quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Como um cinto de pano enterrado...


Palavra Ministrada em 13 de janeiro de 2010.


Jeremias - 13 - 1 : 11


Não tem sido fácil viver nestes tempos sem se ver manchado com imoralidade, mentiras, desonestidade, desastres familiares, violência e outras ações que nos fazem pecar. Reconheço que o filho ou a filha de Deus que deseja buscar um santo comportamento e um procedimento cristão genuíno, pode até vir a ser chamado de extraterrestre. O melhor de Deus tem sido apresentado como "proposta ultrapassada, "coisa prá boi dormir". O perfeito, bom e agradável de Cristo é expresso como "café sem açúcar", "vida sem emoção". Esta não é a primeira vez que isto acontece na história do ser humano. O próprio povo de Israel, na época do profeta Jeremias, afastou-se tanto de Deus que perderam o senso do certo e do errado. Eles erravam e perguntavam: "onde erramos?" (Jer. 9:1-6; 13:26-27; 16:10-12). No capítulo 13 do seu livro, o profeta nos mostra uma advertência divina que é especificamente válida para cada um de nós hoje. Avalie e aplique este ensino do nosso Deus.

1. "Compre um Cinto de Linho..." (Jer. 13:1)

Jeremias é instruído a adquirir um belo e caro cinto. Ele deveria ser do melhor material disponível na época. Certamente ele comprou algo do seu agrado e gosto. O profeta adquiriu o modelo que lhe agradou e logo começou a usá-lo com satisfação e prazer(Jer. 13:2). É importante notar que Deus, de início, deixa claro que a sua ordem e projeto são bons e agradáveis. Memorize isto: "A vontade de Deus é boa perfeita e agradável" (Romanos 12:2).

2. "Cinto Enterrado... Cinto Estragado" (Jer. 13:3-7)

Veja bem: o que era bom, bonito e agradável foi colocado fora do uso normal. O cinto não foi feito para ser enterrado, o seu lugar era na cintura. Colocado na terra, em pouco tempo, apodreceu e "para nada prestava". Aqui está o que o reino das trevas está hoje fazendo com a moral, a honestidade, a honra e as virtudes recomendadas por Deus: enterrando tudo na areia molhada. Resultado? É o que todos estamos vendo, podridão e estrago.

3. "Um Cinto que me Seja... Povo, e Nome, e Louvor e Glória"

Deus não nos chamou para a idolatria, perversão ou perversidade (Jer. 13:10). Ele nos, chamou para sermos santos, louvor da sua glória (Jer. 13:11). Fica claríssimo que ele nos deseja bem próximos, ligados a sua cintura. Junto do nosso Senhor somos bênção e abençoados! É bênção no namoro, nas vestimentas, na diversão, não importa onde. Juntos e obedientes ao ensino divino, somos cintos usáveis e duráveis, que não se estragam por misturar-se com terra suja.

É estando em harmonia com Deus, que somos seu povo, sal e luz do presente século. Se nos afastarmos e desobedecermos o padrão de Deus para uma vida santa, honesta e pura, seremos como um cinto enterrado perto de um rio. O tempo passa, a podridão aumenta. O tempo passa e o estrago se amplia. Somente ligado aos ensinos de Cristo há segurança de usufruir o melhor de Deus. E você onde está? "Na cintura" de Cristo ou se estragando enterrado à beira do rio?

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Se quiserdes e me ouvirdes...



Palavra Ministrada em 06 de janeiro de 2010.




"Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra..." (Isaías 1:19)

A palavra de Deus é completa, todas as respostas que quisermos poderemos encontrar nesta Palavra tão maravilhosa, Suas promessas estão bem claras, mas quantas são as pessoas que tem vivido uma vida de dissabores por não conhecer aquilo que nos foi dado graciosamente através do sacrifício do Senhor Jesus na cruz. Deus nos promete uma vida abundante de bênçãos, Ele nos promete o melhor desta terra. E o que é o melhor desta terra? É uma vida regalada, prosperidade, saúde, família feliz, enfim tudo aquilo que faz bem a nossa alma, que muitas vezes não desfrutamos por uma simples razão: não ouvir a voz do Senhor Deus! Quando damos ouvidos a Sua Palavra, colocamos em prática os Seus ensinamentos, tudo nos vai bem, até aquilo que era para dar errado dá certo, porque somos fiéis ao Senhor, mas quando não ouvimos a Deus, aí vem o versículo posterior de Isaías 1:20: Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada, porque a boca do Senhor, o disse.
Sejamos servos fiéis e obedientes a Deus, porque Ele a Seu tempo nos dará o galardão segundo o nosso proceder. Deus é bom e os Seus preceitos não são penosos, mas são vida para aqueles que cumprem com alegria. Ele tem nos dado vida e vida com abundância.
Levante-se como um herdeiro das promessas do Pai e tome posse daquilo que é seu por herança, o Pai já lhe deu, basta você determinar, se apropriar do seu direito, se você é o filho que tem intimidade, ouve a voz do Pai, você tem direito a tudo que o Pai promete. Não permita que o enganador venha roubar aquilo que o Senhor Jesus conquistou na cruz do calvário por amor à você, que é uma vida completa de bênçãos, conquistas, lutas certamente virão, mas a vitória é garantida pelo nome de Jesus!
Que Deus abençoe!