Palavra ministrada em 29/02/2012
POR QUE O JUSTO SOFRE E O ÍMPIO PROSPERA?
Salmo 73
Início
Salmos 73 nos alerta contra O NOSSO MAIOR INIMIGO, { IGREJA, quem pode me responder? Quem sabe qual é o seu maior inimigo?} QUE SOMOS NÓS MESMOS, e exorta-nos a estar sempre ALEGRES, LOUVANDO e GLORIFICANDO AO SENHOR, MESMO EM MEIO AO SOFRIMENTO. Afinal, por que o salmista foi DOMINADO por esse momento de FRAQUEZA e esteve prestes a CAIR ESPIRITUALMENTE? Por isso que devemos nos esforçar a estar firmes, alegres, louvando e cantando ao nosso Deus, para não cairmos espiritualmente e ISSO é o que vamos aprender nesta noite:
Igreja
Você sabe o que é inveja?
INVEJA É:
Ter DESGOSTO ou PESAR, ou seja se sentir mal hpela felicidade de OUTRAS PESSOAS. Somos tomados PELO SENTIMENTO DE INVEJA quando DESVIAMOS O NOSSO OLHAR DE DEUS e COMEÇAMOS A OBSERVAR OUTRAS PESSOAS, COMPARANDO-AS CONOSCO.
O SALMISTA DEIXOU-SE DOMINAR PELA INVEJA
O salmista disse: Quanto a mim, os meus pés QUASE que se desviaram; POUCO FALTOU para que escorregassem os meus passos (v.2).
Igreja, esse versículo revela momentos de grande fraqueza na vida do salmista, QUE QUASE SE DESVIA E ESCORREGA. Isso aconteceu porque ELE SE DEIXOU DOMINAR PELO SENTIMENTO DE INVEJA, COMPAROU SUA VIDA com a de OUTRAS PESSOAS (Salmo 73 vers 12 ao 14 “12 Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas. 13 Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência. 14 Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã. ”).
Igreja
Vamos analisar algumas conseqüências PRODUZIDAS PELA INVEJA:
1.ª CONSEQÜÊNCIA: CORAÇÃO AMARGURADO
O salmista disse: Assim, o meu coração se azedou (vers. 21 “Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins.”).
Igreja
Uma pessoa AMARGURADA geralmente “AGE DE DUAS maneiras”: OU mantém-se em uma posição introspectiva, evitando qualquer tipo de RELACIONAMENTO PESSOAL, ou torna-se RANZINZA, ANTIPÁTICA, REPUGNANTE.
2.ª CONSEQUÊNCIA: DOENÇAS EMOCIONAIS
O salmista disse: e sinto picadas em meus rins (vers. 21 “Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins”). As doenças psicossomáticas (ou seja, aquelas que nossa mente cria de acordo com situações difíceis que passamos), que a psicologia tem pesquisado há menos de um século, estão registradas nesta palavra, ou seja na Palavra de Deus, há mais de TRÊS MIL ANOS.
IGREJA UMA BASE PARA VOCÊS ENTENDEREM
A palavra psicossomática tem a sua origem no grego psyche, que significa MENTE, e soma, que se refere a corpo.
3.ª CONSEQUÊNCIA: ESTADO DE IGNORÂNCIA
O salmista declarou: Assim, me embruteci e nada sabia; era como animal perante ti (conforme vers. 22 “Assim me embruteci, e nada sabia; fiquei como um animal perante ti”). A pessoa de coração invejoso se torna ignorante e irracional.
4.ª CONSEQUÊNCIA: DECLÍNIO ESPÍRITUAL
O salmista disse: Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram (vers. 2 “Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; POUCO FALTOU para que ESCORREGASSEM OS MEUS PASSOS”). ELE ESTAVA À BEIRA DO PRECIPÍCIO, E FALTOU POUCO PARA QUE SE DESVIASSE DOS CAMINHOS DO SENHOR.
RUMO À VITÓRIA
Igreja
Examinemos, agora, mais detalhadamente, cada um dos TRÊS PASSOS DADOS PELO SALMISTA em sua busca para SUPERAR A INVEJA.
Os 3 passos:
1.º Passo: CONTROLAR OS IMPULSOS
Temos que controlar nossos impulsos.
O salmista chegou a esta CONCLUSÃO: Se eu dissesse: Também falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos (no vers. 15).
Igreja, ele controlou os seus impulsos carnais. Ele disse: “Se eu falar alguma coisa contra Deus, CONFORME ESSES ÍMPIOS, CERTAMENTE ESTAREI blasfemando contra Ele.”
Temos que controlar.
2.º Passo: TENTAR ENTENDER A SITUAÇÃO
Nós temos que entender a situação.
O salmista disse: Quando pensava em compreender isto, fiquei sobremodo perturbado (no vers. 16). Observamos que ele TENTOU entender a razão de seu sofrimento; fez uma análise introspectiva. Isso é o que DEVEMOS FAZER, se quisermos ter o total controle da situação.
3.º Passo: BUSCAR A DEUS
Temos que buscar a Deus.
O salmista disse: Até que entrei no santuário de Deus; então, entendi eu o fim deles (no vers. 17).
Igreja, aqui está o grande segredo para superarmos a inveja.
Só quando ENTRAMOS NO SANTUÁRIO DE DEUS, entendemos qual é o fim dos ÍMPIOS.
- ENCONTRANDO RESPOSTA À PERGUNTA “POR QUE O JUSTO SOFRE E O ÍMPIO PROSPERA?”
Neste tópico, vemos as conclusões do salmista em relação aos ímpios.
Igreja, vamos ver essas CONCLUSÕES.
1.º CONCLUSÃO: O ÍMPIO ESTÁ DESTINADO AO SOFRIMENTO ETERNO
O SALMISTA chegou a essa conclusão quando disse: então, entendi eu o fim deles (no vers. 17). A pessoa que não se arrepende dos seus pecados e não se CONVERTE AO EVANGELHO terá a recompensa que os SEUS ATOS MERECEM.
2.º CONCLUSÃO: O ÍMPIO PERECERÁ
O SALMISTA disse: Pois eis que os que se alongam de ti perecerão (no vers. 27 “Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti”). Ao analisar a recompensa dos ímpios, o salmista concluiu que eles perecerão.
IGREJA, a pessoa afastada de Deus, ALÉM DE NÃO ENCONTRAR SAÍDA PARA OS SEUS PROBLEMAS, PERECERÁ (será destruído).
3.ª CONCLUSÃO: O ÍMPIO SERÁ DESTRUÍDO
Quando o salmista entrou no santuário de Deus, pôde perceber QUE O ÍMPIO SERÁ DESTRUÍDO: tu tens destruído todos aqueles que, apostatando, se desviam de ti (no vers. 27 “Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti”).
- AS VANTAGENS DE QUEM ESTÁ PRÓXIMO DE DEUS
O salmista percebeu que isso era importante e DISSE: Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha CONFIANÇA NO SENHOR DEUS, para anunciar todas as tuas obras (no vers. 28).
Igreja, você quer estar próximo, perto de Deus?
VEJAMOS AGORA ALGUMAS VANTAGENS DE QUEM SE APROXIMA DE DEUS
Vamos conhecer as vantagens de quem quer estar perto de Deus:
1.ª VANTAGEM: CONFIA NO SUSTENTO DE DEUS
O SALMISTA DISSE então: TODAVIA, estou de contínuo contigo; tu me SEGURASTE PELA MÃO DIREITA (vers. 23). A pessoa que se aproxima de Deus será guiada pela Palavra do Senhor e entrará em glória celestial.
2.ª VANTAGEM: NÃO TEM MEDO DO FUTURO
O salmista disse: A quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem ; MAS DEUS É A FORTALEZA DO MEU CORAÇÃO E A MINHA PORÇÃO PARA SEMPRE (veja nos vers. 25 e 26).
3.º VANTAGEM: DEPENDE TOTALMENTE DE DEUS E DESEJA-O
O SALMISTA expressou o seu desejo de aprofundar a sua intimidade com o Senhor. Disse: Como cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? (Sl 42:1 e 2).
4.ª VANTAGEM: O SENHOR SUSTENTA O SEU SER
O SALMISTA confiava que, se estivesse dentro do santuário de Deus e próximo dele, o seu coração seria sustentado.
5.ª VANTAGEM: CONTA COM UM PROVEDOR ETERNO
O salmista disse: e a minha porção para sempre (no vers. 26 “A minha carne e o meu coração desfalecem; MAS DEUS É A FORTALEZA DO MEU CORAÇÃO, E A MINHA PORÇÃO PARA SEMPRE.”). Ele estava falando de um Deus que é o PROVEDOR tanto da nossa vida biológica, psicológica e sociológica com também da nossa vida espiritual.
Igreja
- O SALMISTA CHEGOU A ALGUMAS CONCLUSÕES
O salmista se deu conta de que deveria:
- DEPOSITAR A CONFIANÇA NO SENHOR
O salmista disse: “...pus minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as Tuas Obras” (vers. 28).
- ANUNCIAR TODAS AS OBRAS DO SENHOR
O salmista disse: para anunciar TODAS as Tuas Obras (vers. 28). Ele se dispôs a anunciar para o MUNDO as maravilhas de Deus em sua vida.
- RECONHECER A BONDADE DE DEUS
O salmista disse: Verdadeiramente, bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração (vers. 1). Ele concluiu que a bondade do Senhor Deus nos cerca.
Conclusão
Que as lições preciosíssimas do Salmo 73 compartilhadas aqui possam ajudar-nos a entender as razões do SOFRIMENTO DO JUSTO e fazer com que no aproximemos cada vez mais deste DEUS cuja BENIGNIDADE é para sempre.
ASAFE – o SALMISTA
Asafe era o líder de um dos coros levíticos no reinado de Davi. É provável que os salmos 73 até o 83 sejam de sua autoria. No salmo 73 Asafe explicou que, até entrar no santuário de Deus, não podia entender a justiça que permitia que o ímpio prosperasse enquanto o justo suportava o sofrimento. Mas quando percebeu que um dia a justiça seria feita, reconheceu a sabedoria de Deus.