segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Palavra ministrada domingo, 14 de setembro de  2014

Terceiro Domingo da Campanha Jornada Feliz

APRENDENDO A OBTER DETERMINAÇÃO QUE É A CHAVE DA VITÓRIA




Lição para casa: ler Êxodo capítulos 7, 8, 9,10 e 11; ler Salmos 42 e 62; ler Lucas 5.1 ao 11; ler 2º Reis 5.


Êxodo 7, 8, 9,10 e 11
Início: É interessante e ao mesmo tempo ESTRANHAS as formas deDEUS SE MANIFESTAR NA HISTÓRIA HUMANA.

O que PARA NÓS MUITAS vezes constitui-se num grande CONFLITO e PROBLEMA, PARA DEUS SIGNIFICA APENAS MAIS UM ATO DA SUA SOBERANA VONTADE SOBRE NÓS.
Muitas vezes encontramos dificuldades de ENTENDER os planos e propósitos de Deus nas nossas vidas, principalmente quando as coisas começam a DAR ERRADOquando portas se fecham diante de nós, quando entramos num período de ADVERSIDADES e TRIBULAÇÕES.

ESPERAR EM DEUS PARA NÓS, muitas vezes constitui-se numatortura PSICOLÓGICA, EMOCIONAL e espiritual.

DAVI TEVE QUE APRENDER POR DIVERSAS VEZES A ESPERAR NO SENHOR E CRER NA SUA SOLUÇÃO, ELE NÃO DESISTIU DOS SEUS SONHOS, MAS APRENDEU A PERSEVERAR EM DEUS. Vejam nos Salmos 42 e 62.

1. DEUS PODERIA TER CONVENCIDO A FARAÓ DESDE A PRIMEIRA PRAGAMAS DEUS QUERIA MANIFESTAR A SUA GLÓRIA E O SEU PODER NAS TERRAS DO EGITO E NA VIDA DE MOISÉS TAMBÉM.

Igreja

MOISÉS, JÁ TINHA SE DEMONSTRADO FRACO E CHEIO DE DESCULPAS EM MIDIÃ E INCAPAZ DE EXECUTAR OS PLANOS DE DEUS.

Igreja
AS DEZ PRAGAS ERA UM TESTE DE PERSEVERANÇA PARA ELE.


2. OUTRO FATO DIGNO DE NOTA FOI A HISTÓRIA DE NAAMàregistrada em 2º Reis 5.
A Palavra de Deus fala que caráter demora para ser tratado. Não funciona orar hoje e achar que o caráter terá sido transformado amanhã.
É preciso buscar transformação, ter vontade, ter determinação.

NAAMÃ RECEBEU UMA DIREÇÃO DE DEUS, ATRAVÉS DO PROFETA ELISEU, PARA QUE SE BANHASSE SETE VEZES NO RIO JORDÃO.

ELE PODERIA SER CURADO NA PRIMEIRA VEZ, MAS DEUS QUERIA TRATAR O CARÁTER DE NAAMÃ, POR ISSO ELE TEVE QUE FAZER SETE TENTATIVAS PARA RECEBER O SEU MILAGRE.

3. AINDA PODEMOS CITAR A HISTÓRIA DA CONQUISTA DE JERICÓ POR JOSUÉ,

Igreja a Palavra de Deus registra a conquista de Josué em Josué 6, quando DEUS MANDOU JOSUÉ RODEAR A CIDADE DURANTE SETE DIAS E NO SÉTIMO DIA, SETE VEZES PARA QUE AS MURALHAS DE JERICÓ CAÍSSEM. PORÉM, ELES TENTARAM SETE VEZES PARA QUE JERICÓ FOSSE CONQUISTADA.

4. PEDRO JÁ HAVIA TENTADO PESCAR DURANTE TODA A NOITE,

 IMAGINE quantas vezes que ele já tinha lançado as redes! Mas quando JESUS DEU A ORDEM PARA QUE ELE LANÇASSE AS REDES NOVAMENTE, NÃO HESITOU, LANÇOU NOVAMENTE AS REDES E PESCOU UMA GRANDE QUANTIDADE DE PEIXES, POSSIVELMENTE, TENHA SIDO A MAIOR PESCA DE TODA SUA HISTÓRIA. Leiam a Palavra de Deus em Lucas 5.1 ao 11.

5. PRECISAMOS APRENDER A FAZER NOVAS TENTATIVAS OU A TENTAR VÁRIAS VEZES ATÉ QUE AS PORTAS SE ABRAM E AS CONQUISTAS ACONTEÇAM.

Igreja
NÃO PODEMOS DAR CRÉDITO AO CONCEITO RACIONALISTA QUE É O CHAMADO: CONCEITO DAS TRÊS TENTATIVAS.

Igreja
MUITAS PESSOAS ESTÃO FRACASSADAS E PARALISADAS NA VIDA PORQUE USARAM ESTES ARGUMENTOS: JÁ TENTEI TRÊS VEZES, JÁ PERDOEI TRÊS VEZES, JÁ FALEI COM MEU FILHO TRÊS VEZES, JÁ TENTEI O VESTIBULAR, TRÊS VEZES, JÁ TENTEI ESTUDAR TRÊS VEZES, JÁ TENTEI SALVAR MEU CASAMENTO TRÊS VEZES, JÁ TENTEI TAL EMPREGO OU NEGÓCIO TRÊS VEZES.
 PRECISAMOS TENTAR QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO PARA QUE AS BÊNÇÃOS VENHAM ATÉ NÓS.

6. THOMAS EDSON TENTOU MAIS DE 2000 VEZES PARA CONSEGUIR A INVENTAR A LÂMPADA ELÉTRICA.
IGREJA
E QUANDO alguém disse para ele: VOCÊ FRACASSOU!

Igreja
Ele respondeu: Não fracassei apenas descobri mais de 2000 maneiras de NÃO inventar a lâmpada elétrica.

7. A MÃE DE BEETHOVEN, já tinha tentado gerar um filho POR TRÊS VEZES, E TINHA SOFRIDO TRÊS ABORTOS, MAS NA QUARTA TENTATIVA GEROU UM DOS MAIORES MÚSICOS DA HISTÓRIA, CHAMADO BEETHOVEN.

8. ABRAHAM LINCOLN tentou DEZ VEZES para chegar à presidência dos estados Unidos.

9. A PASTORA LUDMILA FERBER compôs um lindo cântico chamado “Os sonhos de Deus” que diz: Não desista não pare de crer, os sonhos de Deus jamais vão morrer, não desista não pare de lutar, não pare de adorar, levanta os seus olhos e vê, Deus está restaurando seus sonhos e a sua visão. Aleluia!

 LEMBRE-SE,
MOISÉS TENTOU DEZ VEZES PARA TER A SOLUÇÃO DE DEUS,
NAAMÃ SETE VEZES,
JOSUÉ SETE VEZES,
PEDRO INÚMERAS VEZES.


E VOCÊ QUANTAS VEZES JÁ TENTOU?

CONCLUSÃO: Creia que VOCÊ NÃO FRACASSOU tudo que se passou com você até aqui, foram caminhos e situações determinadas por Deus para tratar o seu caráter e fazer de você um grande vencedor. Creia também que em todas as suas tentativas Deus sempre esteve e estará presente. Continue tentando até a benção chegar.

ORAÇÃO “OS MEUS PASSOS, OS PASSOS DA MINHA FAMÍLIA, A NOSSA JORNADA SERÁ FELIZ NESSA TERRA! PORQUE TUDO O QUE NÓS TEMOS ESTÁ PROTEGIDO PELAS MÃOS DO NOSSO DEUS!”

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Palavra ministrada quarta feira, 10 de setembro de 2014

NESTA NOITE JESUS NOS ENSINA 7 RAZÕES PARA NÃO NOS PREOCUPARMOS


Mateus 6:25 ao 34

1) PRIMEIRA RAZÃO NÃO NOS PREOCUPARMOS


OS DETALHES DA SUA VIDA PODEM SER CONFIADOS AO MESMO DEUS QUE CRIOU VIDA EM VOCÊ.
Em MATEUS 6.25 a Palavra de Deus fala: “Por isso, vos digo: NÃO ANDEIS CUIDADOSOS QUANTO À VOSSA VIDA, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?”
Igreja
Por causa dos EFEITOS MALÉFICOS DA PREOCUPAÇÃO, JESUS RECOMENDOU QUE NÃO FIQUEMOS ANSIOSOS POR CAUSA DAS NECESSIDADES QUE DEUS PROMETE PROVER.

IGREJA
A PREOCUPAÇÃO PODE:

1) PREJUDICAR NOSSA SAÚDE;

2) REDUZIR NOSSA PRODUTIVIDADE;

3) AFETAR NEGATIVAMENTE O MODO COMO TRATAMOS OS OUTROS;

4) DIMINUIR NOSSA CONFIANÇA EM DEUS. 


QUANTOS DESSES EFEITOS MALÉFICOS VOCÊ ESTÁ EXPERIMENTANDO? AQUI ESTÁ A DIFERENÇA ENTRE A PREOCUPAÇÃO E O INTERESSE GENUÍNO: A PREOCUPAÇÃO NOS IMOBILIZA, MAS O INTERESSE GENUÍNO NOS LEVA À AÇÃO.


O mesmo Deus que criou a vida em você pode cuidar dos detalhes da sua vida. (Mateus 6: 25 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?)


 2) SEGUNDA RAZÃO NÃO NOS PREOCUPARMOS


PREOCUPAR-SE COM O FUTURO PREJUDICA OS ESFORÇOS QUE VOCÊ ESTÁ DEDICANDO AO PRESENTE. 


Em Mateus 6.26 a Palavra de Deus diz : “Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?”


Preocupar-se com o futuro impede você de fazer o melhor hoje. (Mateus 6:26 “Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?”)


3) TERCEIRA RAZÃO NÃO NOS PREOCUPARMOS

 Preocupar-se é mais prejudicial do que útil. 


Em Mateus 6.27 diz a Palavra de Deus: “E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?”


CÔVADO é Medida padrão de comprimento igual a um pouco menos de 45 centímetros (44,44 cm)
Em Gn 6.15 é igual a 2 PALMOS. É a distância entre o cotovelo e a ponta do dedo médio (Gn 6:15 “E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.”).
Em Ezequiel o côvado mede 51,8 cm. Ez 43.13 “E estas são as medidas do altar, em côvados (o côvado é um côvado e um palmo): e o fundo será de um côvado de altura, e um côvado de largura, e a sua borda em todo o seu contorno, de um palmo; e esta é a base do altar.”.

Preocupar-se é mais prejudicial que útil. (Mateus 6: 27 “E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?”)

4) QUARTA RAZÃO NÃO NOS PREOCUPARMOS

Deus não ignora aqueles que dependem Dele. 


Mateus 6.28 ao 30: “28 E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. 29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?”


Deus não ignora aqueles que dependem dEle. (Mateus 6: 28 ao 30)


5)    QUINTA  RAZÃO NÃO NOS PREOCUPARMOS

A preocupação demonstra falta de fé e de entendimento a respeito de Deus.

Mateus 6.31 e 32: “31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? 32 (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;”

Não permita que a ansiedade pelas coisas terrenas o condicione a segui-las. Podemos estar absolutamente seguros, de que se seguirmos a Deus, nosso Pai Celestial satisfará nossas necessidades materiais.

A preocupação demonstra falta de fé e de entendimento em Deus.(Mateus 6: 32 Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;)

6) SEXTA RAZÃO NÃO NOS PREOCUPARMOS

A PREOCUPAÇÃO NOS IMPEDE DE DAR ATENÇÃO AOS VERDADEIROS DESAFIOS DOS QUAIS DEUS DESEJA QUE NOS DEDIQUEMOS



Em Mateus 6.33 a Palavra de Deus diz: “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”


Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça SIGNIFICA PRIORIZAR DEUS EM NOSSA VIDA, de modo que os nossos pensamentos estejam voltados para sua vontade, nosso caráter seja semelhante ao do Senhor, sirvamos e obedeçamos a Deus em tudo.

O que é realmente importante para você? Pessoas, metas, desejos e até objetos disputam lugar em nossa vida e, se não formos firmes e escolhermos dar ao Senhor o primeiro lugar em cada área da nossa vida, qualquer um desses interesses (pessoas, metas, desejos e objetos) pode rapidamente ocupar o lugar de Deus.

HÁ VERDADEIROS DESAFIOS QUE DEUS DESEJA QUE ENCAREMOS, E A PREOCUPAÇÃO NOS AFASTA DELE. (Mateus 6: 33 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”)


 7) SÉTIMA RAZÃO PARA NÃO NOS PREOCUPARMOS

VIVER UM DIA DE CADA VEZ EVITA QUE SEJAMOS CONSUMIDOS PELA PREOCUPAÇÃO.

Em Mateus 6.34 a Palavra de Deus diz: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”

Dedicar-se para planejar o dia de amanhã é bom, porém, preocupar-se excessivamente com o futuro é um desperdício.

Às vezes é difícil estabelecer a diferença entre planejar e inquietar-se. O planejamento cuidadoso consiste em pensar sobre metas, métodos e programas, confiando na direção de Deus.

Quando bem feito o planejamento pode ajudar a aliviar a preocupação. Porém aqueles que ficam ansiosos são consumidos pelo temor e consideram difícil confiar em Deus. Deixam que seus planos interfiram em seu relacionamento com Deus.

Não deixe que as inquietações com o amanhã afetem seu relacionamento com Deus hoje.

Conhecendo a Deus na intimidade, na privacidade e no relacionamento pessoal, como se fora um filho em relação ao pai terreno, nos livraremos da ansiedade, pois iremos perceber que nosso Pai irá satisfazer nossas necessidades na medida em que nos concentrarmos nas coisas que O agradam.

ESFORÇA-TE PARA AGRADAR A DEUS SEM TE PREOCUPARES EM PARECER BOM AOS OUTROS.

VIVER UM DIA DE CADA VEZ IMPEDE-NOS DE NOS PREOCUPAR DEMAIS. (Mateus 6: 34 “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”)

Palavra ministrada domingo, 07 de setembro de 2014

Segundo domingo da Campanha Jornada Feliz

PROVÉRBIOS 3



1 Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. 

2 Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. 

3 Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração. 

4 Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos.

5 Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência.

6 Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. 

7 Não fique pensando que você é sábio; tema o Senhor e não faça nada que seja errado. 

8 Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos. 

9 Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor. 

10 Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar.
11 Filho, preste atenção quando o Senhor Deus o castiga e não se desanime quando ele o repreende. 

12 Porque o Senhor corrige quem ele ama, assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem. 

13 Feliz é a pessoa que acha a sabedoria e que consegue compreender as coisas, 

14 pois isso é melhor do que a prata e tem mais valor do que o ouro.

15 A sabedoria é mais preciosa do que as joias; tudo o que a gente deseja não se pode comparar com ela. 

16 A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras. 

17 Ela torna a vida agradável e guia a pessoa com segurança em tudo o que faz. 

18 Os que se tornam sábios são felizes, e a sabedoria lhes dará vida.

19 Com a Sabedoria o Senhor Deus criou a terra; e com o seu conhecimento colocou o céu no lugar próprio.

20 A sua sabedoria fez os rios nascerem e fez as nuvens darem chuva à terra.

21 Filho, tenha sempre sabedoria e compreensão e nunca deixe que elas se afastem de você. 
22 Elas lhe darão vida, uma vida agradável e feliz. 

23 Você caminhará seguro e não tropeçará. 

24 Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo a noite inteira. 

25 Você não ficará preocupado com os desastres que caem de repente como uma tempestade sobre os maus. 

26 Pois o Senhor Deus lhe dará segurança e nunca deixará você cair numa armadilha.

27 Sempre que puder, ajude os necessitados.

28 Não diga ao seu vizinho que espere até amanhã, se você pode ajudá-lo hoje. 

29 Não planeje nenhum mal contra o seu vizinho; ele mora ao seu lado e confia em você. 

30 Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal. 

31 Não tenha inveja dos violentos, nem faça o que eles fazem, 

32 pois o Senhor Deus detesta os que praticam o mal, mas é amigo dos que são direitos. 

33 O Senhor amaldiçoa a casa dos maus, porém abençoa o lar dos que são corretos. 

34 Ele zomba dos que zombam dele, mas ajuda os humildes. 

35 Os sábios ganharão prestígio, mas os que não têm juízo passarão cada vez mais vergonha.
Palavra ministrada domingo, 31 de agosto de 2014

Primeiro domingo da Campanha Jornada Feliz

OS QUE CONFIAM EM DEUS TERÃO SUCESSO NA SUA MISSÃO




Esdras 8:21 e 22
“21 Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens. 22 Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho; porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira contra todos os que o deixam.
ESDRAS TINHA UMA MISSÃO: CONDUZIR CERCA DE 4.000 HOMENS(fora mulheres, crianças e idosos) de volta a Jerusalém numa viagem muito perigosa, pois, eles estavam LEVANDO os utensílios do templo de Salomão, ouro, prata e outros bens NÃO ESTAVAM ARMADOS NEM PREPARADOS  PARA SE DEFENDER, CASO FOSSEM ASSALTADOS POR UMA DAS GIGANTESCAS QUADRILHAS QUE AGIAM NA ROTA DAS CARAVANAS.

Mas, ESDRAS, de fatoCONFIAVA EM DEUS E PODEMOS VER ISSO EM TRÊS MOMENTOS:

1. QUANDO TESTEMUNHOU PERANTE O REI
    "A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira estão contra todos os que o deixam" – Esdras 8 vs 22b.
Igreja
    ELE CONFIOU EM DEUS E NÃO TEVE MEDO DO REI. TESTEMUNHOU SOBRE A BONDADE DE DEUS, MAS, TESTEMUNHOU, TAMBÉM, SOBRE O JUÍZO DIVINO.

QUEM, DE FATO, CONFIA EM DEUS FALA DE JESUS A TODOS, NÃO IMPORTA SE É A UM BÊBADO NA ESQUINA, AO SEU CHEFE OU ÀS MAIORES AUTORIDADES.

Igreja
    O TESTEMUNHO É UMA DAS MAIS PODEROSAS FERRAMENTAS QUE DEUS USA PARA CONVERTER E RESTAURAR VIDAS.

Igreja
Fomos chamados por Jesus para sermos suas testemunhas.

Amados
SE VOCÊ CONFIA EM DEUS, TESTEMUNHE DE JESUS!

Segundo momento

2. QUANDO MANTEVE A COERÊNCIA DO SEU TESTEMUNHO

    "Pois tive vergonha de pedir ao rei uma escolta de soldados, e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho, porquanto havíamos dito ao reiA mão do nosso Deus é..." - 22a.


     A LÓGICA DE ESDRAS ERA SIMPLES: Se eu disse ao rei QUE A MÃO DE DEUS É SOBRE A MINHA VIDA E DO MEU POVO, AGORA NÃO TEM COMO PEDIR AO REI ESCOLTA DE SOLDADOS.

 ELE VAI RIR DA MINHA CARA. 
PREFIRO CORRER O RISCO DE UM ASSALTO VIOLENTO DO QUE ENTRAR EM CONTRADIÇÃO.
Igreja
    QUEM, DE FATO, CONFIA EM DEUS, MANTÉM A COERÊNCIA DO SEU TESTEMUNHO, MESMO QUE CORRA RISCOS. SE FALA UMA COISA, PROCURA VIVER O QUE FALA, CUSTE O QUE CUSTAR.
     Quantos líderes falam uma coisa e praticam outra, não é mesmo? Por que será que fazem isso? PORQUE NÃO CONFIAM EM DEUS. SE VOCÊ CONFIA EM DEUS, MANTENHA A COERÊNCIA DO SEU TESTEMUNHO.

Pastora falar: vigie

Terceiro momento

3. QUANDO TEVE CORAGEM PARA DAR UMA PARADA
    "Então proclamei um jejum ali junto ao rio Ava, para nos humilharmos diante do nosso Deus, a fim de lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos pequeninos, e para todos os nossos bens" - vs 21.
    

Igreja
Esdras tinha certeza da presença de Deus em sua vida, mas, e quanto ao seu povo?

Igreja
ELE PRECISAVA TAMBÉM TER ESTA CERTEZA; POR ISSO MANDOU A CARAVANA FICAR PARADA ÀS MARGENS DO RIO, PROCLAMOU UM JEJUM PARA QUE O POVO SE HUMILHASSE E ORASSE.

Não daria mais um único passo sem essa certeza. Glórias a Deus! 
    QUANTAS COISAS QUE ESTÃO AFUNDANDO PODERIAM SER RESTAURADAS SE AS PESSOAS TIVESSEM A CORAGEM DE PARAR A "CARAVANA DE SUAS VIDAS" PARA JEJUAR, SE HUMILHAR E BUSCAR a presença de Deus, não é mesmo?


     O LADRÃO não vem senão para matar, roubar e destruir, mas, que poderá fazer o ladrão se Deus estiver em nosso casamento, família, empresa, emprego, carreira? Se você confia em Deus, não dê um passo em sua vida sem antes jejuar para se humilhar e buscar a presença e proteção de Deus.

CONCLUSÃO
:
Ao testemunhar perante o rei, manter sua coerência e ter coragem para dar uma parada para se humilhar perante Deus, Esdras prova que, de fato, era um homem que confiava em Deus. 
DEUS SEJA LOUVADO!