quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Palavra ministrada em 23/02/2011.


CONSTRUINDO UMA VIDA FORTE QUE SEJA A PROVA DE QUALQUER TEMPESTADE
Mateus 5:1 ao 12
Aqueles que desejam construir uma vida forte e seguro. Precisam ler o sermão da Montanha e colocar esses princípios de Jesus em prática.  Vamos colocar em prática esta noite Igreja
I)             A Pedra angular – HUMILDADE (Mt. 5:3)
         Bem aventurados os humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus.
      Pobres de espírito são aqueles que tem e vivem como se não tivessem, que são e vivem como se não fossem. São os dependentes da graça bendita do Senhor. São os desprendidos em relação a tudo. Ninguém consegue construir um projeto de vida que valha a pena com orgulho, soberba e presunção.está escrito em Tiago 4:6: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes...”

II)           O melhor piso A SENSIBILIDADE (Mateus 5:4)
     Bem aventurados os que choram porque eles serão consolados.
     Em qualquer área da vida, os caminhos acabam quando acaba o poder do choro e do arrependimento. Quem perdeu o poder do choro e do arrependimento perdeu a possibilidade de ter caminhos novos. O sentimento mais criativo é o do arrependimento. Arrependimento é sentir tristeza, confessar e abandonar o erro.
Nós, como filhos de Deus, temos que aprender a nos arrepender e a abandonar o erro.
III)          A melhor cinta de amarração – DISCIPLINA (Mateus 5:5)
Bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
Mansidão, auto-controle. O que amarra essa construção é a força da disciplina. Em certo sentido, mansidão é a desistência de qualquer violência. Ninguém tem a possibilidade de construir nada duradouro com o coração absolutamente indisciplinado. Mansidão é ter as rédeas do coração nas mãos.
IV)        A melhor coluna – JUSTIÇA (Mateus 5:6)
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.
Jesus usa a liguagem de sede para falar algo que é essencial, que deve alimentar o ser. A fome faz com que o indivíduo busque comida. Sem justiça não se constrói nada. Justiça aqui é termos atitudes justas e corretas diante de Deus. E Deus nos compreende e demosntra essa compreensão em nossas vidas no dia a dia.
1)   A justiça faz do humilde um ser com espírito nobre, ao invés de ser um fraco.

2)   A justiça faz do quebrantado um ser digno e forte.

3)   A justiça faz do manso um corajoso.

V)          Os melhores tijolos – SOLIDARIEDADE (Mateus 5:7)
     Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia
Ninguém vive em família sem uma atitude de misericórdia é com a misericórdia que se lida todos os dias com as dúvidas e com as incoerências do outro. Quanto mais o homem dá na horizontal (ao próximo), mais recebe na vertical (de Deus). Não adianta apenas fazer o bem, é preciso ser “bom”. Você pode fazer o bem, mas não ser bom, mas é possível ser “bom” e não fazer o bem. Fazer o bem é amar o próximo, ser bom é amar a Deus.
Igreja, repete comigo: Eu, diz o seu nome, amo a Deus.
VI)        A melhor cobertura desta casa – TELHAS DA TRANSPARÊNCIA (Mateus 5:8)
         Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
         Jesus fala aqui dos limpos de coração, que olham da cama para o céu e vêem a Deus. É um coração limpo, uma consciência limpa que pode nos dar essa visão de Deus em família. (Salmo 24:3 e 4). Singeleza de mente.
Salmo 23:3 Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?
Salmo 23:4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.

VII)       A melhor liga (cola) ou cimento – PACIFICAÇÃO (Mateus 5:9)
         Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
         É essa liga que mantém as coisas juntas, e que é a matéria básica para estar entre tudo, entre todos os detalhes. Feliz é o pacificador (fazedor de paz), esse que está juntando os pedaços, construindo pontes, amarrando nas essências mais íntimas, toda essa edificação. No original a idéia é um processo ativo e dinâmico.não se esqueça que o pacificador, é aquele que em primeiro lugar restabelece a paz dentro de si mesmo. Tcvb odo conflito externo é fruto de algum conflito interno não devidamente pacificado. Não seja construtor de obstáculos entre os membros da família, mas sim de pontes. Uma das grandes lições que temos que aprender com o “Príncipe da Paz-Jesus” é que Ele preferiu morrer do que matar.
Que Jesus lindo e maravilhoso!
VIII)     As melhores portas e janelas – RESISTÊNCIA JUBILOSA (Mateus 5:10 ao 12)
         10Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
         11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
         12Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
         Aqui Jesus fala de uma vida que não se esconde em si mesma por causa da hostilidade que a rodeia. A tendência diante das perseguições é se fechar, levantar muros altos e ferrolhar as janelas. Jesus diz NÃO!  Eu quero que, apesar de toda tempestade, você construa algo que tenha porta e janela, semelhante à arca. Felizes são aqueles que, apesar da perseguição, mantém a mente aberta e a alma arejada. São pessoas capazes de se alegrarem em casa, apesar do que aconteceu lá fora com elas.
Nós, como filhos de Deus, temos que dar graça e glorificarmos ao nosso Deus por tudo!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Palavra ministrada 20/02/2011.


DEUS NOS CONCEDE UMA SEGUNDA CHANCE

Salmo 86. 5 “Pois tu, Senhor, és bom e compassivo; abundante em benignidade para com todos os que te invocam.”.

Alguma vez você já se viu encrencado? Igreja, você já cometeu erros pensando que estava certo?  Todos nós já passamos por isso. Você já perdeu grandes oportunidades na vida?

Quantas vezes tentamos fazer alguma coisa e fracassamos, e queremos ardentemente ter uma segunda chance? Muitas vezes pedimos a alguém: “Dá-me uma segunda chance!”
Pode ser em coisas comuns e do dia a dia, mas pode ser em coisas sérias. Às vezes lamentamos dizendo: “Ah! Se eu tivesse mais uma chance eu faria tudo diferente”.

Igreja, muitas vezes nós não temos uma segunda chance.


Igreja, muitas vezes ferimos alguém que amamos; não cumprimos um compromisso; traímos a confiança de alguém. Pedimos uma segunda chance. Às vezes as pessoas nos dão uma segunda chance, e, às vezes não. Nesta vida nós estamos sujeitos a nos envolver em confusões; e estamos sujeitos a cairmos.
Às vezes a vida não nos dá uma segunda chance.

Mas, igreja, eu quero te dizer esta noite que o nosso Deus sempre nos dá uma segunda chance, uma oportunidade.

Igreja, por favor, repita ao irmão: Mas Deus sempre nos dá uma nova oportunidade.
Em Provérbios 24.16 está escrito: “Porque sete vezes cairá o justo e se levantará.”.

Igreja, repita: Eu, diz o seu nome, sou justo e Deus me levantará. É a promessa de Deus para minha vida.

Igreja, eu quero te dizer nesta noite que o nosso Deus é especialista em dar segunda chance às pessoas! Ele é especialista em trabalhar com pessoas imperfeitas. Amém


Na Palavra de Deus Vamos ver na vida de Jonas que nos mostra o Senhor dando nova oportunidade:
JONAS


Igreja, Você conhece a história de Jonas?
Abram a Palavra de Deus em Jonas 1. 1-3 “Veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR”.

Deus disse a Jonas: “Vá a Nínive e pregue contra ela!”

Deus lhe confiou uma missão, uma tarefa muito importante.
O que fez Jonas? Ele seguiu na direção contrária. Ele fugiu da presença de Deus.
Quero saber de vocês hoje, responda pra Pastora:
E você tem fugido de Deus?

Quero comunicá-lo que fugir da Presença de Deus não é uma boa atitude, não é um bom negócio!

Quero que você se conscientize que Deus está em toda parte!
Deus, em Sua terna misericórdia, disciplinou Jonas.

Quero, como sua Pastora nesta noite, comunicá-lo que Deus disciplina cada filho Seu. E vai disciplinar todos os filhos que O desobedecerem.
Igreja, vamos ver em Jonas 1. 4 “O SENHOR lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar”. Vejam o poder e a grandeza do nosso Deus.


Os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que do navio para o aliviarem do peso. E Jonas dormia profundamente no porão.

Os marinheiros o acordaram e fizeram um sorteio para saber quem era o responsável por aquela tragédia. A sorte recaiu sobre Jonas, que confessou sua culpa e seu histórico de desobediência ao Senhor. Glórias a Deus. Aleluia, Igreja!

Os marinheiros perguntaram a Jonas: “Que te faremos, para que o mar se acalme?”

Jonas lhes respondeu: “Tomai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará, porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade”.

confirmando em Jonas cap. 1 vers 15: “Levantaram a Jonas e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria” (Jonas 1. 15).


Os marinheiros temeram, em extremo ao SENHOR; e ofereceram sacrifícios e fizeram voto.

Mas a jornada de Jonas não havia terminado ali!

vamos ver em Jonas 1. 17 “Deparou o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe”.


Três dias e três noites se passaram e Jonas ainda estava vivo e respirando no ventre do peixe.
Que Deus tremendo, como não temê-lo?
Jonas sabia que só estava vivo porque Deus o sustentava.
Nós, Igreja, temos que ter convicção que estamos vivos porque Deus nos sustenta.
Em Jonas 2. 1 “Então Jonas do ventre do peixe orou ao Senhor, seu Deus”.


Igreja, Deus dá ordens até para os peixes – Poderoso o nosso Deus!
Jonas 2. 10 “Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra”.


Em Jonas 3. 1-2 “Veio a palavra do Senhor segunda vez a Jonas, dizendo: Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive, e proclama contra ela a mensagem que eu te digo.”


O Senhor deu uma Segunda chance a Jonas! Glórias a Deus!


Deus não desistiu de Jonas! Deus lhe concedeu uma segunda chance para pregar o arrependimento ao povo de Nínive e testemunhar o maior avivamento da história bíblica!

Este livro, no entanto, não tem como prioridade mostrar a Jonas, o peixe, sua pregação ou o povo de Nínieve. Ele guarda na sua linda história, revelações sobre a pessoa e caráter de Deus. O livro foi escrito para revelar um Deus que está sobre nós; que cuida, que orienta, que ama, e que caminha conosco.

O livro de Jonas nos Revela:

1)   Um Deus de Amor ( Isaías 43.2; João 3.16; Efésios 3.17-19)
O livro revela um Deus que tem um coração do tamanho da eternidade. Um Deus que nos ama sempre, mesmo que nós o deixemos, sejamos ingratos ou pequemos contra ele. Deus não ama mais ou menosDeus só ama, pois sua essência, seu atributo é Amor. Deus não se cansa de amar. O amor de Deus é inexplicável, infindável, inigualável e ilimitável. O amor de Deus excede a todo o entendimento. O crente só pode compreender a dimensão do amor de Deus porque já o experimentou (Lc 15.17-24). O amor de Deus é irresistível, é um amor que não nos abandona. Vejamos a história do filho pródigo em Lucas 15 vers. 17 ao 24.

2)   Um Deus de chamado (Jonas 1:1 e 2; Jonas 3:1 e 2)3)   Um Deus de Milagre (Jonas 1:3 ao 5; Jonas 2: 1 ao 4 e Jonas 2:9, Marcos 5:25 ao 28 e Ester 4:11 ao 14)

4)   Um Deus de Segunda Oportunidade (Jonas 3:1 e 2; II Samuel 11:27; II Samuel 12:7 ao 13)

5)   Um Deus de Justiça (Jonas 4:1 ao 11; Mateus 18: 23 ao 35)

Igreja, começamos ano de 2011 e precisamos fazer a nós mesmos a pergunta:
O que Deus espera de mim? Quais são as expectativas Dele para a minha vida?

Devemos saber que não importa o que ficou para trás. Se for preciso, devemos pedir perdão, buscar a restauração, mas olhar para frente porque Deus oferece a todos nós uma nova oportunidade. Amém.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Palavra ministrada em 16/02/2011.


TEMOS QUE TER DETERMIAÇÃO EM DEUS SOBRE O QUE QUEREMOS

Marcos 10.46-52

Eu te convido nesta noite para ser ousado como Bartimeu.

Assim como Bartimeu, todos nós temos uma necessidade e precisamos de um milagre.
Naquela época, um homem cego era um completo inútil, pois não tinha condição de trabalhar, de manter o sustento de sua casa. Sua vida estava parada. Ele estava sem perspectivas, sem projetos, Sem luz, sem dinheiro, sem alegria, sem orgulho, sem dignidade. Vivia totalmente enterrado em suas trevas interiores.
Imaginem, Igreja, a situação deste ser humano.

De certa forma Bartimeu se parece um pouco com cada um de nós. Onde um dia andávamos cegos por nossos pecados, por nossas fraquezas vivíamos enterrados em nossas trevas, pois nossos olhos ainda não haviam visto a Luz necessária. Precisamos abrir os olhos espirituais.

Andávamos errantes, como alguém perdido no deserto, não tínhamos para onde ir, não tínhamos nada o que fazer só nos restando a morte, pois como a Palavra de Deus diz “O salário do pecado é a morte...” Mas um dia alguém nos reconheceu no deserto Jesus falando: “Eu te conheci no deserto, na terra muito seca.” (em Oséias 13.5) E nos deu um novo motivo para viver.

De acordo com o que lemos aqui, em Oséias, algo estava para acontecer na vida de Bartimeu, podemos analisar se nossas atitudes se comparam com as de Bartimeu.
Igreja, diz ao irmão que algo está para acontecer em sua vida, como aconteceu com Bartimeu.

BARTIMEU SOUBE QUE JESUS ESTAVA POR PERTO (Marcos 10:47) ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!… 

No livro de Lucas 18.35 é nos mostrado que Bartimeu pergunta que barulho estranho é aquele, que alvoroço diferente é aquele.
E alguém lhe diz que é Jesus o nazareno que está passando por ali.

Igreja, quero te dizer nesta noite que Jesus está passando aí do seu lado.
Bartimeu foi ousado o bastante para clamar por socorro enquanto Jesus passava. A multidão, ainda que o repreendesse, não foi capaz de silenciá-lo, nem de fazê-lo desistir.

Eu te convido nesta noite para ser ousado como Bartimeu. Clame, ore e grite.
*Não deixe  o medo
                   A frustração
                   O problema
                   Ou o pecado te calar, não deixe a multidão te intimidar
Clame e ore a Deus;
Não deixe nada silenciar você.

Quantas vezes desistimos de nossa fé diante das circunstâncias ou diante da opinião contrária de outras pessoas. Mesmo sabendo que Deus está ali e pode nos ajudar.
Quantas vezes desistimos pelos prazeres que o mundo nos oferece? Amizades ruins, Namoros, Sexo, etc.
Quantas vezes deixamos de confiar no poder de Jesus e damos ouvidos à incredulidade e às dificuldades que nos rodeiam. E assim, deixamos passar a oportunidade de agirmos com fé e recebermos o milagre que tanto precisamos.

BARTIMEU COM FÉ E DETERMINAÇÃO CHAMA A ATENÇÃO DO MESTRE (Marcos 10:49) Jesus parou e disse: Chamai-o, chamaram o cego dizendo-lhe: tem bom animo, levanta-te o mestre te chama.

Igreja diz ao irmão: Levanta-te. Tem bom ânimo. O Mestre te chama.

Observemos que Bartimeu consegue chamar a atenção de Jesus pela fé e determinação demonstrada e não pelo barulho.
Pois toda a multidão em si já fazia barulho suficiente. Imagine você quantos não andavam ao lado de Jesus gritando pedindo para que se lhe fosse feito algum milagre, pressionando Jesus aponto de ele pedir que sempre tivessem um barquinho a sua disposição (Marcos 3.9), mas tudo era vazio. Bartimeu consegue fazer Jesus parar pela sua demonstração de FÉ. E Jesus para, e manda chamá-lo.
Igreja, pela fé você chamará a atenção de Jesus.

Será que temos conseguido chamar a atenção de Deus através de nossa fé? Será que nossa fé tem sido suficiente pra fazer com que Deus pare pra nos abençoar?

Será que realmente existe determinação naquilo que temos buscado de Deus? Temos conseguido convencer a Deus de que realmente desejamos alcançar este milagre?
Deus procura fé nos homens. Seus olhos, os olhos de Deus passam pela terra procurando alguém que tenha fé. Somente assim Ele pode agir. Quando Deus encontra fé em nossas vidas, então, Ele (Deus) tem nas mãos o que é necessário para agir em nosso favor.

Nossa incredulidade impede o agir de Deus. Nossa fé move as mãos de Deus.

BARTIMEU SE LEVANTA E VAI AO ENCONTRO DO MESTRE (Marcos 10:50) Lançando de si a capa, levantou- se de um salto e foi ter com Jesus.
Solte a capa esta noite.
Capa do incredulidade
Capa do medo
Capa da covardia.

Bartimeu ao ouvir que Jesus o chamava neste momento, não olhou para suas limitações físicas e DE UM SALTO foi ao encontro d’Aquele que poderia salvá-lo.
Igreja, pare de olhar para suas limitações físicas.
Bartimeu agora lança fora a capa que naquele momento representava sua miséria e foi ter com Jesus.

Igreja, Jesus está aqui e está te chamando. Venha ter com Jesus. Amém!
Não se veja limitado pelas dificuldades. Não se limite em sua própria necessidade, Jesus tem muito mais a ti oferecer, do que você a pedir a ele.  Em João 4:10, Deus nos fala assim: “Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.” (João 4.10).

Lance fora a capa de sua miséria. Dê um salto em direção a Jesus. Dê um passo de fé. Seja ousado em confiar que Deus pode resolver seu problema e mudar a sua vida.

BATIMEU DISSE A JESUS O QUE QUERIA (Marcos 10:51) Perguntou-lhe Jesus: O que queres que ti faça? O cego lhe respondeu: Senhor eu quero ver.

Igreja é você o que quer que Jesus faça?

Jesus pergunta a Bartimeu o que ele queria d’Ele. E Bartimeu, nessa hora, é específico na sua resposta. Ele sabia exatamente o que buscava. “EU QUERO VER.”

Talvez Jesus esteja perguntando pra você o que você quer d’Ele. Mas você não está sabendo lhe responder, Jesus está nesse momento ao seu lado perguntando Filho (Filha), o que você quer que eu te faça? Mas você não sabe o que responder a Ele. 

Será que você tem respondido ao Senhor: “O que o Senhor quiser?”; “Não sei bem o que quero”; “Sei lá, o senhor sabe o que eu preciso”.

Responda Igreja. Você tem respondido para Jesus?

Seja específico para Deus. Você pode contar a Deus detalhes do que tem sonhado. Deus tem prazer nisso, pois assim vê que você confia n’Ele.
Ele sabe da tua vida, mas Ele gosta que especifiquemos. Certa vez Jesus encontra um paralítico no tanque de Betesda (João 5:1 ao 14), Que já estava ali há 38 anos e Ele sabendo disso, mesmo assim pergunta: Você quer ser curado?
Seja especifico nesta noite e o milagre vai acontecer na sua vida, Em o nome de Jesus.

BARTIMEU É CURADO E AGORA SEGUE PELO CAMINHO (Marcos 10:52) Disse-lhe Jesus: Vai a tua fé ti salvou. Imediatamente ele tornou a ver, e seguia a Jesus pelo caminho.
Podemos ver a transformação que Deus faz na vida daquele que aceita os milagres de Seu Filho amado.
Bartimeu era um homem cego inútil que ficava à beira do caminho. Sua vida era sem graça e vazia, mas a partir do momento em que teve um encontro com Jesus, ele passou a segui-lo pelo caminho e não mais viveu estagnado, inerte, à beira do caminho, mas seguia-o pelo caminho.

O milagre deve nos aproximar de Jesus e não nos afastar d’Ele. Não devemos ser como aqueles que recebem o milagre e então se afastam. Melhor que aquilo que Deus pode fazer por nós, é aquilo que Ele É em nós, é a Sua presença, Sua companhia. Nenhuma bênção se compara com a alegria e a paz que Sua presença nos traz.
Receba o milagre de Jesus hoje e siga-o pelo caminho.

CONCLUSÃO
Fé e determinação. Foi o que ajudou Bartimeu a receber a benção, a receber a cura do Senhor Jesus.
Bartimeu teve fé que Jesus poderia ajudá-lo a mudar a triste situação de sua vida e não desistiu diante dos problemas que lhe seguiram que tentaram fazer com que desistisse que desanimasse.
Tenha fé em Jesus e corra para Ele hoje mesmo!