segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A COVA DOS LEÕES


Palavra ministrada em 29 de setembro de 2013.

                                
                                     A COVA DOS LEÕES

-Tema: FIDELIDADE

Daniel 6

-InícioBabilônia é derrotada em uma única noite pelo Império Medo-Persa.
O rei Dario, o Medo conquista a Babilônia (v.1 ao 9) 
O rei Dario organiza o império (v.1,2)

Daniel sobrevive à invasão do Império Medo-Persa e é ESCOLHIDO pelo rei Dario para ser presidente no Império: v.2,3 “2 E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. 3 Então o mesmo Daniel sobrepujou a estes presidentes e príncipes; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino.

Todos tinham INVEJA de Daniel e procuravam alguma coisa contra ele.

Igreja, assim é conosco. Satanás procura brechas em nossas vidas, em nossas condutas para nos acusar.

Igreja

Mas DANIEL ERA FIEL ao rei e só desobedeceria ao rei para obedecer a Deus: v.5 “Então estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a acharmos contra ele na lei do seu Deus

COMO SAIR DA COVA DOS LEÕES?

Vamos aprender com Daniel como foi PERSEVERANTE E FIEL:


1- A perseguição a Danielv.6 ao 9 “6 E assim os supervisores e os sátrapas de comum acordo foram falar com o rei: "Ó rei Dario, vive para sempre! 7 Todos os supervisores reais, os prefeitos, os sátrapas, os conselheiros e os governadores concordaram em que o rei deve emitir um decreto ordenando que todo aquele que orar a qualquer deus ou a qualquer homem nos próximos trinta dias, exceto a ti, ó rei, seja atirado na cova dos leões. 8 Agora, ó rei, emite o decreto e assina-o para que não seja alterado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não pode ser revogada". 9E o rei Dario assinou o decreto.”

Os Presidentes, Governadores e Sátrapas foram ao rei Dario e pediram que assinasse um decreto (v.6)

A partir de então todas as pessoas deveriam considerar o rei Dario como um deus e orar somente a ele por trinta dias (v.7,8)

Quem não obedecesse seria lançado numa cova para os leões.

O decreto foi assinado e divulgado (v.8,9)

Todas as pessoas adoravam ao rei Dario fazendo-lhe pedidos.
           
                   
2- O exemplo de Danielv.10 ao 17 “10 Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer. 11 Então aqueles homens foram ver e encontraram Daniel orando, pedindo ajuda a Deus. 12 Assim foram falar com o rei acerca do decreto real: "Tu não publicaste um decreto ordenando que nos próximos trinta dias todo aquele que fizesse algum pedido a qualquer deus ou a qualquer homem, exceto a ti, ó rei, seria lançado na cova dos leões? " O rei respondeu: "O decreto está em vigor, conforme a lei dos medos e dos persas, que não pode ser revogada". 13 Então disseram ao rei: "Daniel, um dos exilados de Judá, não te dá ouvidos, ó rei, nem ao decreto que assinaste. Ele continua orando três vezes por dia". 14 Quando o rei ouviu isso, ficou muito contrariado, e como estava decidido a salvar Daniel, até o pôr-do-sol fez todo o esforço que pôde para livrá-lo. 15 Mas os homens lhe disseram: "Lembra-te, ó rei, que, conforme a lei dos medos e dos persas, nenhum decreto ou edito do rei pode ser modificado". 16 Então o rei deu ordens, e eles trouxeram Daniel e o jogaram na cova dos leões. O rei, porém, disse a Daniel: "Que o seu Deus, a quem você serve continuamente, o livre! " 17 Taparam a cova com uma pedra, e o rei a selou com o seu próprio anel-selo e com os anéis dos seus nobres, para que a situação de Daniel não se modificasse.


A reação de Daniel foi ORAR  (v.10 ao 17)

Daniel orava 3 vezes ao dia em sua janela olhando para Jerusalém.

Por que Daniel orava em sua janela olhando para Jerusalém?

Porque no Salmo 122 as Escrituras já ensinavam: “Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam.” Salmos 122.6

igreja, vejamos O EXEMPLO DE DANIEL:

-Daniel Não teve medo;
- Daniel Não teve vergonha;
- Daniel teve Disciplina;
- Daniel teve Constância, ou seja, era firme e determinado. Não era inconstante (aquele que uma hora quer, outra hora não quer mais);
- Daniel teve Perseverança;


3- O livramento de Deus para Danielv.11 ao 27

Eles vigiaram Daniel e pela janela o viram orando: v.11 (“Então aqueles homens foram ver e encontraram Daniel orando, pedindo ajuda a Deus.”)
Veja o diabo ao redor e derredor nos vigiando para nos acusar.

Lembraram ao rei sobre o decreto que não podia ser mudado: v.12 (“Assim foram falar com o rei acerca do decreto real: "Tu não publicaste um decreto ordenando que nos próximos trinta dias todo aquele que fizesse algum pedido a qualquer deus ou a qualquer homem, exceto a ti, ó rei, seria lançado na cova dos leões? " O rei respondeu: "O decreto está em vigor, conforme a lei dos medos e dos persas, que não pode ser revogada".”)
Satanás sempre nos acusa Igreja.

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” I Pedro 5.8

Daniel é levado perante o rei Dario: v.13 ao 15 (“13 Então disseram ao rei: "Daniel, um dos exilados de Judá, não te dá ouvidos, ó rei, nem ao decreto que assinaste. Ele continua orando três vezes por dia". 14 Quando o rei ouviu isso, ficou muito contrariado, e como estava decidido a salvar Daniel, até o pôr-do-sol fez todo o esforço que pôde para livrá-lo. 15 Mas os homens lhe disseram: "Lembra-te, ó rei, que, conforme a lei dos medos e dos persas, nenhum decreto ou edito do rei pode ser modificado".”)

Daniel foi lançado na cova dos leões: v.16 (“Então o rei deu ordens, e eles trouxeram Daniel e o jogaram na cova dos leões. O rei, porém, disse a Daniel: "Que o seu Deus, a quem você serve continuamente, o livre!”)

Rei Dario deseja que Daniel se salve: v.16 (Então o rei deu ordens, e eles trouxeram Daniel e o jogaram na cova dos leões. O rei, porém, disse a Daniel: "Que o seu Deus, a quem você serve continuamente, o livre! ")
Vejam o Poder de Deus, queridos.

Daniel passou a noite com os leões (vejam depois nos versículos v.18 ao 28).

O rei Dario não conseguiu comer nem dormir aquela noite: v.13 ao 15 (“13
Então disseram ao rei: "Daniel, um dos exilados de Judá, não te dá ouvidos, ó rei, nem ao decreto que assinaste. Ele continua orando três vezes por dia". 14 Quando o rei ouviu isso, ficou muito contrariado, e como estava decidido a salvar Daniel, até o pôr-do-sol fez todo o esforço que pôde para livrá-lo. 15 Mas os homens lhe disseram: "Lembra-te, ó rei, que, conforme a lei dos medos e dos persas, nenhum decreto ou edito do rei pode ser modificado"”)
Deus trabalha no coração dos grandes em nosso favor.

MAS OS LEÕES TIVERAM QUE DORMIR SEM COMER.
Esse é o Deus que nós servimos!


Por que Daniel não teve medo dos leões?

Porque não estava sozinho!

Deus cuida dos Seus, daqueles que O temem, que O amam!

Veja o que diz o Salmo 34: 7 “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.”

 
Pela manhã bem cedo o rei Dario vai à porta da cova: v.19 e 20 (“19 Logo ao alvorecer, o rei se levantou e correu para a cova dos leões. 20 Quando ia se aproximando da cova, chamou Daniel com voz aflita: "Daniel, servo do Deus vivo, será que o seu Deus, a quem você serve continuamente, pôde livrá-lo dos leões?”)

Daniel responde ao rei Dario  - ALELUIAS!!!  (v.21 “     
Daniel respondeu: "Ó rei, vive para sempre!”)

Daniel conta que um anjo de Deus fechou a boca dos leões. v.22 (“O meu Deus enviou o seu anjo, que fechou a boca dos leões. Eles não me fizeram mal algum, pois fui considerado inocente à vista de Deus. Também contra ti não cometi mal algum, ó rei".”)

O rei Dario manda jogar os inimigos de Daniel na cova dos leões: v.24 (“E por ordem do rei, os homens que tinham acusado Daniel foram atirados na cova dos leões, juntamente com as suas mulheres e os seus filhos. E, antes de chegarem ao fundo, os leões os atacaram e despedaçaram todos os seus ossos”)

O rei Dario desfaz o antigo decreto e ordena que o Deus de Daniel seja louvado: v.25 ao 27  (“25 Então o rei Dario escreveu aos homens de todas as nações, povos e línguas de toda a terra: "Paz e prosperidade! 26 "Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. "Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará. 27 Ele livra e salva; faz sinais e maravilhas nos céus e na terra. Ele livrou Daniel do poder dos leões”)


                                      VIVA EM ORAÇÃO

-CONCLUSÃOv.28 “Assim Daniel prosperou durante os reinados de Dario e de Ciro, o persa.

Daniel sobrevive a impérios e reis: v.28 (“Assim Daniel prosperou durante os reinados de Dario e de Ciro, o persa”)

-Império Babilônio de com Nabucodonosor e Belsazar

-Império Medo-Persa com Dario, o Medo e Ciro, o Persa

E você, IGREJA?

Se você caísse em uma cova com leões? O que faria? Teria medo?

Que tipo de Leão você tem enfrentado?

Viva em oração Seja fiel a Deus.

 Não tenha medo.
 Seja disciplinado.
 Tenha compromisso.
 Cuidado com o pecado.
 Não tenha vergonha de servir a Deus.
 Não espere cair na cova para orar!!!