quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012



Palavra ministrada em 29/02/2012


POR QUE O JUSTO SOFRE E O ÍMPIO PROSPERA?
Salmo 73
Início
Salmos 73 nos alerta contra O NOSSO MAIOR INIMIGO, { IGREJA, quem pode me responder? Quem sabe qual é o seu maior inimigo?} QUE SOMOS NÓS MESMOS, e exorta-nos a estar sempre ALEGRES, LOUVANDO e GLORIFICANDO AO SENHOR, MESMO EM MEIO AO SOFRIMENTO. Afinal, por que o salmista foi DOMINADO por esse momento de FRAQUEZA e esteve prestes a CAIR ESPIRITUALMENTE? Por isso que devemos nos esforçar a estar firmes, alegres, louvando e cantando ao nosso Deus, para não cairmos espiritualmente e ISSO é o que vamos aprender nesta noite:
Igreja
Você sabe o que é inveja?
INVEJA É:
Ter DESGOSTO ou PESAR, ou seja se sentir mal hpela felicidade de OUTRAS PESSOAS. Somos tomados PELO SENTIMENTO DE INVEJA quando DESVIAMOS O NOSSO OLHAR DE DEUS e COMEÇAMOS A OBSERVAR OUTRAS PESSOAS, COMPARANDO-AS CONOSCO.
    O SALMISTA DEIXOU-SE DOMINAR PELA INVEJA
O salmista disse: Quanto a mim, os meus pés QUASE que se desviaram; POUCO FALTOU para que escorregassem os meus passos (v.2).
Igreja, esse versículo revela momentos de grande fraqueza na vida do salmista, QUE QUASE SE DESVIA E ESCORREGA. Isso aconteceu porque ELE SE DEIXOU DOMINAR PELO SENTIMENTO DE INVEJA, COMPAROU SUA VIDA com a de OUTRAS PESSOAS (Salmo 73 vers 12 ao 14 “12 Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas. 13 Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência. 14 Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã. ”).
Igreja
Vamos analisar algumas conseqüências PRODUZIDAS PELA INVEJA:
1.ª CONSEQÜÊNCIA: CORAÇÃO AMARGURADO
O salmista disse: Assim, o meu coração se azedou (vers. 21Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins.”).
Igreja
Uma pessoa AMARGURADA geralmente “AGE DE DUAS maneiras”: OU mantém-se em uma posição introspectiva, evitando qualquer tipo de RELACIONAMENTO PESSOAL, ou torna-se RANZINZA, ANTIPÁTICA, REPUGNANTE.
2.ª CONSEQUÊNCIA: DOENÇAS EMOCIONAIS
O salmista disse: e sinto picadas em meus rins (vers. 21Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins”). As doenças psicossomáticas (ou seja, aquelas que nossa mente cria de acordo com situações difíceis que passamos), que a psicologia tem pesquisado há menos de um século, estão registradas nesta palavra, ou seja na Palavra de Deus, há mais de TRÊS MIL ANOS.
IGREJA UMA BASE PARA VOCÊS ENTENDEREM
A palavra psicossomática tem a sua origem no grego psyche, que significa MENTE, e soma, que se refere a corpo.
3.ª CONSEQUÊNCIA: ESTADO DE IGNORÂNCIA
O salmista declarou: Assim, me embruteci e nada sabia; era como animal perante ti (conforme vers. 22 Assim me embruteci, e nada sabia; fiquei como um animal perante ti”). A pessoa de coração invejoso se torna ignorante e irracional.
4.ª CONSEQUÊNCIA: DECLÍNIO ESPÍRITUAL
O salmista disse: Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram (vers. 2 “Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; POUCO FALTOU para que ESCORREGASSEM OS MEUS PASSOS”). ELE ESTAVA À BEIRA DO PRECIPÍCIO, E FALTOU POUCO PARA QUE SE DESVIASSE DOS CAMINHOS DO SENHOR.
RUMO À VITÓRIA
Igreja
Examinemos, agora, mais detalhadamente, cada um dos TRÊS PASSOS DADOS PELO SALMISTA em sua busca para SUPERAR A INVEJA.
Os 3 passos:
1.º Passo: CONTROLAR OS IMPULSOS
Temos que controlar nossos impulsos.
O salmista chegou a esta CONCLUSÃO: Se eu dissesse: Também falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos (no vers. 15).
Igreja, ele controlou os seus impulsos carnais. Ele disse: “Se eu falar alguma coisa contra Deus, CONFORME ESSES ÍMPIOS, CERTAMENTE ESTAREI blasfemando contra Ele.”
Temos que controlar.
2.º Passo: TENTAR ENTENDER A SITUAÇÃO
Nós temos que entender a situação.
O salmista disse: Quando pensava em compreender isto, fiquei sobremodo perturbado (no vers. 16). Observamos que ele TENTOU entender a razão de seu sofrimento; fez uma análise introspectiva. Isso é o que DEVEMOS FAZER, se quisermos ter o total controle da situação.
3.º Passo: BUSCAR A DEUS
Temos que buscar a Deus.
O salmista disse: Até que entrei no santuário de Deus; então, entendi eu o fim deles (no vers. 17).
Igreja, aqui está o grande segredo para superarmos a inveja.
Só quando ENTRAMOS NO SANTUÁRIO DE DEUS, entendemos qual é o fim dos ÍMPIOS.
  1. ENCONTRANDO RESPOSTA À PERGUNTA “POR QUE O JUSTO SOFRE E O ÍMPIO PROSPERA?”
Neste tópico, vemos as conclusões do salmista em relação aos ímpios.
Igreja, vamos ver essas CONCLUSÕES.
1.º CONCLUSÃO: O ÍMPIO ESTÁ DESTINADO AO SOFRIMENTO ETERNO
O SALMISTA chegou a essa conclusão quando disse: então, entendi eu o fim deles (no vers. 17). A pessoa que não se arrepende dos seus pecados e não se CONVERTE AO EVANGELHO terá a recompensa que os SEUS ATOS MERECEM.
2.º CONCLUSÃO: O ÍMPIO PERECERÁ
O SALMISTA disse: Pois eis que os que se alongam de ti perecerão (no vers. 27 “Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti”). Ao analisar a recompensa dos ímpios, o salmista concluiu que eles perecerão.
IGREJA, a pessoa afastada de Deus, ALÉM DE NÃO ENCONTRAR SAÍDA PARA OS SEUS PROBLEMAS, PERECERÁ (será destruído).
3.ª CONCLUSÃO: O ÍMPIO SERÁ DESTRUÍDO
Quando o salmista entrou no santuário de Deus, pôde perceber QUE O ÍMPIO SERÁ DESTRUÍDO: tu tens destruído todos aqueles que, apostatando, se desviam de ti (no vers. 27 “Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti”).
  1. AS VANTAGENS DE QUEM ESTÁ PRÓXIMO DE DEUS
O salmista percebeu que isso era importante e DISSE: Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha CONFIANÇA NO SENHOR DEUS, para anunciar todas as tuas obras (no vers. 28).
Igreja, você quer estar próximo, perto de Deus?
VEJAMOS AGORA ALGUMAS VANTAGENS DE QUEM SE APROXIMA DE DEUS
Vamos conhecer as vantagens de quem quer estar perto de Deus:
1.ª VANTAGEM: CONFIA NO SUSTENTO DE DEUS
O SALMISTA DISSE então: TODAVIA, estou de contínuo contigo; tu me SEGURASTE PELA MÃO DIREITA (vers. 23). A pessoa que se aproxima de Deus será guiada pela Palavra do Senhor e entrará em glória celestial.
2.ª VANTAGEM: NÃO TEM MEDO DO FUTURO
O salmista disse: A quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem ; MAS DEUS É A FORTALEZA DO MEU CORAÇÃO E A MINHA PORÇÃO PARA SEMPRE (veja nos vers. 25 e 26).
3.º VANTAGEM: DEPENDE TOTALMENTE DE DEUS E DESEJA-O
O SALMISTA expressou o seu desejo de aprofundar a sua intimidade com o Senhor. Disse: Como cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? (Sl 42:1 e 2).
4.ª VANTAGEM: O SENHOR SUSTENTA O SEU SER
O SALMISTA confiava que, se estivesse dentro do santuário de Deus e próximo dele, o seu coração seria sustentado.
5.ª VANTAGEM: CONTA COM UM PROVEDOR ETERNO
O salmista disse: e a minha porção para sempre (no vers. 26 “A minha carne e o meu coração desfalecem; MAS DEUS É A FORTALEZA DO MEU CORAÇÃO, E A MINHA PORÇÃO PARA SEMPRE.”). Ele estava falando de um Deus que é o PROVEDOR tanto da nossa vida biológica, psicológica e sociológica com também da nossa vida espiritual.
Igreja
  1. O SALMISTA CHEGOU A ALGUMAS CONCLUSÕES
O salmista se deu conta de que deveria:
  1. DEPOSITAR A CONFIANÇA NO SENHOR
O salmista disse: “...pus minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as Tuas Obras” (vers. 28).
  1. ANUNCIAR TODAS AS OBRAS DO SENHOR
O salmista disse: para anunciar TODAS as Tuas Obras (vers. 28). Ele se dispôs a anunciar para o MUNDO as maravilhas de Deus em sua vida.
  1. RECONHECER A BONDADE DE DEUS
O salmista disse: Verdadeiramente, bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração (vers. 1). Ele concluiu que a bondade do Senhor Deus nos cerca.
Conclusão
Que as lições preciosíssimas do Salmo 73 compartilhadas aqui possam ajudar-nos a entender as razões do SOFRIMENTO DO JUSTO e fazer com que no aproximemos cada vez mais deste DEUS cuja BENIGNIDADE é para sempre.

ASAFE – o SALMISTA
Asafe era o líder de um dos coros levíticos no reinado de Davi. É provável que os salmos 73 até o 83 sejam de sua autoria. No salmo 73 Asafe explicou que, até entrar no santuário de Deus, não podia entender a justiça que permitia que o ímpio prosperasse enquanto o justo suportava o sofrimento. Mas quando percebeu que um dia a justiça seria feita, reconheceu a sabedoria de Deus.



domingo, 26 de fevereiro de 2012

Salmos 37 v 1 ao 7- O fim dos maus

1 Não te enfades por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade.

2 Pois em breve murcharão como a relva, e secarão como a erva verde.

3 Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança.

4 Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.

5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.

6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia.

7 Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios.
Palavra ministrada em 26/02/2012




COMO DEUS VÊ?

1Sm 16: 7 “Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”.

Samuel, um dos mais respeitados líderes da história do povo de Israel, recebeu um comando especifico de Deus: UNGIR UM REI PARA ISRAEL que substituísse a Saul. Com este propósito foi a Belém, à casa de JESSÉ, para, dentre os seus filhos, CONSAGRAR UM NOVO REI a Israel.
Na casa de Jessé, ao colocar OS OLHOS EM ELIABE, FICOU IMPRESSIONADO com sua aparência e seu porte físico e logo pensou: “CERTAMENTE está diante de mim o rei de Israel”, 1Sm 16: 6. NAQUELE EXATO MOMENTO DEUS LHE ADVERTIU: “O Senhor não vê como vê o homem”.
Séculos se passaram desde a experiência vivida pelo profeta Samuel em Belém de Judá. No entanto, esta mesma verdade continua ecoando nos dias de hoje: Deus não vê como vê o homem.
Por desejar ungir um rei a Israel, vendo apenas com seus olhos humanos, Samuel foi advertido. Apesar das melhores intenções, o olhar humano é sempre superficial, aparente ou imediatista. A forma como Deus vê é diferente da visão humana. A visão de DEUS É MUITO MAIS ABRANGENTE.

Que a aparência engana, todos nós sabemos. Mesmo assim, deixamo-nos-levar-por-ela.

Igreja, Todos nós sabemos que a aparência pode:

- ENGANAR - é bem possível que você já tenha se confundido com algo ou a respeito de alguém;

- IMPRESSIONAR - é bem provável que você já tenha se deixado levar por algo que na verdade, não era tanto quanto imaginava;

- ESCONDER ALGO - É possível que você já tenha tido a surpresa de descobrir coisas embutidas, instaladas, que vieram a reboque, as quais você não sabia que existia;

- PODE ANUNCIAR ALGO - às vezes a primeira impressão é exatamente, a verdadeira.

Se por um lado a visão humana pode ser distorcida, pode desvirtuar, A VISÃO DIVINA É INFALÍVEL, É PRECISA, É EXATA, CERTA, DEFINIDA, CLARA.

- QUANDO DEUS VÊ, ELE Descortina o que está encoberto; Ele avista e nota todos os detalhes; Ele percebe, observa, entende e considera todas as coisas; Ele distingue, reconhece, compreende, atenta, e avalia corretamente tudo.


A Palavra citado acima afirma que o Senhor é incisivo, definido e claro quanto ao que vê:


"DEUS NÃO VÊ COMO O HOMEM VÊ" - O QUE ISSO PODE SIGNIFICAR?


1) QUE DEUS ENXERGA MAIS DO QUE NÓS PODEMOS VER
Às vezes nós ficamos preocupados, ansiosos porque nossa visão é limitada.

Temos uma forte tendência de criarmos em nossa mente, imagens trágicas, pensarmos no pior. Às vezes criamos nossas próprias expectativas.

Samuel tinha em sua mente um estereótipo de Rei (v. 7),

Mas Deus disse: "Não atentes - Não se fixe, não preste atenção na forma, na aparência"
A VISÃO HUMANA SÓ ALCANÇA o que está por fora.

MAS DEUS pode perceber DETALHES que ao homem passam despercebidos


2) QUE DEUS PERCEBE VALORES ONDE O HOMEM NÃO VÊ VALORES

Samuel atribuiu valor a aparência e evidentemente que desprezaria DAVI se o tivesse visto.
Muitas pessoas fazem isso PRECIPITADAMENTE.

Ao observarem o tamanho, a aparência, imediatamente JULGAM que valem mais.
Acham que DEUS está sempre do maior lado.

A Palavra nos fala que DEUS não se impressiona com tamanho, com nome, com número.

Com GIDEÃO Ele mandou dispensar os covardes e aqueles que queriam servi-lo de qualquer jeito.


3) QUE DEUS TEM CONCLUSÕES DIFERENTES DAS DO HOMEM
Samuel pensou só pode ser este!
Muitas vezes nós tiramos conclusões erradas.

escolheu a campina achando que estava LUCRANDO, MAS ABRAÃO foi abençoado mesmo não ficando no melhor lugar. O melhor lugar é onde DEUS ESTÁ.
4) QUE DEUS SE CONCENTRA NAQUILO QUE VALE A PENA
Deus NÃO PERDE TEMPO.

DAVI era um homem que TINHA UM CORAÇÃO cheio das coisas de Deus.

É isso que chama A ATENÇÃO DE DEUS, não é o que você tem ou não tem, Mas quem você é.


         Pensando na forma de ver de Deus, sugiro a você algumas orientações:

1. Nunca subestime o que Deus pode fazer em sua vida. Ao se escusar, Moisés não poderia mensurar o que Deus havia preparado para realizar através dele.

2. Não subestime o que Deus pode fazer na vida das pessoas. Os irmãos de José e seu próprio pai se enganaram ao subestimar os sonhos que Deus havia colocado em seu coração.

3. Creia que a ação Deus na sua vida vai surpreender a muitos
. Considere os casos citados de Davi, Gideão, Moisés e José.

4. Entenda que Deus escolhe pessoas para fazê-las grandes em Suas mãos. Deus pode escolher você exatamente por não ser nada aos olhos dos homens. Deus pode escolher você porque ninguém jamais o escolheu.  Lembra-se de Davi?


A BÍBLIA NOS FALA DA PERCEPÇÃO DE JESUS, COMO ELE VÊ:

1) ELE VÊ A NOSSA FÉ "E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito".

VENDO-LHES A FÉ, Jesus disse ao paralítico: "Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados" (Mt 9:2).


2) ELE VÊ NOSSO CANSAÇO, AFLIÇÃO E DESORIENTAÇÃO "VENDO ELE AS MULTIDÕES, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor" (Mt 9:36).


3) ELE VÊ NOSSAS DIFICULDADES "E, VENDO-OS EM DIFICULDADE a remar, porque o vento lhes era contrário, por volta da quarta vigília da noite, veio ter com eles, andando por sobre o mar; e queria tomar-lhes a dianteira" (Mc 6:48).


4) ELE VÊ NOSSO ESTADO "Jesus, VENDO-O DEITADO E SABENDO QUE ESTAVA ASSIM HÁ MUITO TEMPO, perguntou-lhe: Queres ser curado?". (João 5:6).


5) ELE VÊ AS NOSSAS LÁGRIMAS "Jesus, VENDO-A CHORAR, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se" (João 11:33).
Ele vai enxugar de seus olhos toda lagrima
O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer...

Concluindo. Agora que você já sabe como é que Deus vê, lance fora de sua vida toda frustração, todos os fracassos e toda timidez. Liberte-se do medo, olhe para Deus e viva COMO UM VENCEDOR. Olhe para as pessoas e comece a enxergá-las de uma maneira MELHOR. Tome a decisão de, A PARTIR DE HOJE, ver primeiramente COMO DEUS VÊ, e os resultados serão surpreendentes.


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Salmos 122- Elogio a Jerusalém

1 Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.

2 Os nossos pés estão parados dentro das tuas portas, ó Jerusalém!

3 Jerusalém, que és edificada como uma cidade compacta,

4 aonde sobem as tribos, as tribos do Senhor, como testemunho para Israel, a fim de darem graças ao nome do Senhor.

5 Pois ali estão postos os tronos de julgamento, os tronos da casa de Davi.

6 Orai  pela paz de Jerusalém; prosperem aqueles que te amam.

7 Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios.

8 Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Haja paz dentro de ti.

9 Por causa da casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

1 Reis 19- Elias bo monte Sinai

1 Ora, Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como matara à espada todos os profetas.

2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles.

3 Quando ele viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi. E chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu moço.

4 Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.

5 E deitando-se debaixo do zimbro, dormiu; e eis que um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te e come.

6 Ele olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água. Tendo comido e bebido, tornou a deitar-se.

7 O anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-o, e lhe disse: Levanta-te e come, porque demasiado longa te será a viagem.

8 Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força desse alimento caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

9 Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E eis que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Que fazes aqui, Elias?

10 Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.

 

11 Ao que Deus lhe disse: Vem cá fora, e põe-te no monte perante o Senhor: E eis que o Senhor passou; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto;

12 e depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo; e ainda depois do fogo uma voz mansa e delicada.

13 E ao ouvi-la, Elias cobriu o rosto com a capa e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. E eis que lhe veio uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?

14 Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.

15 Então o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; quando lá chegares, ungirás a Hazael para ser rei sobre a Síria.
1
6 E a Jeú, filho de Ninsi, ungirás para ser rei sobre Israel; bem como a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás para ser profeta em teu lugar.

17 E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu.

18 Todavia deixarei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou.

19 Partiu, pois, Elias dali e achou Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, estando ele com a duodécima; chegando-se Elias a Eliseu, lançou a sua capa sobre ele.

20 Então, deixando este os bois, correu após Elias, e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. Respondeu-lhe Elias: Vai, volta; pois, que te fiz eu?

21 Voltou, pois, de o seguir, tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu a carne, e a deu ao povo, e comeram. Então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.

Palavra ministrada em 12/02/2012.



ELISAMA, ELIADA E ELIFELETE – 3 NOMES 1 PROPÓSITO
II SAMUEL 5.16 “E Elisama, e Eliada, e Elifelete.”
Elisama, e Eliada e Elifelete.
Elisama, Eliada e Elifelete são nos nomes de 3 filhos de Davi. O que me chama atenção é que estes nomes como qualquer outro nome, tem UM SIGNIFICADO EM ESPECÍFICO.
Geralmente, nomes podem ter três tipos de importância:

A) HOMENAGEAR alguém, alguma situação ou momento. Imagino que Judas teve esta situação, pois alguns anos antes de seu nascimento, houve um grande acontecimento no meio do povo Judeu, onde um HERÓI, Judas Macabeu, LUTOU pelo povo de Israel. Talvez a mãe de JUDAS ISCARIOTES o quis homenagear, mas a homenagem foi JOGADA POR TERRA graças as ATITUDES DESTE SEU FILHO.

B) Abençoar uma vida, através de uma "palavra profética
DAVI colocou os nomes em SEUS FILHOS, homenageando a Deus, e dizendo através destes três nomes, exatamente como DEUS AGE progressivamente na vida de um CRENTE que confia nEle.
Igreja, você confia em Deus?
Elisama, Eliada e Elifelete são nomes originários do hebraico, e tem significados IMPORTANTES que certamente ACONTECEM EM NOSSAS VIDAS.
Igreja
Estudaremos a vida de ELIAS, no momento citado em 1 Reis 19.
Após um poderoso confronto com 450 profetas do baal, ELIAS VENCEU a batalha, através do PODER DE DEUS ele fez chover fogo do céu, consumindo um holocausto. Isso causou desmerecimento dos 450 PROFETAS DE BAAL, e uma grande quantidade de mortes. Todos eles foram mortos a fio da espada.

Após VENCER 450 PROFETAS DE BAAL, ELIAS passa a ser
perseguido por Jezabel (Esposa do Rei Acabe). (Detalhes sobre Acabe e Jezabel - ver 1 Rs 16:29 ao 34 “29E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos; 30 E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele; 31 E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou; 32 E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria; 33Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao SENHOR Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele; 34Em seus dias Hiel, o betelita, edificou a Jericó; em Abirão, seu primogênito, a fundou, e em Segube, seu filho menor, pôs as suas portas; conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de Josué, filho de Num.”)

O que acontece com ELIAS a partir deste momento está escrito em 1 Reis 19, vamos analisar onde este texto se encaixa com OS 3 NOMES DOS FILHOS DE DAVI:

IGREJA

1- Elisama (significa Deus ouve)
Antes de mais nada, Deus quer ouvir o NOSSO CLAMOR, NOSSA ORAÇÃO E NOSSO DESABAFO. ASSIM DEUS AGIU COM ELIAS, E AGE com quem O busca.
- DEUS OUVE nossas palavras impulsivas e rebeldes. 1 Rs 19.4b (“e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais”)
- DEUS OUVE nossas queixas, quando estamos
na caverna. 1 Rs 19:9 e 10 (“9E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? 10E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.”)
- DEUS
VOLTA A NOS OUVIR, quando tomamos uma posição correta diante dEle. 1 Rs 19:13 e14 (“13E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias? 14E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.”).

AQUI VEMOS ELIAS:


-

-
SAIU DA CAVERNA com suas próprias pernas.

Igreja,
DEUS ouve nossos momentos bons e maus, corretos e errados. Esta parte de NOSSAS VIDAS podemos "CONVENCER" a Deus para NOS ABENÇOAR, ou decretar o fim de nossas palavras.

Imaginem o que aconteceria COM ELIAS se Deus ouvisse seu pedido de morte! Pelo contrário, você que conhece a história... ELIAS até hoje não morreu!!!!!! Amém, Igreja?

2- Eliada (significa Deus conhece)
DURANTE esta caminhada difícil de ELIAS, além DE DEUS ESTAR OUVINDO SUA ORAÇÃO, DEUS estava também observando SUAS ATITUDES. DEUS SONDA e conhece o fundo de nosso coração, e Seus olhos estão voltados para nós, observando cada momento de nossa vida.
ENQUANTO DEUS NOS CONHECE, NOS OBSERVA, muitas vezes não vemos resultados, mas eles serão vistos por nós no TEMPO CERTO, DETERMINADO POR DEUS.
Igreja, Vamos ver como DEUS 'conheceu" ELIAS:

- DEUS conhece nossos momentos DE FRAQUEZA, e NOS FORTALECE. 1 Rs 19:5 e 6 (“5E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.; 6E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.”)

- DEUS conhece nossa FALTA DE PROPÓSITOS, e nos dá METAS E INCENTIVO. 1 Rs 19:7 e 8 (“7
E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho; 8Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus”)

- DEUS conhece os
momentos em que estamos em CAVERNAS, e nos permite FALAR COM ELE. 1 Rs 19:9 e10 (“9E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?; 10 E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.”)

- DEUS conhece nosso
futuro e a solução do problema bem mais do que nós. 1 Rs 19:18 (“Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou”).
ENTENDER que Deus conhece nos trás CONFIANÇA e CORAGEM, para sabermos que mesmo quando estamos na caverna e nos momentos de SILÊNCIO, DEUS ESTÁ CONOSCO.

3- Elifelete (significa Deus faz) DEUS FAZ IGREJA!
DEUS sabe de nossas SITUAÇÕES, OUVE nossas orações e observa nossos caminhos. Mas ele tem ALGO MELHOR. ELE TEM SOLUÇÃO. Após um momento de provas, ele finalmente mostra o que nós já sabemos bem. ELE É DEUS DE VITÓRIA, e está sempre PRONTO A NOS ABENÇOAR.
Igreja, OBSERVE COMO ELE ABENÇOOU ELIAS:
- DEUS tira os nossos inimigos dos cargos de autoridade, e coloca neste lugar os seus UNGIDOS. Hazael substituiu Ben Hadade, um rei extremamente mal. 1 Rs 19:15. (“E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.”)

- DEUS ELIMINA nossos perseguidores.
Acabe foi substituído por um novo rei, Jeú. 1 Rs 19:16a. (“Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar”).

- DEUS nos dá substitutos, para nos tirar A SOBRECARGA. ELISEU substituiu Elias. 1 Rs 19:16b.(“
Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar”).

-
Deus nos mostra uma multidão de separados, que oram e trabalham ao nosso lado. 1 Rs 19:18 (“Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou”)

CONCLUSÃO:
Jeremias cap 17 vers 7 (“Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR.”) e espere em Deus, ore constantemente, e saiba que no momento certo ele mostrará a sua provisão.


ENVOLVENDO seu rosto como reverencia.
- ACEITANDO OUVIR DEUS em uma brisa.