CONSTRUINDO UMA VIDA FORTE QUE SEJA A PROVA DE QUALQUER TEMPESTADE
Mateus 5:1 ao 12
Aqueles que desejam construir uma vida forte e seguro. Precisam ler o sermão da Montanha e colocar esses princípios de Jesus em prática. Vamos colocar em prática esta noite Igreja
I) A Pedra angular – HUMILDADE (Mt. 5:3)
Bem aventurados os humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus.
Pobres de espírito são aqueles que tem e vivem como se não tivessem, que são e vivem como se não fossem. São os dependentes da graça bendita do Senhor. São os desprendidos em relação a tudo. Ninguém consegue construir um projeto de vida que valha a pena com orgulho, soberba e presunção.está escrito em Tiago 4:6: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes...”
II) O melhor piso – A SENSIBILIDADE (Mateus 5:4)
Bem aventurados os que choram porque eles serão consolados.
Em qualquer área da vida, os caminhos acabam quando acaba o poder do choro e do arrependimento. Quem perdeu o poder do choro e do arrependimento perdeu a possibilidade de ter caminhos novos. O sentimento mais criativo é o do arrependimento. Arrependimento é sentir tristeza, confessar e abandonar o erro.
Nós, como filhos de Deus, temos que aprender a nos arrepender e a abandonar o erro.
III) A melhor cinta de amarração – DISCIPLINA (Mateus 5:5)
Bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
Mansidão, auto-controle. O que amarra essa construção é a força da disciplina. Em certo sentido, mansidão é a desistência de qualquer violência. Ninguém tem a possibilidade de construir nada duradouro com o coração absolutamente indisciplinado. Mansidão é ter as rédeas do coração nas mãos.
IV) A melhor coluna – JUSTIÇA (Mateus 5:6)
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.
Jesus usa a liguagem de sede para falar algo que é essencial, que deve alimentar o ser. A fome faz com que o indivíduo busque comida. Sem justiça não se constrói nada. Justiça aqui é termos atitudes justas e corretas diante de Deus. E Deus nos compreende e demosntra essa compreensão em nossas vidas no dia a dia.
1) A justiça faz do humilde um ser com espírito nobre, ao invés de ser um fraco.
2) A justiça faz do quebrantado um ser digno e forte.
3) A justiça faz do manso um corajoso.
V) Os melhores tijolos – SOLIDARIEDADE (Mateus 5:7)
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia
Ninguém vive em família sem uma atitude de misericórdia é com a misericórdia que se lida todos os dias com as dúvidas e com as incoerências do outro. Quanto mais o homem dá na horizontal (ao próximo), mais recebe na vertical (de Deus). Não adianta apenas fazer o bem, é preciso ser “bom”. Você pode fazer o bem, mas não ser bom, mas é possível ser “bom” e não fazer o bem. Fazer o bem é amar o próximo, ser bom é amar a Deus.
Igreja, repete comigo: Eu, diz o seu nome, amo a Deus.
VI) A melhor cobertura desta casa – TELHAS DA TRANSPARÊNCIA (Mateus 5:8)
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
Jesus fala aqui dos limpos de coração, que olham da cama para o céu e vêem a Deus. É um coração limpo, uma consciência limpa que pode nos dar essa visão de Deus em família. (Salmo 24:3 e 4). Singeleza de mente.
Salmo 23:3 Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?
Salmo 23:4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
VII) A melhor liga (cola) ou cimento – PACIFICAÇÃO (Mateus 5:9)
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
É essa liga que mantém as coisas juntas, e que é a matéria básica para estar entre tudo, entre todos os detalhes. Feliz é o pacificador (fazedor de paz), esse que está juntando os pedaços, construindo pontes, amarrando nas essências mais íntimas, toda essa edificação. No original a idéia é um processo ativo e dinâmico.não se esqueça que o pacificador, é aquele que em primeiro lugar restabelece a paz dentro de si mesmo. Tcvb odo conflito externo é fruto de algum conflito interno não devidamente pacificado. Não seja construtor de obstáculos entre os membros da família, mas sim de pontes. Uma das grandes lições que temos que aprender com o “Príncipe da Paz-Jesus” é que Ele preferiu morrer do que matar.
Que Jesus lindo e maravilhoso!
VIII) As melhores portas e janelas – RESISTÊNCIA JUBILOSA (Mateus 5:10 ao 12)
10Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Aqui Jesus fala de uma vida que não se esconde em si mesma por causa da hostilidade que a rodeia. A tendência diante das perseguições é se fechar, levantar muros altos e ferrolhar as janelas. Jesus diz NÃO! Eu quero que, apesar de toda tempestade, você construa algo que tenha porta e janela, semelhante à arca. Felizes são aqueles que, apesar da perseguição, mantém a mente aberta e a alma arejada. São pessoas capazes de se alegrarem em casa, apesar do que aconteceu lá fora com elas.
Nós, como filhos de Deus, temos que dar graça e glorificarmos ao nosso Deus por tudo!