai que tinha e sabia que ele era próspero e tinha mais para lhe dar.
Igreja, e você? Conhece o Pai que tem? Sejam mais fervorosos!
Minha irmã, meu irmão, seu Pai é riquíssimo e tem o melhor para te dar, vá até Ele através da oração e do clamor.

9) Uma mulher visionária. “…Então, Calebe lhe perguntou: Que desejas?” Respondeu ela: Dá-me um presente; deste-me terra seca, dá-me também fontes de água.” Vs 19” Acsa, pediu de seu pai fontes de água.
Igreja, tenha visão. Vivam bem e prossigam sempre mais e mais.
Enquanto muitos se conformam com terras secas, com aridez (coisas secas), com deserto, ela rejeita o deserto que seria SUA SINA. Ela quer mais, crê no mais, crê na amplitude, ela aspira por bênçãos maiores.
Igreja, Deus nesta noite está nos convocando para querer mais. Crer no mais e para aspirarmos por bênçãos maiores.

10) Uma mulher trabalhadora. Acsa, não queria fontes de águas, para viver na bonança e dependurada em uma rede, mas para trabalhar, pois sabia que a água era o principal meio para se obter a produção de uma rápida colheita.
Deus nos convida para trabalharmos, investirmos e administrarmos nossas bênçãos.

Acsa, como recompensa, recebe de seu pai muito mais que pediu, pois Ele reconhece que sua filha tinha propósitos nobres em seu pedido e sabia que aquela terra seria bem cuidada por ela. “Então, lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.” Vs 19

Igreja, Deus quer nos dar o que estamos pedindo e muito mais, porque Ele reconhece que temos propósito.

Acsa recebe de seu pai fontes de águas superiores E fontes inferiores, isso mostra como toda a sua terra dos altos (montanha) e dos baixos (vales) seriam abençoadas, toda a amplitude de seu terreno, seriam regados por águas.

Deus está falando nesta noite que seremos abençoados em toda amplitude.
Meu irmão, minha irmã, Deus tem águas puras e cristalinas para abençoar tudo que te pertence, todo o teu território. Está selado do norte e sul, leste e oeste, tudo está debaixo das promessas do Altíssimo.

Fontes superiores (lugares altos/montanhas): Tempo bom, tempo de bonança. Nesse período você será mais ainda abençoado; irá prosperar muito mais.
Fontes inferiores (lugares baixos/vales): Tempo difícil, de tribulação, lutas e doenças. “A promessa é que haverá sempre água para te satisfazer, saciar e te fazer suportar o dia mal. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.” Salmo 46:1-4

Jesus é fonte de água da vida que te sacia em todos os momentos. “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” João 7:37,38

Acsa era uma mulher valorosa, intrépida e ousada como tantas mulheres nesse mundo. Que o exemplo desta mulher inspire a muitos cristãos a seguirem suas virtudes para que tanto sua casa como terra e nação sejam tomadas de bênção das águas puras e cristalinas!

Que Deus te abençoe!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

JESUS SABE...


Palavra Ministrada dia 28 de junho de 2009

“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura...”. (Marcos 16:15)
Jesus sabia que o tempo do seu trabalho nesta terra seria curto e através de nós a boa notícia do evangelho seria divulgada.
Deus nos chamou.
Deus nos escolheu.
Deus nos quer usar.

Deus quer que nós como Igreja, anunciemos o Seu Evangelho.
Temos aprendido com a Sua PALAVRA, que sempre e em todas as CIRCUNSTÂNCIAS Jesus sabe TUDO, vemos que quando Filipe encontrou Natanael em João 01:47-48 “Jesus viu NATANAEL aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo (intenção)! Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes de Filipe te chamar, EU TE VI, quando estavas debaixo da figueira.”
Jesus sabia quem era Natanael mesmo antes de serem apresentados, porque Jesus sabe...
Jesus conhece você!
Jesus sabe quem é você!!!
Jesus conhece e sabe de nossas intenções.
Jesus sabe que somos sinceros.
Jesus sabe que precisamos Dele.
Jesus gosta que sejamos sinceros.
Jesus compreende todas as nossas dúvidas
.
Jesus sabia que Pedro havia trabalhado a NOITE TODA e que não havia pescado sequer um pequeno peixe para o sustento de sua família. Jesus sabia onde estavam os peixes que Pedro precisava em meio aquele grande mar.
Jesus conhece e sabe de todas as nossas necessidades e dos que são nossos.
Jesus sabe de tudo o que estamos passando e Jesus está no controle de todas as nossas áreas para nos ajudar e nos abençoar.
Imagine o mar e sua imensidão.
Só que o nosso Jesus é Poderoso e sabia exatamente qual o lugar em que estavam os peixes.
Jesus disse: “Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Respondeu-lhe SIMÃO: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes”. (Lucas 5: 4,5,6)
Vejam a atitude de Simão. Ele passou a noite inteira trabalhando e não pescou nada (olhamos para a nossa situação a maioria das vezes, parece que não vemos nada e permitimos que as circunstâncias que temos vivido acabem abatendo nossa fé).
Não podemos permitir que situações e circunstâncias venham nos abater e nem abalar a nossa fé.
Não podemos desistir e nem desanimar, por mais que circunstâncias nos abatam.
Simão não permitiu que circunstâncias abatessem sua fé e creu no poder da Palavra. Vejam como ele fala com o Mestre. Simão não questiona e não murmura, simplesmente obedece e crê no Poder da Palavra de Deus.
Lance a rede, creia que Deus sabe de tudo, conhece nossas dificuldades e necessidades e sabe e pode resolvê-las.Temos que ter FÉ!
Temos que confiar, acreditar e esperar.
Jesus sabia que Pedro antes que o galo cantasse três vezes O negaria conforme Mateus 26:34 “Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes."

Jesus sabia que ele se arrependeria e que se tornaria o líder da igreja primitiva.
Jesus sabe que somos de Deus.
Jesus acredita em você.
Jesus acredita e sabe que nos arrependemos de qualquer pecado e que sempre estaremos com Ele.
É... Jesus sempre sabe e sabe, por exemplo, que os dias nesta terra são complicados, que o ódio, o egoísmo e a ambição são fortes característica do ser humano.
Por isso que Jesus veio para nos salvar.
Jesus sabe o que esta acontecendo com a instituição divina chamada Família, Jesus sabe do índice de divórcios que segue crescendo, da falta de entendimento entre Pais e Filhos, Jesus sabe.
Jesus disse em Lucas 12:53 “Estarão divididos: pai contra filho, filho contra pai; mãe contra filha, filha contra mãe; sogra contra nora, e nora contra sogra”.
Jesus sabe...
O nome de Jesus está acima de todos os nomes e que através Dele as situações mais complicadas podem ser RESOLVIDAS, o enfermo pode ser curado, a família pode ser restaurada, enfim, a sociedade pode ser mudada.
Igreja, vocês crêem nesta promessa?
“Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.” (Mc: 16:17-18).
Jesus sabe, que o seu retorno esta próximo...

É... Jesus sabe... E quer que você também saiba que “Nele”, somente “Nele” você pode vencer exércitos, saltar muralhas, e porque através “Dele” você pode todas as coisas.
Afinal, Marcos: 9:23 nos afirma: Tudo é possível àquele que crê!
E aí, você sabe?