domingo, 16 de agosto de 2009

O DEUS QUE AGE ENQUANTO ESPERAMOS POR ELE

Palavra Ministrada em 16 de Agosto de 2009.

DIANTE DE QUE DEUS VOCÊ TE SE DOBRADO E CLAMADO?

Você está esperando o agir de DEUS?

"Porque desde a antigüidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera", Isaías 64:4.

“E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.” I Reis 18:26

Desde a fundação do mundo os homens, por sua própria conta, nunca puderam IMAGINAR como Deus é na realidade. A melhor representação que os homens tem para oferecer no lugar de Deus são caricaturas horríveis. Tentando representar DEUS, os homens mudaram sua glória incorruptível em imagem e semelhança do homem corruptível, pássaros e bestas e até répteis. Confundiram Deus com as coisas que Ele mesmo criou. Entre os deuses pagãos nunca houve um só que tivesse qualquer semelhança com o “Deus da Bíblia”. Os homens jamais pensaram em um Deus tal como o nosso, que os ama e que é onipotente e onisciente em Seu cuidado por eles. Jamais conheceram o Deus verdadeiro que opera maravilhas enquanto eles esperam.
Vocês talvez se recordem o grande dia no Monte Carmelo, quando Elias desafiou os profetas de Baal a demonstrarem quem era o Deus verdadeiro. Eles construíram altares e Elias propôs que começassem. "Vocês oram primeiro e o Deus que responder com fogo, que seja Deus". E todos nós podemos lembrar o que fizeram. Começaram clamar: "Ó Baal, escuta-nos". E em desespero cortaram-se até que ficaram cobertos de sangue. Podemos recordar também como Elias zombou deles, mandando que clamassem mais alto. "Talvez o deus de vocês esteja dormindo ou então deve ter viajado", propôs o profeta de Deus. Os profetas de Baal queriam que SEU DEUS FALSO OPERASSE, mas não se ouviu voz nenhuma nem mão que respondesse a seus gritos desesperados. Elias então colocou o sacrifício no altar que construíra. Derramou água sobre ele, até que encheu o valado que o rodeava. Então o profeta orou ao Deus que opera e caiu fogo do céu, o qual lambeu a água e consumiu o sacrifício. Então os profetas de Baal caíram com rosto em terra e disseram: "Jeová é Deus!" Sim, Jeová é o Deus dos crentes, mas quão poucos crentes O conhecem ou reconhecem como tal!
O QUE SIGNIFICA ESPERAR EM DEUS?
1. Não significa substituir com a preguiça o trabalho legítimo e necessário. Nem tão pouco a oração pelo trabalho. Temos que trabalhar e orar, enquanto esperamos. O fazendeiro ara o solo, aduba-o, semeia e depois cultiva, ao mesmo tempo em que espera por Deus para lhe dar a colheita. O médico usa tudo o que sabe para curar o paciente, mas ele tem que esperar por Deus para curar. O pastor ora enquanto está testemunhando ao perdido, MAS ELE TEM QUE ESPERAR por Deus para salvar. Paulo pode plantar, Apolo regar, mas é Deus quem dá o crescimento. Eu conheço pessoas que se sentam e ficam sem fazer nada e dizem que estão esperando por Deus. Muitos pais fazem assim com os filhos. Nunca testemunham a eles sobre o Senhor. Parece que tem medo dos próprios filhos e dizem que estão esperando que o Senhor os salve. Muitas esposas fazem assim com os maridos. Dizem que estão esperando que o Senhor os salve, mas nunca testemunharam a eles. Parece que tem medo de convidá-los a irem à igreja juntos. Comprometem-se com a santa religião e ao mesmo tempo deixam que os maridos as levem a lugares proibidos. Mas isto não tem nada a ver com "esperar por Deus" no sentido real da palavra. Ninguém pode esperar por Deus estando no caminho da DESOBEDIÊNCIA.
2. Esperar por Deus envolve o reconhecimento das nossas próprias limitações. Devemos notar e dizer que fizemos tudo o que podíamos, mas isto não é o bastante. Se Deus não agir, todo nosso trabalho será em vão. Não podemos receber nosso pão de cada dia com todo o nosso trabalho; nem sem ele. É tão fácil ganhá-lo sem trabalhar, tanto quanto sem a ajuda de Deus. Os dois são impossíveis.
Alguém em casa adoece súbita e gravemente. De acordo com nosso limite já fizemos o que podíamos. Então chamamos o médico e quando terminamos de fazer o que sabemos, só nos resta dizer: "Bem, agora é só esperar a chegada do médico". Reconhecemos nossas limitações e esperamos pelo especialista, o homem que tem a habilidade de curar. Mas o médico também tem suas limitações. Já o ouviram dizer, depois de ter feito tudo o que podia, que o caso agora está nas mãos de Deus? Que só podemos esperar por Ele?
3. Esperar por Deus também envolve o fato de que Deus não tem limitações. Ele é adequado para cada ocasião. Não há nada impossível para Deus. Este é um bom pensamento para a hora da morte. Quando a vida está na balança e o médico esgotou todos os seus recursos, podemos sentir que NADA É MUITO PARA AQUELE QUE É A RESSURREIÇÃO E A VIDA. Deixe a doença fazer o pior que puder; deixe a morte tornar este corpo em pó; Deus pode ressuscitá-lo do túmulo, transformando-o à semelhança de Seu corpo glorioso.
Este é um pensamento para qualquer hora. Seja qual for o problema que estiver enfrentando, se for salvo e estiver em comunhão com Deus e tiver a atitude certa em relação a Ele e o espírito de obediência à Sua vontade, então você pode esperar por Ele, o Qual age pelos que nEle esperam.
Eis o caminho que leva a fé: se quiser TER UMA GRANDE FÉ, então tem que ter um GRANDE DEUS. A fé de homem nenhum pode ser maior do que seu Deus.
E Deus é Deus em todo lugar. Ele é supremo em todos os aspectos. Não está preso a um lugar em particular, nem limitado, seja qual for a circunstância. Ele é o Deus soberano que faz com que todas as coisas cooperem juntamente para o bem dos que O amam.
Existe uma firma em certo lugar que faz a seguinte propaganda: "Fazemos suas compras no mundo inteiro". E a propaganda mostra um mapa-múndi. Para concluir afirmam: "Temos fregueses em toda parte; na África, Índia, China, Europa e América. Trazemos para você coisas de longe e as entregamos em sua porta". Deus é assim também. Para aqueles que O amam e esperam por Ele, Seus navios, iguais das promessas de Deus chegarão carregados com bênçãos de todo lugar, tantas quantas forem necessárias para cumprir o propósito dEle em relação a você.

"Não há dor, nem mesmo gemido,
Nem lágrima, nem aflição, nem perigo,
Pois lá em Seu trono, momento a momento,
Deus pensa nos Seus".

domingo, 2 de agosto de 2009

ÁRVORE CORTADA


Palavra Ministrada em 02 de Agosto de 2009.

Jó 14:7, 8 e 9 – “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.”
“Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó,”
“Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.”

A ÁRVORE CORTADA: “Há esperança”. JÓ vê aqui o calvário de modo especial. A árvore cortada diz respeito a Jesus. A Palavra ESPERANÇA está no início do versículo, pois a expectativa e o sucesso do plano da salvação estavam em CRISTO. Toda a ESPERANÇA da humanidade, para fins da redenção, do perdão dos pecados, estavam NELE, ou seja, EM CRISTO. Agora esta árvore cortada aponta para o sofrimento terrenal de Cristo, Ele foi cortado, moído e dilacerado pelos nossos pecados e delitos, Jó vê de forma espiritual a videira verdadeira, mais também observa os cortes profundos que Cristo padeceu, relatamos somente alguns deles:

1) A rejeição de Israel;
2) A perseguição religiosa;
3) A incredulidade de seus irmãos;
4) O ódio de Herodes;
5) A maledicência dos sacerdotes;
6) A traição de Judas, etc.,


E ELE foi ferido pelas nossas transgressões. Atualmente muitos ainda estão cortando esta árvore, com seus caminhos imundos, com atos sujos, com pecados hediondos não confessados, com hipocrisias religiosas, etc. Ainda estão cortando a árvore, com a falta de temor, amor, santidade e lealdade dentro de nossos templos.
Lucas 23:31 – “Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco?”

Deus requer de cada um de nós uma vida de santidade, palavra esta em desuso (fora de moda) dentro da igreja, parar de CORTAR A VIDEIRA, significa viver uma vida de retidão, veja o que diz o livro de Hebreus:
Hebreus 6:4, 5 e 6 – “Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, E provaram à boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem à desonra pública.

A RAIZ ENVELHECIDA: Estado da aparência física. Isaías também viu esta mesma raiz, quando descreveu em seu livro (Isaías 53:2) - Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para Ele (Jesus), não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Cristo ali na cruz, ficou completamente desfigurado. Cristo viveu dentro da simplicidade, humildade e total SUBMISSÃO A DEUS, era o homem de Nazaré, não tinha beleza aparente, MAS TINHA PODER E AUTORIDADE. A beleza de Cristo não consistia na aparência mais no interior de sua vida, havia formosura em seu coração, no seu caráter, e na sua natureza. Não adianta se pintar, maquiar, fazer plástica em todo o corpo, se não houver beleza por DENTRO.

O TRONCO DA ÁRVORE: “Morte de Cristo”. O tronco lançado ao pó, assim foi Jesus, muitos duvidavam da sua ressurreição, foi lançado ao pó, para representar o quanto que Cristo foi humilhado, ultrajado, ofendido, injuriado. Mais havia Em Cristo esperança ao tronco, para redimir (perdoar) o homem pecador através de Adão, como está em Jó 14:8 e 9 “Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.”

As águas aqui falam do poder do Espírito Santo, que fez reviver Jesus Cristo, o cheiro das águas representa a manifestação invisível do poder de Deus sobre a vida de Jesus Cristo. Fico feliz, por que esta palavra também serve para a igreja, pois quantos troncos espirituais não se têm hoje dentro da igreja, crentes que outrora eram árvores frutíferas e hoje lamentavelmente são troncos ambulantes. Mas o poder do Espírito Santo, o mover do avivamento pela Palavra pode reviver os troncos espirituais, sim, eles podem ser restaurados novamente.

O RENOVO DA ÁRVORE: Ressurreição de Cristo. (Jó 14:9) - Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta. Aleluia. Cristo brotou, reviveu, sim, aquele tronco no pó, ressurgiu, e agora habita entre nós, Ele é a árvore da vida, cuja suas folhas são remédio e cura. A igreja são os ramos, que agora está enxertado nesta Videira, Ele mesmo disse, EU SOU A VIDEIRA E VÓS OS RAMOS, depois da ressurreição, nasceram os ramos que já existiam desde a fundação do mundo, o qual é a Igreja. A videira que fora cortada, agora sustenta os ramos e os alimentam. Portanto, ai daqueles que não estiverem na videira naquele Dia, serão arrancados e lançados no fogo, que ardem, disse Jesus. CRISTO VIVE E EM BREVE VOLTARÁ. Agora temos que dar frutos permanentes, para que sejamos ramos verdadeiros na presença de Deus. Amém.