segunda-feira, 11 de novembro de 2013

4.º DOMINGO - CAMPANHA OBEDE-EDOM

PORQUE DEUS ABENÇOOU OBEDE-EDOM E AMALDIÇOOU UZÁ?







Palavra ministrada em 10 de novembro de 2013.

PORQUE DEUS ABENÇOOU OBEDE-EDOM E AMALDIÇOOU UZÁ?


II Samuel 6:11

Ficou a arca do Senhor em casa de Obede-Edom, o geteu, três meses; e o Senhor o abençoou e a toda a sua casa.
Israel estava em trevas. Os inimigos haviam levado a arca do Senhor, que representava a própria presença de Deus no meio do seu povo. Por longos anos ela estivera na mão dos filisteus. Entretanto, o rei Davi ao assumir o trono, resolveu trazê-la de volta. O problema é que ele tentou fazê-lo à sua maneira e não à maneira de Deus.

1- O SENHOR NÃO SE CONVERTE À MANEIRA DAS PESSOAS EM TENTAREM SERVI-LO

O caso de Uzá, tão recente, demonstrava que o Senhor não se “converte” à maneira dos homens de tentarem servi-lo. Em Perez-Uzá, Deus deixou claro que não se pode trazer a sua presença sob à vontade da carne. Davi havia preparado um carro novo para levar a arca, não atentando pa-ra o fato que a glória de Deus e a santidade andam juntas. Ao desprezar a ordem divina de que a arca deveria ser conduzida sobre os ombros dos sacerdotes, ele colheu juízo. Por isso Uzá tombou naquele lugar. Um homem morreu ao tocar indevidamente na arca e aquilo foi um gesto de Deus batendo a mão na mesa e dizendo: “Se vocês me querem, tem que ser do meu jeito”

Hoje, muitos estão fazendo a opção de Uzá, buscando um evangelho “ligth”, sem peso nos ombros, sem princípios, sem sacrifício. O Senhor não está nisso! As pessoas de forma geral querem a presença de Deus, mas não querem pagar o preço para tê-la. Quase confundem espiritualidade com supersticiosidade e tratam Shekiná como se fosse um amuleto. Fazem carros novos para a arca, quando ela deveria ser levada nos ombros...

2-DEUS ABENÇOA SOMENTE ÀQUELES QUE TEM A CORAGEM DE SE ARRISCAR NUM COMPROMISSO RADICAL DE COLOCAR SUA VIDA E SUA CASA À DISPOSIÇÃO DO SENHOR

Aquele era um momento de grande responsabilidade e extrema oportunidade. A presença do Senhor que por tanto tempo estivera longe, agora estava ali, disponível. Um avivamento estava prestes a acontecer em Jerusalém, mas quem pagaria o preço por ele? É então que entra na história Obede-Edom, um homem disposto a não perder aquele momento. Quando ninguém queria arriscar-se num compromisso tão radical com Deus, ele abre as portas de sua casa e decide ser o modelo que aquela nação precisava...
Embora a Bíblia não fale muito sobre Obede-Edom, há uma pergunta que não se cala em meu coração: Porque Deus o abençoou tanto, enquanto sobre o bem-intencionado, mas descomprometido Uzá, trouxe morte?

Eu creio que Deus se agradou de Obede-Edom porque ele teve atitude e decidiu não perder a oportunidade de mudar a história de sua vida e de sua família. Muitas pessoas, como o jovem rico que se encontrou com Jesus e rejeitou seu chamado por estar apegado às coisas materiais, perdem a chance de entrar no “script” de Deus por ficarem titubeantes diante de uma proposta de compromisso radical com a fé e acabam se extraviando na vida. Obede-Edom, não. Ele decidiu que aquela era a sua grande chance de sair da mediocridade!

Algo que me chama a atenção é o fato de que a identidade natural dele apontava para uma vida de problemas. Seu nome significa “servo de Edom” e os edomitas eram um povo amaldiçoado, descendentes de Esaú, alguém que vendera seu direito de primogenitura por um prato de repasto. Mais que isso, a Bíblia diz que ele era um “geteu”... Isso pode se referir a Gate, terra natal dos filisteus como Golias, ou mais provavelmente a Gate-Rimon, uma cidade levítica da terra de Dã. Então, ou ele era um cananeu sem raiz espiritual, ou um levita sem a presença do Senhor. No entanto, Obede-Edom, fosse um pagão sem herança de fé, fosse um religioso sem a glória de Deus, resolveu não perder a chance de mudar de vida!

Por entender isso. Ele abriu a porta de sua casa e envolveu sua família no propósito de receber ali a presença do Senhor. Diante do que havia ocorrido (a morte de Uzá por tratar a arca de uma maneira leviana) este homem poderia simplesmente manter a porta de sua casa fechada e não comprometer sua família, mas de alguma maneira ele sabia que o ambiente familiar é o predileto da glória de Deus. “Cada crente um ministro, cada casa uma igreja”... Parece até que Obede-Edom conhecia esta proposta!

Nós precisamos fazer de nossos lares um lugar para a glória de Deus. Tem que haver altares em nossa intimidade... A igreja de Jesus Cristo nasceu assim, no templo, mas também de casa em casa. Esta cidade será realmente transformada à medida em que mais lares se abrem para ser “casas de paz”, lugares onde existe busca, pregação, milagres, vida de Deus. Agora, é bom nos lembrarmos que quando abrimos a porta da nossa casa para receber a arca, todos estarão olhando para lá. Não é possível viver um evangelho de incoerências. O que professamos, precisamos viver. Todo Israel, desde o rei até os menores servos, estava atento à casa de Obede-Edom e, ao final de três meses, todos ouviam falar de sua prosperidade por causa da arca.

3-A PRESENÇA DE DEUS SÓ PODE SER DESFRUTADA POR AQUELES QUE ACEITAM AS IMPLICAÇÕES DE UMA VIDA DE SANTIDADE

Sabe por que isso aconteceu? Porque este homem conhecia e aceitou as implicações de ter a glória de Deus dentro de sua casa. Ele organizou o seu ambiente familiar e pessoal em torno da arca, submetendo-se às regras de Deus para ser abençoado. O caso de Uzá, tão recente, demonstrava que o Senhor não se “converte” à maneira dos homens de tentarem servi-lo. Podemos deduzir que, se a presença de Deus destruiu Uzá, mas abençoou a Obede-Edom, foi porque este fez as coisas como o Senhor queria.

Este é um momento de decisão. Neste início de novo ano, Deus está chamando para uma aliança aqueles que realmente querem a sua glória... Não é mais tempo de brincar de crentes. De Deus não se zomba! Seu chamado para nós envolve vivermos um verdadeiro avivamento. Mas a porta se chama sacrifício, entrega, cruz.

4-A PROSPERIDADE DO SENHOR É PARA AQUELES QUE ACEITAM GASTAR TEMPO PARA ZELAR A PRESENÇA DE DEUS

O evangelho “ligth” do descompromisso, da improdutividade, da irreverência, do “carro novo” não trará a glória do Senhor para nossa vida e para o nosso povo. Ao contrário, pode trazer maldição... O que precisamos agora é decidir oferecer os nossos ombros e fazer da presença do Eterno o centro da nossa vida. Se Ele abençoar nossa casa, todo o Israel saberá!

3.º DOMINGO - CAMPANHA OBEDE-EDOM 



NA CASA DE OBEDE-EDOM


Palavra ministrada em 03 de novembro de 2013.


NA CASA DE OBEDE-EDOM
I Crônicas 13
AMADOS, nesta noite quero te dizer:
Não perca as oportunidades que você tem no mundo espiritual, você pode NÃO ter uma segunda chance.
A arca de Deus foi uma oportunidade que mudou para sempre a vida de um homem.
***Existe oportunidade que pode não só decidir, como mudar a sua vida. Hoje Deus está te dando esta oportunidade….
Vimos na Palavra que acabamos de ler, que a prosperidade da casa de Obede-Edom , poderiam ter sido entregue a Abinadabe.. mas Abinadabe, não deu a importância que a era necessária à Arca de Deus.
“A Arca significava a presença de Deus”
Abinadabe poderia ter sido Próspero, mas IGNOROU a presença de Deus
1 Samuel 7 2; Sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos; e toda a casa de Israel dirigia lamentações ao SENHOR.
Olha a diferença agora.
 I Crônicas 13:14. Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom,três meses em sua casa; e o SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha.
Vejam que em 1 Samuel 7:2 , Diz que a Arca ficou 20 anos na casa de Abinadabe.
E em 1 Crôninicas 13:14 , a Arca fica por apenas 3 meses na casa de Obede-Edom.
Imaginem se Abinadabe desse a devida importância á Arca , ele ficou com ela por 20 anos !!!
Assim são muitas pessoas, que vivem anos e anos dentro de igreja, no entanto, derrotados… Por que? É o que vamos aprender nesta noite.
Na casa de Obede-Edom a Arca permaneceu por três meses e o Senhor abençoou toda a sua casa .
 A arca, foi uma ordem de Deus dada a Moisés que à construísse, pois ela representaria a PRESENÇA DE DEUS ( Êxodo 25:10 ao 22 – ler só o vers 10 Faça uma arca de madeira de acácia com um metro e dez centímetros de comprimento, setenta centímetros de largura e setenta centímetros de altura), deveria ser levada nos OMBROS DOS SACERDOTES A FRENTE DO POVO, onde chegasse com ela a VITORIA ESTARIA GARANTIDA

Passou de geração a geração, soldados iam pra guerra (Josué 6:11 eles levaram a Arca e houve a Queda de Jericó “Assim se fez a arca do Senhor rodear a cidade, dando uma volta em torno dela. Então o povo voltou para o acampamento, onde passou a noite”) e lá estava a Arca pra garantir a vitoria, até que foi roubada pelos filisteus e levada para o pátio de Dagom (está em 1 Sam 5), mas ali a presença da arca trouxe uma consequência.

Então a arca é devolvida, e colocada na casa de um Levita por nome de Abinadabe, onde ela fica por 20 anos.

1) DAVI ASSUME:
Quando o rei Davi assumiu o reinado em Israel, logo ele DECIDE BUSCAR A Arca do Senhor na casa de Abinadabe, homem que tinha dois filhos, Uzá e Aiô.
Davi parte cheio de pressa e boa intenção, mas se esquece que a pressa é inimiga da perfeição e que de boas intenções o inferno está cheio. Davi não se preocupa com a Obediência a Deus, em levar a arca nos ombros dos levitas (1 Crônicas 15:2 Então Davi disse: "Somente os levitas poderão carregar a arca de Deus, pois o Senhor os escolheu para transportarem a arca do Senhor e para ficarem sempre ao seu serviço")

Chega à casa de Abinadabe e leva a arca de forma errônea, porque a Arca do Senhor tinha que ser carregada por levitas e não por animais.
“Às vezes, NA PRESSA DE REALIZAR NOSSO DESEJO, FAZEMOS DO JEITO ERRADO E DESAGRADAMOS A DEUS.”
E em dado momento um dos bois tropeça, e Uzá toca na Arca e é fulminado pela presença de Deus, e grande temor toma conta de todos.
Então amedrontados com o ocorrido, todos param, e Davi diz uma frase que devemos repetir todos os dias de nossa vida: COMO TRAREI A MIM A ARCA DO SENHOR?  I Crônicas – 13: 12 “”Naquele dia, Davi teve medo de Deus e se perguntou: "Como vou conseguir levar a arca de Deus?

Davi vê uma tapera, uma casinha de pau-a-pique, ali morava Obede-Edom…
Davi se dirige para a tapera e bate na porta.
TALVEZ SE FOSSE EU OU VOCÊ, ao sabermos que DEUS MATOU UZÁ SÓ POR TOCAR NA ARCA, CERTAMENTE PENSARÍAMOS DUAS VEZES ANTES DE ACEITA-LÁ! rsrsrs
Mas mesmo assim Obede-Edom aceita e recebe a Arca do Senhor em sua casa. Mas antes de sair o rei Davi lhe informa que logo voltaria para recuperar a Arca, pois ela era a Presença de Deus, a Shekinah do Senhor. E Obede-Edom concorda.

2) O ACOSTUMAR COM A PRESENÇA DE DEUS PODE SER PERIGOSO:
  Com o passar do tempo Abinadabe e seus filhos se ACOSTUMAM com a Presença de Deus, e quando isso acontece, passam a não dar mais o devido valor naquilo que é VALIOSO. As pessoas perdem a REVERÊNCIA! (vem pro culto e fica no celular, fica fazendo cara feia, fica olhando pro relógio, quando muitas vezes tem um anjo do lado dela pronto para abençoa-la).

Mas na casa de Obede-Edom era DIFERENTE, na casa de Obede-Edom, ele procura a dar o devido valor a PRESENÇA DE DEUS, a COLOCA A ARCA EM LOCAL DE DESTAQUE.

 Mas quem foi Obede-Edom ?
Este homem era um descendente dos Edomitas, um povo inimigos de Israel, não bastasse ele era geteu, ou seja, de Gate, a terra de um dos maiores inimigos de Israel, Golias. Morava à beira da estrada que levava a Jerusalém.
Então estamos falando de alguém rejeitado pela sociedade da época,humilhado pelos chamados “povo de Deus”, os Israelitas.
Talvez você pense que as bênçãos de Obede-Edom não são para você por causa do seu passado ou até mesmo do seu presente. Quero te dizer que são para você também. Você vai vencer, vai prosperar, vai romper, vai ser abençoador, vai crescer em nome de Jesus.

Queridos,
Sua esposa era ESTÉRIL, SUAS TERRAS NÃO PRODUZIAM, SEUS ANIMAIS ERAM ESTÉREIS, UMA RAÇA MALDITA, MAS SABENDO QUE A ARCA SEMPRE FOI SINÔNIMO DE VITORIA, ELE NÃO PERDE A OPORTUNIDADE, E ABRE SUAS PORTAS….
BOTA EM RISCO SUA FAMÍLIA, PAGA O PREÇO!
De agora em diante, a postura da família deveria mudar, até porque agora a presença de Deus era uma REALIDADE naquela família.
Quantos aqui mudaram de conduta, quebraram altares, saíram de centros, tomaram decisões que vão mudar sua história.Querido, você está no caminho certo! Não permita o diabo influenciar sua mente com mentiras, dizendo que você não vai vencer, que não vai conseguir. Você já é um vencedor em Cristo Jesus! Cristo já venceu por você!

Lembre-se, a mudança de vida, só acontece na vida de quem DESEJA mudança e PAGA O PREÇO.
Em Lucas 9:23, “Jesus disse: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.”
No começo Obede-Edom NÃO ERA NINGUÉM, mas agora SUA VIDA VAI MUDAR. Eu quero te dizer, você que recebeu a Arca do Senhor na sua casa, que tem buscado, se renunciado, SUA VIDA VAI MUDAR! CREIA!!!
Enquanto que Abinadabe, embora sendo um “LEVITA” NÃO soube adorar a Deus.
E Obede-Edom UM SIMPLES HOMEM DO CAMPO, o seu espírito se alegrava perante a presença de Deus.

Veja como era o dia a dia dele e de sua esposa:

Ao acordar a PRIMEIRA COISA QUE FAZIA ERA IR VER A ARCA EM SUA SALA E SE CURVAVA PARA SE APROXIMAR, E SUA ESPOSA FAZIA O MESMO.
QUANDO ELE CHEGAVA DE SEUS TRABALHOS, LOGO IA ORAR AO DEUS de Israel diante da Arca, e sempre que PASSAVA PELA SUA SALA LÁ ESTAVA ELA, A PRESENÇA DE DEUS BEM NO MEIO DE SUA SALA.
Havia uma grande REVERÊNCIA com a Arca do Senhor na casa de Obede-Edom, algo que não vemos mais com tanta frequência nas casas de hoje, muitos de nós estamos parecendo mais com a casa de Abinadabe, do que com a casa de Obede-Edom.
Vinte anos na casa de Abinadabe, sem resultado, enquanto que com três meses, a vida de Obede-Edom, MUDOU RADICALMENTE.
Quantos querem ter a vida mudada radicalmente?
Atitudes de Obede-Edom: Reverência, renúncia, adoração a Deus, a Presença de Deus não pode se tornar indiferente em nossas vidas, a Presença de Deus precisa estar em lugar de destaque em nossas vidas e em nossas casas, obediência e humildade.

 CONCLUSÃO:
Três meses depois, Davi volta pra buscar a arca, e Obede-Edom, agora toma uma decisão ainda mais radical, DEIXA TUDO PARA SEGUIR A ARCA E PERMANECER NA PRESENÇA DE DEUS.

Não devemos abandonar nunca a Presença de Deus, amém?
 A partir de então, sua vida só foi marcada por vitórias.
1-       Obede-Edom se tornou PORTEIRO do santuário. (1 Crônicas 15:17 e18)

2-     Obede-Edom, é MUSICO diante da arca do Senhor.(1 Crônicas 15:19 ao 21).
3-     Obede-edom é GUARDIÃO da arca do Senhor (1 Crônicas 15:24).
4-     Obede-Edom se torna MINISTRO DE ADORAÇÃO (1 Crônicas 16:4 e 5).
5-   Se torna TESOUREIRO do ouro e da prata que pertenciam ao santuário (2 Crônicas 25:24)
6-   E por fim, seus filhos foram criados no temor do Senhor.
VALE A PENA ESTAR NA PRESENÇA DE DEUS.
DE UM MALDITO FRACASSADO, A UM ABENÇOADO VENCEDOR!
Lembre-se que o princípio de toda honra é a humildade!
Não se acostume com a Presença de Deus. Reverencie a Deus!
E se Deus fez na vida de Obede-Edom, certamente fará na sua!